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Ação:

Descrição:

Embarque / Veículo

Quando acionado, é apresentada a Função Simulação de Embarques (EQ0502), na qual é possível efetuar a simulação de embarques por intermédio do cálculo de ocupação de veículos disponíveis.

Nota
titleNota:

Esse botão somente é apresentado quando o fornecedor for estrangeiro ou trading e os módulos de Importação e Embarque estiverem implantados.


Inclui Nova Ocorrência

Quando acionado, é apresentada a janela Manutenção de Pedidos (CC0300A), por intermédio da qual é possível realizar a inclusão dos Pedidos de Compras.

Copia / Transfere OC´s entre Pedidos

Quando acionado, é apresentada a Função Transferência OCs Pedidos (CC0394), por intermédio da qual é possível realizar a transferência ou a cópia de Ordens de Compra entre Pedidos de Compra.

Nota
titleNota:

Esse botão ficará desabilitado quando o pedido de compra estiver com a situação igual a "Eliminado".

Envia Pedido para Datasul Net/ B2B

Quando acionado, o pedido de compra é enviado para o fornecedor por intermédio do portal DatasulNet. Veja a descrição do Processo de Integração do Datasul EMS com e-Procurement.

Relaciona Ordens

Quando acionado, é apresentada a janela Relacionamento Ordens Pedido (CC9019), por intermédio da qual é possível realizar o relacionamento das Ordens de Compra com o Pedido de Compra.

Nota
titleNota:

Esse botão ficará desabilitado quando o pedido de compra estiver com a situação igual a "Eliminado".

Narrativa

Quando acionado, é apresentada a janela Narrativa Texto Follow-Up (CC0317), por intermédio da qual é possível acompanhar a evolução do Pedido de Compras, assim como, digitar, utilizando o campo Narrativa, novas informações à respeito do mesmo.

Processo de Importação

Quando acionado, é apresentada a janela Processo de Importação (IM0040), por intermédio da qual é possível o cadastro do processo de importação para o Pedido de Compras informado.

Nota
titleNota:

Esse botão será habilitado somente quando o sistema estiver integrado com o módulo Importação.

Despesas do Pedido

Quando acionado, é apresentada a janela IM0300, por intermédio da qual é possível é possível visualizar e efetuar a manutenção do valor total das despesas do Pedido.

Nota
titleNota:
Esse botão é apresentado apenas se o sistema estiver integrado com o módulo Importação e será habilitado somente quando o fornecedor for estrangeiro ou trading.

Quando da alteração de uma despesa de importação, as despesas que possuem dependência da despesa alterada passaram a apresentar o campo Recalcula Valor assinalado, identificando que para as mesmas deverá ser efetuado um novo cálculo, o qual é efetuado para  a despesa do item por intermédio botão Calc Valor, da função Cotação Despesas Adicionais do Item (IM0010) e para as despesas por grupo de Ordens por intermédio botão Calc Valor, da função Cotação por Grupo de Ordens (IM0015). Caso não seja efetuado o recálculo das despesas, não será possível aprovar o mapa.

Incluir

Quando acionado, é apresentada a janela CC0300B, por intermédio da qual é possível realizar o cadastro de Ordens, parcelas das Ordens, cotação do item e a narrativa correspondente.

Nota
titleNota:

Esse botão será habilitado sempre que o Pedido selecionado for Emergencial.

Modificar

Quando acionado, é apresentada a janela CC0300B, por intermédio da qual é possível realizar alterações na Ordem, parcela da Ordem, cotação e narrativa.

Eliminar

Quando acionado, é possível eliminar a Ordem selecionada no Pedido.

Nota
titleNota:
Ao acionar esse botão, o programa emite a seguinte pergunta: Confirma Exclusão do Registro?
Se a Ordem de Compra for excluída, caso a mesma esteja vinculada a um Pedido de Licenciamento de Importação (PLI), o programa apresentará uma mensagem de erro. Essa mensagem informa que a exclusão não poderá ser realizada porque a ordem de compra em questão possui PLI´s vinculados, apresentando a relação dos mesmos.

Importação

Quando acionado, é apresentada a janela Cotação Item (Importação) (IM0060), por intermédio da qual é possível inserir os dados necessários para a cotação do item a ser importado.

Nota
iconfalse
titleNota:
Esse botão será habilitado sempre que o fornecedor possuir natureza igual a Estrangeiro e Integração com o módulo Importação.

Unid Negócio

Quando acionado, é apresentada a janela Manutenção UN por Ordem de Compra (CD9763), na qual é possível definir os percentuais de rateio para cada unidade de negócio.

Nota
titleNota:

Esse botão somente é habilitado quando:

   Na Função Manutenção Parâmetros Materiais () estiver definido que o sistema efetua controle por Unidade de Negócio.

   Item com controle do tipo débito direto, ou

   Item com controle do tipo físico, ou

   Item com controle total com conta contábil informada.

   Ordem de Compra sem Ordem de Produção informada, para todos os casos acima.

   Caso a ordem de compra esteja relacionada a uma ordem de manutenção “MV” que tenha uma matriz, exibindo assim as unidades de negócio existente na 
    ordem de compra.

Congelar/Descongelar Pedido de Compra

Quando acionado,  realiza o congelamento ou descongelamento do pedido de compra para o portal.

Nota
titleNota:

Este campo somente é apresentado ao usuário que estiver utilizando a função de liberação especial referente a integração (com o portal de compras Webb) ativa, e com o parâmetro Integra com o Portal de Compras marcado nos parâmetros de compras.

Observação:

Algumas informações mesmo com o descongelamento do pedido não poderão ser alteradas se o pedido estiver integrado ao portal de compras:
- Condição de pagamento do pedido.
- Nas ordens do pedido, não será possível alterar quantidade, incluir parcelas, alterar unidade de medidas e datas de entrega.
- Nas cotações do pedido, não será permitida a alteração de unidade de medida, preço, código IPI, alíquota IPI, alíquota ICMS, Alíquota ISS, frete, valor de frete, valor de taxa, utilização de taxa financeira, número de dias da taxa financeira, percentual de desconto, valor de desconto, prazo de entrega e moeda.

...

Campo:

Descrição:

Pedido

Inserir o número do Pedido a ser cadastrado.

Nota
titleNota:
Inicialmente o sistema apresenta um número sequencial, o qual pode ser alterado.

Data Pedido

Inserir a data de emissão do Pedido de Compras.

Nota
titleNota:
Inicialmente o sistema exibe a data atual, a qual pode ser alterada.

Fornecedor

Selecionar o código do fornecedor do item do pedido.

Informações

Quando inserido um fornecedor indicado como "extra-fornecedor", ao selecionar o botão OK, será apresentada a janela CD0300 - Manutenção Dados Extra Fornecedor para informar os dados do fornecedor temporário. Este procedimento é realizado somente para o produto internacional.

Emitente Entrega

Selecionar o código do emitente de entrega da mercadoria.

Natureza

Selecionar a natureza do Pedido de Compras.

Situação

Exibe a situação do Pedido de Compras.

Pedido Emergencial

Quando assinalado, indica que o Pedido a ser cadastrado é emergencial. Esse tipo de Pedido possibilita que a Ordem de Compra seja cadastrada no momento da implantação do Pedido de Compra, por intermédio da opção Inclui da janela Manutenção de Pedidos – Pasta Ordens (CC0300), sendo que esse botão só é habilitado quando essa opção for assinalada.

Nota
titleNota:
Esse campo não é habilitado quando da alteração do Pedido.

Imprime Pedido

Quando assinalado, indica que o Pedido a ser cadastrado será impresso.

Processo

Inserir o número do processo de compras.

Informações
titleImportante:
Quando da manutenção do Pedido de Compra, é necessário que o fornecedor deste Pedido esteja vinculado ao processo de compra informado nesse campo. Os fornecedores são relacionados ao processo por intermédio da Função Manutenção de Processos de Compras (OC0202).
Nota
titleNota:

Esse campo somente é habilitado quando o parâmetro “Utiliza Processo”, localizado na Função Manutenção de Parâmetros de Cotações de Compra (OC0101), estiver assinalado.

Frete

Selecionar a opção que informa se o frete do material comercializado será pago ou a pagar.

Data Prev. Pagto

A data informada neste campo será considerada como data inicial no cálculo da previsão de pagamento para o fluxo de caixa acrescido da quantidade de dias configurada na condição de pagamento utilizada no pedido.

Nota
titleImportante:
Esse campo somente estará visível quando o parâmetro “Considera Data Prev. Pagamento”, localizado na Manutenção de Parâmetros de Compras (CC0104) estiver assinalado.

Transportador

Selecionar o código da empresa encarregada do transporte da mercadoria.

Nota
titleImportante:
Quando for informado o fornecedor, nesse campo é apresentado, como padrão, o transportador padrão do emitente.

Via Transporte

Selecionar a via de transporte utilizada pela empresa transportadora.

Nota
titleNota:

Quando for informado o fornecedor, nesse campo é apresentada, como padrão, a via de transporte padrão do emitente.

Quando alterado o transportador, é sugerida a via de transporte padrão do transportador informado.

Local Entrega

Selecionar o local de entrega do produto solicitado. As opções disponíveis são:

  • Estabelecimento: Quando selecionado, o endereço de entrega será o informado para o Estabelecimento de Entrega informado no pedido;
  • Emitente: Quando selecionado, serão utilizadas as informações de endereço inseridas na aba "Loc Entrega". Para utilizar o conceito de Drop Shipment, esta deverá ser a opção selecionada.

Est Entrega

Selecionar o código do estabelecimento de entrega da mercadoria comercializada.

Nota
titleNota:
É apresentado como padrão o estabelecimento definido na Função Manutenção Parâmetros Compras (CC0104), pasta Aprovação, campo Est Entrega Padrão.

Est Cobrança

Selecionar o código do Estabelecimento de cobrança do Pedido de Compra.

Nota
titleNota:
É apresentado como padrão o estabelecimento definido na Função Manutenção Parâmetros Compras (CC0104), pasta Aprovação, campo Est Cobrança Padrão.

Condição Pagamento

Selecionar o código da condição de pagamento do Pedido de Compra.

Informações
titleImportante:
Se o código da condição de pagamento do Pedido de Compra for alterado, caso o Pedido em questão possua alguma das suas Ordens de Compra vinculadas a um Pedido de Licenciamento de Importação (PLI), o programa apresentará uma mensagem de alerta informando os PLI´s vinculados ao pedido informado.
Nota
titleNota:
Quando for informado o fornecedor, será apresentada, como padrão, a condição de pagamento padrão do emitente.

Responsável

Selecionar o nome do responsável pela emissão do Pedido de Compra.

Nota
iconfalse
titleNota:

É apresentado como padrão o usuário logado no EMS.

Mensagem

Selecionar o código da mensagem correspondente ao Pedido de Compra.

Nota
titleNota:

É apresentado, como padrão, o código da mensagem definida na Função Manutenção Parâmetros Compras (CC0104), pasta Aprovação, campo Mensagem Padrão.

Est Gestor

Selecionar o código do Estabelecimento gestor do Pedido de Compra.  Mais detalhes podem ser obtidos em Central de Compras.

...

Campo:

Descrição:

Parcela

Inserir o número da parcela da Ordem de Compra.

Nota
titleNota:

O programa sugere o número da parcela da Ordem a ser cadastrada, o qual poderá ser modificado, caso seja necessário.

Qtde

Inserir a quantidade do material a ser comprado correspondente a parcela da Ordem de Compra.

Nota
titleNota:
Se a quantidade da parcela da Ordem de Compra for alterada, e a Ordem em questão estiver vinculada a um Pedido de Licenciamento de Importação (PLI), o programa apresentará uma mensagem de alerta informando os PLI´s vinculados ao pedido informado.

Qt Saldo Forn

Inserir a quantidade de saldo constante no fornecedor.

Data Entrega

Inserir a data de entrega do material referente à parcela.

Nota
titleNota:
É sugerida a data somando-se a data atual ao tempo de ressuprimento de compras e do fornecedor do relacionamento item x Estabelecimento.

Referência

Selecionar o código de referência do item da Ordem de Compra.

Situação

Exibe a situação da parcela. As opções possíveis são:

 •  Confirmada

 •  Recebida

 •  Eliminada

Essa situação poderá ser alterada de confirmada para recebida ou de recebida para confirmada. A situação eliminada não poderá ser alterada.
Se ao menos uma parcela estiver Confirmada, a Ordem de Compra ficará confirmada. Se não houver parcela confirmada e houver ao menos uma parcela recebida, a ordem ficará com a situação Recebida. Quando todas as parcelas estiverem eliminadas a Ordem ficará eliminada.

Nota
titleNota:

Na inclusão de uma nova parcela, a situação Confirmada será apresentada como padrão, não podendo ser alterada. A alteração poderá ser efetuada somente quando o pedido estiver impresso.

Unid Medid

Selecionar a unidade de medida correspondente ao item do Pedido de Compra.

Informações
titleImportante:

Em relação à unidade de medida será possível:

 •  Selecionar a unidade de medida a ser informada;

 •  Utilizar a unidade de medida padrão do item.

A padronização será realizada por intermédio da Função Manutenção Parâmetros Estoque (CE0101). Nessa função, quando parametrizado o campo Unidade de Medida na pasta Geral, será possível escolher entre as opções Informa e Default Item.

Optando pela primeira opção, toda vez que seja informado um item para ser incorporado a um documento, terá que informar a unidade de medida correspondente ao mesmo.

Quando selecionada a opção Default Item, não será necessário informar a unidade de medida do item, pois essa será informada automaticamente conforme a unidade do item.

Quando o tipo de controle do item não for de Débito Direto, a unidade de medida obrigatoriamente deverá ser igual à unidade do item. Para itens de Débito Direto com relacionamento item x fornecedor, também deverá ser informada a unidade do item. Para itens sem relacionamento item x fornecedor, poderá ser informada qualquer unidade de medida cadastrada.

Cliente

Selecionar o código do cliente referente à Ordem de Compra.

Nota
titleNota:
Esse campo é habilitado quando o módulo Pedido de Vendas estiver implantado na Função Manutenção de Parâmetros Globais (CD0101).

Ped Cliente

Inserir o número do Pedido de Venda do cliente.

Nota
titleNota:

Esse campo é habilitado quando informado o código do cliente. 

Sequência

Inserir o número de sequência do item no Pedido de Venda do cliente.

Nota
titleNota:

Esse campo é habilitado quando informado o código do cliente.

Qtde Ordem

Informa a quantidade do item referente à Ordem de Compra.

Nota
titleNota:

Esse campo é informado automaticamente pelo programa.

Qtde Parcelas

Informa a quantidade do item correspondente às parcelas da Ordem de Compra.

Nota
titleNota:

Esse campo é informado automaticamente pelo programa.

Transf DIT

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Indica se a parcela foi ou não gerada pelo processo de Transferência de Drawback.

CC0300B – Pasta Cotação

Objetivo da tela:

Permite cotar os Pedidos de Compra.

...

CC0300B – Pasta Últ. Compra

Objetivo da tela:

Permite visualizar as últimas compras para o item e item/fornecedor 

Nota

A quantidade de últimas compras apresentadas, é determinado pelo parâmetro número de últimas compras, do programa parâmetros de cotação (OC0101)

...

Principais Campos e Parâmetros: 


Campo: 

Descrição: 

Últimas Compras Item/Fornecedor

Apresenta as últimas ordens de compra que possuam o mesmo estabelecimento e fornecedor do pedido que está sendo alterado.

As ordens de compra apresentadas terão sua natureza de compra e devem estar relacionadas a um pedido de compra (ordens confirmadas).

Além disso, serão apresentadas inicialmente as ordens de compra que possuam a mesma unidade de medida informada na aba cotação, campo

unidade de medida. Caso o campo esteja em branco, ou a quantidade de ordens não satisfaça a configuração de quantidade de últimas 

compras, serão buscadas as ordens que possuam a mesma unidade de medida cadastrada para o item (unidade interna). Se ainda assim não for

satisfeita a quantidade de últimas compras, serão apresentadas as ordens nas condições acima, ignorando a unidade de medida.

A apresentação das ordens de compra sempre irá acontecer das mais recentes para as mais antigas, considerando a data de cotação do item. 

Últimas Compras Item

A apresentação da primeira ordem de compra vem das informações de reposição do item/fornecedor (manutenção itens x estab. - CC0120) ou

item (manutenção itens compras - CC0103).

A partir da segunda ordem de compra serão apresentadas as que possuam natureza de compra e relacionadas a um pedido de compra

(ordens confirmadas).

A apresentação das ordens de compra sempre irá acontecer das mais recentes para as mais antigas, considerando a data de cotação do item. 

CC0300B – Pasta Narrativa

Objetivo da tela:

Permite incluir um narrativa referente à Ordem de Compra.


Principais Campos e Parâmetros: 

...

CC0300B – Botão Despesas - CC0300H

Objetivo da tela:

Image ModifiedImage ModifiedImage ModifiedImage ModifiedImage ModifiedImage Modified

Permite informar as despesas da cotação do item/fornecedor. Estas informações são solicitadas apenas quando o país da empresa logada não for Brasil e os parâmetros de compras indicarem que tratam despesa.

...

Inclui/Modifica Despesas Cotação – CC0300I

Objetivo da tela:

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Permite incluir ou modificar as despesas padrões desta cotação.

...

Manutenção de Estabelecimentos (CD0403)

Manutenção de Condições de Pagamento (CD0404)

Manutenção de Mensagens (CD0405) 

...

Segurança por Estabelecimento – Compras



DOCUMENTAÇÃO TRADUZIDA

Espanhol: