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Introdução
A proteção dos dados pessoais que circulam nas empresas se tornou prioridade com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados, dessa forma a Lei define o que são dados pessoais e informa que alguns deles estão sujeitos a cuidados ainda mais específicos.
O produto Logix disponibiliza recursos que apoiam seus clientes nas demandas oriundas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para que assim possam entrar em conformidade com a Lei. Para tanto, o Logix precisa utilizar a ferramenta TPD (Totvs Privacidade de Dados), pois ela complementa os recursos disponibilizados nas soluções TOTVS no atendimento das demandas dos titulares de dados pessoais pelos clientes.
Sistemas Envolvidos
A integração envolve uma tríade, composta pelas tecnologias a seguir:
- ERP Logix: Produto que mantém os dados que são do tipo pessoais/sensíveis;
- SmartLinkSmart Link: Tecnologia responsável por realizar a comunicação entre o ERP e o TPD;
- TPD: Ferramenta disponível em ambiente de Nuvem que gerencia a recuperação das informações relacionadas ao controle dos dados no ERP.
Nota |
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O SmartLink Smart Link é executado em duas versões:
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Pré-Requisitos
Para que seja possível integrar o TPD ao ERP Logix, é preciso cumprir as exigências a seguir:
Escopo
O produto Logix se limita a dar suporte apenas para suas próprias funcionalidades.
Entretanto, as configurações do SmartLink Smart Link versão Client é realizada pelo produto Logix.
Dessa forma, o suporte as ferramentas TPD (TOTVS Privacidade de Dados) e SmartLink Smart Link (versão Server) estão sob a gerência de suas respectivas equipes de desenvolvimento.
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Guia de configurações no produto
Tendo em vista que os pré-requisitos supracitados foram cumpridos e com base na versão de suporte do Logix, temos a seguir:
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Na aplicação destes pacotes (versão dedo pacote da versão pré-requisito, com suporte ao LGPD ), automaticamente já estão inclusos os conversores de tabelasnecessários para criação das tabelas
conversores de parâmetros e os respectivos arquivos com extensão XML para atualização do metadado das tabelas e formulários envolvidos:
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Expandir | ||
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O processamento de conversores de parâmetros, no geral, já é realizado de forma automática na atualização de pacote Logix, via ferramenta de Console de Atualização Logix. Não conhece ainda a ferramenta Console de Atualização Logix? Acesse alguns links disponíveis no final desta página para saber mais clicando AQUI Após processamento de conversores de parâmetros é preciso também liberar a permissão de acesso a estes parâmetros via opção de permissão de acesso no programa LOG00086 (Administração de Parâmetros Logix >> opção "Níveis de acesso").
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Incluir Página | LGX - Comunicação REST | LGX - Comunicação REST | |||||||||||||
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Parâmetro | Descrição | ||||||||||||||
Client Id |
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Client Secret |
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URL de conexão com o Smart Link |
meu_server = Host de comunicação com o Smart Link e 8888 = Porta de comunicação com o Smart Link. | ||||||||||||||
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Para realizar o gerenciamento de Dados Protegidos e processamento de requisições oriundas do TPD (Totvs Privacidade de Dados), no Logix serão utilizados alguns programas descritos logo a seguir, que precisarão estar disponível a partir do menu Logix. Para isso acesse o programa LOG00112 (Central Menu Logix), opção "Níveis de Processos" e cadastre os programas conforme passo a passo a seguir, apenas para os programas que ainda não estiverem disponíveis a partir do Menu Logix:
PROGRAMA LOG10005 (CENTRAL DE DADOS PROTEGIDOS) O programa LOG10005 centraliza a chamada de todos os demais programas que gerenciam quais são os dados protegidos no Logix e como são tratados dentro do sistema.
PROGRAMA JOB0003 (CADASTRO DE GATILHOS DE AGENDAMENTO DE TAREFAS) O programa JOB0003 é utilizado apenas para gerenciar e executar gatilhos de agendamento de tarefas manualmente. Será utilizado, quando necessário, para gerenciar os gatilhos registrados automaticamente a partir das requisições REST oriundas do TPD.
OS PROGRAMAS JÁ FORAM REGISTRADOS NO MENU? Após devidamente cadastrados os programas no menu, libere a permissão de acesso de usuários para executá-los a partir do LOG05050 (Central de Usuários >> opção Permissão de Acesso) |
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| URL do RAC | ||||||||||
Host do protocolo GRPC |
Exemplos: link.dev.totvs.app link.staging.totvs.app link.prod.totvs.app | ||||||||||
Porta do servidor para protocolo GRPC |
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Identificador do Tenant |
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Protocolo seguro (HTTPS)? |
Obs: O protocolo deve seguir a configuração do servidor (http ou https) | ||||||||||
Subscrição Anonimização de Dados Pessoais |
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Subscrição Consulta de Registro de Tratamento de Dados Pessoais |
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Subscrição Consulta de Dados Pessoais |
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Incluir Página | LGX - Configurando Integração com o TOTVS Privacidade de Dados | LGX - Configurando Integração com o TOTVS Privacidade de Dados |
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PRONTO! A partir deste momento já está disponível o acesso para consulta e processamento das opções do portal TPD para o Produto Logix. |
Documentações auxiliares
Para o melhor entendimento e suporte aos processos disponíveis no Logix, referente aos Dados Protegidos, existem as documentações de Referências do produto.
Essas documentações fazem parte do conjunto a Ajuda do produto, que podem ser acessadas pela tecla F1 (teclado) diretamente na tela do programa, porém podem ser acessadas diretamente no conteúdo a seguir:
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Importar o arquivo |
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A partir do LOG10005 (Central de Dados Protegidos >> opção Dados Protegidos)
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borderColor | lightgrey |
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borderWidth | 1 |
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borderColor | lightgrey |
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borderWidth | 1 |
borderStyle | dashed |
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Configurar e ativar o Agendador de Tarefas Logix, para que a execução de requisições do TPD para o produto Logix sejam realizadas com sucesso utilizando os gatilhos do agendador de tarefas que são automaticamente criados no Logix no ato do recebimento de requisições pelo TPD. Através destes gatilhos, quando processados pelo agendador de tarefas, serão responsáveis por enviar a resposta dos dados solicitados para o TPD.
Não sabe como configurar e utilizar o Agendador de Tarefas? Acesse AQUI |
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Configurar o serviço REST no AppServer Logix para receber as requisições de Dados Protegidos do TPD.
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borderColor | lightgrey |
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borderStyle | dashed |
title | Acesse a documentação do LOG10004... |
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borderColor | lightgrey |
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borderWidth | 1 |
borderStyle | dashed |
title | Acesse a documentação do LOG10005... |
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Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Instalação/Atualização
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:
- Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
- Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
- Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
- Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
- Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
- Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
- Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.
Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.
Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.
Exemplos:
Método
ID
Descrição
Origem
Destino
XSD (versões podem variar)
Cadastros
01
Cliente/Fornecedor
RM
Protheus
CustomerVendor_1_000.xsd
02
Moeda
RM
Protheus
Currency_1_000.xsd
03
Unidade de Medida
RM
Protheus
UnitOfMeasure_1_000.xsd
04
Produto
RM
Protheus
Item_?_000.xsd
05
Centro de Custo
RM
Protheus
CostCenter_1_000.xsd
06
Ativos
RM
Protheus
NOVA, Ativo fixo
07
Funcionários
RM
Protheus
Employee_1_000.xsd
08
Projeto
RM
Protheus
Project_1_000.xsd
09
Obra
RM
Protheus
SubProject_1_000.xsd
10
Tarefa
RM
Protheus
TaskProject_1_000.xsd
11
Meio de Pagamento
RM
Protheus
?????.xsd
12
Condições de pagamento
RM
Protheus
PaymentCondition_1_000.xsd
13
Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para
RM
Protheus
Company_1_000.xsd
14
Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para
RM
Protheus
Branch_2_000.xsd
Processos
15
Solicitações (compras/armazém)
Protheus
RM
Request_1_000.xsd
16
Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)
Protheus
RM
CancelRequest_1_000.xsd
17
Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)
RM
Protheus
CancelRequest_1_000.xsd
18
Baixa de estoque
Protheus
RM
Request_1_000.xsd
19
Baixa de estoque
RM
Protheus
Request_1_000.xsd
20
Consulta Saldo
Protheus
RM
21
Apropriação de custos
Request _1_000.xsd
22
Geração de OS
23
Consulta de OS
24
Ampliação patrimonial
Fluxo das Informações
Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.
Cadastros
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Entidade>
Identificador da Mensagem: <mensagem>
Versão: <versão>
Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>
Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>
Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>
Mensagem Padrão
PROTHEUS
RM
Tabela
Campo
Tabela
Campo
Code
CTO990
CTO_SIMB
GMOEDA
SIMBOLO *
Description
CTO990
CTO_DESC
GMOEDA
DESCRICAO
Symbol
CTO990
CTO_SIMB
GMOEDA
SIMBOLO
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Processos
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Processo>
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request_1_000
Versão: 1.000
Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.
Acrescentar um diagrama do processo.
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
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Configurar parâmetros relacionados a Privacidade de Dados no Logix no programa LOG00086.
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Instalar e configurar o Smart Link Client com base nos dados do TPD e Rest Logix já disponíveis para comunicação e, realizar os testes de comunicação do Smart Link Client X TPD e Smart Link Client X Logix:
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Documentações auxiliares
Para o melhor entendimento e suporte aos processos disponíveis no Logix, referente aos Dados Protegidos, existem as documentações de Referências do produto.
Essas documentações fazem parte do conjunto a Ajuda do produto, que podem ser acessadas pela tecla F1 (teclado) diretamente na tela do programa, porém podem ser acessadas diretamente no conteúdo a seguir:
LINKS ÚTEIS Âncora linksuteis linksuteis
linksuteis | |
linksuteis |
CONSOLE DE ATUALIZAÇÃO LOGIX
Como instalar o Console de Atualização Logix
Como configurar o Console de Atualização Logix
Como utilizar o Console de Atualização Logix
PÁGINA CENTRALIZADORA LGPD LOGIX
LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados - Linha Logix
AGENDADOR DE TAREFAS LOGIX
Limitações / Restrições Gerais
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
- ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2
ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.
Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.
- ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1
O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.
Como fazer (opcional)
Descreva os passos que viabilizem a integração.
Exemplo:
Os passos para viabilizar a integração são:
- No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
- No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
- No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
- No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
- No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
- No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
- No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
- No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
- No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
- No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
- No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
- No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).
Situações comuns (opcional)
Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.
Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.
Exemplo 1:
Tratamento de erros de integração (Produto A)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Tratamento de erros de integração (Produto B)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Exemplo 2:
Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:
Exemplo:
Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração
Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:
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WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw
ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51
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Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.
Checklist de suporte da aplicação
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
- Identificar o funcionamento da integração;
- Identificar a ocorrências de problemas;
- Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
- Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.