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CONTEÚDO
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- Termo de Ciência
- Demitidos e Aposentados
- Exclusão de beneficiários fora do grau de parentesco/faixa etária
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- Detalhar
01. VISÃO GERAL Âncora visao_geral visao_geral
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A manutenção de beneficiários tem por objetivo manutenir os beneficiários que possuem contratos com a Operadora. Por meio deste processo é possível consultar, incluir, modificar, remover e liberar beneficiários.
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: |
Demitidos/Aposentados
Nesta opção é possível informar o questionário e, gerar o Termo de Ciência para que o beneficiário assine antes de ser realizada sua exclusão.
Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: | ||||||||||
Termo de Ciência | Impressão do Termo de Ciência e upload do anexo. A impressão do documento de ciência permite duas variações: • Se foi selecionado um beneficiário: Gera o documento com o Termo de Ciência já preenchido com os dados do beneficiário (modalidade, termo, nome, código de beneficiário e CPF), desde que as tags estejam no "RTF" do documento. • Se não foi selecionado beneficiário: Gera o documento somente com o texto do Termo de Ciência sem preencher os dados do beneficiário. Neste caso os dados do beneficiário serão preenchidos à mão desde que as tags estejam no "RTF" do documento. O sistema permite que seja realizado ainda, o upload do arquivo contendo a assinatura do beneficiário de forma a possibilitar a que este armazene os documentos assinados. Caso o beneficiário não entregue o documento assinado ou tenha extraviado o documento entregue, o sistema permite gerar novamente o termo, realizar o upload do arquivo e visualizar o arquivo assinado. | ||||||||||
Informar Questionário |
Ações/Ações Relacionadas:
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Adicionar
Adiciona um novo beneficiário.
- Para incluir um beneficiário clique em “Adicionar”.
- Na etapa “Selecionar Contrato (1/4)”, informe o código da modalidade, proposta ou termo a qual o beneficiário será incluído. Selecione a estrutura consultada e, em seguida, clique em “Continuar”.
Na etapa “Selecionar pessoa física(2/4)”, informe a pessoa física que será relacionada ao beneficiário. Em seguida, clique em “Continuar”.
- Caso seja necessário incluir uma pessoa física, utilize o botão “Criar Pessoa” que será visualizado após o botão “Continuar”.
- Caso contrário, clica-se em “Associar” para relacionar a pessoa física selecionada ao beneficiário.
- É possível conferir e alterar os dados da pessoa física selecionada.
Na etapa “Adicionar Beneficiário (4/4)”, são disponibilizados para preenchimento os parâmetros do beneficiário para este contrato.
1) Aba Beneficiário:
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Grau de parentesco | Escolher qual o grau de parentesco do beneficiário. Os códigos disponíveis estão cadastrados na “Manutenção Associativa Tipo Plano x Grau Parentesco”. |
Titular | Quando beneficiário é dependente, deve-se informar qual o código do beneficiário titular. |
Data de admissão | Informar a data de admissão do beneficiário na sua empresa. |
Funcionário | Se o contrato possui máscara para o código do funcionário, informar o número do funcionário. |
Vendedor | Informar o código do vendedor dentre os disponíveis na “Representante Financeiro”. |
Funcionário | Se o contrato possui máscara para o código do funcionário, informar o número do funcionário. |
Motivo de inclusão | Escolher entre as opções padronizadas pela ANS que são: Novo beneficiário, inclusão por portabilidade de plano (beneficiário trocou de plano), transferência voluntária – outra operadora (beneficiário transferido de outra operadora), transferência compulsória (por determinação da ANS), transferência manual voluntária (sem critério) ou transferência manual novo beneficiário (transferência de plano considerando novo beneficiário). |
Data de início de vínculo com a Unidade | Informar a data de inclusão do beneficiário na operadora. |
Data para não reajustar mensalidade por idade | Será exibida a data de suspensão de reajuste por troca de faixa etária. Este parâmetro depende das regras definidas na “Manutenção Parâmetros Venda de planos/Manutenção de Cadastros” para suspensão de reajuste por faixa etária. |
Cobrar taxa de inscrição | Informar se o sistema deve gerar a cobrança da taxa de inscrição na fatura do beneficiário. |
Cobrar participação do beneficiário | Informar se o sistema gerar cobrança de participação para o beneficiário. |
Segmento Assistencial | Escolher um dos segmentos assistenciais padronizados pela ANS: 00-não informado, 01-ambulatorial, 02-hospitalar com obstetrícia, 03-hospitalar sem obstetrícia, 04-odontológico, 05-referencia, 06-ambulatorial + hospitalar com obstetrícia, 07-ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia, 08-ambulatorial + odontológico, 10-hospitalar com obstetrícia + odontológico, 11-hospitalar sem obstetrícia + odontológico, 13-ambulatorial + hospitalar com obstetrícia + odontológico, 14-ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia + odontológico. |
Último faturamento | Se o novo beneficiário, será exibido 00/0000. Senão será exibido o mês e ano do último faturamento (mensalidade) do beneficiário. |
CBO | Informar o código brasileiro de ocupação, disponível na “Manutenção Cadastro CBO”. |
Caso a modalidade do contrato do beneficiário seja do tipo Medicina Ocupacional (Manutenção Modalidade), esta aba solicitará diferentes parâmetros/informações:
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Data de admissão | Informar a data de admissão, conforme carteira de trabalho. |
Motivo de inclusão | Este campo exibe as opções de inclusão do beneficiário conforme determinado pela ANS. As opções variam de acordo com um indicador baseado na identificação de um beneficiário anterior. O sistema considera um beneficiário anterior qualquer beneficiário relacionado à mesma pessoa física que o beneficiário manutenido. Caso o beneficiário esteja excluído, a data de exclusão não pode ultrapasse a quantidade de meses de vínculo, parametrizada no programa "Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastro". Quando não existe nenhum beneficiário anterior no plano. Opções de Motivo de Inclusão:
Quando existe beneficiário anterior no plano. Opções de Motivo de Inclusão:
Quando existe beneficiário anterior no plano com motivo de cancelamento diferente de 99 na ANS (Manutenção Associativa Motivo Cancelamento x ANS). Opções de Motivo de Inclusão:
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Data de início de vínculo com a Unidade | Informar a data de inclusão do beneficiário na operadora. |
Data para não reajustar mensalidade por idade | Será exibida a data de suspensão de reajuste por troca de faixa etária. Este parâmetro depende das regras definidas na “Manutenção Parâmetros Venda de planos/Manutenção de Cadastros” para suspensão de reajuste por faixa etária. |
Cobrar taxa de inscrição | Informar se o sistema deve gerar a cobrança da taxa de inscrição na fatura do beneficiário. |
Cobrar participação do beneficiário | Informar se o sistema gerar cobrança de participação para o beneficiário. |
Segmento Assistencial | Escolher um dos segmentos assistenciais padronizados pela ANS: |
Último faturamento | Se novo beneficiário, será exibido 00/0000. Senão será exibido o mês e ano do último faturamento (mensalidade) do beneficiário. |
2) Aba Coberturas
São visualizados os módulos obrigatórios do beneficiário e disponibilizados os módulos opcionais que o contrato possui.
2.1) Aba Módulos de Cobertura: Nesta aba poderão ser visualizados os módulos de cobertura que são obrigatórios para a estrutura de plano selecionada.
2.2) Aba Padrão de Cobertura: Caso o contrato aceite padrão de cobertura, poderá ser selecionado qual o padrão de cobertura que o beneficiário utilizará:
2.3) Aba Coberturas Especiais: caso o contrato tenha cobertura especial. Para incluir um procedimento na cobertura especial do beneficiário deve-se escolher o módulo de cobertura e clicar no link “+ adicionar”. Será aberta a tela para adicionar a cobertura especial ou para restringir um procedimento na cobertura padrão.
3) Aba Carências
Na aba “Carências” (somente para modalidade assistencial) são disponibilizadas três grupos de informações sobre a carência do beneficiário: Beneficiário, Carências e Procedimento/Insumo.
3.1) Beneficiário: utilizam-se estes parâmetros quando se deseja informar que o beneficiário possui ou não carência. Ou seja, a carência é para beneficiário.
Considerar carência | Indica se o beneficiário possui ou não carência. |
Dias de carência | Indica quantos dias serão bonificados ou penalizados na carência do beneficiário. |
Dias bonificar/penalizar | Clicar no botão “ v ” para disponibilizar o parâmetro. Para bonificar, basta adicionar “-” e a quantidade de dias. Para penalizar adiciona-se a quantidade de dias. A partir do preenchimento da quantidade de dias o sistema calcula e exibe a data final da carência do módulo de cobertura do beneficiário. |
3.3) Procedimento/Insumo: caso a carência do módulo de cobertura do contrato estiver definida por procedimento/insumo, utiliza-se esta aba para bonificar/penalizar a carência por procedimento e insumo. Clica-se no link “Adicionar Cobertura”;
Tipo | Escolher entre os tipos de insumos ou selecionar procedimento, para aplicar a atualização da carência por movimento. |
Procedimento/insumo | Conforme o tipo selecionado, informa-se o código do procedimento (“Manutenção Procedimentos AMB”) ou código do insumo (“Manutenção Insumos”). |
Data de início | Informar a data de início da carência para o movimento. |
Data cancelamento | Informar (se existir) a data fim de carência. |
Tipo de aplicação | Escolher qual o tipo de aplicação a ser realizada: bonificação ou penalização. |
Número dias | Informar o número de dias a ser bonificado ou penalizado. |
Remover | Este link é utilizado para eliminar o registro da carência por movimento. |
4) Aba Repasse
Caso a modalidade do beneficiário permita Recebimento de Repasse (campo “Beneficiário Outra Unidade”) e o Tipo de Plano da Proposta tenha o valor "01-Repasse" no campo “Movimento Recebido”, são apresentadas as informações referentes ao recebimento do beneficiário da Unidade origem:
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Unidade de Origem | Código da Unidade Origem do beneficiário. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU), ou digitada. |
Identificação na Origem | Código do documento de identificação do beneficiário na origem. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada. |
Identificação do Responsável na Origem | Código do documento de identificação do beneficiário na origem. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada. |
Plano | Código do plano na origem. Não é considerado na importação do A100. Somente pode ser preenchido manualmente. |
Descrição | Descrição do plano na origem. Não é considerado na importação do A100. Somente pode ser preenchido manualmente. |
Data de Inclusão | Data de recebimento do beneficiário repassado. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada. |
Caso contrário, são apresentadas as informações referentes ao envio do beneficiário da Unidade destino:
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Cobrar taxa de inscrição | Indicar se haverá cobrança de taxa de inscrição. |
Repassar taxa de inscrição | Indica se o valor da taxa de inscrição deve ser repassada a unidade destino do beneficiário. |
Unidade de atendimento | Informar o código da unidade de atendimento do beneficiário, conforme a “Manutenção cadastro Unidades”. |
Data de intercâmbio atendimento | Informar a data de início de atendimento em repasse. |
Unidade de destino | Informar o código da unidade de destino do beneficiário, conforme a “Manutenção cadastro Unidades”. |
Data de intercâmbio | Informar a data do beneficiário para o repasse. |
Código identificador da Unidade Destino | Informar o código da carteira do beneficiário na unidade destino. |
OBS: Os parâmetros podem ser adicionados manualmente por meio deste cadastro, por intermédio da “Importação de beneficiários de Empresa” ou importação de repasse via módulo do sistema Serious Client (E-set).
Para cancelar um repasse (retornar o atendimento à operadora Origem), o usuário deve zerar o campo Unidade Atendimento. As datas de cancelamento de repasse não serão solicitadas em tela. Serão calculadas automaticamente pelo sistema, de acordo com o último mês de faturamento do beneficiário.
Ao realizar esse cancelamento, o primeiro envio de repasse fará uma exportação de Atualização, para que os dados do beneficiário sejam atualizados no destino, e somente a exportação seguinte é que será gerada a Exclusão no arquivo PTU A100.
5) Aba Dados SIB ANS
Lista os arquivos SIB’s gerados para o beneficiário.
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Código do controle Operacional (CCO) | Se é um novo beneficiário, será exibido zero. Se o beneficiário já foi enviado para a ANS, será visualizado o código do controle operacional (utilizado no SIB). |
Status Remessa | Situação da remessa. “Erro”, “Em execução” ou “Concluído”. |
Data Geração | Data de geração do arquivo. |
Tipo Movimentação |
|
Nome do Arquivo SIB Gerado | Nome do arquivo gerado. |
Data Importação Retorno ANS | Data de importação do arquivo de devolução da ANS, que contém os beneficiários rejeitados no último envio do SIB. |
6) Aba Outras Informações:
Tela para preencher observações gerais do beneficiário:
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Cliente Preferencial | Indica se o beneficiário é formador de opinião. |
Observações | Campo para livre preenchimento. |
7) Aba Medicina Ocupacional
Quando a modalidade do contrato do beneficiário for do tipo "Medicina Ocupacional" (Manutenção Modalidade), a tela de manutenção de beneficiários possuirá uma aba especifica para solicitar informações referentes à medicina ocupacional:
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Departamento | Informar o código do departamento, disponível na “Manutenção Departamento Genéricos Empresas”. |
Seção | Informar o código de seção do departamento, disponível na “Manutenção seções Genéricas Empresas”. |
Setor | Informar o código do setor, disponível na “Manutenção Setores Genéricos empresas”. |
Função | Informar o código da função, disponível na “Manutenção Função empresa”. |
CBO | Informar o código brasileiro de ocupação, disponível na “Manutenção Cadastro CBO”. |
Regime de Revezamento de trabalho | Informar uma descrição para o regime de revezamento. |
BR/PDH | Escolher entre: NA-não aplicável, BR-beneficiário reabilitado ou PDH-portador de deficiência reabilitado. |
Carteira de trabalho | Informar o código da carteira de trabalho do beneficiário. |
Serie | Informar a série da carteira de trabalho do beneficiário. |
UF | Informar a unidade federativa da carteira de trabalho do beneficiário. |
Modificar
Modifica um beneficiário já existente.
As telas são as mesmas especificadas na opção “Adicionar”.
Remover
Remove beneficiários.
Essa função permite remover beneficiários dos contratos. A função “Remover” no programa da "Manutenção de Beneficiários", possui duas funções:
- Por família: onde, ao selecionar um beneficiário titular ou dependente, o sistema carrega toda a família para remover.
- Individual: somente os beneficiários selecionados são removidos.
Após a seleção dos beneficiários, e a escolha do tipo de remoção, a tela abaixo é exibida, permitindo ao usuário informar os parâmetros da exclusão:
Data / Informada | Possibilita o usuário determinar a data de exclusão, ao selecionar essa opção, o campo “Cancelamento” é aberto. |
Data / Cancelamento | Informar a data de cancelamento para os beneficiários. |
Data / Calculada | O sistema irá calcular a data para exclusão. Nesse caso, a data pode ser o último dia do último mês faturado ou, se o beneficiário ainda não foi faturado, o resultado do indicador do próximo parâmetro. |
Excluir beneficiário sem movimentação para | Indicador utilizado para o cálculo da data de exclusão dos beneficiários que ainda não foram faturados, situação 5. Este campo é usado junto com o indicador de data Calculada. |
Data da inclusão | A data de exclusão será igual à inclusão. |
Final do mês corrente | A data de exclusão será o último dia do mês corrente. |
Final do mês inclusão | A data de exclusão será o último dia do mês de inclusão. |
Ao cancelar último beneficiário | Indica a ação que o sistema irá executar quando o beneficiário a ser cancelado for o último de um contrato. |
Não permitir | O beneficiário não será cancelado. |
Permitir e não cancelar termo | O beneficiário será cancelado e o contrato permanece ativo, sem beneficiários ativos. |
Permitir e cancelar termo | O beneficiário e o contrato são cancelados. |
Controlar notificações de inadimplência não emitidas | Caso o usuário tenha selecionado a opção de cancelamento do contrato, é possível indicar se deseja que o sistema verifique notificações de inadimplência não emitidas para o contrato que for cancelado, e, caso exista, o contrato não será excluído. |
Excluir beneficiário com taxa de inscrição não processada | Indica se o usuário deseja excluir beneficiários que ainda não tenham sido faturados. |
Após confirmar os parâmetros, a tela abaixo é exibida.
Ela permite informar a data da devolução da carteira e o motivo de cancelamento de cada beneficiário. Conforme a configuração do motivo de cancelamento, o sistema poderá executar as seguintes ações:
- Caso o motivo de cancelamento seja de óbito (associativa entre o motivo de cancelamento genérico e o motivo da ANS, no programa Resolução ANS/RN 96/RN – 152 – Manutenção Associativa Motivo Cancelamento ANS), irá abrir o campo para informar a data de falecimento.
- Caso o motivo de cancelamento seja de Demitidos/Aposentados, conforme indicador no programa "Manutenção Motivos Cancelamento Genérico", será possível responder o questionário e seguir o processo de Demitidos e Aposentados.
- Caso o motivo de cancelamento obrigue auditoria, conforme indicador no programa "Manutenção Motivos Cancelamento Genérico", o sistema irá gerar uma tarefa de auditoria com o detalhe dessa movimentação, e não excluirá o beneficiário, exceto se o usuário seja um Auditor de Arquivos, papel “FAU”. Nesse caso o beneficiário é cancelado normalmente. As movimentações que necessitarem de auditoria, podem ser aprovadas no programa “Auditoria de Exclusão de Beneficiários”;
Esse processo permite que sejam anexados documentos à tarefa de exclusão de beneficiários. No entanto, a tarefa somente é criada caso necessite de auditoria, de forma que os documentos somente serão gravados nessa situação.
Detalhar
Consulta informações detalhadas dos beneficiários.
As telas são as mesmas especificadas na opção “Adicionar”.
Liberar
Liberação de Beneficiários
- Deve-se liberar o beneficiário para que seja faturado e para emitir o cartão de identificação, para isso, deve-se selecionar o(s) beneficiário(s) na tela inicial e clicar no botão “Liberar”. O processo de liberação é uma tarefa correspondente à operadora, portanto, o perfil de usuário com acesso externo (empresarial) não possui permissão;
- A tela “Liberar beneficiários” possui três opções.
Aprovar beneficiário:
| Libera o beneficiário para ser faturado. |
Complementar Cadastro: | Caso existam inconsistências no cadastro do beneficiário, utiliza-se a opção de “complementar cadastro” para solicitar a atualização cadastral. Escolhe-se o motivo de rejeição, dentre os disponíveis na “Manutenção Motivos cancelamento - Generico”, e informa-se o que deve ser atualizado no registro do beneficiário. O registro ficará na situação aguardando a atualização (9) e depois deve passar pelo fluxo de liberação novamente. |
Reprovar beneficiário | Utiliza-se esta opção, caso o beneficiário tenha que ser reprovado, ou seja, o beneficiário não deve possuir o plano (beneficiário excluído). Informa-se o código de cancelamento do cadastro, dentre os disponíveis na “Manutenção Motivos cancelamento - Generico”. |
Quando ocorrer a aprovação dos beneficiários, o sistema identifica na próxima etapa os beneficiários que possuem semelhanças entre os principais campos do registro, afim de, disponibilizar a unificação. Com isso, o usuário analisa os registros e escolhe pela unificação ou não das pessoas. São disponibilizados duas abas para consulta da pessoa (Dados Pessoas e Relações). Caso as pessoas devam ser unificadas, deve-se selecioná-las e clicar em "Continuar". Caso contrário, clicar com “não unificar”.
Na etapa de “Parametrização da Liberação3”, devem-se informar os parâmetros de inclusão no plano, indicadores e/ou de repasse. Ambos dependem da parametrização de liberação do contrato.
Data de Inclusão no Plano
Recalcula
| Indica que a data de inclusão do beneficiário deve ser recalculada conforme os parâmetros do contrato. |
Permanece atual | Indica que a data de inclusão do beneficiário deve permanecer a atual. |
Retroage | Indica que a data de inclusão do beneficiário deve ser retroagida. Informar a data de “inclusão plano”. |
Prorroga | Indica que a data de inclusão do beneficiário deve ser prorrogada. Informar a data de “inclusão plano”. |
Indicadores
Alterar indicador da cobrança da taxa de inscrição | Indica se o parâmetro da taxa de inscrição pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário. |
Alterar indicador da cobrança de participação | Indica se o parâmetro de cobrança de participação pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário. |
Data de repasse | São parâmetros caso o beneficiário seja repassado. |
Data de inclusão | Indica que a data de início do repasse será a data de inclusão no plano. |
Recalcula | Indica que a data de início para o repasse deve ser recalculada conforme os parâmetros do contrato. |
Permanece atual | Indica que a data de início para o repasse deve ser a atual. |
Retroage | Indica que a data de início para o repasse deve ser retroagida. Informar a data de “inclusão repasse”. |
Prorroga | Indica que a data de inclusão do beneficiário deve ser prorrogada. Informar a data de “inclusão repasse”. |
Relatórios
Filtrar | Filtra os registros para exibição. |
Cadastrar Titular | Incluir novo registro Titular. |
Cadastrar dependente | Incluir dependente do titular selecionado. Caso não selecionado o titular na listagem, ele pode ser selecionado posteriormente ao contrato. |
Liberar Selecionados | Envia a proposta para a liberação. |
Liberar por Contrato | Abre um menu para informar o contrato para liberação. Necessário a permissão no programa hvp.piBeneficiaryContractRelease |
Remover | Remove registro selecionado. Necessário a permissão no programa hvp.piBeneficiaryRemove |
Auditoria Decl. Saúde | Envia para auditoria de declaração de saúde. Necessário a permissão no programa hvp.piBeneficiarySendToHealthDeclaration |
Declaração de Saúde | Acessa a Manutenção de Declaração de Saúde do beneficiário selecionado. |
Descrição Termo Adesão Beneficiários | Acesso as Descrições do termo por beneficiário Campo somente visível quando o beneficiário for efetivado no contrato. Necessário a permissão no programa hvp.contractDescriptionBenef |
Termo de ciência | Impressão do Termo de Ciência do beneficiário selecionado. |
Termo de ciência genérico | Impressão do Termo de Ciência. |
Demitidos e Aposentados | Informar o questionário e, gerar o Termo de Ciência. |
Exclusão de beneficiários fora do grau de parentesco/faixa etária | Realiza exclusão em massa dos beneficiários fora do grau de parentesco/faixa etária. |
Editar | Modifica um registro. |
Detalhar | Detalha o registro. |
Exportar | Gera um arquivo CSV com todos os dados que estão na tela (incluindo de dependentes, e campos que não estão visíveis) |
02. FILTRAR Âncora filtrar filtrar
filtrar | |
filtrar |
As informações na tela podem ser filtradas de forma simples através do campo de filtro na tela por código da modalidade, número da proposta e código (estes valores podem estar separados pelos caracteres "/" "-" "," "\" e ";"), CPF, Carteira, CCO, CNS ou Nome.
Caso estes campos não sejam suficientes para a localização do contrato, pode-se utilizar a busca avançada:
Campo: | Descrição |
CPF | Código do CPF |
Carteira | Código da carteira. |
CCO | Código CCO |
Controle Unimed | Código de controle Unimed do Brasil |
Modalidade | Código modalidade |
Proposta | Código proposta |
Contrato | Código do termo de adesão |
Código | Código do beneficiário |
Nome do beneficiário | Descrição do nome do beneficiário |
CNS | Código da CNS |
Nome social | Nome social da pessoa |
Contratante | Seleção do contratante por inscrição e nome. Também pode-se utilizar a pesquisa avançada na lupa |
Contratante origem | Seleção do contratante origem por inscrição e nome. Também pode-se utilizar a pesquisa avançada na lupa |
Prestador APS | Seleção do prestador de atenção primária à saúde, através do botão de pesquisa ao lado |
Login Usuário (Realizou a inclusão do beneficiário) | Login do usuário no sistema que realizou o processo de inclusão do beneficiário |
Código de funcionário | Código de funcionário |
Data inclusão (inicial) | Data inclusão inicial |
Data inclusão (final) | Data inclusão final |
Exibe Pendentes | Indica que serão exibidos beneficiários que possuem situação aguardando atualização e digitado |
Exibe Efetivados | Indica que serão exibidos beneficiários ativos (liberados) |
Exibe Excluídos | Indica que serão exibidos beneficiários já excluídos |
03. RESULTADOS Âncora resultados resultados
resultados | |
resultados |
O resultado da pesquisa trará todos os beneficiários dentro dos critérios informados, agrupados pelo titular, de forma paginada.
Se o botão Carregar mais resultados estiver habilitado, significa que existem mais beneficiários dentro dos critérios informados, e serão pesquisados clicando no botão em questão.
Se um beneficiário de nível dependente estiver dentro dos critérios da pesquisa, o titular do mesmo sempre será mostrado.
Para ver os dependentes, é necessário clicar na seta para baixo, localizado à esquerda da primeira coluna (CPF por padrão), onde será aberta uma nova tabela com os dependentes do titular.
Informações |
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Ao encontrar um titular ou dependente pelos critérios informados na pesquisa, irá trazer todos dependentes vinculados ao titular encontrado. |
Ao clicar no ícone da última coluna do cabeçalho () será exibido o gerenciador de colunas. Esta funcionalidade se aplica para a listagem de titulares e dependentes.
O gerenciador de colunas mantém a seleção escolhida mesmo que o sistema ou o navegador for reiniciado. As preferências são salvas a nível de usuário que efetuar log-in na máquina.
Informações |
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A preferência das colunas serão salvas somente no armazenamento do navegador e não serão persistidas na base de dados, então caso o usuário realize uma limpeza do cache do navegador as configurações serão perdidas. |
04. CADASTRAR TITULAR Âncora cadastrar_titular cadastrar_titular
cadastrar_titular | |
cadastrar_titular |
Adiciona um novo beneficiário. Para incluir um beneficiário clique em Cadastrar titular.
Guia Contrato:
- Na etapa Selecionar um contrato, informe o código da modalidade, proposta ou termo a qual o beneficiário será incluído. Selecione a estrutura consultada e, em seguida, clique em Continuar.
- Escolher qual o grau de parentesco do beneficiário. Os códigos disponíveis estão cadastrados na Manutenção_Associativa_Tipo_Plano_x_Grau_Parentesco_PR0110N
- Em Selecionar Titular é permitido selecionar o titular do beneficiário, caso selecionado um grau de parentesco que peça a inclusão do mesmo.
- O grau de parentesco e o titular podem ser alterados após a inclusão.
Aviso |
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Os beneficiários titulares da opção Selecionar titular seguem a seguinte regra:
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Guia Dados pessoais:
Detalhes | |
Campo: | Descrição: |
CPF | Informar CPF. |
Nome completo | Nome completo. |
Nome do cartão do beneficiário | Nome do cartão do beneficiário. |
Nome social | Tem o intuito de cadastrar o Nome Social do Beneficiário que será exibido no cartão, até um limite de 25 caracteres. |
Nome social do cartão | Tem o intuito de cadastrar o Nome Social do Beneficiário que será exibido no cartão, até um limite de 25 caracteres. |
Nome internacional | Nome internacional. |
Data de nascimento | Data de nascimento |
Município de nascimento | Município de nascimento |
Sexo | Sexo. |
Houve mudança de sexo | Caso existir mudança de sexo marcar para que não ocorram glosas de atendimento a procedimentos de outro sexo. |
Houve mudança de sexo | Caso existir mudança de sexo marcar para que não ocorram glosas de atendimento a procedimentos de outro sexo. |
Gênero social | Contém as opções “Masculino”, “Feminino” e “Ignorado” e não é de preenchimento obrigatório. |
Estado civil | Contém as opções "Solteiro", "Casado", "Viúvo", "Separado", "Divorciado" e "Outros", este campo é obrigatório. |
Nome da mãe | Nome da mãe |
Nome do pai | Nome do pai |
Sem validação nome beneficiário no SIB | Nome beneficiário no SIB. |
Documento de identidade - RG | Número do documento de identidade. |
Cartão Nacional de Saúde - CNS | Número do cartão nacional de saúdo CNS |
Nacionalidade | Informar a nacionalidade do beneficiário, campo opcional. |
PIS-PASEP | Informar o código do PIS-PASEP, campo opcional. |
CAEPF | Informar o código do CAEPF. |
CEI | Informar o código do CEI. |
Guia Endereço:
Contém as inconformações do endereço do beneficiário, pode ser cadastrado mais de um endereço informando qual é o endereço principal e de cobrança.
Guia Contatos:
Contém as informações de contato do beneficiário, pode ser cadastrado mais de um contato informando qual é principal e de cobrança sendo que entre os números de telefone e endereços de e-mail apenas um dos contatos de cada um destes grupos poderão ser de cobrança e ou principal, para os demais tipos de contato essas opções estarão desabilitadas.
Guia Anexos:
Inclusão de anexos no beneficiário.
Guia Info. complementares:
É possível cadastrar as informações complementares do beneficiário.
Guia Dados do beneficiário:
Endereço | |
Campo: | Descrição: |
Motivo de inclusão | Este campo exibe as opções de inclusão do beneficiário conforme determinado pela ANS. As opções variam de acordo com um indicador baseado na identificação de um beneficiário anterior. O sistema considera um beneficiário anterior qualquer beneficiário relacionado à mesma pessoa física que o beneficiário manutenido. Caso o beneficiário esteja excluído, a data de exclusão não pode ultrapassar a quantidade de meses de vínculo, parametrizada no programa Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastro. Quando não existe nenhum beneficiário anterior no plano. Opções de Motivo de Inclusão:
Quando existe beneficiário anterior no plano. Opções de Motivo de Inclusão:
Quando existe beneficiário anterior no plano com motivo de cancelamento diferente de 99 na ANS (Manutenção Associativa Motivo Cancelamento x ANS). Opções de Motivo de Inclusão:
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Vendedor | Informar o código do vendedor dentre os disponíveis na Representante Financeiro. |
Data de admissão | Informar a data de admissão do beneficiário na sua empresa. Obrigatório quando alterado o Grau de Parentesco de tipo de dependente para tipo de titular. |
CBO | Informar o código brasileiro de ocupação, disponível na Manutenção Cadastro CBO. |
Cobrar participação do beneficiário | Informar se o sistema gerar cobrança de participação para o beneficiário. |
Código do Funcionário | Informar o código do funcionário. Obrigatório quando alterado o Grau de Parentesco de tipo de dependente para tipo de titular. Este campo e sua obrigatoriedade citada anteriormente só serão consideradas caso esteja parametrizada na Proposta a máscara de código de funcionário. |
Cliente preferencial | Indica se o beneficiário é formador de opinião. |
Rede de atendimento | Informar a rede de atendimento relacionada ao tipo de plano. Obs.: Este campo apenas será considerado pelo sistema se o parâmetro "Utiliza Rede de Atendimento?" do programa "Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastros - VP0210O" estiver selecionado. Para mais informações referentes a esse processo, acessar Rede_de_Atendimento_HCG.ATTENDANCENETWORK. |
Data de vínculo | Informar a data de inclusão do beneficiário na operadora. |
Segmento Assistencial | Escolher um dos segmentos assistenciais padronizados pela ANS: IMPORTANTE: Durante a inclusão do beneficiário, poderá vir o Segmento Assistencial padrão setado, sendo ele o padrão do Plano ANS, ou caso não haja neste, o padrão setado no Tipo de Plano. Mesmo vindo com um valor padrão, ele poderá ser alterado. |
Grau de Parentesco DMED | Escolher qual o grau de parentesco do beneficiário. Os códigos disponíveis estão cadastrados na Manutenção_Associativa_Tipo_Plano_x_Grau_Parentesco_PR0110N |
Código Controle Unimed do Brasil | Informar o código de controle Unimed do Brasil |
Regras de Mensalidade | Informar a Regra de Mensalidade. Quando já existir uma Regra ativa e ela for alterada, são solicitados os campos:
|
Antecipação Mensalidade |
Guia Seguro Assistencial
Guia Seguro Assistencial | |
Guia disponível somente para propostas de seguro assistencial. | |
Campo | Descrição |
---|---|
Data de Inclusão no Plano | Data que o beneficiário será incluído no plano. |
Motivo de Cancelamento | Motivo de Cancelamento do beneficiário. Para o titular aparecerão todos os motivos, para os dependentes, irão aparecer todos os motivos, menos os quais indicam óbito. |
Data de Exclusão do Plano | Data que o beneficiário será inativado no plano. |
Guia Cobertura e Guia Carências
1) Coberturas São visualizados os módulos obrigatórios do beneficiário e disponibilizados os módulos opcionais que o contrato possui para seleção. 1.1) Módulos de Cobertura Obrigatórios: 1.2) Módulos de Cobertura Opcionais: Na coluna "Ações" estão disponibilizados os botões que permitem adicionar ou remover um módulo opcional para o beneficiário. Clicar e "+" para adicionar um módulo e "-" para remover um módulo. 1.3) Padrão de Cobertura: Caso o contrato aceite o padrão de cobertura, poderá ser selecionado qual o padrão que o beneficiário utilizará. Ao clicar na seta ao lado do código do padrão, serão exibidos os módulos que fazem parte do padrão de cobertura.
2) Carências Na tela "Carências" constam as informações de carência do beneficiário sobre cada módulo de cobertura. 2.1) Considerar Carência: Indica se o beneficiário possui ou não carência. 2.2) Dias de Carência: Neste campo é possível informar uma quantidade de dias de carência que será aplicada igualmente à todos os módulos do beneficiário. Caso o número informado seja positivo, será adicionado dias de carências, caso o valor informado seja negativo, a quantidade de dias será reduzida dos módulos. 2.3) Aproveitamento de Carências: Indica se deverá ser realizado o aproveitamento de carências cumpridas pelo beneficiário em outro plano. Ao ativá-lo, será exibido um campo adicional onde é possível informar a operadora origem do beneficiário, da qual estão sendo aproveitadas as carências. 2.4) Módulos de Cobertura: Apresenta os módulos de cobertura do beneficiário, indicando se possuem ou não carência, a quantidade de dias para atendimentos eletivos e de urgência, se há bonificação ou penalização e o usuário de atualização. Caso o módulo permita, podem ser configuradas carências por procedimento e/ou insumo, acessando através do botão correspondente da coluna "Ações": 2.5) Ajustar carência: Pode-se bonificar ou penalizar a carência de cada módulo. Esse processo pode ser realizado selecionando grupos de módulos pré-definidos, utilizando o parâmetro "Grupos de módulos que deseja ajustar" ou selecionando individualmente os módulos em "Módulos de Cobertura":
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Guia Repasse:
Caso a modalidade do beneficiário permita Recebimento de Repasse (campo Beneficiário Outra Unidade) e o Tipo de Plano da Proposta tenha o valor 01-Repasse no campo Movimento Recebido, são apresentadas as informações referentes ao recebimento do beneficiário da Unidade origem:
Campo: | Descrição |
Unidade de Origem | Código da Unidade Origem do beneficiário. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU), ou digitada. |
Identificação na Origem | Código do documento de identificação do beneficiário na origem. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada. |
Identificação do Responsável na Origem | Código do documento de identificação do beneficiário na origem. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada. |
Plano | Código do plano na origem. Não é considerado na importação do A100. Somente pode ser preenchido manualmente. |
Descrição | Descrição do plano na origem. Não é considerado na importação do A100. Somente pode ser preenchido manualmente. |
Data de Inclusão | Data de recebimento do beneficiário repassado. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada. |
Caso contrário, são apresentadas as informações referentes ao envio do beneficiário da Unidade destino:
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Cobrar taxa de inscrição | Indicar se haverá a cobrança de taxa de inscrição. |
Unidade de atendimento | Informar o código da unidade de atendimento do beneficiário, conforme a Manutenção cadastro Unidades. |
Data de intercâmbio atendimento | Informar a data de início de atendimento em repasse. |
Unidade de destino | Informar o código da unidade de destino do beneficiário, conforme a Manutenção cadastro Unidades. |
Data de intercâmbio | Informar a data do beneficiário para o repasse. |
Documento na unidade de destino | Informar o código da carteira do beneficiário na unidade destino. |
Via | Informar a via da carteira do beneficiário na unidade destino. |
Validade do documento | Informar a data de validade da carteira do beneficiário na unidade destino. |
Guia Medicina Ocupacional:
Quando a modalidade do contrato do beneficiário for do tipo Medicina Ocupacional (Manutenção Modalidade), a tela de manutenção de beneficiários possuirá uma aba especifica para solicitar informações referentes à medicina ocupacional:
Campo: | Descrição: |
Transação | Mudar de Setor/Função ou Retorno ao Trabalho |
Departamento | Informar o código do departamento, disponível na Manutenção Departamento Genéricos Empresas. |
Regime de Revezamento de Trabalho | Informar uma descrição para o regime de revezamento. |
Seção | Informar o código de seção do departamento, disponível na Manutenção seções Genéricas Empresas |
BR/PDH | Escolher entre: NA-não aplicável, BR-beneficiário reabilitado ou PDH-portador de deficiência reabilitado. |
Setor | Informar o código do setor, disponível na Manutenção Setores Genéricos empresas. |
Carteira de Trabalho | Informar o código da carteira de trabalho do beneficiário. |
Função | Informar o código da função, disponível na Manutenção Função empresa. |
Série | Informar a série da carteira de trabalho do beneficiário. |
CBO | Informar o código brasileiro de ocupação, disponível na Manutenção Cadastro CBO. |
Guia Campos específicos:
Campos específicos que podem ser cadastrados no programa Manutenção Campos Específicos Proposta - hvp0210y.
Guia Observações:
Tela para preencher observações gerais do beneficiário, campos para livre preenchimento:
Guia Confirmação
Irá detalhar as principais informações antes de finalizar o cadastro.
Para o opção de finalizar e liberar deve-se liberar o beneficiário para que seja faturado e para emitir o cartão de identificação e finalizar o cadastro.
Popup de Confirmação
Assim que o novo beneficiário for salvo, será aberta uma tela com as informações mais relevantes do beneficiário cadastrado e com 3 ações possíveis:
- Incluir um dependente para o mesmo titular
- Incluir um novo titular para o mesmo contrato selecionado
- Voltar para a listagem
05. CADASTRAR DEPENDENTE Âncora cadastrar_dependente cadastrar_dependente
cadastrar_dependente | |
cadastrar_dependente |
Ao clicar no botão "Cadastrar dependente" ou clicar na ação "Incluir dependente" é possível incluir um beneficiário dependente no sistema.
Caso seja selecionado um beneficiário titular ou seja utilizada a ação "Incluir dependente" a tela de cadastro já irá exibir o titular escolhido.
Caso não seja selecionado um beneficiário titular previamente ou seja necessário alterá-lo, pode ser utilizada a seleção de beneficiários titulares.
A obrigatoriedade do titular no cadastro de dependentes é parametrizado através do campo "Obriga responsável" da Manutenção de Tipo de Planos de Saúde (PR0110C).
O restante do cadastro de dependente segue o mesmo fluxo do cadastro de titular.
06. LIBERAR SELECIONADOS Âncora liberar_selecionados liberar_selecionados
liberar_selecionados | |
liberar_selecionados |
Deve-se liberar o beneficiário para que seja faturado e para emitir o cartão de identificação, para isso, deve-se selecionar o(s) beneficiário(s) na tela inicial e clicar na opção Liberar Selecionados ou utilizar a ação Liberar na linha do beneficiário. O processo de liberação é uma tarefa correspondente à operadora, portanto, o perfil de usuário com acesso externo (empresarial) não possui permissão.
Caso apenas um beneficiário seja selecionado para liberação, o sistema irá pesquisar se o mesmo está apto para unificação. Caso esteja, será emitida uma mensagem que pode redirecionar para unificação de pessoas caso o usuário queira.
Obs: Para mais detalhes, consultar a documentação sobre Unificação de Pessoas (presente nos conteúdos relacionados ao final dessa documentação)
A tela Liberar beneficiários possui três opções:
Aprovar: | Libera o beneficiário para ser faturado. Data de inclusão do plano:
Indicadores:
Carências:
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Complementar Cadastro: | Caso existam inconsistências no cadastro do beneficiário, utiliza-se a opção de complementar cadastro para solicitar a atualização cadastral. Escolhe-se o motivo de rejeição, dentre os disponíveis na Manutenção Motivos cancelamento - Genérico, e informa-se o que deve ser atualizado no registro do beneficiário. O registro ficará na situação aguardando a atualização (9) e depois deve passar pelo fluxo de liberação novamente. | ||||||||||||||||
Reprovar: | Utiliza-se esta opção, caso o beneficiário tenha que ser reprovado, ou seja, o beneficiário não deve possuir o plano (beneficiário excluído). Informa-se o código de cancelamento do cadastro, dentre os disponíveis na Manutenção Motivos cancelamento - Genérico. |
No processo de aprovação, complementar cadastro e reprovar, será gerado um CSV com as informações de parâmetros da tela e quais beneficiários foram atualizados: |
07. LIBERAR POR CONTRATO Âncora liberar_contrato liberar_contrato
liberar_contrato | |
liberar_contrato |
Permite liberar todos beneficiários pendentes do contrato selecionado. A funcionalidade das opções são as mesmas de "Liberar Selecionados"
08. REMOVER Âncora remover remover
remover | |
remover |
Essa função permite remover beneficiários dos contratos.
- Ao selecionar um titular para ser removido, o sistema carrega todos os dependentes para remover.
- Ao selecionar somente um ou mais dependentes o beneficiário titular não será removido.
A ação pode ser feita selecionando os beneficiários e escolhendo a opção Remover dentro de Outras ações, ou através da ação Remover dentro da linha do beneficiário.
Após a seleção dos beneficiários, e a escolha da opção remoção, a tela abaixo é exibida, permitindo ao usuário informar os parâmetros da exclusão:
Titular a ser removido: informações referente ao titular a ser removido.
Dependentes a serem removidos com o titular: lista das informações dos dependentes a serem removidos com o titular
Dados do cancelamento:
Motivo da remoção | Informar o motivo da remoção do beneficiário. |
Data para remoção | Informar a data de remoção dos beneficiários. |
Data de devolução da carteira | Informar a data de devolução da carteira. Utilizada como informação para que não ocorram atendimentos indevidos por parte do beneficiário, principalmente em intercâmbio. Para os dependentes, na listagem existe a opção de replicar a data de devolução que só ficará habilitada ao informar a data de devolução da carteira do titular: Para cada um dos dependentes da listagem existe a ação de adicionar uma data de devolução diferente: |
Ao cancelar último beneficiário |
|
Controlar notificações de inadimplência não emitidas | Caso o usuário tenha selecionado a opção de cancelamento do contrato, é possível indicar se deseja que o sistema verifique notificações de inadimplência não emitidas para o contrato que for cancelado, e, caso exista, o contrato não será excluído. |
Motivo da remoção dos dependentes | Informar o motivo da remoção dos dependentes do beneficiário titular. |
Observações | Adicionar informações do beneficiário ou família que esta sendo excluída. |
Conforme a configuração do motivo de cancelamento, o sistema poderá executar as seguintes ações:
- Caso o motivo de cancelamento seja de óbito (associativa entre o motivo de cancelamento genérico e o motivo da ANS, no programa Resolução ANS/RN 96/RN – 152 – Manutenção Associativa Motivo Cancelamento ANS), irá abrir o campo para informar a data de falecimento.
- Para os beneficiários com medicina ocupacional e o motivo de cancelamento diferente de óbito, irá abrir o campo para informar a data de demissão com preenchimento obrigatório:
- Caso o motivo de cancelamento seja de Demitidos/Aposentados, conforme indicador no programa Manutenção Motivos Cancelamento Genérico, será possível responder o questionário e seguir o processo de Demitidos e Aposentados. A opção "Termo de Ciência" permite realizar o upload do arquivo de termo de ciência nas ações na tela de manutenção de beneficiários:
- Caso o motivo de cancelamento obrigue auditoria, conforme indicador no programa Manutenção Motivos Cancelamento Genérico, o sistema irá gerar uma tarefa de auditoria com o detalhe dessa movimentação, e não excluirá o beneficiário, exceto se o usuário seja um Auditor de Arquivos, papel “FAU”. Nesse caso o beneficiário é cancelado normalmente. As movimentações que necessitarem de auditoria, podem ser aprovadas no programa Auditoria de Exclusão de Beneficiários;
OBS: Ao selecionar um motivo de cancelamento do titular que tenha motivo de cancelamento do dependente já parametrizado no programa "Motivos de cancelamentos Genéricos", irá bloquear o campo de motivo de cancelamento do dependente na remoção:
Documentos:
Esse processo permite que sejam anexados documentos à tarefa de exclusão de beneficiários. No entanto, a tarefa somente é criada caso necessite de auditoria, de forma que os documentos somente serão gravados nessa situação.
Informações |
---|
Ao excluir um beneficiário será gerado um arquivo CSV na Central de Documentos para cada beneficiário excluído contendo os parâmetros utilizados e o(s) beneficiário(s) selecionado(s). A geração do arquivo ocorrerá nas seguintes situações:
Exemplo do CSV: |
09. AUDITORIA DECLARAÇÃO DE SAÚDE Âncora auditoria_declaracao_saude auditoria_declaracao_saude
auditoria_declaracao_saude | |
auditoria_declaracao_saude |
Permite liberar para Auditoria de Declaração de Saúde - hvp.healthDeclaAudit o beneficiário selecionado. A opção ficará habilitada aos beneficiários que foram parametrizados para poder realizar auditoria declaração de saúde O beneficiário não pode estar com situação excluído ou liberado.
10. TERMO DE CIÊNCIA GENÉRICO Âncora termo_ciencia_generico termo_ciencia_generico
termo_ciencia_generico | |
termo_ciencia_generico |
Se não foi selecionado beneficiário: Gera o documento somente com o texto do Termo de Ciência sem preencher os dados do beneficiário. Neste caso os dados do beneficiário serão preenchidos à mão desde que as tags estejam no "RTF" do documento.
11. TERMO DE CIÊNCIA Âncora termo_ciencia termo_ciencia
termo_ciencia | |
termo_ciencia |
Se foi selecionado um beneficiário: Gera o documento com o Termo de Ciência já preenchido com os dados do beneficiário (modalidade, termo, nome, código de beneficiário e CPF), desde que as tags estejam no "RTF" do documento.
12. DEMITIDOS E APOSENTADOS Âncora demitidos_aposentados demitidos_aposentados
demitidos_aposentados | |
demitidos_aposentados |
Essa opção permite gerar um relatório conforme os filtros informados de todos os beneficiários removidos com o motivo demitidos e aposentados.
13. EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS FORA DO GRAU DE PARENTESCO/FAIXA ETÁRIA Âncora exclusao_beneficiario exclusao_beneficiario
exclusao_beneficiario | |
exclusao_beneficiario |
Ao selecionar a opção Exclusão de beneficiários fora do grau de parentesco/faixa etária. Este programa possibilita a exclusão de beneficiários que estejam fora do grau de parentesco e faixa etária coberta pelo contrato. Por exemplo, em um contrato empresarial que permite como dependentes os filhos dos titulares até 21 anos, existe um beneficiário que fez aniversário de 22 anos. Esse beneficiário está fora da cobertura do contrato e precisa ser excluído. A data de exclusão do beneficiário será o último dia do último mês faturado ou o último dia do mês que o beneficiário completa o aniversário que o exclui da cobertura.
Principais Campos e Parâmetros:
Para iniciar o processo, de exclusão, é necessário informar os parâmetros abaixo:
Campo: | Descrição |
Arquivo | Informar primeiro o relatório de acompanhamento e depois o relatório de erros. |
Parâmetro |
|
Seleção |
|
Ao realizar a busca com os parâmetros de seleção será exibido o filtro de beneficiários encontrados a partir dos dados informados, é possível informar unitariamente o motivo de cancelamento de cada beneficiário ou utilizar a opção "Marcar todos", onde o motivo de cancelamento informado será aplicado para todos os beneficiários.
A ação "Desmarcar todos" exibida após a seleção de mais de 1 beneficiário, deseleciona os beneficiários selecionados.
Campo | Descrição | ||
---|---|---|---|
Carteira devolvida | Informa se o beneficiário devolveu a carteira física. | ||
Data de devolução da carteira | Informa a data de devolução da carteira do beneficiário. | ||
Permitir que dependentes fiquem sem responsável ativo | Caso marcado poderá ocorrer a exclusão de um responsável com dependentes ativos. | ||
Motivo de cancelamento | Informa o motivo de cancelamento do beneficiário. | ||
Observações | Informa observações sobre o cancelamento do beneficiário
|
Execução
Principais campos da Execução
Campo | Descrição |
Data de Execução | Opções:
|
Agendar para | Informar a data de agendamento da execução da geração do documento de exportação de prestadores. |
Hora | Informar a hora de agendamento da execução da geração do documento de exportação de prestadores. |
Servidor de execução | Informar o servidor de execução de RPW, parametrizado pelo cliente. Obs.: O servidor de execução RPW é um produto do Framework. |
Repetir ocorrência | Informar se deseja repetir a ocorrência o qual está sendo executada. |
Diária\Mensal | Informar se a ocorrência será parametrizada como diária ou mensal. |
Repete a cada | Informar de quanto em quanto será repetida a ocorrência. |
Horário | Informar o horário que será agendado essa ocorrência. |
Até o dia | Informar até que dia será agendada essa ocorrência, sendo que ao chegar no dia parametrizado, não irá mais efetuar o processo parametrizado. |
Sempre no dia (Mensal) | Opções:
|
Dia do mês (Mensal) | Informar o dia do mês para agendamento. |
O relatório gerado referente aos beneficiários selecionados será encaminhado a Central de Documentos sendo possível a geração de 2 arquivos, 1 referente ao processo em caso de sucesso e 1 segundo relatório caso ocorra erro(s) na execução.
14. EDITAR Âncora editar editar
editar | |
editar |
Ao selecionar a opção Editar será direcionada para mesma tela especificadas na opção Cadastrar Titular.
Ao finalizar a edição do beneficiário, caso ele seja um beneficiário de Parto Coberto, e ele atinja as especificações abaixo, será gerada uma mensagem.
Especificações:
- Ser um beneficiário de Parto Coberto;
- Ter uma data de cancelamento maior ou igual ao dia atual;
- O usuário possuir o papel "FAU" (Auditor).
Será mostrada a mensagem:
- Para o caso contratante ainda não tenha efetivado o parto coberto.
Ou a mensagem:
- Caso o contratante já tenha solicitado a efetivação.
15. DETALHAR Âncora detalhar detalhar
detalhar | |
detalhar |
Ao clicar no nome do beneficiário será direcionado para tela de detalhar, onde ficarão disponíveis todas as informações cadastradas sobre o beneficiário.
Opção Outras Ações
Em outras ações, estão disponíveis ações que podem ser realizadas para o beneficiário:
Opção | Descrição | ||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Histórico do SIB | Na opção "Histórico do SIB" é apresentada uma tabela contendo as movimentações SIB para o beneficiário consultado:
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Histórico de movimentações | A opção "Histórico de Movimentações" exibe uma tabela contendo o histórico das movimentações cadastrais realizadas no beneficiário consultado, além do botão "Exportar CSV", responsável por exportar as movimentações para um arquivo no formato .csv, e disponibilizá-lo na Central de Documentos. Nos eventos que contém alterações, será exibido uma aba responsável por detalhar as alterações anteriores:
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Histórico de Documentos | Opção o qual lista o histórico de carteiras\cartão do beneficiário, indicando se ela está ATIVA ou se já foi CANCELADA. Este histórico permite o CANCELAMENTO, REATIVAÇÃO ou DEVOLUÇÃO da carteira\cartão, dependendo da situação atual do registro. Este processo é a conversão do menu MC0110K para o THF. Vide documentação técnica: DT Manutenção Documento Identificação Beneficiário | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Enviar Pré-Cadastro Unimed Brasil | Opção disponível quando usuário possuir a permissão de acesso ao menu hvp.beneficiaryRegister. Para utilização da integração, deve ser realizada a devida parametrização no programa Central de Integrações Saúde Planos (hgp.integrationsParams). Esta opção realiza a integração do beneficiário com o Pré-Cadastro da Unimed (CADBENEF), a fim do mesmo ter o atendimento liberado antes do envio periódico do PTU A1300. Somente serão enviados no Pré-Cadastro, beneficiários que estejam entre a situação 5 a 7, com data de exclusão em branco ou menor que a data atual e que a modalidade esteja configurada para envio. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Consultar espelho da carteira/cartão | Simula o cálculo das carências para e a mensagem que aparece sobre o resultado (Carência cumprida, Em Carência, etc). Parâmetros para consulta:
|
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