Passo a passo: | A função Etiquetas de Endereçamento é utilizada para emissão de etiquetas para mala direta para convênios, prestadores, fornecedores e pacientes. Importante: Para imprimir etiquetas, deve-se incluir e configurar uma estação local para impressão no TOTVS Gestão Hospitalar em Opções/Parâmetros/Parâmetros de Impressão. - No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/Etiquetas de Endereçamento.
- Na tela de etiquetas de endereçamento, selecione Etiqueta.
- No painel tipo de destinatário selecione Convênios.
- Em seguida, determine se a etiqueta será referente a um grupo de convênios ou a um convênio específico selecionando todos ou individual.
- a. Caso seja selecionado todos selecione o grupo de convênios.
- b. Caso seja selecionado individual será exibida tela para pesquisa, nesta tela informe dados do convênio e clique em Pesquisa (raio).
- Selecione o convênio e clique em OK.
- Selecione o número de colunas da etiqueta.
- Informe a quantidade de cópias desejadas.
- Clique em Imprime.
- Na tela de etiquetas de endereçamento, selecione Etiqueta.
- No painel tipo de destinatário selecione Prestadores.
- Em seguida, determine se a etiqueta será referente a uma especialidade ou a um prestador específico selecionando todos ou individual.
- a. Caso seja selecionado todos selecione a especialidade.
- b. Caso seja selecionado individual será exibida uma tela para pesquisa, informe dados do prestador e clique em Pesquisa (raio).
- Selecione o prestador e clique em OK.
- Selecione o número de colunas da etiqueta.
- Informe a quantidade de cópias desejadas.
- Clique em Imprime.
- Na tela de etiquetas de endereçamento, selecione o campo Etiqueta.
- No painel tipo de destinatário selecione Fornecedor.
- Em seguida, determine se a etiqueta será referente a todos ou a um fornecedor específico selecionando todos ou individual.
- a. Caso seja selecionado o tipo individual será exibida uma tela para pesquisa, nesta tela informe dados do fornecedor e clique em Pesquisa (raio).
- Selecione o fornecedor e clique em OK.
- Selecione o número de colunas da etiqueta.
- Informe a quantidade de cópias desejadas.
- Clique em Imprime.
- Na tela de etiquetas de endereçamento, selecione o campo Etiqueta.
- No painel tipo de destinatário selecione Paciente.
- Em seguida, determine se a etiqueta será referente a todos ou a um paciente específico selecionando todos ou individual.
- a. Caso seja selecionado o tipo todos informe a data de entrada e saída dos pacientes e selecione o convênio a qual pertencem.
- b. Caso seja selecionado o tipo individual será exibida uma tela para pesquisa, nesta tela informe dados do paciente e clique em Pesquisa (raio).
- Selecione o paciente e clique em OK.
- Selecione o número de colunas da etiqueta.
- Informe a quantidade de cópias desejadas.
- Clique em Imprime.
Essa opção é utilizada para condensar mais de um cadastro aberto para o mesmo paciente. No caso de mais de um registro para paciente, é possível definir o registro principal (definitivo) e os registros considerados repetições. - No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/Condensa Atendimentos de Pacientes.
- Informe o Nome do paciente e clique em Pesquisa.
- Selecione o paciente e clique em Definitivo.
- Clique no outro atendimento do paciente e, em Repetidos.
- Clique em Processa.
Esta ferramenta é utilizada para gerar um arquivo que será enviado ao Ministério de Saúde com dados de todos os pacientes atendidos num determinado período. - No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/Exporta Informações para Ministério da Saúde.
- Marque o campo Excluir SUS somente se as informações do SUS não devem ser geradas no relatório.
- Informe sobre qual unidade será gerado arquivo a ser enviado.
- Preencha a data (mês e ano) para geração do arquivo.
- Pressione a tecla Enter.
- Na guia Liberados para Exportar são listados todos os atendimentos realizados no hospital, conforme os filtros inseridos.
- Após selecionar os atendimentos da lista, clique em Exporta para que sejam exportados.
- Clique em Confirma
- Para não enviar determinados atendimentos ao Ministério da Saúde, assinale o campo SEL e clique em Não Liberados.
- Após conferir os registros, clique em Confirma.
- Clique na guia NÂO Liberados.
- Nesta guia são listados os atendimentos que ainda não foram liberados para envio ao Ministério da Saúde.
- Para liberá-los marque-os no campo SEL e clique em Libera.
- Clique na guia Inclui Atendimento de Outra Competência.
- Nessa guia são incluídos atendimentos de competências anteriores que não foram exportados para o Ministério da Saúde.
- A inclusão pode ser realizada de duas formas:
- Busca pelo nome ou prontuário do paciente.
- Busca pelo período (nos campos Período de/até e Escrever a data Desejada).
- Clique em Liberar para que os atendimentos sejam enviados para a guia Liberados para Exportar.
Essa opção possibilita a automatização de preenchimento de informações de CIHA (Comunicação de Internação Hospitalar e Ambulatorial) para geração de arquivo que deverá ser encaminhado mensalmente para o Ministério da Saúde com dados de pacientes (processo realizado posteriormente por meio da opção Exporta Informações para Ministério da Saúde). A partir dessa opção também podem ser editadas as informações que serão encaminhadas para o Ministério da Saúde, inserção do código de correlação SUS etc. Importante: Alguns dos erros que impedem o envio de informações ao Ministério da Saúde são: - Falta de diagnóstico principal
- Falta de número do cartão SUS(CNS)
- Falta de procedimentos
- Procedimento lançado na conta não possui correspondente no SUS.
- No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/Automatizador de Informações CIHA.
- Selecione a unidade de faturamento e o convênio correspondente aos atendimentos.
- Selecione o tipo de cliente, o período e clique em Filtrar.
- Serão listados todos os atendimentos correspondentes aos filtros. Para listar somente atendimentos com erro, marque a caixa Exibir Somente Atendimentos com Erro.
- Clique uma vez no atendimento para que nos painéis abaixo sejam exibidos os procedimentos lançados na conta do paciente, e os erros que impossibilitam a liberação dos dados do atendimento para envio ao Ministério da Saúde.
- Caso o atendimento possua erros, dê duplo clique sobre o atendimento.
- Altere ou inclua as informações necessárias e clique em Grava.
- Clique em Preenche automaticamente informações de CIHA. A cor do atendimento será alterada para verde.
Essa opção possibilita a importação das Revistas do BRASÍNDICE para atualização de itens de estoque, que estão relacionados a este índice. - No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/Importação/ Atualização BRASÍNDICE.
- Em Informações da Última Atualização são exibidos os dados da última importação/atualização realizada, informando qual a Revista e a Data da importação/atualização.
- No campo Número da Revista informe o número da revista que será importada.
- O campo Tabelas MATMED é usado para informar qual a Tabela de Matmed será atualizada. Caso seja selecionada a opção Todas, o TOTVS Gestão Hospitalar irá atualizar todas as tabelas que têm associação com o BRASÍNDICE.
- Informe a data em que a revista entrou em vigor.
- Clique no campo Elimina Dados Anteriores para excluir todos os dados BRASÍNDICE da tabela selecionada no campo Tabela de MatMed.
- Clique em Importa Dados para que o sistema faça a importação dos três arquivos (materiais, medicamentos e soluções) que foram gerados anteriormente pelo sistema do BRASÍNDICE.
- Após a importação dos dados para o sistema, clique em Atualiza Itens do Estoque para que seja efetivada a atualização do estoque.
- Marque a caixa Atualizar produto com o código TUSS para que produtos com código TUSS também serão atualizados.
- Clique em Itens Atualizados para que o sistema irá emitir um relatório com os itens de estoque que foram atualizados na última revista.
Importante: As Tabelas que forem atualizadas por meio do BRASÍNDICE deverão ser parametrizadas em Cadastros/Faturamento/Tabelas de MATMED Usadas, bem como os fatores de atualização para preços de fábrica e preços médios ao consumidor. As tabelas de MATMED usadas correspondem aos nomes das tabelas de materiais e medicamentos utilizadas pela entidade hospitalar. Cada tabela pode ser utilizada por um ou mais convênios, dependendo das particularidades de cada convênio. Essa opção é utilizada para importação das Revistas do SIMPRO para atualização de itens de estoque que, por sua vez, forem correlacionados com o SIMPRO. A Tabela SIMPRO efetua a publicação de preços de Medicamentos e Produtos para a Saúde, seu banco de dados é atualizado regularmente com informações fornecidas por indústrias, importadores e distribuidores de Medicamentos e Produtos para Saúde. - No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/Importação/ Atualização SIMPRO.
- Informe o Número de Controle, que consiste no número de controle da revista SIMPRO que será utilizada na importação.
- Informe a Tabela de MATMED que será atualizada e a Localização do arquivo do SIMPRO a ser importado.
- Informe a data de vigência, ou seja, a partir de qual data os preços novos passam a vigorar.
- Clique em Inicia para dar início a importação dos dados.
- Clique em Atualiza Preços dos Produtos e aguarde a atualização.
- Em Informações da Última Atualização são exibidos os dados da última importação/atualização realizada, informando qual a Revista e a Data da importação/atualização.
- Marque a caixa Atualizar produto com o código TUSS para que produtos com código TUSS também serão atualizados.
- Clique em Itens Atualizados para que o sistema emita um relatório com os itens de estoque que foram atualizados na última revista.
- Clique em Itens não Atualizados para que o sistema emita um relatório com os itens de estoque que não foram atualizados na última importação.
- Nessa opção é realizada a pesquisa de CID (Código Internacional de Doenças) registrados no TOTVS Gestão Hospitalar.
- No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/Pesquisa CID.
- Marque o parâmetro Tabelas SUS se for utilizada Tabela SUS para pesquisa do CID.
- No campo Item informe o nome ou código da doença que deseja pesquisar e clique em Pesquisa (raio).
- Caso não sejam informados dados na pesquisa a lista será ordenada por Código e Descrição de acordo com os códigos cadastrados.
Essa opção possibilita o reajuste das Tabelas de Preços cadastradas. A seguir, apresentaremos informações sobre os principais campos dessa opção. - No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/Manutenção de Tabelas de Preço.
- Selecione o tipo de manutenção da tabela que deseja realizar.
- Selecione o tipo de tabela em que será realizada a manutenção.
- Selecione a tabela de origem.
- Selecione a tabela de destino.
- Selecione uma das opções de filtro, de acordo com a opção selecionada, serão realizadas alterações nas tabelas.
- Selecionando a opção Total, automaticamente todos os campos da tabela serão alterados de acordo com o valor informado no campo Reajuste.
- Selecionando a opção Grupo, somente as especialidades selecionadas sofrerão o reajuste e os campos Custo operacional, Honorário e Valor total são automaticamente preenchidos com o valor informado no campo Reajuste.
- Selecionando a opção Especialidade, somente os grupos selecionados serão alterados ao se processar o reajuste. Os campos Custo operacional, Honorário e Valor total são automaticamente preenchidos com o valor informado no campo Reajuste.
- Selecionando a opção Faixa somente os itens informados na faixa inicial e final serão alterados ao se processar o reajuste. Os campos Custo operacional, Honorário e Valor total são automaticamente preenchidos com o valor informado no campo reajuste.
- Clique em Histórico Reajustes para verificar o histórico de reajustes realizados.
- Clique em Inicia para dar início a manutenção das tabelas.
- A Identificação de Faturamento Eletrônico tem a função de lançar diárias na conta de todos os pacientes internados, em uma determinada data, automaticamente.
- No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/ Identificação de Faturamento Eletrônico.
- Informe o nome do arquivo a ser localizado.
- Clique em Procura Arquivo para buscar o arquivo que foi salvo.
- Marque a caixa Criptografado caso o arquivo do convênio esteja criptografado.
- Em seguida clique em Identifica Faturamento e o sistema irá localizar a fatura referente ao arquivo informado.
Nesta opção são realizados débitos das diárias na conta dos pacientes internados em um determinado dia. Ao término do processamento será exibido o relatório dos pacientes cujos débitos excedem os depósitos. Para isso, acesse: - No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/ Débito Automático de Diárias.
- Informe a data da diária que deseja processar.
- Clique em Visualiza para verificar o relatório dos pacientes cujos débitos excedem os depósitos.
- Clique em Processa para que o sistema debite as diárias na conta dos pacientes.
Importante: A data deve ser previamente parametrizada em Opções/Parâmetros Gerais/Aba Registro e Controle/Cálculo de diárias, campo Próximo débito em. Essa funcionalidade consiste na produção de uma Declaração de Serviços Médicos e de Saúde pelo sistema que será enviado à Receita Federal. O arquivo gerado pelo sistema (dmed.txt) permite a visualização do log da geração, para avaliação pela receita federal. O sistema também gera um resumo que contém os valores pagos no período. - No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/ Gerar DMED.
- Selecione a unidade de faturamento para geração do arquivo. Os dados do arquivo serão correspondentes somente a esta unidade.
- Preencha no campo Ano Referência o ano vigente e, no campo Ano Calendário, o ano referente ao arquivo que será gerado (normalmente é o ano anterior).
- Marque a opção Retificadora somente se o arquivo a ser gerado for uma retificação a ser enviada a Receita Federal. Caso o arquivo seja retificação, informe o número do recibo a ser retificado.
- Em seguida, preencha os dados de CPF, nome e telefone.
- Para considerar somente valores baixados da Nota Fiscal, marque a caixa Considerar Valores baixados da NF.
- Clique em Executar.
- Nessa opção são realizados cadastros de controle de temperatura que são associados às áreas da instituição que requerem esse cuidado, como por exemplo Setores de Tomografia e Ressonância Magnética.
- No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários/Rotinas/Controle de Temperatura.
- Clique emIncluir (página em branco) para incluir um novo controle de temperatura.
- Informe a área em que o controle de temperatura deve ser realizado, efetuando a pesquisa por código ou descrição ou clicando em "..." e em Incluir (página em branco) para cadastrar uma nova área com controle de temperatura.
- Informe a data em que foi realizada a leitura, ou seja, a data da identificação da área que requer controle de temperatura.
- Em seguida, informe a ação que deve ser realizada para o controle de temperatura ou clique em "..." e em Incluir (página em branco) para cadastrar uma nova ação.
- Preencha os campos de Temperatura máxima e Temperatura mínima que devem ser mantidos na área.
- Preencha os campos de Temperatura atual e Umidade atual da área.
- Clique em Salvar.
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