Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

NTEGRAÇÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL DO TOTVS FOLHA DE PAGAMENTO x BACKOFFICE DO PROTHEUS 

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Construção e Projetos

Módulo:

TOTVS Folha de Pagamento

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Segmento Integração

Integração

Versão/Release:12.1.4

 

 

Descrição

Este documento contém informações da integração do TOTVS Folha de Pagamento RM com o BackOffice Protheus.

Na integração Financeira, pelo RM, não contempla o envio dos atributos "Item Contábil" e "Classe de Valor" para o Protheus.

 

Procedimento para Utilização

Instalar e Configurar EAI RM

Pré Requisitos: 
O WebService de Integração da linha RM devem ser hospedados no Microsoft IIS. Além disto, a Biblioteca RM necessita da Microsoft .NET Framework. Assim, os pré-requisitos de instalação para o EAI RM são os seguintes: 
Microsoft .NET Framework 4.0; 
Internet Information Services (IIS)

Instalar o WebService de Integração (TBC):

Execute o instalador “TOTVS Business Connect – [versão].msi” e patchs disponíveis, se houver. Este pacote cria uma aplicação no IIS e copia os arquivos necessários para a utilização dos WS.
Os WS serão instalados na porta 80 (como é a porta padrão pode ser omitida na url). E o alias de banco de dados padrão será CORPORERM. Mas o administrador do sistema deverá alterar esta e demais configurações, se desejado, editando o arquivo Web.config que se encontra no diretório de instalação RM na pasta WS_TBC.

Execução do Configurador da Integração

Acesse RM / Segmento Integrações / Aba Ferramentas / Configurar. Será apresentado um wizard de configuração do TBC. Este projeto utiliza mensageira padrão TOTVS, então selecione a opção “TOTVS Folha de pagamento RM x BackOffice Protheus” e execute o processo. 

 

Configuração da Integração

Acesse RM / Segmento Integrações / Aba Integração / Mensagem Única / Integrações. Esta interface permite incluir ou alterar um pacote de integração.

Selecione TOTVS Folha de pagamento Rm x BackOffice Protheus (Identificador = 1010) e clique em editar para alterar as configurações iniciais criadas pelo configurador (tópico 3.4).

 

Identificação

NOME INTEGRAÇÃO: Este é o nome completo da integração. Trata-se de um campo meramente informativo. 

NOME REDUZIDO: Este é o nome reduzido da integração. Trata-se de um campo apenas informativo.

SISTEMA INTEGRADO:  Este é um mnemônico que identifica a aplicação de origem e será enviado no atributo “name” da tag <Product> no XML trafegado. Ex: “PROTHEUS”.

SIGNIFICADO DE COLIGADA: Define qual o limite da identificação da coligada, se representa a companhia ou a unidade de negócio.

URL WEB SERVICE: Informe o endereço do WebService Protheus para envio de mensagens. Utilize o formato http://[servidor]:[porta]/EAIService.apw . Para verificar se o WS Protheus está disponível digite o endereço do mesmo no seu navegador (no formato http://[servidor]:[porta]), na página apresentada procure pelo texto EAISERVICE).

USUÁRIO AUTENTICAÇÃO: Informe o nome do usuário para autenticação pelo WebService.

SENHA AUTENTICAÇÃO: Informe a senha para autenticação pelo WebService.

 

 

Mapeamento de Entidades (anexo)

Aqui é possível fazer uma mapeamentos de cada entidade (cada mensagem única) que faz parte do pacote de integração. O Wizard de Configuração fará o mapeamento padrão automaticamente. Alterações só devem ser feitas com critério. Vale ressaltar que as alterações realizadas precisam ser muito bem documentadas, pois a atualização de versões e reconfiguração da integração pode substituí-las, para aplicar ajustes necessários ou até mesmo melhorias.

Caso seja necessário acrescentar uma entidade à integração que não esteja no pacote padrão, clique em Anexos e escolha “Mapeamento de Entidades”. Na tela que é apresentada informe o código ou nome da mensagem. Clique no botão reticências (...) para localizar a mensagem na lista de mensagens pré-cadastradas.

 

 

EAI – Fila de Mensagens Únicas

Acesse RM / Segmento Integrações / Aba Integração / Mensagem Única / Fila de mensagens únicas. Nesta tela serão registradas as informações de envio e recebimento de mensagens XML trafegadas pela integração. Para ver mais detalhes da mensagem trafegada de um duplo clique no registro, para detalhes de execução (erro ou sucesso) selecione o registro e clique em Anexos / Informações de execução de mensagem, neste anexo é possível visualizar a mensagem de resposta. 

 


Parametrização do Totvs folha de pagamento

Acesse RM / segmento RH / aba Ambiente / Parâmetros / Folha de pagamento. Nesse parametrizador serão registradas informações dos parâmetros de integração da folha RM com qualquer BackOffice de terceiros.

Importante: O documento em questão detalha a integração da folha da RM com o  BackOffice do Protheus.

Porém, a folha da RM está preparada para integrar com qualquer BackOffice. Para isso, basta desenvolver e mapear as mensagens no EAI da RM.

 

 

Usa integração com outros BackOffice: Este parâmetro deve ser marcado caso queira integrar a folha da RM com outros BackOffice. Se o mesmo for desmarcado, a folha será integrada com o BackOffice da RM.
Qtde. partidas contábeis enviadas por pacote contábil: Esse parâmetro armazena a quantidade de partidas contábeis que devem ser enviadas para os BackOffice. Esse parâmetro foi criado devido a uma limitação da arquitetura do Protheus em receber pacotes grandes de informações nas suas mensagens.

 

Transações/Entidades 

Mapeamento manual (cadastro de/para) 

Será necessário primeiro fazer o cadastro manualmente no Protheus e no RM e depois configurar o “de/para” de integração correspondente (RM e Protheus possuem interfaces específicas para este fim).


Empresa e Filial

O primeiro cadastro que deve ser realizado para operação dos sistemas é o de Empresa (Coligada) e suas Filiais. No RM estas entidades são cadastros comuns, mas no Protheus a Empresa e as Filias são definidas em arquivos de configuração de ambientes sendo parte da implantação do Protheus padrão.

A maioria das mensagens de integração fará referências ao cadastro de Empresa/Coligada.

Ex:

De-para RM (Empresa)

Tabela RM

GFILIAL

Chave Primária RM

CODCOLIGADA|CODFILIAL

Valor Chave Primária RM

1|2

Sistema Integrado

PROTHEUS

Valor Chave Integração

10|113

 

Obs: Nas integrações com o Protheus, será necessário cadastrar manualmente na tabela de De/Para um mapeamento da coligada para ela mesma (conforme exemplo abaixo). Esse cadastro é necessário para o correto funcionamento dos códigos de extensions criados nas integrações.

De-para RM (Empresa)

Tabela RM

GCOLIGADA

Chave Primária RM

CODCOLIGADA

Valor Chave Primária RM

1

Sistema Integrado

PROTHEUS

Valor Chave Integração

1


Nesse projeto não está sendo contemplado o sincronismo automático de empresas e filiais.
Obs: Em integração específicas com o Protheus, no cadastro de “de/para” o campo “Tabela RM” deve ser preenchido com a tabela “GFilial” para buscar a coligada, conforme exemplo acima.

 

Tipo de Documento

Esse projeto não contempla o sincronismo automático de tipos de documentos. Portanto, o cadastro dessas informações deve ser feito manualmente no RM e no Protheus e o cadastro dos “de/para” devem ser feitos manualmente em ambos os lados.

A mensagem contendo dados de lançamentos financeiros fará referência aos tipos de documentos cadastrados.

De-para RM (Empresa)

Tabela RM

FTDO

Chave Primária RM

CODCOLIGADA|CODTDO

Valor Chave Primária RM

1|0001

Sistema Integrado

PROTHEUS

Valor Chave Integração

10|1

 

Mensagens de recebimento (Protheus -> RM)

Já os cadastros a seguir devem ser feitos somente no BackOffice Protheus e sincronizados para o RM, via integração. No RM esses cadastros devem ser configurados para  “somente leitura” no módulo de segurança. 

 

Fornecedor

As configurações iniciais desta integração criará um parâmetro chamado “RH_CLIFORAUTOINC” que irá definir se utiliza Auto incremento ou não para o campo “FCFO.CODCFO”. Caso o parâmetro não seja “De auto incremento”, a máscara do código do Cliente/Fornecedor deve ser configurada de acordo com a máscara do cliente/fornecedor enviada pelo Protheus:

Ex: “QQQQQQQQ”. [permite qualquer caractere limitado a 8 posições].

Caso o parâmetro seja de “auto incremento”, a máscara deve ser definida como “” (vazio) e o parâmetro do financeiro “Usar código sequencial (se máscara for numérica)” deve ser marcado.

Além de fornecedor, é possível integrar o cadastro de clientes (que no Protheus é um processo separado). Para isso basta cadastrar o adapter para a rotina de Cliente da mesma forma que foi cadastrado o adapter de Fornecedor.

 

Centro de Custo

As configurações iniciais desta integração criará um parâmetro chamado “RH_ CENTROCUSTOAUTOINC” que irá definir se utiliza Auto incremento ou não para o campo “GCCUSTO.CODCCUSTO”. Caso o parâmetro não seja “De auto incremento”, a máscara do código do Centro de custo deve ser configurada de acordo com a máscara do centro/custo enviada pelo Protheus:

Ex: “QQQQQQQQ”. [permite qualquer caractere limitado a 8 posições].

Caso o parâmetro seja “De auto incremento”, o Código do Centro de Custo no RM será gerado a partir da tabela GAUTOINC, sempre ignorando o código informado na mensagem única. Nesse caso, o parâmetro “Máscara do Centro de Custo” deve ser preenchido como “QQQQQQQ” [qualquer caractere].

 

Banco

O Banco, Agência, Conta Corrente e Conta Caixa devem ser cadastrados no BackOffice Protheus e sincronizados para o RM.
O BackOffice Protheus possui apenas uma tabela que contém todas as informações Código do Banco, Nome, Agência, Conta, entre outros.
Agência é um anexo da visão de Banco, assim como Conta Corrente é um anexo da visão de Agência. Na Linha RM são tabelas independentes: Banco (GBANCO), Agência (GAGENCIA), Conta Corrente (FCONTA) e Conta Caixa (FCXA). Com isso, a exclusão da entidade banco no Protheus, reflete na exclusão de uma Conta caixa, conta, agencias e banco no Lado RM.
As configurações iniciais desta integração criará um parâmetro chamado “RH_ CONTACAIXAAUTOINC” que irá definir:
Se desmarcado: O Código da “Conta / Caixa” no RM será sempre o número da conta bancária  enviada na mensagem;
Se marcado: O Código da conta caixa no RM será um valor a partir da tabela GAUTOINC, sempre ignorando o número da conta bancária enviada na mensagem única. 


Plano de Contas

Está disponível no Rm um campo chamado “NATSPED” conforme print abaixo. Esse campo informa para o sped a natureza da conta (se é uma conta de ativo, passivo,  patrimônio líquido, contas de resultado, contas de compensação). Esse campo não será transferido na mensagem pois o mesmo deve estar somente no BackOffice.

Porém, esse campo é obrigatório para inclusão da conta contábil no RM. Sendo assim,iremos gravar o valor de valor “01 – Não informado” somente para permitir a gravação. O mesmo não será utilizado pelo RM Labore.

 

 

A máscara parametrizada da conta contábil no RM é validada no processo de inclusão da conta contábil. Portanto, o parâmetro de máscara contábil deve ser cadastrado de acordo com o formato do código da conta a ser enviado pelo Protheus. Caso o Protheus não envie máscara no seu código de conta (ex: 1011214), então o parâmetro “Não utiliza máscara nas contas” deve ser marcado. Caso contrário, ocorrerá um erro no processo de inclusão da conta.


Histórico Padrão

No primeiro momento não será implementada no lado do Protheus a sincronização via mensageria das informações de histórico padrão.
No lado RM,  a rotina já está preparada para recebê-la quando a mesma for implementada pela equipe Protheus.

 

Período Contábil

No processo de integração, o lado RM atualizará as datas de período contábil sempre de acordo com a menor data inicial e a maior data final enviada pelo Protheus. No Protheus, essas informações são armazenadas em um cadastro, e no RM essas informações são armazenadas nos parâmetros, sendo assim, teremos espaço para armazenar somente uma dataIncial e uma dataFinal. 


Processo de envio de mensagens

          Lançamentos financeiros

                        Cadastros financeiros 

Tipo de documento: as informações de “tipo de documento” devem ser cadastradas na tela abaixo e mapeadas manualmente no cadastro de “De/para” de acordo com os tipos de documentos correspondentes do Protheus.

Parâmetros: Parametrização dos lançamentos financeiros

• Pasta [identificação]


Tipo Documento: Informação recuperada da tabela de “FTDO - tipos de documentos”.
Cód.Fornecedor:  Informação recuperada da tabela de “FCFO – cliente/fornecedor”. Dados dessa tabela devem ser enviados pelo Protheus.


Tipo contábil: esse campo ficará desabilitado pois a geração contábil do lançamento financeiro ficará sob responsabilidade do backOffice Protheus.
Global: esse campo ficará desabilitado pois os dados da conta caixa são enviados por coligada;
Conta caixa: Informação recuperada da tabela de “FCXA – conta caixa”. Dados dessa tabela devem ser enviados pelo Protheus.
Tabelas opcionais: ficarão desabilitadas nesse tipo de integração visto que o Protheus não as utiliza.
Rateio do fluxo de caixa: esse campo ficará desabilitado. Será criado um parâmetro de integração para preenchimento de um default de natureza financeira. 

Obs: Esse default será enviado para o Protheus. No RM a natureza financeira é gravada no rateio de centro de custo, e no Protheus essa informação fica no próprio lançamento. 


Geração dos lançamentos financeiros




Usar Conta/caixa do cliente/Fornecedor:
Essa opção ficará desabilitada, pois a conta caixa não é enviada para o cliente/fornecedor na mensageria padrão.
Conta caixa Global: Essa opção ficará desabilitada, pois a conta caixa é enviada por coligada.
Gerar lanctos bloqueados para alteração:  Essa opção deve ser desabilitada, pois os lançamentos gerados para o Protheus não estarão bloqueados para alteração.
Gerar lanctos rateados por departamento: essa opção ficará desabilitada, pois não haverá rateio por departamento.
Gerar lanctos rateados por centro de custo: em caso de integração com backoffice de terceiro, essa opção sempre ficará habilitada


Integração dos lançamentos financeiros

Acesse RM / segmento RH / aba Encargos / Grupo Financeiro / Lançamentos / Lançamentos(RM Labore).

Serão listados dados de financeiro gerados pela folha. Até esse momento as informações ainda não foram enviadas para o BackOffice de terceiro (diferentemente da integração da folha  com o BackOffice da RM cujo dados são enviados automaticamente). Ao executar o processo de “Integração financeira com outros BackOffice”, as informações de financeiro geradas pela folha serão enviadas automaticamente para o BackOffice conforme configuração da mensagem única.

O status do processamento da mensagem poderá ser consultado no anexo “Informações de processamento”.

Ao executar o processo "Excluir Lançamento Financeiro Labore/BackOffice", será enviado uma mensagem única de delete para o BackOffice, se o retorno for positivo o lançamento também será excluído no RM.


Lançamentos Contábeis

     Cadastro Contábeis

 Alteração de Máscara: ficará desabilitada pois a alteração na máscara de conta será feita somente no backOffice.

 

Cadastros gerenciais: Todas as opções do menu “Cadastros gerenciais” serão desabilitadas, visto que, não faremos a integração gerencial com o BackOffice do Protheus.

 

Período para manutenção de lançamentos: Essa opção ficará desabilitada as datas dos períodos contábeis serão enviadas pelo Protheus;


Solicitação de tarefa e tarefas: ficará desabilitado para o usuário pois a manutenção de lotes será feita pelo Protheus.

 

Lançamentos (RM Saldus): ficará desabilitado pois os lançamentos contábeis gerados pela folha não serão integrados com o RM Saldus.

 

Lançamentos (RM Labore): ficará habilitado para visualização dos lançamentos contábeis gerados pelo processo de contabilização. Será incluído nessa visão um menu para disparar o “processo para exportação dos dados contábeis para os backoffice de terceiro”.

 

Integrar lote contábil com o Saldus: ficará desabilitada pois os lançamentos contábeis não serão exportados para o RM saldus.


Integração dos lançamentos contábeis

Acesse RM / segmento RH / aba Encargos / Grupo Contabilização / Lançamentos / Lançamentos(RM Labore).

Serão listados dados de lançamentos contábeis gerados pela folha. Até esse momento as informações ainda não foram enviadas para o BackOffice de terceiro (da mesma forma que acontece atualmente com a integração com o BackOffice da RM). Ao executar o processo de “Integração contábil com outros Backoffices”, as informações de contabilidade geradas pela folha serão enviadas automaticamente para o BackOffice conforme configuração da mensagem única.

O status do processamento da mensagem poderá ser consultado no anexo “Informações de processamento”.

Ao executar o processo "Excluir Lançamento Contábil Labore/BackOffice", será enviado uma mensagem única de delete para o BackOffice, se o retorno for positivo o lançamento também será excluído no RM.

 

A informação do “Código do Lote” [BatchNumber] será utilizada como identificador do lote contábil enviado para o Protheus.

No Protheus o campo referente ao BatchNumber tem a limitação de 6 caracteres, sendo que no RM o campo é do tipo int32 no qual suporta valores até 2.147.483.647. Então hoje para o correto funcionamento da integração o código do lote do RM enviado pode conter no máximo 6 caracteres.

Para garantir a integridade dos dados no Protheus já que o processo de contabilização no RM Labore poderá ser executado diversas vezes, será enviada uma mensagem do RM Labore para o Protheus excluir todos os registros contábeis do lote (somente em caso de já existir um mapeamento para o lote em questão no lado RM), e somente após isso, ocorrerá o envio das mensagens de inclusão de lançamentos. Caso ocorra algum erro no envio de algum pacote contábil, o Rm enviará uma mensagem de exclusão do lote em questão.

 


IMPORTANTE: as mensagens contendo os dados da contabilização serão enviadas de forma síncrona, ou seja, será enviada uma mensagem por vez. A mensagem seguinte somente será enviada se a mensagem anterior estiver com status de sucesso no seu processamento. Sendo assim, o receptor da mensagem deverá também trabalhar com o conceito de mensagem síncrona. Ou seja, antes dele enviar à resposta (ResponseMessage) a mesma deve ser processada pelo receptor. Isso para evitar que a mensagem de exclusão seja processada depois de alguma inserção já realizada.

Obs: As mensagens contábeis enviadas serão divididas em pacotes devido a uma limitação no recebimento das mesmas. Será criado um parâmetro no RM Labore para o usuário informar a quantidade de partidas que deverão ser enviadas em cada pacote. 

O processo de envio de pacotes acontecerá no seguinte esquema:

1)Será enviada uma mensagem de “exclusão de lote” (somente em caso de já existir uma sincronização do RM com o Protheus do lote em questão, ou seja, se existir um mapeamento para o lote na tabla de De/para). Essa mensagem possuirá somente informações do lote (cabeçalho). Nenhuma partida será enviada nessa mensagem. No campo “TotvsMessage/BusinessMessage/BusinessEvent/Event” será enviada a informação de “delete”.

O Protheus deverá receber essa mensagem e excluir o lote e as partidas contábeis gravadas. 

2)Serão enviadas mensagens contendo os dados dos pacotes contábeis. Essas mensagens possuirão informações do lote (cabeçalho) e das partidas contábeis. No campo “TotvsMessage/BusinessMessage/BusinessEvent/Event” será enviada a informação de “upsert”. Caso ocorra algum erro no envio de algum pacote, os pacotes restantes não serão mais enviados, e uma mensagem de exclusão de lote será enviada logo a seguir.

 

Permissão de usuário

        Lançamentos Financeiros

Acesse RM / segmento Globais / aba Segurança / Perfis.

 

Na edição de perfil, aba “Acesso a Menus” localize na árvore de tags o recurso em questão:

[Folha de Pagamento / Encargos / Financeiro / Lançamentos / Integração financeira com outros BackOffice]. Através dessa permissão, o usuário do perfil terá condições de executar o processo de envio de dados financeiros para o BackOffice de terceiros.

 

Lançamentos Contábeis 

Acesse RM / segmento Globais / aba Segurança / Perfis.

Na edição de perfil, aba “Acesso a Menus” localize na árvore de tags o recurso em questão:

[Folha de Pagamento / Encargos / Contabilização / Lançamentos / Lançamentos (RM Labore) / Integração contábil com outros BackOffice]. Através dessa permissão, o usuário do perfil terá condições de executar o processo de envio de dados contábeis para o BackOffice de terceiros.

 

 

Baixa de “Título a Pagar” no Protheus que teve Origem na Folha RM, quando indevido.

No Protheus Financeiro, criar um novo motivo de baixa que não impacte na “Movimentação Financeira” conforme imagem abaixo.

Local para criação do motivo.

Financeiro / Miscelânea / Arquivos / Tabela de Motivos de Baixa

Criar com o código alfa numérico, exemplo “RM“-  Descrição “Título Origem RM”

O usuário do financeiro deverá fazer a baixa do título apontando para este motivo.

O título não impactará na movimentação financeira da empresa. 

Posteriormente, quando a implementação do “Cancelamento do título” pelo RM estiver liberada ao mercado, o usuário poderá excluir estes títulos.
Basta cancelar a baixa com a sigla criada pelo usuário e com o título “Em aberto” poderá excluí-los pelo processo que será disponibilizado no RM.


Como proceder no RM para que o Lançamento Financeiro cancelado não fique visível na visão.

1 - Acessar a visão de lançamentos financeiros

2 - Clicar em filtro e criar um novo filtro com a descrição sugerida pelo usuário ou “Lançamentos financeiros Ativos” 

 

3 -  Selecionar o campo ‘Id.Financeiro’ e do lado direito selecionar o operador NOT IN (Valores)
Selecionar os lançamentos financeiros cancelados e clicar no botão ‘adicionar’.
Sempre que cancelar um lançamento deverá adicionar o id financeiro neste filtro.

 

4 -  Sugestão:  Marcar à opção “Sempre usar este filtro ao abrir a visão’.

Desta forma, sempre que entrar na visão,  o filtro criado será selecionado não exibindo os lançamentos cancelados. 

 

5 - Outra sugestão é colocar o filtro como Global, para que todos os usuários tenham acesso ao filtro.

Basta clicar com o botão direito sobre o filtro e marcar a opção “Filtro global”.

Desta forma, o filtro será habilitado como global para qualquer usuário ter o acesso.