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Instrução de Cobrança

Produto:

Microsiga Protheus
 

Versões:

P11.8

Instruções:

Envio de instruções de cobrança bancaria.

 



O sistema disponibiliza o envio de instruções via

Cnab,

CNAB para os títulos que já estão em

cobrança eletrônica bancária,

borderô e que foram

gerados pela opção "Arquivo Cobranças",

enviados para o banco sem com isso gerar um

Novo

novo borderô.

Assim, quando seja necessário alterar

Ao realizar uma alteração de vencimento e/ou valores em um título que

já foi

ja tenha sido enviado ao banco,

utilizando a opção

"Alterar" da rotina "Contas a Receber", o sistema automaticamente identifica e disponibiliza na

Barra de ferramentas o botão "Incluir instruções de cobrança", e ao utilizá-lo, registrará os

Dados da instrução de alteração que se deseja enviar ao banco.

A geração do arquivo com as novas instruções se faz pela rotina "Instr. Cobranças"

o sistema permite ao confirmar essa alteração que seja vinculada a essa alteração uma ocorrência para ser utilizada posteriormente para gerar o arquivo de instrução de cobrança. O sistema permite vincular essa ocorrencia tanto ao confirmar a alteração quanto clicar em Ações Relacionadas > Instr. Cobranças.


Dessa forma, essas novas instruções ficarão registradas na tabela "FI2

- Ocorrências CNAB

" e

Somente

somente serão geradas no arquivo que será enviado

,

enquanto estiverem pendentes de envio

(FI2_GERADO = 2 - Não) ou quando na rotina "Geração de Arquivo de Instruções"

,

(FINA151) o parâmetro de configuração "Mostra já gerados?" Estiver configurado como "Sim".

 

       Procedimentos

 

Para


Procedimentos para gerar o arquivo de instrução de cobrança:

 

Em Títulos a Receber, selecione a opção "Alterar", disponível no menu.

Selecione o título desejado, e para informar as instruções de cobrança, utilize o botão "Incluir

Instruções de Cobrança" disponível na barra de ferramentas.

 

Caso esse botão não seja utilizado e se o título já foi enviado ao banco, qualquer alteração feita em um dos campos, fará com que o sistema exiba automaticamente a tela para a inclusão de instruções. Se o campo alterado não terá uma instrução de cobrança, o código da instrução deverá ficar em branco.

 

 Após a informação e verificação dos dados, confirme.

 Agora selecione a opção "Gera Arq. Instr.Cob." no menu principal.

 

Preencha os parâmetros solicitados,

No menu Comunicação Bancária > Instrução de Cobrança - preencha os parâmetros solicitados conforme orientação do help, com a devida atenção

aos

as seguintes perguntas:

 

Arquivo Config. - informe o nome do arquivo de configuração. Este é o arquivo onde foram gravadas as configurações de parâmetros do CNAB no ambiente Configurador.

Arquivo de Saída - informe o nome do arquivo de envio, seguindo a orientação do banco, ou criando um critério próprio.

Confira os parâmetros e confirme.

 


No menu, selecione a opção "Gerar Arquivo" e se exibirão as ocorrências que serão enviadas.

Selecione e confirme.

Neste momento será gerado o arquivo cujos títulos tenham instruções cadastradas, conforme os parâmetros fornecidos.

O arquivo estará disponível no diretório "\System\"

ou em equivalente e para envia-lo, deve ser copiado ou então direcionar o aplicativo de transmissão a esse diretório.

 


O código da instrução que deverá ser utilizado no arquivo de configuração é o campo "Cód.Ocorrênc." (E1_OCORREN) do Cadastro de Contas a Receber, atualizado a cada ocorrência cadastrada para o título na tabela "FI2".

O sistema dispõe do Ponto de Entrada "DEFFI2", disponível como Userfunction padrão (programa personalizado) , adaptável a necessidades distintas que associa o código da instrução conforme a alteração efetuada, sem que seja necessária intervenção manual.

 

 

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