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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Obras e Projetos

Módulo

Contratos

Segmento Executor

Construção e Projetos

Projeto1

CPTOP001

IRM1

CPTOP001-3

Requisito1

CPTOP001-4

Subtarefa1

CPTOP001-55

Chamado2

Não se aplica.

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

Migração da funcionalidade de Liberação de Período de Contrato para o ambiente Web utilizando o TOTVS HTML Framework.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio 

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

TOTVS HTML Framework 

O TOTVS | HTML Framework foi concebido para tratar apenas a camada de interface das aplicações, confiando que os produtos por trás da interface irão conceder a infraestrutura e a implementação mínima dos serviços para utilização do Framework. 

 Ela tem como objetivo:  

      • Fornecer uma Infraestrutura de componentes visuais e de serviços (de interface) HTML5;
      • Prover uma IDE de desenvolvimento HTML5, baseada no TDS (TOTVS Developer Studio);
      • Disponibilizar um Template de CRUD responsivo com respectivo acelerador no TDS, baseado em Serviços providos pelos produtos;
      • Estruturar um ambiente de desenvolvimento compatível com o Fluig e que possa ser utilizados por todos os produtos TOTVS. 

A arquitetura pode ser resumida de acordo com a imagem a baixo: 

Image Added 

Mais informações sobre o TOTVS HTML Framework: tec:TOTVS

Fluig 

No mundo dos negócios, onde as empresas precisam ter controle sobre suas operações e, ao mesmo tempo, agilidade para atender aos diversos processos que acontecem simultaneamente, a forma de interação mudou. A comunicação e os procedimentos são determinados, mas não rígidos, e a única constância é justamente a mudança e tudo precisa estar em nossas mãos. 

Entendendo a mudança no comportamento dos indivíduos no ambiente corporativo e as demandas tecnológicas, a TOTVS criou a plataforma fluig com o objetivo de centralizar em uma única tela todos os processos, documentos e sistemas com um único login em uma interface de comunicação colaborativa. 

Em resumo Fluig é uma plataforma de produtividade e colaboração que unifica a gestão de processos, documentos e identidades. 

Image Added 

Mais informações sobre o Fluig nos links:  

Liberação de Período de Contrato

É a liberação do período de contrato que pode ser para pagamento, suprimento ou somente sinalizar o fim do período. 

Pré-Requisitos para realizar Liberação de Período de Contrato no TOTVS HTML 

    • Ter um contrato criado.
    • Ter itens ou objetos associados.
    • Ter Períodos gerados para o contrato.
    • Ter Períodos medidos

Detalhes da Liberação de Período de Contrato 

Para a funcionalidade de Liberação de Período de Contrato do TOTVS Obras e Projetos existem páginas Web utilizando o TOTVS HTML Framework.

Uma vez que as páginas Web forem desenvolvidas, estas serão inseridas na plataforma Fluig para que o usuário possa ter um acesso mais ágil e prático da funcionalidade.

O acesso à Liberação de Períodos se dá através das páginas de "Medição de Item de Contrato" e "Consumir Objetos do Contrato" e está disponível em cada período do contrato nas seguintes opções (Protótipo 01):

      • Liberar para Suprimento/Faturamento (esta funcionalidade está detalhada em um outro documento);
      • Liberar para o TOTVS Obras e Projetos;
      • Liberar para o Financeiro.

A página de Liberação de Período de Contrato contém três abas distintas:

      • TOTVS Obras e Projetos (Protótipo 02): 
        • Valor da Medição:
          • % reajuste: Percentual que pode ser informado para reajustar a medição do período na liberação;
          • Com reajuste: Valor da liberação aplicado o percentual de reajuste;
          • Sem reajuste: Valor se o reajuste aplicado;
          • Valor Retido/Deduzido no Período: Valor total da retenções e deduções no período. Este campo estará habilitado somente se não existirem deduções ou retenções, e no caso de existir os valores e percentuais devem estar zerados;
          • Valor Retido no Item:Valor da retenção informada na medição do período;
          • Valor Retido Total:Valor da soma da retenção informada na medição do período e da retenção informada na liberação do período;
          • Total da Liberação: Valor total da medição adicionando o reajuste e subtraindo a retenção.
        • Reajustes: Uma tabela com um cadastro de reajuste informado no cadastro do contrato;
        • Deduções: Utilizado para informar os tipos e valores de deduções do período. Existe, também, a opção para informar os produtos faturados à dedução onde a dedução deverá ser associada (Protótipo 04);
        • Retenções: Utilizado para informar os tipos e valores de retenções do período;
        • Campos Complementares: Possui os campos complementares cadastrados no Menu Cad. Gerais | Campos Complementares | Detalhamento Medição. (Não disponível nesta versão);
        • Observação: Observação da liberação.
      • Integração Financeiro (Protótipo 03): Esta aba somente estará disponível se o projeto estiver integrado com o Financeiro RM e não integrado com o Financeiro Protheus
        • Identificação;
          • Código Cliente/Fornecedor: Permite informar o Cliente ou Fornecedor em questão, o cliente/fornecedor do contrato é automaticamente exibido.
          • Tipo Contábil: Permite informar qual o tipo contábil do Lançamento que será gerado no Financeiro. 
          • Tipo Documento: Permite informar qual o tipo de documento do Lançamento que será gerado no Financeiro.
          • Conta Caixa: Permite informar qual a conta caixa do Lançamento que será gerado no Financeiro.
          • Tipo de Lançamento: Permite informar o tipo do Lançamento que será gerado no Financeiro (Rateio de Centro de Custo e Rateio de Departamento).
          • Gerar Lançamento no Financeiro com Rateio de Centro de Custo;
          • Gerar Lançamento no Financeiro com Rateio de Departamento;
        • Campos Opcionais de Valores: Permite informar os valores dos Campos Opcionais de Valores parametrizados no Financeiro;
        • Datas Opcionais: Permite informar as datas parametrizadas no Financeiro;
        • Tabelas Opcionais: Permite informar as tabelas opcionais parametrizadas no Financeiro;
        • Campos Opcionais Alfa: Permite informar os campos opcionais Alfas parametrizados no Financeiro.
      • Suprimento/Faturamento: esta funcionalidade está detalhada em um outro documento.

Além das abas citadas, a página de liberação contém a Data de Liberação, a opção de apenas Salvar as informações sem liberar o período, nesse caso apenas as informações da aba "TOTVS Obras e Projetos" serão salvas e a opção de liberar o período com todas as opções selecionadas. Se o período já estiver liberado a mensagem "O período selecionado já se encontra liberado." será exibida na parte superior da página e apenas a opção de Voltar estará disponível.

Cancelar Liberação do Período

A funcionalidade de Cancelar Liberação do Período também está disponível nas páginas de "Medição de Item de Contrato" e "Consumir Objetos do Contrato" juntamente com as opções de liberação. Ao selecionar essa opção uma pergunta será exibida, questionando se realmente o cancelamento é necessário, onde ao confirmar, a liberação do período será cancelada.


 

Image Added  Importante:

 
  • A opção de campos complementares existente no processo de Liberar Período da MDI, não será implementado nesta versão, pois depende de uma rotina a ser desenvolvida no TOTVS HTML Framework para criação dos mesmos.

Protótipo de Tela

Protótipo 01

Opções de Liberação de Período

Image Added

Protótipo 02

Aba TOTVS Obras e Projetos

Image Added

Protótipo 03

Aba Integração Financeiro

Image Added


Protótipo 07

Produtos Faturados à Dedução

Image Added

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX


 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.