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LOGSARA01-460 -

Melhoria no

cadastro

Cadastro de

complemento mínimo

Complemento Mínimo de

tarifa

Tarifa

Características do Requisito

Linha de Produto:

SARA

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

Faturamento

Rotina(s):

Cadastro de Itens de Tarifa (itens faturáveisItens Faturáveis)

Cadastro de Tabela de Tarifas (lançamento Lançamento do Complemento Mínimo)

Cálculos do Faturamento com Com Complemento Mínimo

Função de retorno Retorno de valores Valores dos operandos Operandos de cálculo

Cadastros Iniciais:

Não se aplica.

Cálculo

Parâmetro(s):

UTILIZA_MAPSELECT2_RETORNA_VALOR_OPERANDO:

Identifica se na função Retorna Valor Operando, o sistema ira considerar considerará o caminho do pré-calculo, quando o caminho o caminho do documento de saída ou DA for NULO for Nulo ou ZERO Zero.

Valores possíveis: S/N.

Ponto de Entrada:

Não há.

Chamados Relacionados

Não há.

Requisito (ISSUE):LOGSARA01-460

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQLServerSQL Server

Tabelas Utilizadas:

SARA_DB..tab_tar_valor_comp_min

SARA_DB..tab_tar_valor_comp_min_val

SARA_LOG..tab_tar_valor_comp_min

SARA_LOG..tab_tar_valor_comp_min_val

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Descrição

No Módulo Faturamento , foram efetuadas algumas melhorias para facilitar o cadastro de itens e tabela de tarifas relacionados ao complemento mínimo, bem como, ajustar a função que retorna os valores de operandos para não considerar o caminho 2 (pré-cálculo), quando o valor do caminho 1 (Documento de saída normal) for igual a0 (zero).

Resumo das alterações no módulo Faturamento:

1.  Alterado o

cadastro

Cadastro de

tabela

Tabela de

tarifas referente

Tarifas Referente ao

lançamento do complemento mínimo

Lançamento do Complemento Mínimo:

Antes deste desenvolvimento, para efetuar o cadastro do complemento mínimo no item da tabela de tarifas ,  era necessário um cadastro era necessário o cadastramento prévio de complementos mínimos por fórmula, gerando dificuldade para o no cadastro e também uma quantidade enorme quantidade significativa de registros obsoletos com o passar do tempo.

Agora o usuário passou a ter duas formas de cadastrar existem duas formas para cadastrar o complemento mínimo para Itens os Itens da Tabela de Tarifas:

  • Forma antiga: cadastrando
    Cadastrar previamente o Faturamento Mínimo Fórmula (Menu Cadastro > Faturamento Mínimo > Cadastro / Faturamento Mínimo / por Fórmulas) e apenas informando seu código na , na tela de Cadastro de Tabelas de Tarifa - Itens - Complemento Item Tarifa, informar apenas o seu código.
  • Forma nova: informar a
    Informar, diretamente na tela de Cadastro de Tabelas de Tarifa - Itens - Complemento Item Tarifa, a fórmula, os valores e as taxas, o serviço (em caso de desvio), se é cálculo imposto e cálculo de carga perigosa, diretamente na tela de Cadastro de Tabelas de Tarifa - Itens - Complemento Item Tarifa. 
    Nessa Nesta nova forma, os valores informados são armazenados em duas tabelas novas criadas para este fim (tabelas tab_tar_valor_comp_min e tab_tar_valor_comp_min_val).

Image Added

 

A rotina de processamento de cálculo foi alterada para atender as duas formas de cadastro do complemento mínimo, a antiga e a nova.

 

 

2.

Alterar

  Alterado o

cadastro

Cadastro de Itens de Tarifa Permitindo a Ordenação e o Agrupamento na Grade de Registros:

Alterada itens de tarifa permitindo ordenação e agrupamento na grade de registros.
Alterar a grade de registros do cadastro de itens de tarifa, permitindo a ordenação, os filtros e o agrupamento de registros.Incluir

Incluído um botão para permitir exportar os dados do grid para EXCELExcel.

 

Image Added

 

3.

Alterar

  Alterada a

função

Função de

retorno

Retorno de

valores dos operandos para ignorar ou não o caminho

Valores dos Operandos Para Ignorar ou Não o Caminho 2 (pré-

calculo

cálculo)

quando

, Quando o

retorno

Retorno do

caminho

Caminho 1 (Documento de saída normal) for igual a ZERO,

conforme parametrização

Conforme Parametrização.

Atualmente Antes deste desenvolvimento, no processo de cálculo de faturamento , a função que retorna os valores dos operandos está calculando estava utilizando para cálculo a regra do caminho do pré-calculo, quando o resultado do caminho referente ao documento de saída ou DA resultava em um valor Nulo ou Zero.

Agora foi criado resulta um valor NULO ou ZERO.
Criar um parâmetro para parametrizar identificar o tipo de cálculo dos operandos (UTILIZA_MAPSELECT2_RETORNA_VALOR_OPERANDO). Este parâmetro deverá indicar se será considerado o caminho do pré-calculo, quando o caminho do documento de saída ou DA for NULO Nulo ou ZERO. Zero.

O funcionamento da função que Retorna o Valor dos Operandos passou a ser da seguinte forma:

  • Se o parâmetro estiver desligado, o sistema
irá retornar
  • retornará sempre o valor do caminho selecionado, mesmo o valor sendo
nulo
  • Nulo ou
zero
  • Zero.
  • Em caso de valor
NULO
  • Nulo ou
BRANCO
  • Branco, o sistema resultará sempre o valor
ZERO, hoje a rotina atual já faz essa validação
  •  Zero.
  • O
valor DEFAULT
  • valor padrão para o parâmetro
deverá ser DESLIGADO.
  • é desligado ("N").

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

 

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 No Módulo Sistema / Cadastro / Parâmetros, configurar o parâmetro UTILIZA_MAPSELECT2_RETORNA_VALOR_OPERANDO.

 

Procedimento para Utilização

Roteiro Para Testes da Rotina

Identificação dos casos de testes

:

1.

Alterar

  Alterado o cadastro de

tabela

Tabela de

tarifas referente

Tarifas referentes ao lançamento do complemento mínimo

.

:

a. No Módulo

Faturamento > Cadastro > Faturamento Mínimo >

Faturamento / Cadastro / Faturamento Mínimo / Por Fórmulas,

cadastrar

 cadastre uma ou mais configurações de faturamento mínimo.

Obs.

    Observação: utilize, de preferência

utilizar fórmulas

, fórmulas que usem mais de uma taxa ou valor.

b. Para uma tabela de tarifa/item de tarifa,

registrar

registre o complemento mínimo.

Efetuar

Pode-se efetuar o cadastro de duas formas:

  • Utilizando o modo
atual,
  • antigo: informando o campo
“Faturamento
  • Faturamento Mínimo
Fórmula”
  • Fórmula.
  • Utilizando o modo novo implementado
, deixando
  • : deixe o campo
“Faturamento
  • Faturamento Mínimo
Fórmula”
  • Fórmula vazio e
preenchendo
  • preencha diretamente a fórmula, os valores, o serviço, se cálculo imposto e o cálculo de carga perigosa
.Para as duas formas de cadastro validar: opções de pesquisa, obrigatoriedade de preenchimento de campos, habilita/desabilita campos, gravação das informações nas devidas tabelas
  • .

c.

Efetuar operações de ALTERAR, CANCELAR, EXCLUIR os registros nas duas formas de cadastro.d. Faturar

Fature um lote que

utilize essa

utilize esta tabela de tarifa.

Efetuar o cálculo utilizando as 2 formas de cadastro de complemento mínimo.

 

2.

Alterar

Alterado o

cadastro

Cadastro de

itens de tarifa permitindo

Itens de Tarifa, permitindo a ordenação e o agrupamento na grade de registros

.

:

a. No Módulo Faturamento

> Cadastro > Itens

/ Cadastro / Itens de Tarifa (Serviços Faturáveis),

verificar as

verifique as funcionalidades de ordenação,

filtros

os filtros e o agrupamento de registros do grid.

Testar a função do botão “Exportar excel”

b. Exporte o grid para Excel, utilizando para isso o novo botão criado em tela para este fim.

3.

Alterar

Alterada a função de retorno de valores dos operandos para ignorar ou não o caminho 2 (pré-calculo), quando o retorno do caminho 1 (Documento de saída normal) for igual

a ZERO

a Zero, conforme parametrização.

a. Para determinado OPERANDO de cálculo, no módulo

SISTEMA > Cadastro >

Sistema / Cadastro / Mapa Campos,

efetuar o cadastro de um

cadastre um Caminho 1 (Documento de saída normal) que

vá retornar ZERO

retornará Zero/Nulo.

Sugestão

utilizar

:
Utilize um


SELECT 1 from tab_lote where 1=2.
Para o Caminho 2 (Pré-Cálculo),

utilizar

utilize um

select

SELECT que retorne registros.

b. No Módulo Faturamento,

efetuar um cálculo

efetue o cálculo de um lote que

utilize esse

utilize este OPERANDO.

Verificar

Verifique:
Se o parâmetro UTILIZA_MAPSELECT2_RETORNA_VALOR_OPERANDO estiver desligado, então o

sistema NÃO

sistema não deve utilizar o Caminho 2 (Pré-Cálculo), pelo fato de que o caminho 1 não está retornando valor.
Se o parâmetro UTILIZA_MAPSELECT2_RETORNA_VALOR_OPERANDO estiver ligado, então o sistema deve utilizar o Caminho 2 (Pré-Cálculo), pelo fato de que o caminho 1 não está retornando valor.

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10,

 

ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
  •  

    Atenção

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

    1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
    2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
    3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
    4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
    5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
    6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
    7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
    2. Clique em OK para continuar.
    3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
    4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
      1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
        É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
      2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
      3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
      4. Clique em OK para encerrar o processamento.

     

    Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

    Procedimento para Implantação

    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

    1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
    2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

    Nome da Variável:

    Informe o Nome da Variável

    Tipo:

    Informe o Tipo

    Descrição:

    Informe a Descrição

    Valor Padrão:

    Informe o Valor Padrão

     

     

    Atualizações do Compatibilizador

    (Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

    1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

    Pergunte

    (X1_PERGUNT)

    Nome

     

    Grupo

    (X1_GRUPO)

    Ordem

    (X1_ORDEM)

    Tipo

    (X1_TIPO)

    Tamanho

    (X1_TAMANHO)

     

    2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

    Chave

    Nome

    Modo

    PYME

    B04

    (X2_CHAVE)

    Dente/Região

    (X2_NOME)

    C

    (X2_MODO)

    N

    (X2_PYME)

     

    3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

    Chave

    Ex.: AR

    Descrição

    Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras

     

    4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

    • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:

     

    Campo

    (X3_CAMPO)

    Tipo

    (X3_TIPO)

    Tamanho

    (X3_TAMANHO)

    Decimal

    (X3_DECIMAL)

    Formato

    (X3_PICTURE)

    Título

    (X3_TITULO)

    Descrição

    (X3_DESCRIC)

    Nível

    (X3_NÍVEL)

    Usado

    (X3_USADO) Informe Sim ou Não

    Obrigatório

    (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

    Browse

    (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

    Opções

    (X3_CBOX)

    When

    (X3_WHEN)

    Relação

    (X3_RELACAO)

    Val. Sistema

    (X3_VALID)

    Help

    Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX

     

    Importante:

    O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

     

    5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

    • Pesquisa B05PLS:

    Alias

    (XB_ALIAS)

    Tipo

    (XB_TIPO)

    Sequência

    (XB_SEQ)

    Coluna

    (XB_COLUNA)

    Descrição

    (XB_DESCRI)

    Contém

    (XB_CONTEM)

     

    6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

    Índice

    AA1

    Ordem

    6

    Chave

    AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

    Descrição

    Cod. Vendedor

    Proprietário

    S

     

    7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

    Nome da Variável

    (X6_VAR)

    Tipo

    (X6_TIPO)

    Descrição

    (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

    Valor Padrão

    (X6_CONTEUD)

     

    8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

    • Tabela BD5 – Contas Médicas:

    Campo

    Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

    Sequência

    Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

    Campo Domínio

    Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

    Tipo

    Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

    Regra

    Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

    Posiciona?

    Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

    Chave

    Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

    Condição

    Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

    Proprietário

    Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

     

     

    Procedimento para Configuração

    (Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

     

    CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

     

    1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
      (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome:

     

    Tipo:

    Informe o Tipo do parâmetro

    Cont. Por.:

    Informe o Conteúdo padrão

    Descrição:

     

     

    CONFIGURAÇÃO DE MENUS

     

    2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

    Menu

    Informe o Menu em que estará localizada a rotina

    Submenu

    Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

    Nome da Rotina

    Informe o Título da rotina

    Programa

    Informe o Fonte da rotina

    Módulo

    Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

    Tipo

    Informe a Função

     

     

    Procedimento para Utilização

    • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
    • Localização da rotina no menu;
    • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
    • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

     

     

    Exemplo:

           1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

    O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

           2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

           3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

           4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

    O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

           5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                          Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

           6.            Confira os dados e confirme.

     

     

    Vídeo

    • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

    ** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

     

    Título do Vídeo:

    Disponibilizado pelo Marketing.

    Introdução:

    Disponibilizado pelo Marketing.

    Passo a Passo:

    Capturar diretamente do sistema.

    Finalização:

    Disponibilizado pelo Marketing.

     

     

    Ponto de Entrada

    Descrição:

    Informe o Menu em que estará localizada a rotina

    Localização:

    Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

    Eventos:

    Informe o Título da rotina

    Programa Fonte:

    Informe o Fonte da rotina

    Função:

    Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

    Retorno:

    Nome

    Tipo

    Descrição

    Obrigatório

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Exemplo:

    #Include 'Protheus.ch'

    User Function CN120ALT()

    Local aCab:= PARAMIXB[1]

    Local cTipo:= PARAMIXB[2]

    If cTipo == '1'

        aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

    EndIf

    Return aCab