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Quadro de Saldo da Provisão de Eventos/Sinistros a liquidar DIOPS

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS - Plano de Saúde

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLDSEGPESL

Saldo da PESL

Requisito

SAUPLS05-354

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos os relacionais homologados

Tabelas Utilizadas:

CT2 - Lançamentos Contábeis
CV3 - Rastreamento Lançamento
BD7 - Composição e participações
SE2 - Contas a Pagar
FI8 - Rastreamento CP

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Descrição

Implementada melhoria no sistema para emissão do Quadro de Saldo da Provisão de Eventos/Sinistros a liquidar da DIOPS - Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde, conforme padrão da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar. 

Neste quadro da DIOPS, temos o saldo em aberto das contas da PESL pela Operadora, classificado pela data de conhecimento do evento e segregado em: eventos/sinistros conhecidos ou avisados nos últimos 30 ou 60 dias e  eventos/sinistros conhecidos ou avisados a mais de 30 ou 60 dias.

 

Procedimento para Configuração

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLBLOEX

Tipo:

C

Cont. Por.:

 

Descrição:

Motivos de exclusão do beneficiário do plano não considerados na contagem dos beneficiários ativos para o quadro da DIOPS de Segregação PESL  

OBSERVAÇÃO: Separar os motivos de exclusão por vírgula (,)

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGAPLS - Plano de Saúde, conforme instruções a seguir:

Menu

Miscelânea

Submenu

Relatórios DIOPS

Nome da Rotina

Saldo da PESL

Programa

PLDSEGPESL

Módulo

Plano de Saúde

Tipo

Relatório CSV

 

 

Procedimento para Utilização

Instruções Iniciais sobre cruzamento de informações entre o módulo Plano de Saúde x Contábil x Financeiro

 

  1. Para o correto funcionamento do relatório, é essencial que os Lançamentos Padrões - LP's – como 9A0, 9A1, 9CM, 9CN e outros, além das demais configurações relacionadas a parte Contábil / Financeira no sistema estejam devidamente configuradas e de acordo com o Plano de Contas da ANS, para que a extração das informações seja correta, uma vez que as informações são baseadas nas contas estipuladas pela ANS. Nos LP's deve constar a conta de crédito e a conta de débito correspondente a conta conforme plano de Contas da ANS, para que a busca dos resultados seja correta, visto que serão buscado na CT2_CREDIT ou CT2_DEBITO por essa conta.
  2. Os itens considerados a pagar são os registros da BD7 e a data de conhecimento dos eventos é BD7_DTDIG1 ou CT2_DATA.
  3. Caso o título principal tenha sido negociado, ele será desconsiderado para abater do saldo em aberto, pois dessa forma é necessário verificar as parcelas geradas e o valor será proporcional de acordo com o valor do evento em cada uma das parcelas, e, como pode existir eventos de dois períodos em um mesmo título, é preciso realizar a subtração do valor do débito no período correto, isto é, dentro de um mesmo título pode haver um evento que foi conhecido nos últimos 30 ou 60 dias e um evento que foi conhecido há mais de 30 ou 60 dias, dessa forma é necessário subtrair o valor do evento do período correto.
  4. Os lançamentos devem estar contabilizados pela rotina de contabilização. Logo, devemos proceder com todo o passo-a-passo de geração de Lote de pagamento e contabilização.
  5. Além disso, antes do relatório ser emitido, é importante garantir a qualidade e veracidade das informações, bloqueando o calendário contábil do sistema, de modo que não seja possível alterar títulos, contas e outros, pois caso não seja obedecido este critério, pode-se haver o risco de emitir o relatório em certa data com determinadas informações e caso seja emitido novamente em outro período, como pode ter ocorrido alterações pela não realização do Bloqueio Contábil, o relatório pode exibir informações diferentes. Desta forma, antes ou imediamente após a emissão do relatório, realize o Bloqueio do calendário Contábil.

 

Utilização da nova rotina

 

  1. Acesse o módulo de Plano de Saúde (33) e vá em: Miscelanea / Relatórios DIOPS / Saldo da PESL (PLDSEGPESL)

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  2. O sistema irá exibir o Pergunte PLDSEGPESL, onde o usuário deve informar o mês de referência, o ano de referência e a quantidade de dias de aviso (30 ou 60 dias) para a busca buscar eventos com saldo em aberto. Logo, o sistema irá buscar os eventos contabilizados com data de conhecimento a partir do último dia do mês informado, contando para trás os dias de aviso para segregar nos períodos  últimos 30/60 dias e há mais de 30/60 dias.
    Exemplo: ao colocar o mês/ano de março/2017, os sistema irá selecionar os eventos contabilizados de 01/03/2017 até 31/03/2017, se for selecionado 30 dias de aviso. Se for selecionado 60 dias de aviso o sistema irá buscar os eventos contabilizados de 01/02/2017 até 31/03/2017.

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  3. O sistema irá processar os dados para o relatório. Será exibido uma barra de progresso, para acompanhar a evolução do processo em tela.

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  4. Ao final do processamento dos dados, o sistema irá exibir uma tela para informar o local para salvar o arquivo.

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    1. Atenção: O nome do relatório é sempre DIOPS_Saldo_PESL_<mês ref.>-<ano ref.>, ao gerar o arquivo novamente ou se já houver um arquivo com o mesmo nome na mesma extensão .CSV, será substituído pelo novo arquivo gerado.

  5. Selecione o diretório desejado e o arquivo será gerado.


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