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Fechamento e Reabertura do Período de Competência

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Saúde

Módulo:

Gestão de Custos Hospitalares

Rotina:

Rotina

Fechamento do Período

Reabertura do Período

Rotina(s) envolvida(s)

Período de Competência

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

SAUGCH01-31

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQL SERVER®

Oracle®

Tabelas Utilizadas:

SZ0PERIODOCOMPETENCIA

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®

Descrição

Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.

 

Foram Implementados os processos de fechamento e reabertura do período de competência, que funcionam da seguinte forma:

Fechamento do Período: O período será encerrado quando todos os processos obrigatórios¹ e todos os processos opcionais² forem executados com sucesso.

Com o período encerrado não será possível realizar nenhum lançamento manual nas telas Lançamento em Conta, Base Rateio, Quantidade Produzida e Consumo Hospitalar, além dos processos disponíveis nessas telas e do processo de esquema de apuração.

Aviso
titleImportante

Para o período ser encerrado todos os processos, obrigatórios e opcionais, devem ter sido executados com sucesso, e para isso a execução não precisa ser ao mesmo tempo, quando o último processo for executado com sucesso o sistema fechará o período automaticamente.

 

 

Reabertura do Período: Foi implementado um novo processo, que pode ser acessado pela tela Período de Competência / Processos / Reabertura do Período. 

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Ao confirmar pela primeira vez a reabertura do período, será exibida a lista de processos utilizados, entre obrigatórios¹ e opcionais². Devem ser selecionados os processos que serão reabertos.

Ao executar o processo, será questionado novamente se deseja reabrir. Ao confirmar, o período será reaberto e os processos selecionados serão reabertos para reprocessamento.

 

¹ Processos obrigatórios: Cálculo do Rateio, Cálculo do Custo Variável Indireto, Cálculo do Custo Unitário na Conta do Paciente e Cálculo do Custo Variável Direto.

² Processos opcionais: Cálculo do Custo Doação e Desconto, Cálculo do Custo Refeição e Cálculo do Custo Repasse. Os processos opcionais são configurados nos parâmetros "Utiliza cálculo de Doação e Desconto", "Utiliza cálculo da Refeição" e "Utiliza cálculo do Repasse".

 

Procedimento para Utilização

Fechamento do Período

  1.  No Gestão de Custos Hospitalares, acesse Cadastros / Período de Competência.
  2. Selecione o período de competência que deseja encerrar.
  3. Acesse Processos / Fechamento de Período.
  4. Selecione os processos que deseja executar e clique em Executar.
    Se todos os processos, obrigatórios e opcionais, já estiverem sido executados com sucesso, o período será fechado.

 

Reabertura do Período

  1.  No Gestão de Custos Hospitalares, acesse Cadastros / Período de Competência.
  2. Selecione o período de competência que deseja reabrir.
  3. Acesse Processos / Reabertura de Período.
  4. Marque a opção "Sim".
  5. Selecione os processos que serão reabertos e clique em executar.
    Ao menos um dos processos deve ser selecionado.
  6. Clique em "Sim" na mensagem exibida.
    O período será reaberto e os processos selecionados serão reabertos para reprocessamento.

Procedimento para Utilização

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.