Histórico da Página
ESocial - Cadastros e Importação de Dados para os Prestadores
Características do Requisito
Linha de Produto: | Datasul | ||||||||||
Segmento: | Saúde | ||||||||||
Módulo: | Gestão de Planos de Saúde | ||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||
Tickets relacionados | MSAU-11765 | ||||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||||
Banco(s) de Dados: | Oracle® / Progress® / SQL Server® |
Descrição
Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
---|
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
|
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B04 (X2_CHAVE) | Dente/Região (X2_NOME) | C (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: AR |
Descrição | Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras |
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo | (X3_CAMPO) |
Tipo | (X3_TIPO) |
Tamanho | (X3_TAMANHO) |
Decimal | (X3_DECIMAL) |
Formato | (X3_PICTURE) |
Título | (X3_TITULO) |
Descrição | (X3_DESCRIC) |
Nível | (X3_NÍVEL) |
Usado | (X3_USADO) Informe Sim ou Não |
Obrigatório | (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não |
Browse | (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não |
Opções | (X3_CBOX) |
When | (X3_WHEN) |
Relação | (X3_RELACAO) |
Val. Sistema | (X3_VALID) |
Help | Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
O eSocial refere-se a uma parte da implantação do SPED, que envolve a receita federal, ministério do trabalho, INSS e caixa econômica federal e tem o objetivo de consolidar toda a comunicação das obrigações trabalhistas.
Nesta primeira entrega o foco do GPS é adaptar as manutenções do sistema para receber e compreender as novas informações que são obrigatórias para contemplar a integração com o governo.
O sistema receberá estas informações de duas formas: cadastro manual no sistema GPS ou por meio de importação de arquivo CSV.
Procedimento para Implantação
A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.
O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).
Importante:
Antes de executar a atualização é recomendável realizar o backup do banco de dados bem como dos arquivos do Sistema (executáveis, .dlls e arquivos de configuração).
Realizar a atualização antes no ambiente de homologação e posterior a devida validação, no ambiente de produção.
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
Deve ser importado o menu men_hcg.d, alteração conforme abaixo:
Menu | men_hcg.d |
Nome das Rotinas | Manutenção das Tabelas de Domínios do eSocial Atualiza Dados do Prestador para o eSocial |
Programas | HCG.eSocialDomainType HCG.eSocialImportaCSV |
Módulo | HCG |
Tipo | Cadastros |
Devem ser executados os seguintes spp:
- spp/carga-dominios-esocial.p
- Irá carregar os valores padrões referentes aos domínios do eSocial;
- spp/sp-atua-pfis-esocial.p
- Irá ajustar a nova tabela de pessoa-esocial com dados referentes à pessoa física;
- spp/spatua-pais-esocial.p
- Ajustar o código do país eSocial no cadastro de estados;
- spp/sp-atua-gr-inst-prestador.p
- Ajustar o grau de instrução dos prestadores para o campo do eSocial, conforme a informação que já existe no cadastro de prestadores;
Versões de retrofit 12.1.16 e 12.1.17
A instalação do pacote de retrofit deve seguir os seguintes passos:
- Acessar o endereço: http://<ambiente-Totvs>:<porta>/dts/datasul-rest/loadAllJSON?reload=true
- Deve abrir uma página com o seguinte conteúdo:
- Instalar dois componentes para duas novas telas HTML:
- Acessar o endereço: http://<ambiente-Totvs>:<porta>/dts/datasul-rest/resources/api/application.wadl/add
- No botão Escolher arquivo, acessar o diretório de instalação do datasul-rest, no Passo 2, <instalação_do_JBoss>/server/<instancia>/datasul-rest/fch/fchsau/hcg;
- Selecionar o arquivo <PROPATH_APPSERVER>/fch/fchsau/hcg/fchsauesocialdomain.r;
- Em File PATH, informar o seguinte conteúdo fixo: "fch/fchsau/hcg" (sem as aspas);
- Clicar em Upload and Decode;
- No botão Escolher arquivo, acessar o diretório de instalação do datasul-rest, no Passo 2, <instalação_do_JBoss>/server/<instancia>/datasul-rest/fch/fchsau/hcg;
- Selecionar o arquivo <PROPATH_APPSERVER>/fch/fchsau/hcg/fchsauimportacsvesocial.r:
- Em File PATH, informar o seguinte conteúdo fixo: "fch/fchsau/hcg" (sem as aspas);
- Clicar em Upload and Decode;
Procedimento para Utilização
Indicação de envio ao eSocial
Foram incluídos os campos Envia eSocial no programa Manutenção Grupo de Prestadores e Indica envio do prestador ao eSocial no Cadastro de Prestadores.
O parâmetro no Grupo de Prestadores indica se os prestadores serão exportados na geração do eSocial, servindo como um facilitador. O parâmetro no cadastro do prestador é onde se define se este será exportado. Possui as opções "0 - Grupo Prestador", "1 - Sim" ou "2 - Não", descritas a seguir:
- 0 - Grupo de Prestador: o prestador será exportado conforme a indicação no seu grupo, esse é o valor padrão;
- 1 - Sim: o prestador será exportado, independente do que o seu grupo indicar;
- 2 - Não: o prestador não será exportado, independente do que o seu grupo indicar;
Manutenção Grupo de Prestadores.
Detalhes do Grupo de Prestador.
Atenção:
A alteração do programa Manutenção Grupo de Prestadores será disponibilizada apenas na 12.1.19. Nas versões 12.1.16, 12.1.17 e 12.1.18 foi desenvolvido o programa Progress spp/spatua-envia-esocial.p, que permite ao usuário configurar o indicador de envio ao eSocial nos grupos de prestadores.
Manutenção de Prestadores
Foram incluídos os novos campos para o eSocial na Manutenção de Prestadores, conforme tabelas a seguir.
Campos do Prestador |
---|
Indica envio do prestador ao eSocial |
Código da categoria do trabalhador no eSocial |
Natureza da atividade |
Código eSocial do cargo |
Código eSocial da função |
Dados pessoais do prestador para o eSocial |
---|
Nome social |
Número do NIT |
Raça |
Grau de Instrução |
País de nascimento |
Nacionalidade |
Número da Carteira de Trabalho |
Série da Carteira de Trabalho |
UF da expedição da Carteira de Trabalho |
Número do Registro de Informação Civil |
Órgão emissor do Registro de Informação Civil |
Expedição do Registro de Informação Civil |
Número do Registro Nacional de Estrangeiros |
Órgão emissor do Registro Nacional de Estrangeiros |
Expedição do Registro Nacional de Estrangeiros |
Número da Carteira Nacional de Habilitação |
Expedição da Carteira Nacional de Habilitação |
UF de expedição da Carteira Nacional de Habilitação |
Validade da Carteira Nacional de Habilitação |
Data da primeira habilitação |
Categoria da Carteira Nacional de Habilitação |
Data da chegada ao Brasil |
Código eSocial da classificação de ingresso no Brasil |
Casado com brasileira(o)? |
Possui filho(a) brasileiro(a)? |
Deficiente físico? |
Deficiente visual? |
Deficiente auditivo? |
Deficiente mental? |
Deficiente intelectual? |
Reabilitado/readaptado? |
Novas telas na Manutenção de Prestadores.
Dependentes do Prestador
Esse novo cadastro permite cadastrar os dependentes do prestador. Os dependentes são pessoas físicas associadas à pessoa física do prestador, de modo que um dependente criado pode ser consultado e alterado no programa Manutenção Pessoa Física.
Para incluir os dependentes dos prestadores deve acessar a função F6 - Tabelas Associadas no programa de menu Manutenção de Prestadores, conforme segue ilustrado.
Na Função 10 Dependentes dos Prestadores, é possível realizar as operações de Adicionar, Alterar e Remover dependentes para o prestador, conforme imagem abaixo.
Ao Adicionar ou Alterar um dependente o sistema solicita algumas informações, conforme segue:
Importante: O cadastro de dependente não possui campos para endereço, desta forma os dependentes são cadastrados com o endereço do prestador.
Manutenção das Tabelas de Domínios do eSocial
Foi desenvolvido o novo programa Manutenção das Tabelas de Domínios do eSocial (hcg.eSocialDomainType), que manterá os domínios do layout eSocial utilizados pelo GPS.
Alguns domínios são fixos, isto é, o usuário não pode alterar pois pode afetar regras do sistema associadas ao valor. Outros domínios do usuário são livres para alteração, permitindo ao usuário atualizar o domínio, conforme as novas versões do layout eSocial.
Foi liberado o programa spp/carga-dominios-esocial.p que irá carregar todos os domínios referentes ao layout 2.3 do eSocial utilizados pelo GPS.
Exemplo de domínio que não pode ser alterado:
Exemplo de domínio que pode ser alterado, possui funções de Inclusão, Remoção e Edição:
Atualiza Dados do Prestador para o eSocial:
Foi desenvolvido o programa Atualização de Dados dos Prestadores para o eSocial (hcg.eSocialImportaCSV), para realizar a importação do arquivo CSV que irá atualizar os dados dos prestadores com as informações necessárias para o eSocial.
O programa exibe o layout do CSV e permite a seleção de um arquivo para atualização dos registros na base.
O processo importa parcialmente. Isso significa que todos os registros que não apresentarem erros, ou possuírem apenas avisos, são atualizados, enquanto os registros que possuem ao menos um erro não serão atualizados.
Como resultado, são gerados 3 arquivos na Central de Documentos:
- relErrosAtualizacao.csv - relatório de erros e avisos do processo. Registros com erros não são atualizados. Registros apenas com avisos são atualizados;
- relRegistrosAtualizados.csv - relatório com os registros atualizados com sucesso. Registros sem erros e com avisos ou registros sem erros nem avisos;
- relRegistrosNaoAtualizados.csv - arquivo contendo todos os registros não importados. Permitindo ao usuário ajustar o arquivo e importa-lo novamente;
Tipo de Registro 1 - Dados do Prestador
Esse tipo de registro exige que seja informado um código da unidade e prestador válidos, e o prestador deve ser uma pessoa física, pois não são criados novos prestadores, apenas atualizados as informações referentes ao eSocial.
Os campos a seguir não são atualizados. Se informados no arquivo de atualização, apenas consistem com o que está cadastrado no sistema, gerando um aviso para o usuário de divergência caso ocorra.
- Nome do Prestador;
- CPF;
- Data de nascimento.
Exemplo: Se no arquivo foi informado a data de nascimento "01/02/1970" e o prestador em questão está cadastrado como "05/05/1970", então será gerado o aviso "Pessoa fisica com Data de nascimento diferente. Data atual '05/05/1970'." no arquivo de erros. Entretanto o restante dos dados do prestador serão atualizados.
Os campos a seguir, se informados em branco no arquivo, serão mantidos a informação cadastral existente, ou seja, não são zerados nesse processo de atualização.
- Número do PIS/PASEP;
- Estado Civil;
- Nome da mãe;
- Nome do pai;
- Raça;
- Município de Nascimento.
Tipo de registro 2 - Dependentes
Os registros de dependentes são associados aos prestadores por meio dos campos de unidade e prestador, porém um registro de dependente não é vinculado a um registro de prestador. Isto é, o arquivo não precisa conter um registro do tipo 1 de um determinado prestador para que se possa criar seus dependentes.
Um registro do tipo 2 sempre irá criar um novo registro de dependente associado ao prestador, desde que não ocorra nenhum erro durante o processamento do arquivo. Caso ocorra, o dependente não será cadastrado, no relatório relErrosAtualizacao.csv serão gerados os erros correspondentes e o registro será exportado no arquivo relRegistrosNaoAtualizados.csv.
A criação dos dependentes gera uma nova pessoa física na base, com endereço igual ao de prestador.
SP para Atualizar Dados do Prestador para o eSocial:
Para os usuários que não possuam o arquivo CSV, foi disponibilizado este SP (sp-atua-prestador-esocial) que visa facilitar a entrada de dados do eSocial de prestadores já cadastrados na base de dados.
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab