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Nome: TAF Input - Sprint 11

 

Propriedades de página

Retrospectiva

 

Painel
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O que fizemos bem?

  • Acompanhamento eficaz do SM;
  • Eficiência do Board físico;
  • Rápido repasse de conteúdo entre o time. Ex.: ADVPR, Instalador;
  • Feedback com PO durante Sprint. Ex.: Tabela espelho da EFD Reinf, Layout TOTVS XLS atualizado;
  • Discussão de melhorias para o produto. Ex.: Atualização automática do módulo;
  • Engajamento das duas SQUADs do produto para solução de um problema. Ex.: Erro das autocontidas;
  • Conclusão de 100% do Sprint sem correria + Adiantamento de tarefas do backlog;
  • Trabalho coletivo na solução de impedimentos do time. Ex.: Issue DSERTAF1-325 ( Adequação legado EFD Reinf );
  • Mais de uma pessoa trabalhando na mesma story;
  • Refinamento com PO foi realizado.
Painel
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O que poderíamos ter feito melhor?

  • Deslocamento de uma pessoa da SQUAD para trabalhar fora do Sprint;
  • Acesso frequentemente de integrantes da TOTVS Educacional ao time;
  • Muitas tarefas de contingência relacionadas ao Instalador (em nenhuma das ocasiões o problema era no Instalador de fato);
  • Mudança de escopo durante execução do Sprint;
  • Falta de motivação para aplicar o modelo ágil por parte da alta gestão;
  • Problemas de infraestrutura (rede e ferramentas);
  • Em alguns casos, subir assuntos direto ao PO por parte de outras SQUADs, sem prévio alinhamento com analista;
  • Muito tempo trabalhado em uma story durante Sprint;
  • Liderança pelo exemplo. Ex.: home office;
  • Trabalhar no feriado. Por que foi necessário, já que 100% da sprint estava concluída?
  • SM conduziu a reunião semanal do produto;
  • Trabalho perdido de dois dias na descida do monitor do eSocial para V11;
  • Remarcação de treinamentos pré-agendados;
  • Impedimentos externos. Ex.: Erro nas Autocontidas.

Ações da última Retrospectiva

  •  Definir Time Box para cada item do refinamento ( SM )
    (informação) Trazido das duas últimas retrospectivas, pois não houve reunião de refinamento neste período

  •  Realizar reuniões de refinamento com maior frequência ( PO )
    (seleção) Realizada reunião no dia 01/09/2017.
    (seleção) Criada agenda semanal de refinamentos ( toda sexta-feira, 09:30 - 12:00 )

  •  Descritivo das issues/stories focado em negócio. Permitir que o time tome as decisões técnicas do produto. ( PO em conjunto com SM )
    (seleção) Alinhado com time e PO que faremos para as próximas sprints. No refinamento do dia 01/09/2017 já fizemos algumas experiências neste modelo.
     
  •  Realizar feedback constante com PO durante sprint ( Time )

  •  Solicitar ao GCAD/QA/TDI a automatização de alguns processos no JIRA ( SM )
    (seleção) Enviado dashboard de acompanhamento das melhorias no JIRA
    (ideia) Ação em andamento: criação automática de sub-tasks

  •  Desmembrar as sub-tarefas de cada issue/story para estimativa mais assertiva ( Time )

  •  Reduzir quantidade de analistas nos treinamentos, evitando grandes impactos na CP do time durante sprint ( CL )

  •  Utilizar quadro físico para controle a nível de sub-tarefas ( Time )

Novas Ações


  •  Aproximação do time à alta gestão - MPO e Tribe. ( SM )

  •  Solicitar repasse da ECF e LALUR ao especialista - Felipe ( SM )

  •  Apresentar ideias para o produto levantadas na última Sprint ao PO ( Time )

  •  Anotar os post-its de acesso externo ao Time, visando controlar e expor o tempo despendido ao apoio ( Time )

  •  Quando o acesso externo for relacionado à dúvidas de produto, direcionar a demanda ao PO ( Time )

  •  Conversa com Chapter Leader sobre o trabalho no feriado mesmo com Sprint 100% entregue e verificar possibilidade de mudança desta estratégia ( Time )

  •  Repasse do Spike - Estudo de remodelagem da TAFST2 e TAFXERP ( Time )

  •  Durante a planning, considerar os problemas de infraestrutura como um fato e não como algo incerto ( Time )

  •  Possuir ambiente alternativa que não depende do LS, devido aos problemas de infraestrutura ( Time )

  •  Não executar trabalhos paralelos ao Sprint. Ex.: Na WAR ROOM trabalhar todo o time e incluir essa demanda dentro da Sprint ( SM e PO )

  •  Os analistas "novos" fazem a introdução da reunião semanal comentando sobre os itens pendentes da última reunião, com o intuito de criar mais segurança e gerar mais conhecimento ( Time )

  •  Limitar a quantidade de stories em execução ao mesmo tempo ( Time e SM )


Monitorar

(aviso) Atuar no Sprint de consolidação desde o início ( PO )

(erro) Não haverá atuação no teste sistêmico pelo time na release 12.1.17 - Outubro/2017.

 

(aviso) Montar time com foco específico para entregas, por exemplo EFD REINF ( PO, CL, e SM )

 

(aviso) Realizar feedback constante com PO durante sprint

Contingência

 

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