Índice
Objetivo
O objetivo deste documento é auxiliar os clientes da linha Datasul na atualização do TAF - TOTVS Automação Fiscal e TSS - TOTVS Service SOA.
Processo de Atualização TAF
Download do Pacote
Ao identificar a necessidade de atualização do TAF ou o suporte técnico ter solicitado a atualização do ambiente, primeiramente deve-se fazer download do(s) pacote(s) TAF na Central de Downloads. Os pacotes de programas e atualizações de dicionário sempre serão disponibilizados nas áreas abaixo:
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Após concluir o download, extraia o pacote de Atualizações Periódicas para uma pasta qualquer da estação. Extraia também o pacote de Dicionário de Dados.
Exemplo dos objetos contidos no pacote da área Atualizações Periódicas:
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Exemplo dos objetos contidos no pacote da área Dicionário de Dados:
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Backup dos Arquivos do Ambiente
Antes de iniciar a atualização, recomendamos fazer backup dos seguintes objetos do ambiente:
- Pasta APO (<dir-instalação-taf>\apo)
- Pasta SYSTEM (<dir-instalação-taf>\system)
- Pasta SYSTEMLOAD (<dir-instalação-taf>\systemload)
- Banco de dados no SGBD do ambiente
Atualização TAF via TAF-Atualizador
Para executar a atualização, nenhum JOB deve estar ativo. Deve-se então editar o arquivo <dir-instalação-TAF>\bin\app\appserver.ini e comentar a variável JOBS no bloco abaixo:
[OnStart]
;JOBS=HTTPJOB,TAF_CFGJOB
Após comentar a variável, deve-se reiniciar o serviço Taf-WS.
Instalações mais recentes do TAF, já instalam um serviço separado chamado Taf-Atualizador onde neste caso, não há necessidade de comentar a variável. Deve-se apenas executar a atualização com o serviço do WS parado.
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Acesse o ícone Taf-Atualizador disponível na área de trabalho da estação e clique em Avançar. Image Removed |
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Preencha o usuário e senha e clique no botão Buscar para selecionar o pacote de atualização e clique no botão Avançar: Image Removed |
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Ao clicar em Avançar, caso o serviço do WS esteja ativo será apresentada a mensagem abaixo: Image Removed Caso a atualização já esteja sendo executada com o serviço WS parado, será então apresentada a tela para análise dos objetos contidos no arquivo de patch informado. Image Removed Este processo pode levar alguns minutos dependendo da quantidade de objetos contidos no patch. |
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Ao final, será apresentada a tela com a lista dos objetos que serão atualizados. Image Removed Objeto do pacote tem data superior ao objeto no ambiente Image Removed Objeto do pacote tem data igual ao objeto no ambiente Image Removed Objeto do pacote tem data inferior ao objeto no ambiente Clicar no botão Confirmar.
Image Removed Ao clicar no Confirmar, caso apresente a mensagem abaixo, clique no botão Atualizados. Image Removed
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Em seguida, selecione o arquivo sdfbra.txt dentro do diretório onde foi extraído o pacote de atualização de dicionário. Busque também o arquivo de help diferencial (hlpdfpor.txt) e clique em Avançar.
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Nesta tela, clique em Finalizar e serão apresentadas as telas na sequência.
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Nesta tela, clique em Avançar. Image Removed |
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Clique em Avançar. Image Removed |
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Tomar conhecimento do Termo de Aceite e Avançar. Image Removed |
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Marcar os campos referente a realização de backup do ambiente e clicar em Avançar. Image Removed |
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Confirmar que não possui customizações ou já analisou o impacto e Avançar. Image Removed |
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Clicar em Avançar.
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Criação do ODBC (Somente para base de dados SQL)
Criação e configuração ODBC - TAF e TSS
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id | Criação e configuração ODBC - TAF |
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| É necessário que o ODBC seja criado em 32 bits, então execute o comando “%WinDir%\SysWoW64\odbcad32.exe” - para TOTVS | DBAccess 32 bits em sistemas operacionais 64 bits. Image Removed |
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| Após executar o comando, o Windows abre o “Administrador de Fonte de dados ODBC”. Crie a fonte de dados acessando a aba “Fonte de dados do sistema” e clicando em “Adicionar”: Image Removed |
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| Selecione o driver “SQL Server”: Image Removed |
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| Informe o nome da nova fonte de dados (por padrão utilizamos o nome TAF) e o nome do servidor onde a base de dados foi criada e clique em “Avançar”: Image Removed |
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| Na tela seguinte, informe o usuário e senha de banco de dados que serão utilizados para realizar a conexão. Por padrão, o script criará o usuário “esocial” com a senha “esocial”. Preencha as informações e clique em “Avançar”: Image Removed |
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| Na opção “Alterar o banco de dados padrão para”, selecione a base de dados criada para o TAF e marque as opções “Usar identificadores ANSI entre aspas” e “Usar nulos, preenchimentos e avisos ANSI” e clique em “Avançar”: Image Removed |
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| Marque a opção “Executar conversão dos dados de caracteres” e clique em “Concluir”: Image Removed |
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| Utilize a opção “Testar fonte de dados” para validar as informações passadas na criação do ODBC. Image Removed |
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| Após a conclusão do processo de criação do ODBC para a base de dados TAF, vamos realizar o mesmo procedimento para a base TSS. Crie a fonte de dados acessando a aba “Fonte de dados do sistema” e clicando em “Adicionar”. Informe o nome da nova fonte de dados (por padrão utilizamos o nome TSS) e o nome do servidor onde a base de dados foi criada e clique em “Avançar”: Image Removed |
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| Na tela seguinte, informe o usuário e senha de banco de dados que serão utilizados para realizar a conexão. Por padrão, o script criará o usuário “esocial” com a senha “esocial”. Preencha as informações e clique em “Avançar”: Image Removed |
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| Na opção “Alterar o banco de dados padrão para”, selecione a base de dados criada para oTSS e marque as opções “Usar identificadores ANSI entre aspas” e “Usar nulos, preenchimentos e avisos ANSI” e clique em “Avançar”: Image Removed |
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| Marque a opção “Executar conversão dos dados de caracteres” e clique em “Concluir”: Image Removed |
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| Utilize a opção “Testar fonte de dados” para validar as informações passadas na criação do ODBC. Image Removed |
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| Caso o ODBC tenha sido criado corretamente, a mensagem abaixo será apresentada: Image Removed |
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TAF e TSS utilizando Oracle
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Caso o SGBD utilizado seja o Oracle, segue procedimento para a criação da instância.
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Abra o assistente de configuração do Banco de dados e selecine a opção “Criar Banco de Dados” Image Removed |
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Na tela modo de criação informe o “Nome do Banco de dados” o chracter set deve ser o WE8MSWIN1252 conforme abaixo. Determine uma senha e confirme a mesma. Obs: Esta senha será atribuída ao usuário ‘sys’. Para criação de outro usuário você pode utilizar após criação da instância o script de criação do usuário que consta na documentação, o indicado é que seja feito. Clique em “próximo”. Image Removed |
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Esta tela apresenta um resumo das informações da instância. Clique em “ Finalizar”. Image Removed |
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Ao ser apresentada a seguinte tela, basta aguardar o processo de criação da instância ser concluído. Image Removed |
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O processo esta finalizado após apresentação da seguinte tela. Image Removed |
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Para criar o tnsnames.ora, acesse o Net Manager e clique em “Configurações do Oracle Net”. Image Removed |
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Espanda até encontrar a opção “Nomeação de Serviço”, selecione a mesma e após clique no ícone de adição. Image Removed |
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A configuração do nome do serviço é feita neste momento, informe o nome desejado.
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Selecione o protocolo de rede e clique em “Próximo” Image Removed |
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Informe neste momento o nome do servidor onde foi criado o banco de dados e o número da porta a ser utilizada. Image Removed |
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Neste caso deve ser informado o mesmo nome da instância já criada. Image Removed |
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Você pode realizar um teste da conexão nesta tela. Caso seja necessário realizar outras validações referentes a conexão criada, clique aqui e acesse o documento no TDN . Image Removed |
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Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:
--Criação de tablespaces específicas para o TAF - Motivo: Desempenho e gerenciamento
CREATE TABLESPACE ESOCIAL_DADOS
DATAFILE 'C:\BasesOracle\Taf\ESOCIALDADOS1.DAT' SIZE 120M AUTOEXTEND ON NEXT 10M
DEFAULT STORAGE ( INITIAL 8K
NEXT 256K
MINEXTENTS 1
MAXEXTENTS 121
PCTINCREASE 50);
CREATE TABLESPACE ESOCIAL_INDICES
DATAFILE 'C:\BasesOracle\Taf\RMIND1.IDX' SIZE 30M AUTOEXTEND ON NEXT 10M
DEFAULT STORAGE ( INITIAL 8K
NEXT 84K
MINEXTENTS 1
MAXEXTENTS 121
PCTINCREASE 50);
CREATE TEMPORARY TABLESPACE ESOCIAL_TMP
TEMPFILE 'C:\BasesOracle\Taf\ESOCIALTMP1.DAT' SIZE 10M AUTOEXTEND ON NEXT 5M
EXTENT MANAGEMENT LOCAL;
-- Criação de Usuários
CREATE USER ESOCIAL
IDENTIFIED BY ESOCIAL
DEFAULT TABLESPACE ESOCIAL_DADOS
TEMPORARY TABLESPACE ESOCIAL_TMP;
GRANT CONNECT,DBA,RESOURCE TO ESOCIAL;
GRANT CONNECT, RESOURCE, CREATE VIEW TO ESOCIAL;
GRANT SELECT ANY DICTIONARY TO ESOCIAL;
GRANT EXECUTE ON DBMS_SYS_SQL TO ESOCIAL;
GRANT EXECUTE ON DBMS_SQL TO ESOCIAL;
GRANT CREATE TRIGGER TO ESOCIAL;
GRANT DROP ANY TRIGGER TO ESOCIAL;
GRANT SELECT ON V_$SESSION TO ESOCIAL;
GRANT SELECT ON V_$STATNAME TO ESOCIAL;
GRANT SELECT ON V_$SESSTAT TO ESOCIAL;
GRANT SELECT ON V_$INSTANCE TO ESOCIAL;
GRANT SELECT ON SYS.OBJ$ TO ESOCIAL;
GRANT SELECT ON SYS.COL$ TO ESOCIAL;
GRANT SELECT ON SYS.ICOL$ TO ESOCIAL;
GRANT SELECT ON SYS.IND$ TO ESOCIAL;
A atualização do TAF é composta pelos seguintes itens:
- Atualização de Programas;
- Atualização de Dicionário de Dados (banco de dados);
- Atualização do Help;
- Atualização de Menus;
Todos os arquivos necessários estão disponíveis neste endereço https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000052/359.
O pacote do item 1 fica disponível na opção 'Atualizações Periódicas' e deverão baixar o arquivo com o sufixo 'TTTP120'.
O pacote do item 2 fica disponível na opção 'Dicionário de Dados'. O arquivo de dicionário é o sdfbra.txt.
O pacote do item 3 fica disponível na opção 'Help de Campos'. O arquivo é de help é o hlpdfxxx.txt. Onde xxx é a sigla do idioma.
O pacote do item 4 fica disponível na opção Menus. Os arquivos de menu possuem a extensão .xnu.
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Após concluir o download, descompacte os pacotes em uma pasta qualquer da estação.
Exemplo dos objetos contidos no pacote da área Atualizações Periódicas:
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Exemplo do objeto contido no pacote da área Dicionário de Dados:
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Exemplo do objeto contido no pacote da área Help de Campos:
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Exemplo dos objetos contidos no pacote da área Menus:
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Backup dos Arquivos do Ambiente
Antes de iniciar a atualização, recomendamos fazer backup dos seguintes objetos do ambiente:
- Pasta APO (<dir-instalação-taf>\apo)
- Pasta SYSTEM (<dir-instalação-taf>\system)
- Pasta SYSTEMLOAD (<dir-instalação-taf>\systemload)
- Banco de dados no SGBD do ambiente
Atualização TAF via TAF-Atualizador
Para executar a atualização, nenhum JOB deve estar ativo. Deve-se então editar o arquivo <dir-instalação-TAF>\bin\app\appserver.ini e comentar a variável JOBS no bloco abaixo:
[OnStart]
;JOBS=HTTPJOB,TAF_CFGJOB
Após comentar a variável, deve-se reiniciar o serviço Taf-WS.
Instalações mais recentes do TAF, já instalam um serviço separado chamado Taf-Patch ou Taf-Atualizador onde neste caso, não há necessidade de comentar a variável. Deve-se apenas executar a atualização com o serviço do WS parado.
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| Acesse o ícone Taf-Atualizador disponível na área de trabalho da estação e clique em Avançar. Image Added |
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| Preencha o usuário e senha e clique no botão Buscar para selecionar o pacote de atualização e clique no botão Avançar: Image Added |
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| Ao clicar em Avançar, caso o serviço do WS esteja ativo será apresentada a mensagem abaixo: Image Added Caso a atualização já esteja sendo executada com o serviço WS parado, será então apresentada a tela para análise dos objetos contidos no arquivo de patch informado. Image Added Este processo pode levar alguns minutos dependendo da quantidade de objetos contidos no patch. |
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| Ao final, será apresentada a tela com a lista dos objetos que serão atualizados. Image Added Programa do pacote tem data superior ao programa no ambiente Image Added Programa do pacote tem data igual ao programa no ambiente Image Added Programa do pacote tem data inferior ao programa no ambiente Image Added Programa novo
Clicar no botão Confirmar. Image Added
Ao clicar no Confirmar, caso apresente a mensagem abaixo, clique no botão Atualizados. Image Added
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| Selecione o arquivo sdfbra.txt dentro do diretório onde foi extraído o pacote de dicionário. Busque também o arquivo de help diferencial (hlpdfpor.txt) e clique em Avançar. Obs.: Caso o Wizard não peça para informar a localização do arquivo de help, isto indica que o atualizador é de uma mídia de instalação mais antiga onde a atualização do help era feita de forma manual. Neste caso, copie manualmente o arquivo hlpdfpor.txt para a pasta 'systemload'. Os arquivos de menu com a extensão .xnu, também deverão ser copiados manualmente, neste caso para a pasta 'system'. Image Added |
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| Em seguida, clique em Finalizar e aguarde. Image Added Image Added Image Added Em seguida, será apresentada esta tela abaixo e deve-se aguardar até que apresente a tela de Atualização de Metadados. Não clique em Finalizar neste momento. Só finalize após execução do 17º Passo. Image Added
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| Nesta tela, clique em Avançar. Image Added |
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| Clique em Avançar. Image Added |
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| Tomar conhecimento do Termo de Aceite e Avançar. Image Added |
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| Marcar os campos referente a realização de backup do ambiente e clicar em Avançar. Image Added |
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| Confirmar que não possui customizações ou já analisou o impacto e Avançar. Image Added |
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| Clicar em Avançar. Image Added
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| Apertar a tecla TAB até o botão Avançar habilitar e avançar. Image Added |
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| Clicar em Avançar e aguardar o processamento. Image Added Image Added Image Added |
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| Ao final, será apresentada a tela abaixo indicando o término do processo de atualização. Clicar em Finalizar. Image Added |
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Atualização das tabelas Auto-contidas
Esta funcionalidade tem como objetivo realizar a atualização das tabelas auto-contidas do produto TAF. Tabelas auto-contidas são tabelas dinâmicas utilizadas pelo governo como por exemplo o cadastro de Países, Estados, CID, Cargos e no TAF estes cadastros serão preenchidos automaticamente por esta atualização.
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id | Atualização das tabelas auto-contidas |
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| Acessar o atalho Taf-Client na área de trabalho Image Added |
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| Poderá apresentar automaticamente a tela para fazer a atualização das tabelas auto-contidas. Clicar em Avançar. Image Added |
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| Marcar a linha do grupo de empresas e Avançar. Image Added |
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| Marcar todas as opções e Avançar. Image Added |
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| Na tela seguinte, informe o nome da conexão do banco TAF, selecione o SGBD e a porta de conexão do DBAccess e clique em “Avançar”. Image Added |
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| Informar os dados de ambiente e porta de conexão ao Web Service utilizado para integração com o TAF. Image Added Para conferir as informações, edite o arquivo appserver.ini da pasta <dir-instalação-taf>\bin\app e localize o ambiente que estará no início do arquivo e a porta que estará informada abaixo de [HTTPREST] Image Added Image Added |
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| Clicar no botão "Processar as configurações realizadas neste assistente..." e aguardar. Image Added Image Added |
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| Ao final, será apresentada a tela abaixo indicando o término do processo e os componentes atualizados com sucesso. Clique em Finalizar. Image Added |
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| Será apresentada tela de resumo com informação de algumas portas TCP dos serviços e a porta HTTP do Web Service. Clicar no botão Sair. Image Added |
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| Será apresentada tela que indica as configurações terem sido executadas com sucesso e que os serviços devem ser reinicializados e o TAF já está atualizado. Image Added |
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Processo de Atualização TSS
Download do Pacote
Ao identificar a necessidade de atualização do TSS ou o suporte técnico ter solicitado a atualização do ambiente, primeiramente deve-se fazer download do(s) pacote(s) TSS na Central de Downloads. Os pacotes de programas e objetos necessários, sempre serão disponibilizados nas áreas abaixo:
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Após concluir o download, extraia os pacotes para uma pasta qualquer da estação.
Atualização TSS via DevStudio
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| Configure o arquivo smartclient.ini do TSS localizado no diretório <dir-instalação-TSS>\bin\smartclient: Image Added Obs.: A Porta TCP estará configurada no arquivo appserver.ini do TSS localizado no diretório <dir-instalação-TSS>\bin\appserver. |
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| Execute o programa DevStudio.exe do TSS localizado no diretório <dir-instalação-TSS>\bin\smartclient. Ao abrir selecione a opção Arquivos/Configurações/Adicionar: O Ambiente (environment) também estará configurado no arquivo appserver.ini do TSS, verifique se o nome realmente é SPED. Image Added |
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| Em seguida, aparecerá no canto superior do programa o nome do Ambiente no qual será aplicada a Patch. Image Added |
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| Acessar a pasta SYSTEM do TSS e conferir se existem os dois arquivos abaixo: Image Added |
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| O arquivo .ptm extraído do pacote, deverá ser salvo no diretório raiz de instalação do TSS. Recomendamos criar uma nova pasta para melhor identificá-lo. Image Added Image Added |
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| Abrir o appserver,ini do TSS (<dir-instalação-TSS>\bin\appserver) e comentar com ";" a variável JOBS no bloco [ONSTART] e reiniciar o serviço do TSS. Image Added |
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| Abrir o programa Dev. Studio do TSS (<dir-instalação-TSS>\bin\smartclient) e selecionar a opção Ferramentas/Atualização de Repositório. Image Added |
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| Entre com o usuário ADMIN e senha em branco. Escolha a pasta onde foi salvo o arquivo e em seguida selecione-o e clique em OK Image Added |
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| No DevStudio será apresentado o resultado da aplicação do patch. Se apresentar OK, indica que a operação foi realizada com sucesso. Image Added |
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| Após concluir o processo de atualização, deve-se lembrar de remover o comentário da variável JOBS no bloco [OnStart] e reiniciar o serviço do TSS. Image Added |
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Atualização de Arquivos Schemas (.xsd)
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id | Atualização de arquivos schema |
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| Descompactar o pacote que contém os schemas em uma pasta qualquer no servidor. Image Added |
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| Copiar todos os arquivos e pastas que foram descompactados para a pasta SCHEMAS do TSS (<dir-instalação-TSS>\schemas). Lembrando que para o E-Social, a pasta que contém os schemas é a pasta esocial. Image Added
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Atualização de Arquivos de URL
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id | Atualização de arquivos URL |
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| Descompactar o pacote que contém o arquivo de URLs denominado tssatuurl.json, em uma pasta qualquer no servidor. Image Added |
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| O arquivo tssatuurl.json deve ser copiado para a pasta system que fica abaixo da pasta de instalação do TSS. Image Added
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| Após a cópia, acessar as propriedades do mesmo e retirar o atributo somente leitura. Image Added Reiniciar o serviço do TSS e neste momento o TSS realizará a leitura do arquivo, verificará se ele é recente, alimentará a base de dados do TSS com as novas URLS e ao final, excluirá o arquivo da pasta system. IMPORTANTE: o arquivo TSSATUURL.JSON deve estar com o atributo Somente leitura desmarcado para que possa ser lido e posteriormente excluído da pasta. IMPORTANTE: o serviço do TSS deve estar desativado antes da atualização do arquivo TSSATUURL.JSON na pasta system, após a atualização do arquivo subir o serviço novamente. OBSERVAÇÃO: Para forçar a atualização caso não tenha processado corretamente o arquivo, apague a pasta semaforo na pasta do TSS (\totvssped\semaforo), coloque o arquivo na pasta (\totvssped\system) e suba o serviço novamente |
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Instalação do TAF
Após a realização dos procedimentos anteriores é hora de iniciar a instalação do TAF.
Primeira parte - Execução do instalador
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| Para iniciarmos a instalação do TAF, extraia o conteúdo do instalador baixado e execute. A tela referente ao Contrato de Licença de uso será apresentada. Após a leitura e aceite do mesmo, clique na opção “Avançar”: Image Removed |
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| Selecione o diretório onde o sistema será instalado e clique em “Avançar”. Por padrão, a instalação é realizada no caminho C:\TOTVS\TAF: Image Removed |
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| Nesta tela são apresentados os componentes que serão instalados. Selecione o DbAccess a ser instalado e clique em avançar, sem desmarcar nenhuma opção: Image Removed |
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| Selecione o diretório para a criação de atalhos e clique em “Avançar”: Image Removed |
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| A tela abaixo será apresentada com as informações referentes aos componentes selecionados para serem instalados. Clique em instalar para iniciar o processo: Image Removed |
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| Durante a instalação as seguintes telas serão apresentadas. Este processo leva alguns minutos: Image RemovedImage Removed |
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| Após a finalização da configuração da instalação, o assistente será apresentado. Clique em avançar para prosseguir com a instalação: Image Removed |
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| Selecione a opção de SGBD que foi configurado no início do procedimento (MSSQL ou Oracle) e informe o nome da conexão que foi criada no ODBC. Desça a tela utilizando a barra de rolagem e informe usuário e senha. Caso os mesmos tenham sido criados utilizando o script padrão do início do documento, digite: Usuário = esocial Senha = esocial Importante: Caso a base de dados seja Oracle, selecione o caminho da oci.dll criada na instalação do Oracle. Para facilitar, a DLL está localizada na pasta bin da home do Oracle. Obs: Caso o usuário/senha tenham sido alterados no início do procedimento, favor utilizar a informar os dados utilizados. Clique em “Avançar” para que o assistente faça as configurações necessárias no ambiente. Image RemovedImage Removed Image Removed |
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| Após a criação dos arquivos de configuração do DbAccess, a mensagem informando que a configuração foi efetuada corretamente será apresentada. Clique em “Fechar” para que a instalação do TAF seja iniciada: Image Removed Caso seja apresentada a mensagem abaixo referente a falha de conexão, finalize o sistema, reinicie o serviço do DbAccess (Taf-DbAccess) e execute o sistema novamente. Além disso, valide a conexão criada utilizando o DbMonitor. (Veja no menu "Configuração DbMonitor", como realizar a validação através do aplicativo.) Image Removed |
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| Neste momento a instalação do TAF será iniciada. Informe a porta para comunicação com o Smartclient HTML. Por padrão, a 8095 é apresentada na instalação. Caso seja necessário, realize a alteração. (Verifique a aba de dicas para verificar se a porta está liberada.) Caso seja possível que outras máquinas atualizem o aplicativo que está sendo instalado, informe os IP’s das mesmas utilizando o campo *Opcional apresentado na tela e clique em “Avançar”: Image Removed |
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| Na tela que será apresentada, informe o IP e a porta do servidor de licenças, para que seja feita a validação e o consumo das mesmas. Image Removed |
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| Após fornecer as informações referentes ao License Server, será apresentada a tela para a seleção dos “Menus” a serem instalados. Orientamos que todos sejam selecionados, para evitar a necessidade de reinstalação, caso algum outro módulo seja integrado com o TAF em sua empresa. Clique em “Avançar” para prosseguir com a instalação: Image Removed |
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| Após a seleção dos menus a serem instalados, será apresentada a tela abaixo com alguns links úteis para maiores informações sobre o TAF e os componentes da sua instalação. Clique em “Finalizar” para que a instalação seja iniciada: Image Removed Durante a execução do instalador, a tela abaixo permanecerá aberta. Image Removed |
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| Após a finalização do processo, a tela abaixo será apresentada e os atalhos serão criados na área de trabalho. Finalize o assistente de instalação para que a configuração inicial do sistema seja realizada. Image RemovedImage Removed Caso a instalação executada tenha sido a “Instalação Completa – TAF + TSS”, conforme orientado no início do processo, aguarde alguns instantes para que a instalação do TSS seja iniciada. Caso a tela não seja apresentada, execute o comando Alt+Tab e verifique se o ícone abaixo será apresentado e selecione o mesmo. Image Removed |
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| Dica1: Para verificar se a porta está em uso, utilize o comando netstat -n -a | find ":8095" (onde 8095 é a porta que está sendo testada) no prompt. No exemplo abaixo, a porta está sendo utilizada: Image RemovedNo exemplo abaixo nenhum status foi apresentado, portanto a porta está liberada: Image Removed |
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Configuração DbMonitor
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Para realizar a validação da conexão do TAF com o DbAccess, acesse o caminho de instalação do mesmo para a realização do teste. Por padrão, o mesmo é instalado em "C:\totvs\TAF\TafDbAccess32".
Neste diretório, localize o arquivo "dbaccess.ini" e abra com um editor de texto. Nele será possível identificar a porta que foi utilizada para realizar a comunicação entre os sistemas.
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Após identificar a porta, execute o aplicativo "DbMonitor.exe", localizado no mesmo diretório. Informe o nome da máquina em que a instalação está sendo realizada e a porta que foi identificada no passo anterior e clique em "Ok": Image Removed |
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Acesse a aba “Configurações” e depois selecione a aba de acordo com o SGBD utilizado para a criação da base de dados. Clique em novo para configurar a conexão que será validada no teste. Importante: Caso seja Oracle, utilize a aba correspondente ao SGBD. Image Removed |
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Informe o nome da conexão criada no início (Por padrão, a conexão foi criada como TAF) e clique em “Ok”: Image Removed |
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Selecione o ambiente, informe o usuário e a senha de banco de dados e clique em "Salvar". Na criação da base de dados, executamos o script para a criação do usuário. (Usuário: esocial e senha: esocial) Image Removed |
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Selecione o ambiente, informe o usuário e a senha de banco de dados e clique em "Salvar". Na criação da base de dados, executamos o script para a criação do usuário. (Usuário: esocial e senha: esocial) Image Removed |
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Após fornecer as informações, selecione a aba “Assistentes” e em seguida a opção “Validação de Conexão”: Image Removed |
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A tela de boas-vindas do assistente será apresentada. Clique na opção “Avançar” para que a tela de seleção de banco de dados seja apresentada: Image Removed |
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Selecione o banco de dados utilizado para a criação das bases de dados e clique em “Avançar”: Image Removed |
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Informe o nome da conexão que será testada e clique em “Finalizar”: Image Removed |
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Caso a configuração da conexão esteja correta, a mensagem abaixo será apresentada: Image Removed |
Instalação do TSS
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Após a instalação do TAF, utilizando a opção de instalação completa, a instalação do TSS será iniciada automaticamente. Siga os procedimentos abaixo para realizar a parametrização:
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Selecione o idioma de instalação e clique em “OK”: Image Removed |
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A tela de “Boas Vindas” será apresentada. Clique em “Próximo” para prosseguir com a instalação: Image Removed |
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A tela referente ao Contrato de Licença de uso será apresentada. Após a leitura e aceite do mesmo, clique na opção “Avançar”: Image Removed |
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** Selecione o caminho para instalação e clique em “Próximo”. Por padrão, a instalação é realizada no caminho C:\totvssped, porem orientamos que o caminho seja alterado para "C:\TOTVS\TAF\totvssped, para facilitar a manutenção de arquivos: Image Removed Obs: Após a definição do caminho a ser utilizado, a mensagem abaixo será apresentada. No exemplo foi utilizado o caminho padrão: Image Removed |
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Na tela seguinte, mantenha a opção referente a instalação do TOTVS Service SOA “Online” marcada e clique em “Próximo”: Image Removed |
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Nesta tela, iremos utilizar algumas informações que já foram configuradas anteriormente: Sobre as configurações do TSS, informe o nome da máquina em que o mesmo foi instalado e a porta que será utilizada para a comunicação. Nas informações pertinentes ao banco de dados que será utilizado pelo TSS, utilize as mesmas configurações que foram preenchidas ou identificadas no DbMonitor (nome da máquina, alias e porta) Image Removed |
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Como o DbAccess já foi instalado junto com o TAF, apenas mantenha as opções que foram marcadas como Default e clique em "Próximo": Image Removed |
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Nesta tela, apenas altere a porta, caso a Default esteja sendo utilizada e clique em "Próximo": Image Removed |
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Neste momento, o sistema será instalado. Aguarde a conclusão do processo e clique em "Próximo": Image Removed |
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Agora, vamos definir as preferências em relação a utilização do sistema e a criação de atalhos. Após realizar a seleção, clique em "Próximo": Image Removed |
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O sistema irá realizar as configurações finais da instalação e iniciar os serviços utilizando as mesmas. Clique em "Próximo" para concluir o processo: Image Removed |
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Clique em "Pronto" para finalizar o wizard: Image Removed |
Configuração inicial do TAF (primeiro acesso)
Deck of Cards |
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id | Configuração inicial do TAF (primeiro acesso): |
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Card |
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| Localize o atalho criado na área de trabalho e execute o aplicativo: Image Removed |
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| Informe o usuário “admin”, deixe o campo referente a senha vazio e clique no botão “Entrar”: Image Removed |
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| Na tela de boas-vindas ao usuário, verifique as informações apresentadas e clique novamente em “Entrar”: Image Removed |
Card |
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| Selecione a localização e clique em “Ok”: Image Removed |
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| A tela referente a criação das tabelas do sistema será apresentada: Image Removed |
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| Selecione o diretório dos arquivos de dados (C:\totvs\TAF\data) e clique em abrir: Image Removed |
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| Novamente a tela de criação de tabelas na base de dados será apresentada: Image Removed |
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| Ao finalizar a criação das tabelas, será apresentada a tela de cadastro de moedas. Apenas clique em “Confirmar”: Image Removed |
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| Neste momento será apresentada a tela informando que existe uma divergência nas informações. Clique em "Avançar" para corrigir/atualizar a informação. Image Removed |
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| Clique no menu "Efetuar amarração dos Estabelecimentos" para iniciar o procedimento: Image Removed |
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| Na tela abaixo, de um duplo clique no campo "Código Complementar" até que apareça a informação 99 (onde 99 equivale ao Grupo de Empresa) + 01 (onde 01 equivale ao Código da Filial). Neste caso ficaria 9901. Após alterar as informações, clique em "Confirmar" para prosseguir. Image Removed |
Card |
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| Aguarde o termino do processamento das informações, conforme tela abaixo e posteriormente clique em finalizar. Neste momento será necessário efetuar um novo login no TAF. Image RemovedImage Removed |
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Configuração inicial do TAF (segundo acesso)
Deck of Cards |
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id | Configuração inicial do TAF (segundo acesso): |
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| Após efetuar o segundo login no sistema, a tela de apresentação do processo de configuração do TAF será apresentada. Clique em “Avançar”: Image Removed |
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| Na tela de seleção do Grupo para processamento, selecione as empresas habilitadas para processamento e clique em “Avançar”: Image Removed |
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| Selecione as opções marcadas abaixo e clique em “Avançar”: Image Removed |
Card |
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| Na opção “Porta de Conexão do DbAccess” a informação deverá ser a mesma que foi utilizada no início da instalação. (Verifique a informação conforme a configuração realizada no DbMonitor): Image Removed |
Card |
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| Na tela seguinte, por padrão a “Porta de conexão do Web Services” vem como 8080, porém essa porta geralmente já é usada no RM Portal. Orientamos que utilize a porta 8090, caso a mesma não esteja em uso. Clique em “Avançar” após o preenchimento das informações: Image Removed |
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| Clique em “Processar as configurações realizadas neste assistente” para finalizar a configuração: Image Removed |
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| Será exibida a tela de status do processamento das informações. Image Removed |
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| Ao finalizar o procedimento solicitado, será exibida a tela anterior com o log de execução: Image Removed |
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| Clique em finalizar e reinicie o sistema para prosseguir com as parametrizações: Image Removed |
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| Ao finalizar o wizard, um resumo das configurações utilizadas será apresentado. Apenas confirme as informações e clique em "Sair": Image Removed |
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Semanalmente é expedido no portal do cliente pacotes de atualização cumulativo contendo todas os ajustes e melhorias feitas dentro do release até a data da expedição; basta acessar a central de downloads selecionando a "Linha de Produto" como "TAF" e selecionando o release desejado; após isso baixar o patch de atualização da pasta "Atualizações Periódicas" e o pacote de dicionário da pasta "Dicionário de Dados"