Histórico da Página
Cadastro Nacional de Obras
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus ® | ||||||||||||||||||
Segmento: | Serviços | ||||||||||||||||||
Módulo: | Gestão de Projetos | ||||||||||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||||||||||
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado): | DSERFAT DSERFINP- 469512147 | ||||||||||||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos homologados | ||||||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | SON - Cadastro Nacional de Obras SC5 - Pedidos de Venda SF2 - Cabeçalho das NF de Saída AF8 - Projetos | ||||||||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Todos homologados |
Descrição
Ajustado Cadastro Nacional de Obras do Protheus para atendimento ao Reinf.
Este cadastro é registrado no tabela SON com os dados exigidos no layout Reinf para o cadastro nacional de obras.
Este
registro
por
sua
vez
pode
é
vinculado
a
demais
processos
como
Pedido
de
Venda,
Notas
Fiscais
e
Projetos
através
de
seus
campo
de
CNO
(C5_CNO,
F2_CNO
e
AF8_CNO)
, o que pode ser feito manualmente ou através dos relacionamentos entre estes.
Por exemplo: Um pedido gerado através da medição de venda de um projeto que tenha seu campo AF8_CNO preenchido ira receber o valor em seu campo C5_CNO, e caso posteriormente este pedido for faturado o mesmo conteúdo do campo CNO será levado ao F2_CNO.
Foram tratadas também as integrações via mensagem única e procedure do projeto, de forma com que ao realizada se a informação do CNO for encaminhada será gerado registro SON.
Abaixo segue relação de comportamento das integrações em caso de envio do CNO.
Inclusão:
- Envio de um novo projeto com CNO inexistente na tabela SON → Incluso novo registro SON de forma automática e gravado valor do ON_CODIGO no campo AF8_CNO;
- Envio de um novo projeto com CNO existente na tabela SON → Identificamos que registro já existe e apenas gravamos o valor do ON_CODIGO no campo AF8_CNO.
Alteração:
- Envio de um projeto já existente na AF8 com CNO inexistente na tabela SON → Incluso novo registro SON de forma automática e gravado valor do ON_CODIGO no campo AF8_CNO / Excluído CNO antigo, caso não fira os relacionamentos, mantendo a integridade dos registros;
- Envio de um projeto já existente na AF8 com CNO em branco → Apagado conteúdo do campo AF8_CNO / Excluído CNO antigo, caso não fira os relacionamentos, mantendo a integridade dos registros.
Exclusão:
- Envio da exclusão de um projeto da AF8 com CNO informado → Excluído CNO, caso não fira os relacionamentos, mantendo a integridade dos registros.
Obs1.: A mensagem única do pedido apenas consulta o CNO enviado na tabela SON, logo para que este fique vinculado ao pedido é necessário que já exista na tabela do Protheus.
Obs.2: Relacionamentos = Vínculo com demais registros, exemplo, ON_CODIGO esteja informado no C5_CNO.
Atualizações de Dicionário
Criação e Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela SON - Cadastro Nacional de Obras
Campo | ON_CODIGO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Título | Código |
Descrição | Código do CNO |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
When | INCLUI |
Relação | GetSXENum("SON","ON_CODIGO") |
Val. Sistema | ExistChav("SON") |
Help | Código que identifica o CNO. |
Campo | ON_DESC |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 90 |
Decimal | 0 |
Título | Descrição |
Descrição | Descrição do CNO |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Val. Sistema | Texto() |
Help | Descrição do CNO. |
Campo | ON_IDOBRA |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Título | Ind.Obra |
Descrição | Identificação da Obra |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Não |
Opções | 0=Nao Obra Constr. Civil / Matricula;1=Empreitada Total;2=Empreitada Parcial |
Relação | "0" |
Val. Sistema | Pertence('012') |
Help | Indicativo de Prestação de Serviços em Obra de Construção Civil: 0 - Não é obra de construção civil ou não está sujeita a matrícula de obra; 1 - Obra de Construção Civil - Empreitada Total; 2 - Obra de Construção Civil - Empreitada Parcial. |
Campo | ON_CNO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 14 |
Decimal | 0 |
Título | Número CNO |
Descrição | Número do CNO |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Não |
Val. Sistema | ExistChav("SON",M->ON_CNO,3) |
Help | Número do CNO. |
Campo | ON_TPINSCR |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Tp Inscrição |
Descrição | Tipo de inscrição |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 1=CNPJ;4=CNO |
Val. Sistema | Pertence("14") |
Help | Indica se o valor do campo ON_CNO é o CNPJ ou CNO. |
Campo | ON_TIPO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Título | Tipo Prop |
Descrição | Tipo do Proprietário CNO |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Não |
Opções | 1=Juridico;2=Fisico |
Relação | "1" |
Val. Sistema | Pertence('12') |
Help | Informe o proprietário do CNO. |
Campo | ON_CGC |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 14 |
Decimal | 0 |
Formato | @R 99.999.999/9999-99 |
Formato Variável | A322PPes(M->ON_TIPO) |
Título | CNPJ/CPF Pro |
Descrição | CNPJ/CPF Proprietário |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Não |
Val. Sistema | Vazio() .Or. CGC(M->ON_CGC) |
Help | Informe o CNPJ ou CPF do proprietário do CNO. |
Campo | ON_TPOBRA |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Tipo da Obra |
Descrição | Obra própria ou terceiro |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 1=Própria;2=Terceiro |
Val. Sistema | Vazio() .OR. Pertence("12") |
Help | Indica se a obra é propria ou pertence a terceiros. |
- Tabela AF8 - Projetos
Campo | AF8_CNO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Título | Cod Obra |
Descrição | Código da Obra |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Val. Sistema | Vazio() .Or. ExistCpo("SON",M->AF8_CNO) |
Consulta Padrão | SON |
Help | Indica o Código da Obra relacionado ao projeto. |
- Tabela SC5 - Pedidos de Venda
Campo | C5_CNO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Título | Cod CNO |
Descrição | Código CNO |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Val. Sistema | Vazio() .Or.(ExistCpo('SON',M->C5_CNO ) .And. a410VldPMS()) |
Consulta Padrão | SON |
Help | Informe o código referente ao cadastro nacional de obra (CNO). |
- Tabela SF2 - Cabeçalho das NF de Saída
Campo | F2_CNO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Título | Cod CNO |
Descrição | Código CNO |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Val. Sistema | Vazio() .Or. ExistCpo('SON',M->F2_CNO ) |
Consulta Padrão | SON |
Help | Informe o código referente ao cadastro nacional de obra (CNO). |
Procedimento para Configuração
Necessário apenas para as integrações:
Mensagem Única:
Links de documentação da integração TOP X Protheus via Mensagem Única:
Novas tags obrigatórias para o envio do CNO:
Projetos:
- WorkCode - Numeração do CNO
- WorkId - Identificação da Obra (0 = Não Obra Constr. Civil/Matricula,1 = Empreitada Total e 2=Empreitada Parcial)
- WorkGovernmentalId - CNPJ do Proprietário da Obra
Bloco de código | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:tot="http://www.totvs.com/">
<soapenv:Header/>
<soapenv:Body>
<tot:RECEIVEMESSAGE>
<tot:INMSG><![CDATA[
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<TOTVSMessage>
<MessageInformation version="2.000">
<UUID>3712c13b-8a5x-d2b1-6594-r396f0859399</UUID>
<Type>BusinessMessage</Type>
<Transaction>PROJECT</Transaction>
<StandardVersion>1.000</StandardVersion>
<SourceApplication>RM</SourceApplication>
<CompanyId>18</CompanyId>
<BranchId>5</BranchId>
<Product name="RM" version="12.1.17.0" />
<GeneratedOn>2018-02-22T21:10:31</GeneratedOn>
<DeliveryType>Sync</DeliveryType>
</MessageInformation>ad
<BusinessMessage>
<BusinessEvent>
<Entity>PROJECT</Entity>
<Event>upsert</Event>
</BusinessEvent>
<BusinessContent>
<CompanyId>18</CompanyId>
<BranchId>5</BranchId>
<CompanyInternalId>18|5</CompanyInternalId>
<ShortCode>302</ShortCode>
<Code>046</Code>
<InternalId>38|308</InternalId>
<Description>Projeto 46</Description>
<CostCenterCode>13106</CostCenterCode>
<CostCenterInternalId>18|13106</CostCenterInternalId>
<RegisterDate>2018-02-22T21:10:31.54</RegisterDate>
<StatusProject>4</StatusProject>
<WorkCode>333333</WorkCode>
<WorkId>1</WorkId>
<WorkGovernmentalId>02787291422</WorkGovernmentalId> </BusinessContent>
</BusinessMessage>
</TOTVSMessage> ]]>
</tot:INMSG>
</tot:RECEIVEMESSAGE>
</soapenv:Body>
</soapenv:Envelope> |
Pedido:
- WorkCode - Numeração do CNO
Obs.: Versão a ser informada no XML da Mensagem Única para o Pedido: "4.003"
Bloco de código | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:tot="http://www.totvs.com/">
<soapenv:Header/>
<soapenv:Body>
<tot:RECEIVEMESSAGE>
<tot:INMSG><![CDATA[
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<TOTVSMessage>
<MessageInformation version="2.000">
<UUID>3712c13b-8a5x-d2b1-6594-r496f1859588</UUID>
<Type>BusinessMessage</Type>
<Transaction>PROJECT</Transaction>
<StandardVersion>1.000</StandardVersion>
<SourceApplication>RM</SourceApplication>
<CompanyId>18</CompanyId>
<BranchId>5</BranchId>
<Product name="RM" version="12.1.17.0" />
<GeneratedOn>2018-03-05T21:10:31</GeneratedOn>
<DeliveryType>Sync</DeliveryType>
</MessageInformation>
<BusinessMessage>
<BusinessEvent>
<Entity>PROJECT</Entity>
<Event>upsert</Event>
</BusinessEvent>
<BusinessContent>
<CompanyId>18</CompanyId>
<BranchId>5</BranchId>
<CompanyInternalId>18|5</CompanyInternalId>
<ShortCode>302</ShortCode>
<Code>046</Code>
<InternalId>38|308</InternalId>
<Description>Projeto 46</Description>
<CostCenterCode>13106</CostCenterCode>
<CostCenterInternalId>18|13106</CostCenterInternalId>
<RegisterDate>2018-02-22T21:10:31.54</RegisterDate>
<StatusProject>4</StatusProject>
<WorkCode>333333</WorkCode>
<WorkId>1</WorkId>
<WorkGovernmentalId>02787291422</WorkGovernmentalId>
</BusinessContent>
</BusinessMessage>
</TOTVSMessage> ]]>
</tot:INMSG>
</tot:RECEIVEMESSAGE>
</soapenv:Body>
</soapenv:Envelope> |
Procedure:
Links de documentação da integração TOP X Protheus via Procedure:
Procedimento para Utilização
Exemplo 1:
- No Gestão de Projetos (SIGAPMS), acesse Atualizações / Cadastros / Cadastro Nacional de Obra.
O sistema apresenta a janela de CNOs cadastrados. - Inclua um registro e confirme.
Exemplo 2:
- No Gestão de Projetos (SIGAPMS), acesse Atualizações / Projetos / Projetos (modelo 2).
- Inclua um projeto com CNO (AF8_CNO), uma tarefa faturável (AF9_FATURA = 1) e um produto apontado.
- No Gestão de Projetos (SIGAPMS), acesse Atualizações / Projetos / Medição de Venda e Remessa.
O sistema apresenta a relação de projetos cadastrados. - Selecione o projeto clique em Faturar.
Será apresentada a tela de faturamento do projeto. - Expanda o projeto e selecione a tarefa, no campo % Faturar informe "100"% e clique em Adicionar e Confirma.
Será apresentado a tela do pedido de venda. - Confirme a inclusão do pedido de venda.
Exemplo 3:
- No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações / Pedidos / Pedidos de Venda.
O sistema apresenta a janela de pedidos cadastrados. - Inclua um pedido informando um CNO (C5_CNO).
- Acesse Atualizações / Pedidos / Liberação de Pedido de Venda e libere o pedido.
- Caso haja bloqueio de estoque ou de crédito realize as liberações através da rotina Liberação de Crédito e Estoque (Atualizações / Pedidos / Liberação de Crédito e Estoque).
- Acesse Atualizações / Faturamento / Documento de Saída.
Será apresentada a relação de pedidos. - Selecione o pedido e clique em Prep. Doc's.
Será apresentada a janela de numeração de notas e séries, selecione uma e confirme.
Obs.: Nos casos das integração tanto via Mensagem Única e Procedure as atualizações dos dados são automáticas, logo não há necessidade de realizar qualquer procedimento, desde que configurada corretamente.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
- No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
- Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
- Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
- Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
- Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
- Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
- Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável:
Informe o Nome da Variável
Tipo:
Informe o Tipo
Descrição:
Informe a Descrição
Valor Padrão:
Informe o Valor Padrão
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte
(X1_PERGUNT)
Nome
Grupo
(X1_GRUPO)
Ordem
(X1_ORDEM)
Tipo
(X1_TIPO)
Tamanho
(X1_TAMANHO)
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave
Nome
Modo
PYME
B04
(X2_CHAVE)
Dente/Região
(X2_NOME)
C
(X2_MODO)
N
(X2_PYME)
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave
Ex.: AR
Descrição
Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo
(X3_CAMPO)
Tipo
(X3_TIPO)
Tamanho
(X3_TAMANHO)
Decimal
(X3_DECIMAL)
Formato
(X3_PICTURE)
Título
(X3_TITULO)
Descrição
(X3_DESCRIC)
Nível
(X3_NÍVEL)
Usado
(X3_USADO) Informe Sim ou Não
Obrigatório
(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não
Browse
(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não
Opções
(X3_CBOX)
When
(X3_WHEN)
Relação
(X3_RELACAO)
Val. Sistema
(X3_VALID)
Help
Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias
(XB_ALIAS)
Tipo
(XB_TIPO)
Sequência
(XB_SEQ)
Coluna
(XB_COLUNA)
Descrição
(XB_DESCRI)
Contém
(XB_CONTEM)
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice
AA1
Ordem
6
Chave
AA1_FILIAL+AA1_CODVEN
Descrição
Cod. Vendedor
Proprietário
S
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável
(X6_VAR)
Tipo
(X6_TIPO)
Descrição
(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)
Valor Padrão
(X6_CONTEUD)
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo
Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)
Sequência
Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)
Campo Domínio
Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)
Tipo
Informe o conteúdo do (X7_TIPO)
Regra
Informe o conteúdo do (X7_REGRA)
Posiciona?
Informe o conteúdo do (X7_SEEK)
Chave
Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)
Condição
Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)
Proprietário
Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
Tipo:
Informe o Tipo do parâmetro
Cont. Por.:
Informe o Conteúdo padrão
Descrição:
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Submenu
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Nome da Rotina
Informe o Título da rotina
Programa
Informe o Fonte da rotina
Módulo
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
Tipo
Informe a Função
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo:
Disponibilizado pelo Marketing.
Introdução:
Disponibilizado pelo Marketing.
Passo a Passo:
Capturar diretamente do sistema.
Finalização:
Disponibilizado pelo Marketing.
Ponto de Entrada
Descrição:
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Localização:
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Eventos:
Informe o Título da rotina
Programa Fonte:
Informe o Fonte da rotina
Função:
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
Retorno:
Nome
Tipo
Descrição
Obrigatório
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab