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A revisão realizada nesse Rol de Procedimentos Procedimentos em 2011, foi com a intenção de fazer com que todos os agentes que o utilizam, se entendessem de forma coesa, criando uma compatibilização de nomenclatura e de estrutura única entre os planos de saúde e, como nem todos processos passaram por essa compatibilização pois, demandavam de outros fatores como custo, número de auxiliares entre outros, nesse momento, criou-se a TUSS - Terminologia Unificada de Saúde Suplementar, a terminologia para planos de saúde.de onde veio?
Objetivo
A terminologia TUSS
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qual a necessidade?
http://www.ans.gov.br/images/stories/Plano_de_saude_e_Operadoras/Area_do_consumidor/nota13_geas_ggras_dipro_17012013.pdf
http://www.ans.gov.br/images/stories/Legislacao/in/anexo_in34_dides.pdf
http://www.ans.gov.br/a-ans/sala-de-noticias-ans/operadoras-e-servicos-de-saude/2010-rol-de-procedimentos-e-terminologia-unificada-da-saude-suplementar
http://www.ans.gov.br/a-ans/sala-de-noticias-ans/operadoras-e-servicos-de-saude/432-esclarecimento-sobre-terminologia-unificada-em-saude-suplementar
http://www.ans.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&task=TextoLei&format=raw&id=MTI2Nw==
https://amb.org.br/_arquivos/_downloads/CBHPM-2016.pdf
Objetivo
Definir o usuário(s)/atendente(s) responsável(eis) que tem por objetivo a preservação da saúde e segurança dos demais colaboradores sendo responsável pela elaboração de Laudos Ambientais e na participação da criação de planos emergenciais, treinamentos, CIPA, entre outras medidas relacionadas a saúde e segurança do trabalho presentes no sistema.
Mapa Mental
surgiu em 13 de fevereiro de 2009 com a Instrução Normativa 34/2009 (Revogada pela IN/DIDES nº 51, de 09/12/2012), a partir da necessidade de padronização das terminologias utilizadas entre hospitais, planos e agentes de saúde. Embora a TUSS possua um rol de procedimentos também, o que a diferencia do rol da CBHPM é que vários profissionais da saúde como psicólogos, nutricionistas e vários outros farão a introdução dos seus procedimentos na terminologia.
Mapa Mental
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Página Inicial
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Deck of Cards |
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effectType | fade |
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Card |
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| Permite a inclusão de um novo usuário/atendente e suas respectivas informações.Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Okuma nova terminologia com seu grupo e subgrupo. Obs.: Uma vez já cadastrado o usuário/atendente do SESMT Código (TY2_CODIGO), não é possível a alteração do campo de nome Usuário (TMK_CODUSU) e do campo Calendário (TMK_CALEND) por isto, deve-se atentar ao informar dados nestes camposmesmo. As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais. |
Card |
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| Permite a alteração de informações de um determinado usuário/atendente uma vez já cadastradouma determinada TUSS já cadastrada. As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais. |
Card |
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| Permite a visualização de informações de um determinado usuário/atendente uma vez já cadastradouma determinada TUUS já cadastrada. Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado. As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais. |
Card |
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| Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejadaexclusão de uma determinada TUSS. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / PesquisarExcluir. Pesquisas disponíveis: Filial+usuário;Filial+nome;Filial+função;Login;Filial+cód. Esocial.Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro. |
Card |
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| Esta opção permite a cópia de um registro da TUSS, ao copiar, a tela apresenta apenas o campo Código (TY2_CODIGO) vazio, os demais permanecem preenchidos com a permissão de alteração. Permite a exclusão de um determinado usuário/atendente. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registroCopiar. |
Card |
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id | 6 |
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label | ConhecimentoImportar |
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| Executa a rotina padrão da base de conhecimento do sistema com informações genéricas armazenadas em arquivos. Essas informações podem ser figuras, textos, planilhas ou qualquer tipo de arquivo que seja relevanteEsta opção faz a importação das rotinas de TUSS (TY2), Subgrupo TUSS (TY2) e Grupo TUSS (TY0) para dentro do sistema. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Lim. ToleranciaImportar.
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Card |
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| Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse. |
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Campos Gerais
Campos presentes para o cadastro de informações referentes aos agentes de riscosao TUSS.
Deck of Cards |
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Card |
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label | Principais |
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| Campo | : | | : |
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Usuário Código ( | TMKTY2_ | CODUSUCODIGO) | Código para identificação | do usuário/atendenteda TUSS. Obs.: Não é disponível para alterações. Exemplo: | Claudio10104020 | Nome Descrição (TMK_NOMUSU) | Nome para identificação do usuário/atendente. Exemplo: Claudio Andrade Pereira | Data Início (TMK_DTINIC) | Permite a inserção de uma data referente ao dia/mês/ano em que o usuário/atendente passou a exercer sua função na empresa. Exemplo: 01/01/2018 | Compões SESMT (TMK_SESMT) | Campo para informar se talusuário/atendente será ou não um componente do SESMT.Obs.: Campo de extrema importância para que seja possível referenciar o usuário/atendente nas rotinas que possuem participação dos componentes do SESMT. Exemplo: 1 - Sim. Função (TMK_INDFUN) | Campo que indica qual será a função exercida pelo usuário/atendente na empresa. Serão carregadas, automaticamente, 12 (doze) funções provenientes de uma tabela genérica (SX5) onde o cadastro de uma nova será possível apenas pelo Configurador (SIGACFG). Exemplo: 1 | Descrição (TMK_DESFUN) | Campo que apresenta a descrição da função selecionada previamente. Exemplo: Médico do Trabalho
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| Card |
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| TY2_DESCRI) | Descrição da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar. Exemplo: Atendimento médico do intensivista em UTI geral ou pediátrica (plantão de 12 horas - por paciente) |
Campo: | | Ent. Classe (TMK_ENTCLA) | Campo que permite informar o código da endidade de Classe a qual pertence o usuário/atendente. Exemplo: CRM | Num. Ent. Cl. (TMK_NUMENT) | Campo para informar ou, o número do usuário/atendente na entidade de Classe do qual pertence ou, o número da cédula de identidade do usuário/atendente. Exemplo: 000000000001. | Data Term. (TMK_DTTERM) | Permite a inserção de uma data referente ao dia/mês/ano em que o usuário/atendente deixará de exercer sua função na empresa. Exemplo: 01/01/2020 | Registro MTB (TMK_REGMTB) | Campo responsável por identificar o número de registro do usuário/atendente perante o Ministério do Trabalho. Exemplo: 000000000001. | Endereço (TMK_ENDERE | Campo para inserção do endereço do usuário/atendente. Exemplo: | UF Ent. (TMK_UF) | Permite Informar a Unidade da federativa do usuário/atendente. Exemplo: SC | Telefone (TMK_TELUSU) | Campo responsável por armazenar o telefone disponível para contato do usuário/atendente. Exemplo: (47)99244-5898 | NIT (TMK_NIT) | Campo que permite a inserlçao do o número de referente ao P.I.S. do funcionário do usuário/atendente. Obs.: Esta código será utilizada na emissão do relatório PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Exemplo: 11168678762
Informações |
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| NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é um importante cadastro que determinadas categorias trabalhistas devem possuir para garantirem os benefícios do INSS como, por exemplo, o direito a aposentadoria. Por meio do NIT é possível realizar o pagamento das contribuições ao INSS através da Guia da Previdência Social ou, como também é conhecida, GPS. |
| Monit. Biolog (TMK_MONBIO) | Indica se usuário/atendente é responsável, ou não, pela monitoração biológica da empresa. Neste campo é possível a seleção de um entre dois itens, sendo eles: Exemplo: 1 - Sim. | Resp. Amb. (TMK_RESAMB) | Indica se usuário/atendente é responsável, ou não, pelos registros ambientais da empresa. Neste campo é possível a seleção de um entre dois itens, sendo eles: Exemplo: 1 - Sim. | E-mail (TMK_EMAIL) | Permite a inserção referente ao E-mail para contato com o usuário/atendente. Exemplo: [email protected] | CPF (TMK_CIC) | Campo responsável por armazenar o código referente ao CPF do usuário/atendente. Exemplo: 68628188134 |
Card |
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| Registros provindos da tabela genérica Grupos TUSS (SX5) de Funções (P1) que possui TY0) que possuem relação com a de Sesmt/usuar.aten TUSS (TY0). info
| | É importante ressaltar que esta tabela genérica (SX5) de Funções (P1) não diz respeito a tabela (SRJ) de Funções (GPEA030) que, embora possuam o mesmo nome para identificação, exercem papéis diferentes no sistema. | Função (TMK_INDFUN) | Campo que indica qual será a função exercida pelo usuário/atendente na empresa. Serão carregadas, automaticamente, 12 (doze) funções provenientes de uma tabela genérica (X5) onde o cadastro de uma nova será possível apenas pelo Configurador (SIGACFG). Exemplo: 1 | Descrição (TMK_DESFUN) | Campo que apresenta a descrição da função selecionada previamente. Exemplo: Médico do Trabalho | Registros provindos da tabela (CTT) de Centro de Custos (CTBA180) que possui relação com a de Sesmt/usuar.aten. Informações |
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| O Centro de Custos representa um determinado segmento de uma empresa onde esta possui uma relativa autonomia no que se refere à sua própria administração financeira, isto é, às suas receitas e despesas. O conjunto de todos os centros de custos representa a empresa por completa. |
Campo: | | Centro Custo (TMK_CC)
| Campo que indica qual o código do Centro de Custos no qual o usuário/atendente será inserido. Exemplo: ADM | Descrição (TMK_NOMECC) | Campo que apresenta a descrição do Centro de Custos selecionado previamente. Exemplo: Administração | Registros provindos da tabela (SH7) Calendário (MATA780) que possui relação com a de Sesmt/usuar.aten. Campo: | | Calendário (TMK_CALEND) | Campo para seleção do Calendário no qual indicará os dias e horários em que o usuário/atendente efetuará os devidos atendimentos.
Exemplo: COM | Descrição (TMK_DESCAL) | Campo que apresenta a descrição do Calendário selecionado previamente. Exemplo: Comercial | Registros provindos da tabela genérica (QUS) Usuário que possui relação com a de Sesmt/usuar.aten. Informações |
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| Para que este campo fique disponível para seleção, é necessário informar um usuário no parâmetro MV_NG2USR. O usuário informado passará a ter permissão para inclusão e, também, alteração do compo Login (TMK_USUARI). Com o parâmetro preenchido, o nível do campo muda para 1 e todos os usuários visualizam o campo, no entanto, só está habilitado para alteração, aos usuários chaves indicados no parâmetro. Obs.: Para viabilizar essa configuração corretamente é necessário que o update UPDMDTA7 já tenha sido executado no ambiente. |
Campo: | | Login (TMK_USUARI) | Campo que indica o vínculo entre o login de usuário do sistema e o usuário/atendente do Sesmt. O cadastro destes logins de usuário é possível, somente, pelo Configurador (SIGACFG). Exemplo: marcos.pedroso |
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Conteúdos Relacionados
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Grupo (TY2_GRUPO) | Permite a seleção de um código que referencia o Grupos TUSS. Exemplo: 001 | Descr. Grupo (TY2_DESGRU) | Campo que referencia a descrição do Grupos TUSS. O campo recebe um valor automático que vem da tabela TY0 de acordo com a informação selecionada no campo Grupo (TY2_GRUPO). Exemplo: Consultas |
Registros provindos da tabela Subgrupos TUSS (TY1) que possuem relação com a TUSS (TY0).
Campo | |
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Subgrupo (TY2_SUBGRU) | Permite a seleção de um código que referencia o Subgrupso TUSS. Exemplo: 0004 | Descr. Subg. (TY2_DESSUB) | Campo que referencia a descrição do Subgrupos TUSS. O campo recebe um valor automático que vem da tabela TY1 de acordo com a informação selecionada no campo Subgrupo (TY2_SUBGRU). Exemplo: UTI |
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Conteúdos Relacionados
- Grupo TUSS;
- Subgrupo TUSS
- Função;
- Unidade Federativa;
- Centro de Custos;
- Calendário;
- Login de Usuário.
Palavras-chave
- TUSS (Terminologia Unificada de Saúde Suplementar)
- ANS (ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)
Referências
Terminologias - Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e Terminologia Unificadas da Saúde Suplementar - TUSS
ANS - TUSS
Tabela TUSS
Rol de Procedimentos e TUSS
Esclarecimentos TUSS
Instrução Normativa 38/2009
CBHPM 2016