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Este processo permite baixar os valores dos patrimônios de forma parcial (retirando somente o valor definido durante o processo) ou total (retirando todo o valor do mesmo). O sistema permite que a baixa seja realizada de forma individual (somente um patrimônio selecionado) ou simultaneamente (definindo uma faixa de patrimônios).
Parametrização Para que a contabilização da ocorrência de baixa seja realizada deve-se marcar o parâmetro "Contabilizar Ocorrências" e definir o código do Lote (do sistema contábil) que receberá os lançamentos correspondentes.
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- Em patrimônios inativos;
- Em patrimônios considerados Títulos;
- Em patrimônios totalmente depreciados;
- Em patrimônios totalmente baixados em período anterior;
- Valor da baixa maior que o valor corrigido do patrimônio;
- Data da baixa menor que a última ocorrência existente para o patrimônio envolvido;
- Data do processo fora do período de cálculo. Exemplo: Data da baixa 01/02/2010, período de cálculo do sistema patrimonial 01/2011.
Procedimentos para realização da Baixa:
A Baixa pode ser executada a partir do menu Operações Patrimoniais/Baixa ou pela visão de patrimônios. No ultimo caso deve-se selecionar o(s) patrimônio(s) desejado(s) e escolher a opção Baixa em Processos (na barra de ferramentas).
Seleção de Patrimônios
Nesta etapa devem Devem ser selecionados todos os patrimônios a serem utilizados na baixa. Esta opção será exibida caso o processo seja executado a partir do menu Operações Patrimoniais.
Seleção dos dados complementares
Ao baixar totalmente o(s) patrimônio(s) o valor a ser considerado para cálculo será o valor corrigido do patrimônio. Todos os
ajustes serão realizados de forma que o(s) patrimônio(s) fique(m) com saldo residual zerado(s).
A baixa total permite que seja informado um valor de venda para cada patrimônio selecionado, caso sejam escolhidos mais de um patrimônio. Para isto deve-se marcar a opção "Informar valor de venda por patrimônio".
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As opções "Baixar agregados" e "Informar valor de venda por patrimônio" são validas somente para o tipo de baixa Total.
Se o campo "Informar valor de venda por patrimônio" não estiver marcado as informações da baixa (valor, data, etc.) irão valer para todos os patrimônios (patrimônios principais e patrimônios agregados). Caso contrário irá valer para todos os patrimônios (patrimônios principais e patrimônios agregados), exceto o valor, pois cada um possuíra o próprio.
Informar valor de venda por patrimônio
Caso a baixa contenha mais de um patrimônio a ser baixado totalmente, é possível informar o valor de venda para cada patrimônio, para isso basta marcar esse campo que uma nova aba "Patrimônios" irá ser exibida.
Informar valor de venda por cenário
Caso os patrimônios a serem baixados totalmente tenham mais de um cenário de cálculo, é possível informar o valor de venda para cada cenário, para isso basta marcar esse campo que uma nova aba "Patrimônios" irá ser exibida.
Apura perda e ganho
Data da baixa
A data a ser utilizada no processo deverá considerar a data base do patrimônio, a última ocorrência para este patrimônio e a
data de aquisição do mesmo, ou seja, a data precisa estar dentro do período de calculo, deverá ser maior que a última ocorrência cadastrada e maior que a data de aquisição.
Valor da venda
Opcionalmente, pode-se informar o valor da venda dos patrimônios a ser aplicado para cada patrimônio baixado automaticamente.
Motivo de Baixa
O motivo de baixa deve estar previamente cadastrado antes da execução do processo. Para maiores informações sobre o cadastro do motivo de baixa.
Contabilização
A contabilização da baixa respeitará as informações definidas no Evento Contábil para criação dos lançamentos.
Ao marcar esta opção a contabilização da baixa ficará como pendente, podendo ser realizada posteriormente após a execução com sucesso da baixa.
Observações:
Para a contabilização o sistema considera a data do lote e a data da ocorrência, ou seja, o sistema não contabilizará ocorrência com data fora do período do lote contábil.
A contabilização só será realizada caso seja marcada a opção Contabilizar Ocorrência.
Campo Observações
Campo livre que permite que sejam descritas informações que, posteriormente, podem ser visualizadas no histórico da
ocorrência.
Log
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Após a execução, com sucesso, do processo o sistema armazena as informações relacionadas as ocorrências no menu Operações Patrimoniais.
Outra forma de visualizar as ocorrências realizadas é a partir da aba de ocorrências da tela de edição do patrimônio.
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Caso deseje excluir as ocorrências pode-se selecioná-la na aba Ocorrências (tela de edição do patrimônio) e escolher a opção Exclusão de Ocorrências em Processos. Outra maneira de executar este processo é a partir da tela de consulta de ocorrências no menu Operações Patrimoniais.
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Informações | ||
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