Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Atenção:
Dentro do cadastro do 'Período Letivo', devemos definir também se o período letivo está encerrado ou não para contabilizações, marcando ou não a opção "Período Letivo encerrado para Contabilização".
Mesmo que o local indicado nos parâmetros do sistema para verificar o período de competência contábil seja o cadastro de 'Parametrização por Curso' ou 'Contrato e Plano de Pagamento', todas as vezes em que o processo de contabilização por competência for acionado, independentemente do local parametrizado, o sistema sempre irá validar esta opção, gerando contabilização apenas para os contratos cujos períodos letivos não estejam encerrados para contabilização.

Aviso

Se o contrato tiver somente contabilização de provisão ou contabilização de provisão e apropriação, o sistema não possibilitará a modificação da data de competência contábil.


2 - Parametrização por Curso
Dentro do cadastro da Parametrização por Curso será habilitada uma aba chamada 'Contabilização', onde devemos informar o período de competência contábil, ou seja, o período em que os serviços serão prestados para esta parametrização, preenchendo o mês/ano da competência inicial e o mês/ano da competência final. 

Aviso

Se o contrato tiver somente contabilização de provisão ou contabilização de provisão e apropriação, o sistema não possibilitará a modificação da data de competência contábil.


3 - Contrato e Plano de Pagamento
Dentro dos cadastros do Contrato e do Plano de Pagamento será habilitada uma aba chamada 'Contabilização', sendo que escolhendo esta opção devemos informar o período de competência contábil em pelo menos um destes dois cadastros e o sistema irá proceder da seguinte forma:

...

Neste caso, os serviços serão prestados em um período de 10 meses (mês da Data do contrato até o Mês/Ano Final da competência | mês 03 até mês 12 = 10 meses), sendo então o valor contratado de 12.000,00 dividido e contabilizado em 10 meses ou 10 competências. Neste exemplo, o primeiro mês a ser contabilizado será referente à competência 03/2015 e será no valor de 1.200,00 (12.000,00 / 10 meses) e, à medida que os serviços forem sendo realizados, deverá ser executada a contabilização para as próximas competências que serão realizadas no valor de 1.200,00 cada até o final do período contábil.

Observações
− Se a 'Data do contrato' estiver em branco ou for menor que o Mês/Ano inicial da competência, a data inicial indicada na competência contábil é que será considerada para os cálculos e para a contabilização.
− Se a 'Data do contrato' for maior que o Mês/Ano final da competência, significa que este contrato não poderá ser contabilizado pelo sistema, pois o período de realização da prestação dos serviços contratados já finalizou.

Informações
titleNa versão 2310 ou superiores

O sistema permite alterar a data de competência inicial para uma data superior ou igual a data da contabilização de provisão do contrato. No entanto, caso a data considerada seja menor do que a data da contabilização de provisão do contrato, não será possível alterar a data e a mensagem "A data da competência inicial Data de Competência Inicial é menor do que a data da provisão Data de Provisão da Contabilização do Contrato" com as informações consideradas da data será exibida.

Aviso

Se o contrato tiver contabilização de provisão e apropriação, o sistema não possibilitará a modificação da data de competência contábil.