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  • TOTVS Processo Seletivo - Especificações Técnicas

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Este documento tem como objetivo, discriminar as principais características técnicas dos aplicativos RM, permitindo a você obter uma melhor compreensão de seu funcionamento e conseqüentemente, aproveitar seus recursos e benefícios.

Características

A linha RM é a solução corporativa de gestão empresarial da TOTVS. Desenvolvido para tecnologia Windows 32 e 64bits, .Net e arquitetura Cliente/Servidor, possui banco de dados único, padrão SQL Structure Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada), atualizações on-line, interface padronizada e diversas ferramentas disponíveis. Flexível, possibilita a integração com sistemas específicos de sua empresa.
 
Interface Padrão Windows

Possui atualização on-line dos dados de entrada, permitindo acesso às informações atualizadas imediatamente após o término da transação. Possui padronização do uso de teclas e funções, em todos os módulos, de forma a facilitar o seu aprendizado e operação. Possui opção de "fazer" e "desfazer" as ações executadas pelos aplicativos.

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1. Ferramentas de Suporte

As ferramentas de suporte são funcionalidade que servem de apoio para que uma determinada funcionalidade complete seu processamento. Este comportamento pode ser encontrado em várias situações na linha RM, e são imprescindíveis para determinados processos.    

Fórmula

As Fórmulas nos aplicativos RM terão, basicamente, três principais objetivos, dentre eles:

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  • Permite através de um editor criar fórmulas no sistema
  • Permite a aplicação em campos complementares
  • Permite seu uso em consultas SQL
  • Possibilita aplicação em relatórios do sistema
  • Permite uso em processos do RM
  • Possibilita exportação do log de execução

Fórmula Visual

Fórmula visual trata-se de uma funcionalidade que executa um fluxo de operações pré-definidas. O fluxo é definido pelo próprio usuário, que através desta ferramenta é capaz de atender diversas particularidades. Principais características:

  • Permite a escolha de atividades pré-definidas no RM ou mesmo acrescentar novas atividades
  • Permite através de um editor visual criar com fluxos de ações
  • Permite a escolha de atividades pré-definidas no RM ou mesmo acrescentar novas atividades
  • Permite a customização das funcionalidades do RM a partir das atividades disponíveis
  • Permite definir em qual momento a fórmula visual será executada, a partir da manipulação de gatilhos
  • Permite o agendamento de uma fórmula visual a partir do agendamento de Jobs.

Mashups

A idéia do Mashup é utilizar uma pesquisa na Web para atualizar dados cadastrais ou simplesmente fazer uma busca. Principais características:

  • Realiza a pesquisa de dados na Web para realizar a atualização de cadastros no RM.
  • Verifica a existência e a autenticidade de um dado como CPF, CNPJ, CEP, entre outros dados diretamente na internet a fim de possibilitar o cadastro de um registro.  

Metadados

O metadados é um mecanismo que possibilita a geração automática de formulários para cadastramento de informações no banco de dados, a fim de dispor de novos cadastros para o RM. Principais características:

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  • Permite a criação de relatórios, podendo definir níveis de acesso aos mesmos.
  • Permite a visualização de relatórios em uma ou mais coligadas.
  • Permite a importação/exportação de um ou mais relatórios.
  • Permite a cópia da estrutura de um relatório, gerando um novo relatório com essa estrutura.
  • Permite a visualização do relatório antes da impressão.
  • Permite gravar última configuração de impressão utilizada.
  • Permite a criação de grupos de relatórios.
  • Permite montar e alterar relatórios facilmente através de uma interface amigável.

Além disto, será possível:

  • Inserir grupos como Margem Superior e Inferior, Cabeçalho e Rodapé do Relatório, Cabeçalho e Rodapé da Página, Rodapé do Grupo, Detalhes, Sub-detalhes Sub-Relatórios;
  • Visualizar os grupos de forma hierárquica facilitando a compreensão do relatório;
  • Inserir campos da base de dados, imagens, textos, consultas SQL, data, hora e contador de páginas no relatório;
  • Visualizar através de uma régua o posicionamento dos campos no papel;
  • Mover e copiar campos do relatório;
  • Copiar a formatação de um campo;
  • Filtrar registros a serem impressos;
  • Alterar a formatação do campo como fonte, borda, formato de impressão e etc.;
  • Determinar campo de ordenação e quebra do grupo;
  • Marcar grupos que não serão impressos dentre outras funcionalidades.
  • Permite a inclusão de gráficos de medidores no relatório.

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  • Disponibiliza controle de login efetuado pelo sistema, possibilitando definição das transações de inclusão, alteração e exclusão da base. Neste caso, cada usuário deverá fazer login no aplicativo com senha própria e exclusiva, cujo acesso será controlado por Perfil de acessos a Menus, Campos ou Relatórios, previamente definidos, podendo ou não realizar determinada operação, conforme lhe foi permitido no perfil atribuído por um usuário superior hierarquicamente na administração do banco de dados.
  • Permite definir diferentes níveis de acesso em cada perfil, de acordo com o grau de necessidade de acessos de cada usuário ou grupo de usuários nos aplicativos.
  • Permite a inclusão e manutenção de códigos especiais de acesso ao banco de dados. Os códigos criados referem-se ao acesso e administração do banco de dados e não usuário do aplicativo, que possui outro cadastro próprio. Desta forma, poderão ser criados no aplicativo diferentes códigos de acesso para diferentes usuários do aplicativo, podendo alguns deles ter maiores liberdades como administradores do banco de dados.

4. Estrutura das Tabelas

As entidades manipuladas no aplicativo estão dispostas em diversas tabelas que classificamos de Tabelas Globais e Tabelas Específicas. As Tabelas Globais são aquelas tabelas comuns a todos os segmentos da Linha RM, sendo, portanto manipuláveis por todos os segmentos; As Tabelas Específicas do segmento são aquelas que se encontram disponíveis no segmento, embora possam ser encontradas também compartilhadas entre outros segmentos da Linha RM, visando garantir a integração entre os segmentos. A criação de novas entidades e/ou atributos deverá ser efetuada exclusivamente pela própria TOTVS. Caso necessário, o cliente deverá encaminhar solicitação de inclusão de entidades/atributos ao Depto. de Suporte da TOTVS Sistemas para que a mesma seja encaminhada ao Departamento de Desenvolvimento para avaliação.

5. Implantação

A Área de Serviços da TOTVS visa implantar os seus produtos de acordo com os processos de cada cliente. Finalizada a negociação comercial, é realizado o levantamento de processos para compreender as regras do negócio do cliente e verificar se os aplicativos RM atendem às suas necessidades.

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