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APURAÇÃO
EDO RESSARCIMENTO OU COMPLEMENTO DO ICMS RETIDO POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA OU ANTECIPADO
Características do Requisito
Linha de Produto: | Protheus | ||||||||||||||||||||||||
Segmento: | Serviços | ||||||||||||||||||||||||
Módulo: | SIGAFIS - Livros Fiscais | ||||||||||||||||||||||||
Rotina: |
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Cadastros Iniciais: | Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito. | ||||||||||||||||||||||||
Parâmetro(s): | Informe os parâmetros utilizados. | ||||||||||||||||||||||||
Tickets relacionados | Informe o(s) chamado(s) relacionado(s). | ||||||||||||||||||||||||
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado): | Informe o requisito relacionado (Issue). | ||||||||||||||||||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||||||||||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos | ||||||||||||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | SFT, SD1, SD2, SA1, SA2, SB1, F2T, F2U, F2V, F2W, F2X, F3M. | ||||||||||||||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Todos | ||||||||||||||||||||||||
Pacote: | Informe o [linkdopacote] |
Descrição
Essa rotina permite que o usuário realize a Apuração e Ressarcimento ou Complemento do ICMS Retido por Substituição Tributária através do processamento de saldos iniciais de estoque e movimentos fiscais de entradas e saídas.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
- No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
- Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
- Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
- Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
- Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
- Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
- Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado): | DSERFIS1-6044 |
País(es): | Brasil |
Banco(s) de Dados: | Todos |
Tabelas Utilizadas: | SFT, SD1, SD2, SA1, SA2, SB1, F2T, F2U, F2V, F2W, F2X, F3M. |
Sistema(s) Operacional(is): | Todos |
Pacote de Dicionário de Dados - P11: | https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=727916 |
Pacote de Dicionário de Dados - P12: | https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=727915 |
Manual da Apuração: | FIS0025_Portaria CAT42_APURAÇÃO DO RESSARCIMENTO OU COMPLEMENTO DO ICMS RETIDO POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA OU ANTECIPADO |
Descrição
O Estado de São Paulo, através da Portaria CAT 42/2018, apresenta uma nova regra de cálculo para ressarcimento ou complemento do ICMS retido por substituição tributária ou antecipado, oferecendo ao contribuinte instruções para a prestação das informações relativas à Apuração do Ressarcimento ou Complemento do ICMS Retido por Substituição Tributária ou Antecipado.
Visando auxiliar nossos clientes na entrega dessa obrigação acessória, a TOTVS apresenta, para a linha Microsiga Protheus, a entrega do Arquivo Digital do Sistema de Apuração do Ressarcimento ou Complemento do ICMS Retido por Substituição Tributária ou Antecipado. Também foi desenvolvida, utilizando as premissas das normas tributárias, a rotina de Apuração, para que o contribuinte possa ter o valor apurado estimado do imposto a ser ressarcido ou complementado. Essa rotina também oferece recursos para a conferência dos valores apresentados para a SEFAZ SP.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após:
- A aplicação do pacote de atualizações (Patch) relacionado à este ticket;
- A execução do compatibilizador UPDDISTR (versão 11, em garantia estendida, ou em releases anteriores ao 12.1.23), após a cópia dos arquivos contidos no pacote de dados diferencial para a pasta systemload.
Para maiores informações sobre o compatibilizador:
Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.
Atualizações do Compatibilizador
Dicionário de Dados
Expandir | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Tabela
Tabela
Índices
Tabela
Grupo: FISA191
Grupo: FISA194
Grupo: FISR190
Importante: O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso. |
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu, conforme instruções a seguir:
Menu | SIGAFIS |
Submenu | Miscelânea |
Nome da Rotina | Apuracao Ressarcimento de ICMS-ST |
Programa | FISA190 |
Módulo | Todos |
Tipo | Protheus |
Procedimento para Utilização
A rotina possui opções que permitem a apuração de valores de ressarcimento ou complemento do ICMS Retido por ST ou antecipado, além da extração de relatório para conferência desses valores (em formato de planilha) e a geração do arquivo digital para transmissão. Como o processamento parte de saldos iniciais em estoque dos produtos envolvidos, a rotina possui um cadastro auxiliar de saldos e também de regras para movimentos que devem ser considerados no processamento.
Aviso | ||
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A rotina de apuração foi desenvolvida segundo o Manual do Sistema de Apuração do Ressarcimento ou Complemento do ICMS Retido por Substituição Tributária ou Antecipado, e sua execução é obrigatória para a geração do relatório e do arquivo final. Após o processamento, apresentará os valores estimados do tributo, à ressarcir e à complementar, no período analisado. No entanto, trata-se de uma rotina de apoio, visto que, no leiaute do arquivo digital, campos e regras de composição para valores de ressarcimento e complemento de imposto não foram especificados. Tais valores serão oficialmente calculados e disponibilizados ao contribuinte através do sistema e-Ressarcimento (Sistema Eletrônico de Gerenciamento do Ressarcimento), disponível no sítio da Secretaria da Fazenda, após as fases de pré-validação, transmissão e pós-validação, que ocorre após a recepção do arquivo digital pela Secretaria da Fazenda. |
As opções disponíveis são:
- Apuração do Ressarcimento / Complemento
- Cadastro de Saldos Iniciais
- Cadastro de Regras
- Relatório de Conferência
- Geração do Arquivo
Deck of Cards | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Grupo
FISA192
Nome
Ano/Mês Ref
Pergunte
MV_PAR01
Ordem
1
Tipo
Caracter
Tamanho
6
Grupo
FISA191
Nome
Data Fechamento Estoque
Pergunte
MV_PAR01
Ordem
1
Tipo
Data
Tamanho
8
Grupo
FISA191E
Nome
Ano/Mês Ref
Pergunte
MV_PAR01
Ordem
1
Tipo
Caracter
Tamanho
6
Grupo
FISA194
Nome
Ano/Mês Ref
Pergunte
MV_PAR01
Ordem
1
Tipo
Caracter
Tamanho
6
Grupo
FISA194
Nome
Versão do Leiaute
Pergunte
MV_PAR02
Ordem
2
Tipo
Caracter
Tamanho
2
Grupo
FISA194
Nome
Finalidade do Arquivo
Pergunte
MV_PAR03
Ordem
3
Tipo
Numérico
Tamanho
1
Grupo
FISA194
Nome
Diretório
Pergunte
MV_PAR04
Ordem
2
Tipo
Caracter
Tamanho
2
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave
Nome
Modo
PYME
B04
(X2_CHAVE)
Dente/Região
(X2_NOME)
C
(X2_MODO)
N
(X2_PYME)
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave
Ex.: AR
Descrição
Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo
(X3_CAMPO)
Tipo
(X3_TIPO)
Tamanho
(X3_TAMANHO)
Decimal
(X3_DECIMAL)
Formato
(X3_PICTURE)
Título
(X3_TITULO)
Descrição
(X3_DESCRIC)
Nível
(X3_NÍVEL)
Usado
(X3_USADO) Informe Sim ou Não
Obrigatório
(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não
Browse
(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não
Opções
(X3_CBOX)
When
(X3_WHEN)
Relação
(X3_RELACAO)
Val. Sistema
(X3_VALID)
Help
Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias
(XB_ALIAS)
Tipo
(XB_TIPO)
Sequência
(XB_SEQ)
Coluna
(XB_COLUNA)
Descrição
(XB_DESCRI)
Contém
(XB_CONTEM)
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice
AA1
Ordem
6
Chave
AA1_FILIAL+AA1_CODVEN
Descrição
Cod. Vendedor
Proprietário
S
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável
(X6_VAR)
Tipo
(X6_TIPO)
Descrição
(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)
Valor Padrão
(X6_CONTEUD)
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo
Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)
Sequência
Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)
Campo Domínio
Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)
Tipo
Informe o conteúdo do (X7_TIPO)
Regra
Informe o conteúdo do (X7_REGRA)
Posiciona?
Informe o conteúdo do (X7_SEEK)
Chave
Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)
Condição
Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)
Proprietário
Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
Tipo:
Informe o Tipo do parâmetro
Cont. Por.:
Informe o Conteúdo padrão
Descrição:
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Submenu
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Nome da Rotina
Informe o Título da rotina
Programa
Informe o Fonte da rotina
Módulo
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
Tipo
Informe a Função
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo:
Disponibilizado pelo Marketing.
Introdução:
Disponibilizado pelo Marketing.
Passo a Passo:
Capturar diretamente do sistema.
Finalização:
Disponibilizado pelo Marketing.
Ponto de Entrada
Descrição:
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Localização:
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Eventos:
Informe o Título da rotina
Programa Fonte:
Informe o Fonte da rotina
Função:
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
Retorno:
Nome
Tipo
Descrição
Obrigatório
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab