Histórico da Página
CONTEÚDO
Índice exclude .*CONTEÚDO style none separator none
ÍNDICE
...
01. VISÃO GERAL
Neste exemplo , é apresentado opção que permite a realização de um processo de emissão devolução de um documento de subcontratação.
No processo de devolução comum (documentos diferentes de subcontratação), já existia a opção de busca comercial do valor do frete utilizando o trecho de origem (ida), ou seja, invertendo destino e origem da devolução.
Contudo, o processo de subcontratação não possuía tal mecanismo e exigia, portanto, a existência de uma tabela de preço específica cadastrada para o trecho de retorno (volta). Foi realizada melhoria disponível a partir do release 12.1.27 permitindo mecanismo de busca comercial do valor do frete utilizando o trecho de origem (ida), ou seja, invertendo destino e origem da devoluçãoSubcontratação - é aquela firmada na origem da prestação do serviço, por opção do prestador de serviço de transporte em não realizar o serviço por meio próprio.
02. CADASTROS NECESSÁRIOS
É necessário que os cadastros a seguir estejam preparados previamente para a correta utilização do processo de Subcontratação:
Além dos itens constantes na documentação processo de subcontratação, devem ser avaliados os seguintes cadastros:
- Contrato cliente: deve ser verificado o campo DDA_DEVTRE (Tipo Devol. Trecho) da tabela DDA - Serviços Negociação Cliente, sendo necessário constar valores como 0-Não Utiliza ou 1- Conforme o documento original;
- Ambiente deve estar atualizado com pacote de dicionários e fontes/rotinas, conforme documentação técnica - Devolução de Subcontratação, onde haverá atualização das tabelas DT4 (Cotação de Frete) e DTC (Documento Cliente para Transporte) campos abaixo serão atualizados no ambiente:
- Na rotina de Cotação: DT4_INVORI (Inversão de Origem) - Para considerar a pesquisa da tabela de frete em casos de devolução de subcontratação (destino x origem) basta utilizar o novo campo criado, indicando desta forma que o trecho será pesquisado do destino para a origem de acordo com o Contrato do Cliente;
- Na rotina de Entrada de Documento do Cliente: DTC_INVORI (Inversão de Origem) - Nesta rotina o campo Tipo da NFC (DV1_TIPNFC) possui opção única para a subcontratação (2 = Subcontratação), para realizar o processo de devolução de uma subcontratação foi criado novo campo na tabela DTC (Documento Cliente para Transporte) para a realização de inversão. Este campo realizará o mesmo tratamento que é realizado quando o campo Tipo da NFC (DV1_TIPNFC) é configurado como 1 = Devolução, que realiza a inversão da pesquisa da tabela de acordo com a opção de Contrato do Cliente, campo DDA_DEVTRE (Tipo Devol. Trecho) da tabela DDA - Serviços Negociação Cliente.
Sendo assim, a indicação de devolução nos processos de subcontratação passa a ser o novo campo de inversão e não mais a configuração do tipo de nota mencionada no campo
- Na rotina de Cotação: DT4_INVORI (Inversão de Origem) - Para considerar a pesquisa da tabela de frete em casos de devolução de subcontratação (destino x origem) basta utilizar o novo campo criado, indicando desta forma que o trecho será pesquisado do destino para a origem de acordo com o Contrato do Cliente;
- Regra de Tributação (na tabela MC cadastrar a Subcontratação em seguida cadastrar a regra);
- Regra Por Cliente:
Campo Regra Trib. (DV1_REGTRI);
Campo- Tipo da NFC (DV1_TIPNFC);
- Tipo da NFC (DV1_TIPNFC);
- Cadastro de Tipo de Entrada e Saída para cálculo correto do processo de Subcontratação;Lembrando que após atualizações e configurações mencionadas acima, não haverá a obrigatoriedade da existência de uma tabela de preço específica cadastrada para o trecho de retorno (volta), nos casos de subcontratação.
03. PROCEDIMENTO PARA UTILIZAÇÃO
Exemplo de utilização para o procedimento para processo processo de emissão de Cte de Subcontrataçãodevolução de um documento de subcontratação, onde não há tabela de preço específica cadastrada para o trecho de retorno (volta):
Situação: Transportador A contrata empresa B para transporte de mercadoria:, porém durante o processo de transporte há necessidade de retorno de produto(s) e documentação(ões):
- No SIGATMS, clique em Atualizações > Recebimento > Em Entrada Dc. Cliente.
- Na tela Doctos. do Cliente para Transporte, clique em Incluir.
- Informar Na tela Doctos. do Cliente para Transporte - Incluir, informe o lote (DTC_LOTNFC) tipo eletrônico (DTP_TIPLOT = 3);.
- Informar Informe o cliente remetente (DTC_CLIREM) e loja (DTC_LOJREM) ;- lembrando que, nesta situação (devolução) o cliente destinatário do documento origem passará a ser o remetente na inclusão da entrada da NF;
- Informe o Informar cliente destinatário (DTC_CLIDES) e loja (DTC_LODES); - lembrando que, nesta situação (devolução) o cliente remetente do documento origem passará a ser o destinatário na inclusão da entrada da NF;
- Informe oInformar cliente despachante (DTC_CLIDPC) e loja (DTC_LOJDPC) - Empresa "Transportador A" conforme conforme exemplo - responsável pelo pagamento do frete, deverá constar como devedor do frete (DTC_DEVFRE);
- Informar Informe o tipo da NF do cliente (DTC_TIPNFC) com opção 2-Subcontratação;
Na Na área inferior da janela tela Entrada Dc. Cliente, informar informe os campos:
Campo Descrição DTC_NUMNFC Documento do Cliente DTC_SERNFC Série Documento Cliente DTC_CODPRO Código Produto DTC_CODEMB Embalagem DTC_EMINFC Data de Emissão DTC_QTDVOL Quantidade de volumes DTC_PESO Peso DTC_VALOR Valor DTC_CF Código Fiscal Para o processo de devolução de Subcontratação, assim como no processo inicial, além dos campos anteriormente informados, será necessário informar os campos:
DespachanteCampo Descrição DTC_CTRDPC CTRC
Importante:Despachante.
, éSe for informado o Cliente Despachante
CTEé obrigatório por lei identificar o nº de seu CTRC.
DTC_SERDPC Série CTRC. DTC_TIPANT Tipo Documento Anterior. DTC_DPCEMI Data Documento Anterior. DTC_CTEANT Chave do Documento Anterior. DTC_FRTSUB Frete Subcontratação Clique no botão localizado no canto superior direito Salvar.
Realizar o Cálculo do Frete;
. - Acesse a aba Outros, deverá ser informado o novo campo DTC_INVORI (Inversão de Origem) com a opção 1 = SIM.
Clique em Salvar, localizado no canto superior direito da tela.
- Efetue o Cálculo do Frete.
- Neste momento, mesmo sem a existência de uma tabela de preço específica cadastrada para o trecho de retorno (volta) será realizado o cálculo do documento para processo de devolução, para tanto será considerando a tabela de frete do trecho de origem (ida).
- Execute Realizar o processo de transmissão do documento junto ao órgão validador SEFAZ;.
- Após Após a geração do documento, no XML será incluída a tag <docant>; .
Na Na impressão do documento, o tipo de serviço impresso será "Subcontratação";.
04. TABELAS UTILIZADAS
- AAM - Contrato de Prestação de Serviço
- DE5 - Notas Fiscais EDI
- DT9 - Conf. Componentes por Contrato
- DTC - Notas Fiscais dos Clientes
- DTD - Prazos de Regiões
- DTI - Consignatários
- DTJ - Pagadores do Frete
- DTP - Lote de Entrada das Notas Fiscais
- DUK - Operações de Conferência
- DUG - Itens da Regra de Tributação
- DUH - Endereçamento das Notas Fiscais
- DUO - Perfil do Cliente
- DUX - Itens da Prestação de Serviço TMS
- DUY - Grupos de Região
- SA1 - Cadastro de Clientes
- SBE - Cadastro de Endereços
05. DOCUMENTOS RELACIONADOS
HTML |
---|
<!-- esconder o menu --> <style> div.theme-default .ia-splitter #main { margin-left: 0px; } .ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left { display: none; } #main { padding-left: 10px; padding-right: 10px; overflow-x: hidden; } .aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel { margin-left: 0px !important; } .aui-header-primary .aui-nav { margin-left: 0px !important; } </style> |