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A cobrança recorrente oferece recursos de recebimento com cartão de forma automática. A adesão ao pagamento recorrente poderá ser feita ao realizar um pagamento.
De forma periódica um processo é executado para selecionar os pagamentos de acordo com a regra de seleção parametrizada. Para cada solução há uma regra de seleção dos pagamentos a serem realizados de forma recorrente. Esse processo deve ser agendado para ser executado na periodicidade e horário conforme necessidade.
Se optar por não baixar o lançamento ao fazer o pagamento pode ser marcado no agendamento do processo
Esse processo foi implementado para o agendamento de pagamento recorrente com cartão de crédito das parcelas de plano do contrato do TOTVS Gestão Educacional. O sistema busca as parcelas cujos contratos foram cadastrados para realizar o pagamento recorrente, e são selecionadas as parcelas cujos boletos estão vencendo na data de execução do processo.
No agendamento do processo ao marcar a opção "Baixar posteriormente", . Nesse caso deve ser agendado o processo de Ajuste de transações para que sejam realizadas as baixas dos boletos títulos referentes as transações confirmadas.
Informações | ||
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A recorrência processa somente os lançamentos do aluno. Lançamentos de bolsa de crédito não são baixados nesse processo. |
Parâmetros
Os parâmetros financeiros para configuração da cobrança recorrente podem ser acessados em "Ambiente >> TOTVS Gestão Financeira >> Contas a Receber >> Baixas >> Cobrança Recorrente".
- Número máximo de tentativas no caso de pagamento não autorizado: default 3, mínimo 1 e máximo 3.
Execução e agendamento
O processo está disponível pelo menu "Movimentações Bancárias >> Cartão de Crédito/Débito >> Mais >> Cobrança recorrente com cartão de crédito", com opção de agendamento em ambientes três camadas.
Controle de concorrência
Quando existe mais de um agendamento em horários muito próximos, existe a possibilidade de processamento de um mesmo registro de boleto, o que poderia ocasionar em cobrança duplicada. Para impedir tal situação, foi criado o controle de concorrência. Quando um registro começa a execução é bloqueado para que outro processo não execute o mesmo, ao final é desbloqueado. Caso ocorra alguma interrupção do processamento, e o registro não ser desbloqueado, é possível liberar o mesmo através da opção disponível em "Utilitários >> Ajustes na Base >> Corrigir Boletos Bloqueados por Concorrência".
Observações:
É possível consultar a execução dos processos "Cobrança recorrente com cartão de crédito" e "Conciliação das transações com cartão" através do monitor de jobs e no "Dashboard Financeiro de recebíveis" verificar a data de última execução com sucesso de tais processos: Gestão de Recebíveis e Conciliação / DT Dashboard Financeiro - Visão Geral.
Importante: Esse processo funciona somente para o modelo de pagamento CyberSource.