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Âncora_Toc535508031_Toc535508031Processo Trabalho de Conclusão de Curso
A funcionalidade da Gestão do TCC ( - Trabalho de Conclusão de Curso ) é um recurso que pode ajudar bastante aos usuários do sistema, tanto na agilidade do aluno cadastrar seu tema de TCC, solicitar orientações ( para um professor), realizar acompanhamento de trabalhoatravés do Portal Educacional, possibilita agilidade à realização do cadastro do TCC pelo aluno, bem como interações entre alunos e professores (Orientadores), seja nas solicitações de orientações, acompanhamento e desenvolvimento de trabalhos, envio de arquivos e marcação de reuniões por seu orientador. Pois os alunos e professores poderão realizar todas essas atividades utilizando o Portal Educacional de forma prática e rápida.
Demonstraremos abaixo os requisitos necessários para a realização destas atividades via portal. Se faz necessário parametrizações e cadastros no Sistema Totvs Educacional para que no Portal Educacional os usuários possam identificar tabelas e cadastro que serão utilizados em todo o fluxo do processo. Então vejamos abaixo as orientações iniciais.

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inclusão de agendamentos para reunião entre alunos e professores (Orientadores) de forma rápida e prática.

PARAMETRIZAÇÕES - SERVIÇOS GLOBAIS

Para que as atividades relacionadas ao desenvolvimento de TCC possam ser realizadas através do Portal Educacional, é necessário que previamente sejam configuradas as permissões de acesso e envio de e-mails, através do no Módulo TOTVS Serviços Globais.

Deverão ser configurados os seguintes itens:

  • Perfis de acesso para as novas tabelas do processo do TCC

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  • : Disponível em TOTVS Serviços Globais l Aba: Segurança l Perfil
  • Envio

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  • de e-mails

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  • :Disponível em TOTVS Serviços Globais l Administração l Coligada e TOTVS Serviços Globais l Ambiente l Configuração l Parâmetros l Globais l Envio de e-mails

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PARAMETRIZAÇÕES - EDUCACIONAL

Para que Gestão de TCC siga sua logística corretamente, é necessário que previamente sejam realizados os cadastros e parametrizações essenciais ao processo, através do Módulo TOTVS Educacional l Educacional

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Ambiente l Parâmetros l Educacional

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Os Parâmetros Educacionais do TCC deverão ser configurados a  partir do Processo: 15.07 - TCC, de acordo com os processos definidos pela Unidade Operacional (Filial) para desenvolvimento do TCC

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Em: TCC1/1, configure os processos de acordo com as suas funcionalidades:

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  • Permitir aceite do aluno para conclusão de reuniões de acompanhamento: Marcando este parâmetro, o professor irá conseguir finalizar uma reunião de acompanhamento somente depois do aceite do aluno.
  • Exibir os participantes da banca para o aluno no portal: Marcando este parâmetro, o aluno poderá visualizar os participantes de sua banca examinadora, ao expandir

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  • <mais> os detalhes de seu TCC.
  • Enviar versão final dos trabalhos para os participantes da banca: Marcando este parâmetro, quando o aluno postar a versão final do seu TCC, todos os participantes cadastrados em sua banca examinadora (que possuem e-mail cadastrado) irão receber a versão final do TCC por e-mail.
  • Permitir orientações acima do máximo cadastrado para o professor: Marcando este parâmetro, mesmo que no cadastro "Professores/Orientadores por período letivo" esteja definido um número máximo de orientações, o professor poderá ultrapassar esse limite definido.
  • Relatório do aceite da publicação do trabalho final: Informando o relatório de aceite de publicação (que deve ser o relatório "EDUREL0071 - Autorização para publicação do TCC" disponibilizado no book de relatórios do TOTVS Educacional), o aluno poderá imprimir essa autorização, depois de cadastrar o seu TCC no portal.
  • Situação do TCC (Padrão): Essa situação do TCC deve ser informada, pois quando o aluno cadastrar o seu TCC pelo portal, o sistema irá assumir essa situação padrão. Ou seja, quando um aluno cadastrar o seu TCC pelo portal o sistema irá buscar essa situação e cadastrar em seu TCC.
  • Situação de matrícula em disciplina: Essa situação de disciplina deve ser informada, pois quando a situação do TCC for alterada para uma que indique desistência, o sistema irá alterar a situação de matrícula da disciplina (matrícula em disciplina vinculada ao TCC) para essa informada.
  • Motivo de alteração da situação de matrícula em disciplina: Esse motivo de alteração deve ser informado, pois quando a situação do TCC for alterada para uma que indique desistência, o sistema irá usar esse motivo quando alterar a situação de matrícula da disciplina.


AcesseEm: TCC 2/2, configure os processos de acordo com as suas funcionalidades:

  • Tipo de armazenamento: Nesse parâmetro deve-se configurar o tipo de armazenamento que a Instituição de Ensino irá usar, podendo ser: Arquivo da base de dados, Arquivo de algum diretório ou Arquivo no ECM.
  • Diretório de armazenamento: Nesse parâmetro deve-se informar o diretório que os arquivos serão armazenados, quando o tipo de armazenamento for de Arquivo de algum diretório.
  • Tamanho máximo de armazenamento: Nesse parâmetro podemos informar o tamanho máximo dos arquivos que irão ser postados, pois é de extrema importância limitar os arquivos para economizar espaço, seja em disco ou no banco de dados.
  • Extensões de arquivos permitidas (Exemplo: "pdf;ppt"): Neste parâmetro podemos informar as extensões permitidas para postar arquivos referentes ao TCC.
      • Cadastros necessários que deverão ser efetuados no Totvs Educacional pela Secretaria Escolar: Cadastrar as "Disciplinas de TCC", na grade do curso: Módulo Educacional/ Currículo e Oferta/ Estrutura Curricular/ Matrizes curriculares/ Anexo Período/ Anexo Disciplinas da Matriz Curricular. Neste cadastro, devemos informar todas as disciplinas que serão de TCC, marcando o parâmetro "indica se a disciplina é de TCC. Assim, quando o aluno realizar o cadastro de seu TCC no portal educacional, deverá selecionar uma matrícula em disciplina que seja de TCC para realizar o vínculo com o TCC.
  • Cadastrar os professores e orientadores por período letivo: Módulo Educacional/ Atividades acadêmicas/ Acadêmica/ Trabalho de conclusão de curso (TCC) / Professores/ Orientadores por período letivo.
  • Cadastrar as linhas de pesquisas: Módulo Educacional/ Atividades Acadêmicas/ Acadêmico/ Trabalho de conclusão de curso (TCC)/ Linha de pesquisa. Associar os professores e as matrizes aplicadas a cada linha de pesquisa.
  • Cadastrar os "Status do TCC": Módulo Educacional/ Atividades Acadêmicas/Acadêmico/ Trabalho de conclusão de curso(TCC)/ Status do TCC.
  • Cadastrar os tipos de participantes da Baca e, cadastrar os "Tipos de TCC": Módulo Educacional/Atividades Acadêmicas/Acadêmico/ Trabalho de Conclusão de Curso(TCC)/Tipos de participantes da bancada, em seguida os "Tipos de TCC".
  • Cadastrar os e-mails na matriz aplicada que irá receber os dados de novos participantes de banca, quando o professor realizar o cadastro pelo portal: Módulo Educacional/ Currículo e oferta/ Estrutura Curricular/ Matrizes Curriculares/ Anexo Matriz Aplicada/ Aba TCC. ( Geralmente e-mail da coordenação).
    Após todos os cadastros e parametrizações realizadas a Gestão do TCC, poderá seguir seu fluxo via Portal Educional.
    Portal Educacional:
    Procedimentos:
  1. O aluno acesse o Portal Educacional com usuário e senha;
  2. Deverá acessar o menu TCC incluindo: Tema do TCC, a linha de pesquisa, tipo do TCC e a matricula vinculada ao TCC. Lembrando que este cadastro poderá ser feito também pela Secretaria via sistema;
  3. Após cadastrar o TCC , o aluno poderá convidar o professor para ser o seu orientador no TCC, visualizar a banca cadastrada e seus participantes (dependendo de parametrização), cadastrar outros alunos para o TCC em grupo se for o caso;

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  1. Após cadastrar o TCC , na aba orientador, convidar o orientador;

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  1. Será possível na aba Banca, visualizar a banca, incluir o grupo de aluno do TCC na aba grupo de alunos do TCC, e incluir seu arquivo final;
  2. O aluno poderá visualizar as reuniões marcadas pelo seu orientador. Podendo interagir e enviar os arquivos para que o professor possa corrigir e ou dar sugestões.
  3. Perfil PROFESSOR: Depois que o TCC é cadastrado no sistema, o professor poderá cadastrar a banca do TCC, as linhas de pesquisa que ele irá trabalhar por período letivo, aceitar ou negar os convites para orientações, marcar reunião de acompanhamento e realizar encerramento do TCC;
  4. O Professor deverá acessar Portal Educacional/ TCC/ Convites para Orientação. Após aceitar o convite, o professor conseguirá cadastrar a Banca; Clique no Botão Editar, cadastre a justificativa e Salve.

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  1. O Professor após aceitar o convite poderá cadastrar a Banca: Inclui o Tema do TCC, data/hora e local, e em seguida incluir os participantes clicando no botão "Incluir Participantes";

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CONFIGURAÇÃO DE DISCIPLINAS DA MATRIZ CURRICULAR

Para que as Disciplinas que estejam relacionadas ao TCC (conforme plano de curso) sejam apresentadas nos Portais dos Alunos e Professores (orientadores), é necessário que ao vínculo da disciplina ao Período da Matriz Curricular esteja selecionado o parâmetro: Indica se a Disciplina é de TCC.

Através da aba: Currículo e Oferta", selecione Matrizes Curriculares e após selecionar a Matriz Curricular desejada em: Anexos, clique em: Período

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A partir do Período, em: Anexos, selecione: Disciplinas da Matriz Curricular

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Selecione o Parâmetro: Indica se a Disciplina é de TCC

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CADASTROS RELACIONADOS À GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DO TCC

Em Atividades Acadêmicas, estão relacionados os cadastros/dados referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

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PROFESSORES/ORIENTADORES POR PERÍODO LETIVO

O cadastro de Professores/Orientadores por Período Letivo deve estar relacionado ao Período Letivo de oferta de curso vinculado ao Número Máximo de Orientações Permitidas

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LINHAS DE PESQUISA

O cadastro das Linhas de Pesquisa deverá conter o Tema e Descrição da mesma.

Para que esteja disponível aos alunos, é necessário que o parâmetro: Ativa esteja selecionado

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Através dos Anexos da Linha de Pesquisa, deverão ser vinculadas as Matrizes Aplicadas e os Professores Orientadores da Linha Pesquisa

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STATUS DOS TCC

O cadastro de Status do TCC deve estar relacionado à sua indicação, para a qual deverá estar selecionado o parâmetro correspondente, sendo:

  • Indica Status Final do TCC
  • Indica Desistência

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Aviso

O cadastro de Status do TCC devem ser previamente realizados e não deverão ser posteriormente alterados, uma vez que os mesmos foram parametrizados na base Template para todos os Departamento Regionais SENAI


TIPOS DE PARTICIPANTES DA BANCA

O cadastro dos Tipos de Participantes da Banca deve estar relacionado ao papel de atuação de cada participante que irá compor a Banca examinador/avaliadora

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TIPOS DE TCC

O cadastro dos Tipos de TCC devem compreender as atividades determinadas para desenvolvimento e apresentação dos mesmos

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ENDEREÇO DE E-MAIL PARA ASSUNTOS DO TCC (MATRIZ APLICADA)

À Matriz Aplicada l Aba: TCC, deverá estar associado o endereço de e-mail para o qual os e-mails relacionados à oferta e desenvolvimento de TCC deverão ser direcionados para atendimento

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REGISTRO TCC - PORTAL DO ALUNO

O registro do TCC pode ser realizado por um aluno que tenha vínculo de matrícula (ativa), em período letivo e disciplina exclusiva de TCC.

Para se inscrever, através do Portal do Aluno, no menu: TCC, ao clicar em: Cadastrar TCC, deverão ser adicionadas as demais informações:

  • Tema do TCC
  • Matrícula vinculada ao TCC
  • Linha de Pesquisa
  • Tipo
  • Autoriza Publicação de TCC

Este cadastro também poderá ser realizado pela Secretaria Escolar via TOTVS Educacional (SGE)

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Após, em: Identificador do TCC l Aba: Orientador(es), o aluno deverá associar o Professor orientador desejado e, e, seguida, clicar em: Convidar Orientador.

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ACESSO E ACEITE AO CONVITE DE ORIENTAÇÃO - PORTAL DO PROFESSOR

Ao acessar o Portal do Professor, através do menu: TCC l Convites para Orientação de TCC, o Professor orientador terá acesso ao convite de orientação do TCC.

Tratando-se de um novo convite, este será apresentado com status: Não Aceito.

Para realizar o Aceite ou recusa de um convite de orientação, o Professor orientador deverá clicar em: Editar

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Para registrar o Aceite, o  Professor orientador deverá clicar em: Convite Aceito.

Para registrar a Recusa, será obrigatório o preenchimento do campo: Justificativa.

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AGENDAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE REUNIÕES - PORTAL DO PROFESSOR

O desenvolvimento do acompanhamento de TCC é realizado/registrado através do menu: TCC l Acompanhamento.

Neste menu, o professor orientador poderá incluir, editar ou excluir agendamentos (reuniões) para desenvolvimento das atividades, que possibilitam a interação entre aluno e professor orientador, incluindo permissão para envio e recebimento de arquivos.

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Quando do registro de interação do aluno ao agendamento realizado pelo professor orientador, o mesmo terá acesso às observações registradas e aos anexo(s) inserido(s) pelo aluno.
Ao clicar em: Baixar Arquivo, o professor orientador terá acesso ao(s) arquivo(s) anexado(s).

Finalizada a interação relacionada ao agendamento, o parâmetro: Reunião Encerrada deverá ser selecionado para sua conclusão.

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ACOMPANHAMENTO DE REUNIÕES - PORTAL DO ALUNO

O desenvolvimento do acompanhamento de TCC é realizado/registrado através do menu: TCC l Acompanhamento.

Neste menu, o aluno poderá visualizar agendamentos (reuniões) registradas pelo Professor orientador para desenvolvimento das atividades, que possibilitam a interação entre aluno e professor orientador, incluindo registro do aceite, registro de observações e permissão para envio e recebimento de arquivos.

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BANCA AVALIADORA - PORTAL DO PROFESSOR

Concluídas as interações relacionadas ao desenvolvimento de TCC, ao acessar o Portal do Professor, através do menu: TCC l Banca, o Professor orientador deverá selecionar/cadastrar a Banca que irá compor a análise do TCC a ser apresentado pelo aluno.

Ao clicar em: Incluir Banca. vincule as informações:

  • TCC
  • Data e Horário
  • Local da Banca

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Após, ao clicar em "Incluir participante", informe os dados relacionados à pessoa e sua participação. Clique em "Salvar".

Este cadastro também poderá ser realizado pela Secretaria Escolar via TOTVS Educacional (SGE).

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Aviso

É importante registrar se a pessoa convidada a compor a Banca é uma Pessoa Externa ou Professor da Instituição.

Neste primeiro momento, deve ser realizado o vínculo de um Professor da Instituição.

RELATÓRIO FINAL E AVALIAÇÃO - PORTAL DO ALUNO

Finalizado o cadastro e a composição da Banca, o aluno deverá realizar o envio do Arquivo Final do TCC.

Através do Portal do Aluno, através do menu: TCC l Aba: Arquivo Final, ao clicar em: Enviar Arquivo Final, o relatório deverá ser anexado. Após, ao clicar em: Enviar Arquivo, o mesmo será disponibilizado ao Professor orientador..

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RELATÓRIO FINAL E AVALIAÇÃO - PORTAL DO PROFESSOR

Realizado o envio do "Arquivo final", o orientador receberá via e-mail a notificação de envio, juntamente com o arquivo anexado.

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Considerando a conclusão de todas as etapas de avaliação do TCC e a sua apresentação, o Professor orientador deverá registrar a nota final obtida pelo aluno.

Ao acessar o Portal do Professor, através do menu: Diário de Classe l Seleção de Disciplina l Notas/Faltas de Etapas, será apresentada a tela de registro de nota

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Após selecionar, na coluna: Nota deverá ser registrada a pontuação obtida pelo aluno.

Aplicado o registro, clique em: Salvar

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Aviso

Após registro de nota, a equipe de Secretaria Escolar poderá executar a Apuração de Resultado Final para a Disciplina (TCC), conforme orientações do Manual de Capacitação de Processos Educacionais (Módulo II), no item: Rendimento Escolar

CONCLUSÃO - PORTAL DO ALUNO 

Realizado o processo de apuração de resultados, o aluno poderá consultar no Portal Educacional o status de aprovação final da disciplina TCC

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  1. No menu Acompanhamento, o Professor poderá cadastrar, alterar e excluir reuniões de acompanhamento do TCC. Nela o professor define datas e orientações ao aluno do TCC em questão. Podendo receber e enviar arquivos. Portal Educacional/ TCC/ Acompanhamento. Caso esteja parametrizado o professor aguardará o aceite do aluno.

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  1. O aluno acessa o Portal Educacional/TCC/Acompanhamento, e efetiva o aceite incluindo observações; No botão "enviar arquivo" poderá ser anexado o arquivo para correção ao professor.

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  1. O professor acessa o Portal/ TCC/Acompanhamento edita a Reunião e sinaliza a mesma como encerrada, podendo baixar o arquivo enviado pelo aluno para correção. Basta estender a Reunião e clicar no botão "Baixar Arquivo"

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  1. O aluno deverá postar o Arquivo Final para que o Professor possa executar o Encerramento. Assim no final do período letivo o aluno acessa o Portal Educacional/TCC/ Estende o cadastro e edita a aba "Arquivo Final" para postar o arquivo.

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  1. Ao final do Período Letivo, e assim que o aluno postar o arquivo final, o professor poderá alterar a situação do TCC neste cadastro, caso as reuniões de acompanhamento estejam encerradas e o arquivo final postado pelo aluno. O Professor acessa Portal Educacional/TCC/Encerramento: Edita o TCC e altera seu status conforme a avaliação do aluno (Aprovado, Reprovado, etc)

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