Histórico da Página
...
A primeira etapa para a migração do eSocial consiste em ativar o middleware. As informações sobre como realizar essa importação podem ser obtidas no link abaixo:
Etapa 2 - Parametrização do eSocial no RM
...
- Máscara para Matrícula do Trabalhador:
Deve ser criada uma máscara que garanta que o código de matrícula sequencial gerado automaticamente pelo RM nunca seja igual a um código gerado no sistema anterior.
Para garantir essa unicidade da matrícula pode ser utilizado o recurso de prefixo na máscara, que pode ser parametrizado em “Parametrizador | eSocial | Configurações Gerais 2/6”.
Obs
Observação:Durante o processo de migração de dados do cadastro de funcionários do software de terceiros para o RM deve-se atentar para que as matrículas dos funcionários que foram enviados para o eSocial no sistema anterior sejam mantidas, isso é fundamental para o governo continuar recepcionando os eventos de funcionários enviados pelo RM aos funcionários já enviados pelo software anterior.
Prefixo para Eventos de Tabelas:
Para que não exista conflito entre os códigos dos registros do RM e códigos dos registros gerados pelo sistema anterior deve ser utilizado o recurso de Prefixo para Eventos de Tabelas, que pode ser parametrizado em “Parametrizador | eSocial | Configurações Gerais 2/6”.
De/Para de período:
Para a entrada em produção nos casos de trabalho com o mês caixa, será necessário utilizar o processo de De/Para de período localizado em "Parametrizador | eSocial | De/Para | De/Para de Período" para realizar a alteração do período da folha de pagamento para o período utilizado no sistema terceiro.
As etapas 3 e 4 são para os casos em que os códigos de tabelas não permaneceram os mesmos utilizados pelo sistema de terceiros:
...
- Validador da Base de Dados: Para validar se os dados migrados para o RM estão atendendo as regras de validação do leiaute do eSocial.
- Gerar Gatilhos Eventos Iniciais de Tabela: A execução desse módulo insere um gatilho na fila de eventos para cada registro das tabelas selecionadas na parametrização do processo.
- Gerar XML: Nesse módulo são gerados os xml’s para cada um dos gatilhos inseridos na execução do item anterior.
- Integrar com o TAF: Nessse módulo os eventos gerados no item anterior são transmitidos para o TAFGoverno.
Etapa 4 - Geração de evento S-2206 Alteração de Contrato de Trabalho
...
Para a execução dessa tarefa pode ser utilizado o menu Gerar Gatilhos em Lote, selecionando os funcionários não demitidos e marcando para gerar o evento S-2206.
Considerações finais
1) Retificações de eventos que foram enviados pelo sistema de terceiro poderá seguir umas das opções abaixo:
- Retificar pelo próprio sistema de terceiro;
- Alimentar a fila de eventos do RM somente com os eventos a serem retificados, não é necessário trazer para o RM todos os dados da fila de eventos do sistema de terceiros;
- Editar o XML de retificação e informar o número de recibo.
Observação:
Caso deseje alimentar a fila de eventos do RM poderá utilizar a importação via TBC. Veja mais informações em Integração com o RM (TBC) ou utilizar o novo processo Importar XML Fila de Eventos eSocial.
2) É imprescindível que na migração dos funcionários mantenha a mesma matricula eSocial do produto de terceiros.