Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Objetivo

Este documento tem como objetivo apresentar os processo de Movimentação - SD3 que são originados por alguns processos do processos relacionados ao produto mão de obra, os quais são utilizados no custeio em diferentes procedimentos no módulo Manutenção de Ativos - SIGAMNT.

Processo

Toda a movimentação originado por ordens de serviço utiliza-se a movimentação automática, sendo assim definido o campo Tipo de Movimento - D3_TM pelos código 499 para devolução e 999 para requisição. Para maiores detalhes das especificações do movimento referente ao código do campo Tipo RE/DE - D3_CF podem ser visto no link: MP - SIGAEST - Códigos dos tipos de Movimentos internos - RE/DE

Ao realizar a aplicação de insumos realizados do tipo Produto ou Mão de Obra serão geradas automaticamente registros de movimentações para os produtos, relacionando com a Ordem de Produção - D3_OP associada a ordem de serviço que esta sendo feito os reportes.

 Na efetivação de uma finalização de ordem de serviço são geradas duas Movimentações - SD3, sendo uma Requisição - 499 e uma Devolução - 999 utilizando-se do produto padrão de manutenção o qual pode ser alterado pelo parâmetro MV_PRODMNT, sendo o seu conteúdo o código padrão "MANUTENCAO". Este processo é independente de qualquer ação do usuário e tem como finalidade agregar os custos da manutenção.

Parâmetros

Segue os parâmetros que tem preenchimento obrigatório para a execução dos processos descritos nesta documentação.

ParâmetroDescriçãoValor ( neste procedimento )
MV_NGMNTESDefine se o módulo Manutenção de Ativos - SIGAMNT irá trabalhar integrado ao módulo Estoque/Custos - SIGAEST.S
MV_PRODMOD

Define se utiliza o processo de produtos para controle de custos da mão de obra.

OpçãoComportamento
.T.Mantém habilitado o processo de custeio de mão de obra por meio de produtos definidos no cadastro.
.F.Desativa o processo de custeio de mão de obra por produto definido em cadastro
.T.

Processo

Deck of Cards
id1
Card
labelMOD

Este trata-se do conceito padrão de produto para custos de mão de obra. Sempre que cadastrado um novo Funcionário - MNTA020 é gerado de forma automática o Produto - SB1 constituído pelo código MOD + Centro de Custos do Funcionário, este produto assume como custo inicial o valor informado no campo Salário - T1_SALARIO e posteriormente é tratado como os demais produtos da tabela sofrendo ajustes com o recalculo do custo médio.

Informações
titleObservação
  • Caso seja incluso mais de um funcionário para o mesmo centro de custos, somente o primeiro cadastrado gera a inclusão do produto e todos cadastros posteriores passam a usar o mesmo produto.
Card
labelProduto Mão de ObraPRODMOD

Ao realizar o cadastro de um Funcionário - MNTA020 é possível informar o campo Prod. MO - T1_PRODMO vinculando o funcionário a um produto, desta forma sempre que este funcionário for reportado como mão de obra em uma ordem de serviço, serão geradas movimentações e custeios calculados com base no produto indicado. Este conceito, porém, não é obrigatório. Trata-se de uma alternativa para o conceito MOD, sendo que sem parametrizar a sua utilização será mantido o comportamento atual.

Para o produto poder ser utilizado para esta finalidade deve-se possuir o parâmetro MV_PRODMOD habilitado e o campo C.C. p/ Custo - B1_CCCUSTO devidamente informado no Cadastro do Produto - MATA010.

Documento de Referência

3307388 DNG-1285 DT Conceito Centro de Custo para Custo