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Manual da Integração
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Rental x
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Backoffice RM - Mensagem Única EAI 2.0
Contexto de negócio
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A integração
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Rental x
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- que contempla o Rental - entrega aos clientes uma experiência diferenciada nos processos e controle da gestão de locação de equipamentos a partir da integração de diferentes setores da empresa. Garantindo uma comunicação eficiente e segura entre os departamentos, facilitando fluxos de informações e de rotinas operacionais e administrativas a integração reflete em uma otimização no processo de locação como um todo tornando-os processos mais eficientes, lucrativos e satisfatórios para os consumidores.
Por meio da integração os clientes podem usufruir da potencialidade do Rental e suas avançadas funcionalidades comunicando-se com o módulo BackOffice RM de maneira que o departamento de faturamento, estoque, financeiro e o setor comercial possam negociar e efetivar contratos de locações e o sistema de locações realize a gestão operacional das locações com mais agilidade e segurança.
Melhor controle das receitas, alocação e disponibilidade dos ativos, entregas e devoluções de equipamentos, proporcionando muito mais eficiência em todos os processos operacionais e administrativos da sua empresa;
Controle mais rigoroso e focado sobre a medição e execução dos seus contratos deixando o BackOffice se encarregar dos processos administrativos, legais, fiscais do negócio;
- Indicadores de medições e execuções de contratos, receitas, produtividade, qualidade permitem uma visão mais ampla ao gestor facilitando identificação de processos que precisam ser melhorados dentro da empresa e a criação de estratégias para aumentar a rentabilidade do seu negócio alinhadas à meta da organização.
A integração do Rental com os produtos da linha TOTVS RM ficou muito mais simples e transparente. Com a atualização do Rental basta efetuar as devidas configurações e parametrizações em ambos módulos, Backoffice RM eRental, para que a comunicação entre os sistemas esteja disponível imediatamente.
Por exemplo: fechou uma locação no Rental? A informação já pode ser usada para gerar o pedido de venda, notas ficais de remessa, retorno, fatura no TOTVS Backoffice – Linha RM. Tudo de forma rápida e sem complicação.
Sistemas Envolvidos
Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).
- Rental - Sistema de locação de equipamentos através dos seguintes módulos:
TOTVS Rental (SIGALOC): Módulo responsável pelo sistema de locação.
- TOTVS Backoffice - Linha RM através dos seguintes módulos:
- TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento (RM Nucleus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Unidade de medida, Produto, Local de Estoque, Condição de Pagamento, Movimentações [solicitação/pedido de venda], Gestão de estoque, integrações fiscais, financeiras e demais processos da empresa;
- TOTVS Gestão Financeira (RM Fluxus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Cliente/Fornecedor, Moedas), integrações financeiras e demais processos da empresa;
- TOTVS Gestão Contábil (RM Saldus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Centro de Custo) e demais processos da empresa;
- TOTVS Framework: Módulo responsável pelo framework de integração.
Integração
Para atender a demanda de clientes que possuem o TOTVS Backoffice - Linha RM e o Rental foi desenvolvida esta integração que possibilita a gestão das movimentações (produtos, estoque, posição de estoque, nota fiscal, nota remessa, nota retorno, fatura) a partir do Backoffice RM e a gestão de locação de equipamentos através do Rental sincronizando informações entre tais módulos utilizando a plataforma de integração baseada na Mensagem Única TOTVS.
Entidade | Origem | Processo | Destino | Observação |
Cliente | RM | Cadastro | Protheus | |
Moedas | RM | Cadastro | Protheus | |
Condição de pagamento | RM | Cadastro | Protheus | |
Centro de Custo | RM | Cadastro | Protheus | |
Fornecedores | RM | Cadastro | Protheus | |
Vendedores | RM | Cadastro | Protheus | |
Produto | RM | Cadastro | Protheus | |
Unidade de medida | RM | Cadastro | Protheus | |
Local de Estoque | RM | Cadastro | Protheus | |
Consulta Estoque | RM | Consulta de saldo estoque | Protheus | Protheus consulta saldo de estoque dos produtos no RM |
Pedido de venda | Protheus | Inclusão Pedido de Venda | RM | Possibilidade de parametrizar 4 tipos de movimentos diferentes |
Nota de remessa (NFe) | RM | Rastreabilidade do Pedido | Protheus | Protheus consulta NF emitida no RM e inclui documento no Protheus |
Nota de produto (NFe) | RM | Rastreabilidade do Pedido | Protheus | Protheus consulta NF emitida no RM e inclui documento no Protheus |
Nota de fatura de locação | RM | Rastreabilidade do Pedido | Protheus | Protheus consulta NF emitida no RM e inclui documento no Protheus |
Nota de serviço (NFSe) | RM | Rastreabilidade do Pedido | Protheus | Protheus consulta NF emitida no RM e inclui documento no Protheus |
Nota de retorno (NFe) | RM | Rastreabilidade do Pedido | Protheus | Protheus consulta NF emitida no RM e inclui documento no Protheus |
Modelo de Mensagem Única TOTVS
Durante o processo de consolidação de marcas, iniciado pela TOTVS, várias empresas diferentes foram adquiridas e com elas vários produtos passaram a compor o portfólio de ofertas disponível aos clientes. Esta expansão de ofertas permitiu que clientes de uma marca, antes limitados pelas opções com aquela “etiqueta”, pudessem agora compor o seu ambiente de TI utilizando produtos de origens diferentes (Exemplo: Backoffice RM x SigaMNT Protheus, TOTVS Gestão Hospitalar x EAI Datasul, TOTVS Educacional x Backoffice Protheus, TOTVS Folha de Pagamento RM x Backoffice Protheus, TOTVS Construção Gestão Imóveis (TCGI) x Backoffice Protheus, TOTVS Obras e Projetos x Backoffice Protheus ).
Esta mesma iniciativa já era uma prática comum nos clientes, porém todo o custo envolvido na integração entre estes aplicativos era visto pelo cliente como parte da escolha de utilizar-se de produtos de diferentes fornecedores. Uma vez que estes produtos passam a fazer parte de uma mesma oferta, os clientes TOTVS passam a demandar que estes produtos sejam naturalmente integrados. Isto significa que se antes o cliente arcava com o custo e o risco envolvido em uma integração (como corrupção da base de dados, por exemplo), ele agora entende que a TOTVS deve prover soluções já integradas, independente da origem dos produtos oferecidos.
Com o objetivo de padronizar as integrações com os produtos TOTVS, foi definida uma nova diretriz para os projetos de integração: A de que todos os produtos TOTVS devam trabalhar com uma mensagem XML ou REST/JSON único evitando, desta forma, o processo de transformação de mensagens. Neste cenário, teríamos o seguinte quadro:
Neste cenário, qualquer produto TOTVS trabalhará com o mesmo XML ou REST/JSON para uma mesma entidade, vamos supor que tenhamos um XML ou REST/JSON correspondente à mensagem de CLIENTES, ela poderá ser enviada para qualquer um dos produtos
Por exemplo: fechou uma venda no CRM? A informação já pode ser usada para gerar o pedido de venda no Backoffice RM. Tudo de forma rápida e sem complicação
Sistemas Envolvidos
Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).
- TOTVS CRM Gestão de cliente (MasterCRM) através dos seguintes módulos:
MasterCRM (???): Módulo responsável pelos MasterCRM.
- TOTVS BackOffice - Linha RM através dos seguintes módulos:
- TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento (RM Nucleus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Unidade de medida, Produto, Local de Estoque, Condição de Pagamento, Meio de pagamento, Movimentações [solicitação/pedido de compra, solicitação/pedido de venda], Gestão de estoque, integrações fiscais, financeiras e demais processos da empresa;
- TOTVS Gestão Financeira (RM Fluxus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Cliente/Fornecedor, Moedas, Cotações), integrações financeiras e demais processos da empresa;
- TOTVS Gestão Contábil (RM Saldus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Centro de Custo) e demais processos da empresa;
- TOTVS Framework: Módulo responsável pelo framework de integração.
Integração
Para atender a demanda de clientes que possuem o TOTVS BackOffice - Linha RM e o TOTVS CRM Gestão de cliente foi desenvolvida esta integração que possibilita a gestão das movimentações a partir do Backoffice RM e a gestão do relacionamento com o cliente através do Master CRM sincronizando informações entre tais módulos utilizando a plataforma de integração baseada na Mensagem Única TOTVS.
Modelo de Mensagem Única TOTVS
Durante o processo de consolidação de marcas, iniciado pela TOTVS, várias empresas diferentes foram adquiridas e com elas vários produtos passaram a compor o portfólio de ofertas disponível aos clientes. Esta expansão de ofertas permitiu que clientes de uma marca, antes limitados pelas opções com aquela “etiqueta”, pudessem agora compor o seu ambiente de TI utilizando produtos de origens diferentes (Exemplo: BackOffice RM x SigaMNT Protheus, TOTVS Gestão Hospitalar x EAI Datasul, TOTVS Educacional x BackOffice Protheus, TOTVS Folha de Pagamento RM x BackOffice Protheus, TOTVS Construção Gestão Imóveis (TCGI) x BackOffice Protheus, TOTVS Obras e Projetos x BackOffice Protheus ).
Esta mesma iniciativa já era uma prática comum nos clientes, porém todo o custo envolvido na integração entre estes aplicativos era visto pelo cliente como parte da escolha de utilizar-se de produtos de diferentes fornecedores. Uma vez que estes produtos passam a fazer parte de uma mesma oferta, os clientes TOTVS passam a demandar que estes produtos sejam naturalmente integrados. Isto significa que se antes o cliente arcava com o custo e o risco envolvido em uma integração (como corrupção da base de dados, por exemplo), ele agora entende que a TOTVS deve prover soluções já integradas, independente da origem dos produtos oferecidos.
Com o objetivo de padronizar as integrações com os produtos TOTVS, foi definida uma nova diretriz para os projetos de integração: A de que todos os produtos TOTVS devam trabalhar com uma mensagem XML único evitando, desta forma, o processo de transformação de mensagens. Neste cenário, teríamos o seguinte quadro:
Neste cenário, qualquer produto TOTVS trabalhará com o mesmo XML para uma mesma entidade, vamos supor que tenhamos um XML correspondente à mensagem de CLIENTES, ela poderá ser enviada para qualquer um dos produtos que suporte o recebimento desta entidade.
Uma vez que os vários produtos TOTVS terão um "idioma" comum (o XML único), as integrações entre estes produtos não exigirão mais que as mensagens sejam transformadas de um formato para outro. Com isto, será possível conectar diretamente dois produtos, sem a necessidade do TOTVS ESB, como no diagrama abaixo:
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Além de questões referentes ao formato das mensagens, a mensagem única também torna uniforme o tratamento destas mensagens XML XML ou REST/JSON pelos aplicativos, principalmente no que diz respeito à capacidade de rastreamento.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
O ambiente de integração necessita, além dos pré-requisitos de cada módulo individualmente, das seguintes características:
- Permissão de tráfego na rede entre os sistemas e os WebServices de destino.
- Devem haver licenças de uso suficientes para o processamento das integrações em conjunto com o uso dos sistemas.
BackOffice Backoffice RM
- Configurar a integração Master CRM x BackOffice integração Rental x Backoffice RM via host na versão 12.1.29 ou superior.Cadastramento do De-Para de Empresa(s) e Filial(is) antes de iniciar a carga de dados.33 ou superior.
- Os cadastros mantidos pelo BackOffice Backoffice RM, como por exemplo de Clientes, Produtos e etc., devem estar desabilitados no Master CRM TOTVS Rental em suas respectivas entidade evitando concorrência de dados.
Master CRMTOTVS Rental
- Utilizar a versão X12.X1.XX 33 do Master CRM TOTVS Rental ou superior.
O Master CRM O TOTVS Rental deve utilizar grupo de empresas para refletir a hierarquia de empresas configurada no BackOffice Backoffice RM, contendo somente um grupo e a divisão de empresas sendo representada pelo respectivo conjunto “empresa” +” unidade”.
Exemplo:
O compartilhamento de tabelas deve ser coerente com a forma como o BackOffice Backoffice RM e Master CRM TOTVS Rental trabalham.
- Configurar os adapters utilizados na integração Master CRM x BackOffice integração Rental x Backoffice RM, conforme detalhado em [Configurações Adapter Master CRMTOTVS Rental].
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definida pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos BackOffice Backoffice RM e Master CRM Rental estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Escopo
O escopo deste projeto se restringe aos processos de integração com o Master CRM Rental e os cadastros utilizados por estes.
Todos os processamentos de BackOffice se manterão no RM, sendo eles a geração de escrituração, relatórios, emissão de notas fiscais e outros.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Segue abaixo tabela com informações sobre as entidades trafegadas na integração.
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Método
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ID
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Descrição
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Origem
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Destino
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Mensagem Única
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Versão da Mensagem
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Cadastros
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02
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Moeda
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RM
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TOTVS Rental
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Currency
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4.005
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07
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Condição de pagamento
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RM
...
TOTVS Rental
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PaymentCondition
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Processos
...
TOTVS Rental
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com informações sobre as entidades trafegadas na integração.
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | Mensagem Única | Versão da Mensagem | Observação |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | RM | Rental | CustomerVendor | 2.003 | |
02 | Moeda | RM | Rental | Currency | 2.001 | ||
03 | Unidade de Medida | RM | Rental | UnitOfMeasure | 2.000 | ||
04 | Produto | RM | Rental | Item | 4.005 | ||
05 | Local de estoque | RM | Rental | WareHouse | 1.000 | ||
06 | Vendedor | RM | Rental | Seller | 2.001 | ||
07 | Condição de pagamento | RM | Rental | PaymentCondition | 3.000 | ||
08 | Centro de custo | RM | Rental | CostCenter | 2.000 | ||
Processos | |||||||
09 | Pedido de venda | TOTVS Rental | RM | Order | 3.002 | ||
10 | Consulta Saldos e Custos | TOTVS Rental | RM | StockLevel | 1.001 | TOTVS Rental solicita ao RM e o RM retorna com os dados solicitados | |
11 | Consulta rastreabilidade de pedidos e movimentações decorrentes | TOTVS Rental | RM | TraceAbilityOrder | 1.000 | TOTVS Rental solicita ao RM e o RM retorna com os dados solicitados | |
12 | Notifica Cancelamento de Nota Fiscal / Fatura de Locação | RM | Rental | CancelInvoiceNotify | 1.000 |
Cadastros
Para esta integração todos os cadastros possuem sua origem no BackOffice RM sendo enviados ao Rental.
Cadastro de Cliente/Fornecedor
Identificador da Mensagem: CustomerVendor
Versão: 2.003
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/Uh8ZE
Notas:
Expandir |
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Os Clientes e Fornecedores devem ser cadastrados no Backoffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através da mensagem única CustomerVendor. Uma vez que o Cliente e Fornecedor são tratados na mesma mensagem (CustomerVendor), ao cadastrar um registro do tipo Ambos no RM é gerado no Protheus um registro em cada tabela, SA1 (Clientes) e SA2 (Fornecedor). Mesmo que a empresa não utilize Cliente/Fornecedor global no RM, deve-se compartilhar a tabela referente no Protheus por empresa. |
Cadastro de Moeda
Identificador da Mensagem: Currency
Versão: 2.001
Mandatário: Backoffice
Cadastros
Para esta integração todos os cadastros possuem sua origem no BackOffice RM sendo enviados ao Master CRM.
Cadastro de Cliente/Fornecedor
Identificador da Mensagem: CustomerVendor
Versão: 2.003
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/Wv8pE
Notas:
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Expandir |
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As Moedas devem ser cadastrados somente no Backoffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única Currency. Serão integrados somente os dados dos registros do tipo Moeda, desconsiderando registros do tipo Índices. O Protheus, por default, aceita no máximo 5 tipos de Moedas, portanto na carga de dados deverá ser filtrado as moedas que serão utilizadas. O campo Código da Moeda é gerado pelo Protheus, uma vez que não existe o campo código no RM. |
Cadastro de Unidades de Medida
Identificador da Mensagem: UnitOfMeasure
Versão: 2.000
Mandatário: Backoffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/DYcpE
Notas:
Expandir |
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As Unidades de Medida devem cadastrados somente no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única UnitOfMeasure. As unidades de medida referentes à Hora (H), Quilometragem (KM), Unidade (UN) e Litro (L) devem possuir o mesmo código tanto no RM quanto no Protheus. Na base de dados do Protheus e do RM já existem unidades padrões, foi implementado no EAI 2.0 a compatibilidade dos cadastros, quando o RM for enviar para o Protheus caso exista a unidade esta será atualizada e criado o de-para automaticamente. O campo Código da Unidade de Medida no PROTHEUS será gerado pelo Adapter, uma vez que este campo no RM tem tamanho de 5 caracteres, no PROTHEUS 2 caracteres e na mensagem única 6 caracteres. |
Cadastro de Produto/Serviço
Identificador da Mensagem: Item
Versão: 4.005
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/MYP6E
Notas:
Expandir |
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Os Clientes e Fornecedores devem ser cadastrados no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através da mensagem única CustomerVendor. Ao iniciar uma base vazia (zerada) do Protheus, para incluir a tabela de Municípios no Protheus é necessário acessar o Protheus no sistema 09 - Livros Fiscais. Se não acessar o sistema Fiscal do Protheus antes de enviar o cadastro do RM irá apresentar mensagem de inconsistência informando que é valor inválido para o campo Município. Uma vez que o Cliente e Fornecedor são tratados na mesma mensagem (CustomerVendor), ao cadastrar um registro do tipo Ambos no RM é gerado no Protheus um registro em cada tabela, SA1 (Clientes) e SA2 (Fornecedor). Mesmo que a empresa não utilize Cliente/Fornecedor global no RM, deve-se compartilhar a tabela referente no Protheus por empresa. |
Cadastro de Moeda
Identificador da Mensagem: Currency
Versão: 2.001
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/Wv8pEMapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/VNb0EsBzHG
Notas:
Expandir |
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As Moedas devem ser Os Produtos/Serviços devem cadastrados somente no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única Currency. Serão integrados somente os dados dos registros do tipo Moeda, desconsiderando registros do tipo Índices. O Protheus, por default, aceita no máximo 5 tipos de Moedas. O campo Código da Moeda é gerado pelo Adapter Protheus, uma vez que não existe o campo código no RM. |
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de mensagem única Item. As regras referente à esta entidade podem ser conferidas no documento de Integração de Produto/Serviço, é de suma importância o entendimento da regra definida neste documento. Dentro do cadastro de produto na aba integrações deve estar marcado Disponível para Manutenção/Locação para que sejam integrados. |
Cadastro de Local de Estoque
Identificador da Mensagem: UnitOfMeasureWarehouse
Versão: 21.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: httpshttp://tdn.totvs.com/x/DYcpEkkstE
Notas:
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Expandir |
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As unidades de medida referentes à Hora (H), Quilometragem (KM), Unidade (UN) e Litro (L) devem possuir o mesmo código tanto no RM quanto no PROTHEUS. Foi implementado no EAI 2.0 para que quando for enviado pelo RM uma das unidades que já existe no Protheus, o Protheus irá atualizar a unidade e criar o de-para, não sendo necessário criar o de-para das unidades padrão manualmente. O campo Código da Unidade de Medida no PROTHEUS será gerado pelo Adapter, uma vez que este campo no RM tem tamanho de 5 caracteres, no PROTHEUS 2 caracteres e na mensagem única 6 caracteres. |
Cadastro de Produto/Serviço
Expandir |
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Os Locais de Estoque devem cadastrados somente no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única Warehouse. Caso o código do Local de Estoque no RM seja maior que 6 (seis) caracteres, no Protheus o código do local de estoque deverá ser parametrizado por auto-incremento. Por padrão, o tamanho máximo da descrição do local de estoque no Protheus é de 20 caracteres. Para compatibilizar com o RM, acesse SIGACFG e na tabela NNR altere o campo NNR_DESCRI para ter o tamanho = 40. |
Cadastro de Vendedor
Identificador da Mensagem: Seller
Versão: 2.001Identificador da Mensagem: Item
Versão: 4.005
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/sBzHG1ANZIQ
Notas:
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Expandir |
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Os Produtos/Serviços vendedores devem ser cadastrados somente no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única Itemúnica Seller. As regras referente à esta entidade pode ser conferida no documento de Integração de Produto/Serviço Devem ser cadastrados na tabela Funcionários (TVEN) |
Cadastro de Condição de PagamentoCadastro de Local de Estoque
Identificador da Mensagem: WarehousePaymentCondition
Versão: 13.000
Mandatário: BackOffice Backoffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: httphttps://tdn.totvs.com/x/kkstEmYYpE
Notas:
Expandir |
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Caso o código do Local de Estoque no RM seja maior que 6 (seis) caracteres, no Protheus o código do local de estoque deverá ser auto-incremento. Por padrão, o tamanho máximo da descrição do local de estoque no Protheus é de 20 caracteres. Para compatibilizar com o RM, acesse SIGACFG e na tabela NNR altere o campo NNR_DESCRI para ter o tamanho = 40. |
Cadastro de Vendedor
As Condições de Pagamento devem ser cadastradas somente no Backoffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única PaymentCondition. O cadastro de condições de pagamento deve ser compatibilizado com as limitações do Protheus quanto aos tipos de período, que são mais bem especificadas na seção de mapeamento da mensagem, é de suma importancia o entendimento da regra definido neste documento. Acessar o Configurador do Protheus (SIGACFG) e na tabela SE4 alterar o tamanho do campo E4_COND para 100 caracteres |
Cadastro de Centro de custo
Identificador da Mensagem: CostCenter
Versão: 2.000Identificador da Mensagem: Seller
Versão: 2.001
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: httpshttp://tdn.totvs.com/x/1ANZIQ
Cadastro de Condição de Pagamento
Identificador da Mensagem: PaymentCondition
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos RM: https://tdn.totvs.com/x/mYYpE
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/Sdj0E
Notas:
Expandir |
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As Condições de pagamento devem ser cadastradas somente no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única PaymentCondition. O cadastro de condições de pagamento deve ser compatibilizado com as limitações do Protheus quanto aos tipos de período, que são mais bem especificadas na seção de mapeamento da mensagem. Caso o Código da Condição de Pagamento no RM seja maior que 3 caracteres, o código da condição de pagamento no Protheus deve ser configurado como auto-incremento. Acessar o Configurador do Protheus (SIGACFG) e na tabela SE4 alterar o tamanho do campo E4_COND para 100 caracteres. |
Cadastro de Condição de Pagamento
Identificador da Mensagem: PaymentCondition
Versão: 3.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/Sdj0E
Notas:
Expandir |
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As Condições de pagamento devem ser cadastradas somente no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única PaymentCondition. O cadastro de condições de pagamento deve ser compatibilizado com as limitações do Protheus quanto aos tipos de período, que são mais bem especificadas na seção de mapeamento da mensagem. Acessar o Configurador do Protheus (SIGACFG) e na tabela SE4 alterar o tamanho do campo E4_COND para 100 caracteres. |
Cadastro de Centro de custo
Identificador da Mensagem: CostCenter
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/w9b0E
Notas:
Expandir |
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Os Centros de Custo devem ser cadastrados somente no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única CosCenter. Para manter a compatibilidade entre os sistemas, os campos Centro de Custo e Código Reduzido do Centro de Custo no Protheus deve ser alterado para tamanho de 20 caracteres, uma vez que no RM estes campos permitem até 25 caracteres. |
Processos
Conforme descrito na seção de apresentação do escopo, o escopo da integração se restringe a alguns processos relacionados, ou que se iniciam, no Master CRM mas que sejam de alçada, controle e manipulação no BackOffice, como integrações fiscais, financeiras ou controle de estoque.
Abaixo são listados os processos integrados.
Pedido de venda
Tipo de Fluxo: MasterCRM -> RM
Mensagem: Order
Versão: 4.010
Mapeamento de Campos: https://tdn.totvs.com/x/C0fQHw
Notas:
- No caso desta integração, Master CRM x BackOffice RM, a tag "OrderTypeCodeOs" desta mensagem é preenchida com o valor 001 = Pedido de compras/vendas
Consulta de Saldos e Custos
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Notas:
Expandir |
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Os Centros de Custo devem ser cadastrados somente no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única CostCenter. Para manter a compatibilidade entre os sistemas, os campos Centro de Custo e Código Reduzido do Centro de Custo no Protheus deve ser alterado para tamanho de 20 caracteres, uma vez que no RM estes campos permitem até 25 caracteres. |
Processos
Conforme descrito na seção de apresentação do escopo, o escopo da integração se restringe a alguns processos relacionados, ou que se iniciam, no TOTVS Rental mas que sejam de alçada, controle e manipulação no Backoffice, como integrações fiscais, financeiras ou controle de estoque. Abaixo são listados os processos integrados.
Solicitação de Emissão NF\Fatura - Pedido de venda
Tipo de Fluxo: Rental -> RM
Mensagem: Order
Versão: 3.002
Mapeamento de Campos: https://tdn.totvs.com/x/C0fQHw
Notas:
Expandir |
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As Solicitações de Emissão de NF/Fatura (Pedido de Vendas) serão registradas no TOTVS Rental e enviadas para o Backoffice RM, via mensagem única Order. Poderão ser utilizadas quatro tipos de solicitações: Solicitações de Emissão NF de Remesssa, Solicitações de Emissão de Fatura Locação, Solicitações de Emissão NFe e Solicitações de Emissão de NFSe. Para cada tipo de solicitação deverá ser criado e parametrizado um tipo de movimento e este vinculado ao parâmetro do sistema. Restrição do Processo: Não é possível agrupar "n" solicitações para faturamento em uma NF/Fatura, ou seja, uma solicitação só é possível ser fatura para um movimento de NF/Fatura. Ponto de Atenção: O cadastro de bens não fazem partem do escopo desta integração, portanto os equipamentos devem ser cadastrados no Protheus. Para emitir as NF de remessa de equipamentos deverá ser realizado o cadastro dos equipamentos com os seu respectivos valores. |
Consulta de Saldos e Custos
Tipo de Fluxo: Rental -> RM
Mensagem: StockLevel
Versão: 1.001
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/L5r6E
Notas:
Expandir |
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Para as situações |
Consulta Rastreabilidade de Pedido de Vendas
Tipo de Fluxo: Rental -> RM
Mensagem: TraceAbilityOrder
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: https://tdn.totvs.com/x/BQFAJQ
Notas:
Expandir |
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O serviço de consulta de rastreabilidade de pedidos de vendas será utilizado pelo TOTVS Rental atravês da mensagem única TraceAbilityOrder. para consultar as notas fiscais geradas no BackOffice RM a partir das solicitações de emissão das notas fiscais ou faturas. Ao receber a mensagem o BackOffice RM com base nesta consulta , será retornado os dados da NF para o TOTVS Rental, atualizando o orçamento. As séries utilizadas nos movimentos devem ter até 3 dígitos, para integrarem com o Totvs Rental. |
Notifica Cancelamento de Nota Fiscal/Fatura de Locação
Tipo de Fluxo: RM -> Rental
Mensagem: CancelInvoiceNotify
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: Notifica Cancelamento de Nota Fiscal/Fatura
Notas:
Expandir |
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Quando for executado o processo de Cancelamento de Movimento, caso o movimento seja Nota Fiscal e tenha como origem um Pedido de Venda gerado pelo TOTVS Rental, o BackOffice RM irá enviar ao TOTVS Rental a mensagem CancelInvoiceNotify, contendo os dados da nota fiscal cancelada. Os dados que serão enviados são: Data de emissão da NF, Número da NF Série da NF, Tipo da Nota (Entrada ou Saída). |
Como fazer
Videos com exemplo dos Processos:
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