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Este processo visa realizar atualizações nas transações PIX com base nas informações fornecidas pela instituição bancária. As atualizações podem ser realizadas de duas formas:

  • Pontual:  é necessário acessar a visão de transações PIX, selecionar as transações desejadas e executar o processo.
  • Agendada:. é possível agendar o processo para atualizar automaticamente as transações PIX da coligada, sendo necessário utilizar um ambiente em três camadas.

Ajuste de Transação

O processo executado pela visão de transações PIX possibilita a atualização de uma ou mais transações. O requisito para que essa atualização ocorra é o status atual da transação, considerando apenas registros com os seguintes status: Pagamento Solicitado, Pagamento Confirmado, Pagamento Expirado e Pagamento Cancelado.

Ajuste de Transação (Agendado)

Ao configurar o agendamento, o processo será executado automaticamente, respeitando as definições estabelecidas. Nesse caso, o sistema seleciona todas as transações da coligada em questão que possuem os status de Pagamento Solicitado e Pagamento Confirmado, procedendo à atualização.

Atualização da Transação

Após identificar as transações elegíveis, considerando o processo previamente executado, o sistema realizará a atualização dos dados. Essa atualização é independente da origem do processo. Durante o processamento, o sistema verifica junto à instituição financeira o status atual da transação e, com base nesse retorno, procede com a atualização no sistema. Todas as operações serão registradas no Log/Histórico de Transações. Cada atualização aplicada à transação é registrada e pode ser consultada ao selecionar a transação e acessar o menu Anexos >> Histórico de Transações.

Atualizações de Status para Transações com Pagamento Solicitado:

Status AtualAtualização
Aprovado

Será feita a tentativa de baixa do lançamento. Se a baixa for concluída com sucesso, a transação terá seu status alterado para "Pagamento Concluído". Em caso de erro na baixa, o status será atualizado para "Pagamento Confirmado"

ExpiradoA transação será atualizada para refletir o status de "Pagamento Expirado".
CanceladoA transação será atualizada para refletir o status de "Pagamento Cancelado".

Atualização de Status para Transações com Pagamento Confirmado:

Status AtualAtualização
Confirmado

O pagamento foi confirmado, mas a baixa não foi concluída, o sistema tentará realizar a baixa novamente. Caso a baixa seja bem-sucedida, o status será atualizado para "Pagamento Concluído". Se não, o status permanecerá como "Pagamento Confirmado".

Atualizações de Status para Transações com Pagamento Expirado:

Status AtualAtualização
Aprovado

Será feito a tentativa de baixa do lançamento. Se a baixa for concluída com sucesso, a transação terá seu status alterado para "Pagamento Concluído". Em caso de erro na conciliação, o status será atualizado para "Pagamento Confirmado".

CanceladoA transação será atualizada para refletir o status de "Pagamento Cancelado".

Atualização de Status para Transações com Pagamento Cancelado:

Status AtualAtualização
CanceladoSe cancelado no sistema, mas com status diferente na instituição bancária, será feita apenas uma atualização no Histórico das Transações, informando a discrepância.

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela XXX
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela XXX
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Este processo foi implementado para realizar a comunicação junto a Shipay para que seja possível atualizar o status do lançamento financeiro e o boleto associado conforme o status que consta na fintech. Os status das transações tratados pelo TOTVS Gestão Financeira são: 'Pagamento solicitado' e 'Pagamento Confirmado'. Se o pagamento estiver como 'Pagamento solicitado' ou 'Pagamento Confirmado', a Shipay poderá retornar dois resultados:

1 - O sistema efetuar a baixa do Lançamento/Boleto
2 - Caso o pagamento esteja 'Expirado', o histórico da transação (visualizado nos anexos da Transação) é atualizado informando que o QR Code está expirado.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Para utilizar este processo é necessário ter a permissão liberada, em: Serviços Globais | Segurança | Perfis, edite o perfil do usuário logado e localize a tag [02.04.02.01] Ajuste Transação. Em seguida, clique na opção 'Permitir Acesso'.

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