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  • Guia de implantação Logix X TPD

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INTEGRAÇÃO LOGIX X TPD (TOTVS Privacidade de Dados)



Introdução


A proteção dos dados pessoais que circulam na nas empresa empresas se tornou prioridade com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados, dessa forma  a Lei define o que são dados pessoais e informa que alguns deles estão sujeitos a cuidados ainda mais específicos.

O produto Logix disponibiliza recursos que apoiam seus clientes nas demandas oriundas da  LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para que assim possam entrar em conformidade com a leiLei. Para tanto, o Logix precisa utilizar a ferramenta TPD (Totvs Privacidade de Dados), pois ela complementa os recursos disponibilizados nas soluções TOTVS no atendimento das demandas dos titulares de dados pessoais pelos clientes.


Sistemas Envolvidos


A integração envolve uma tríade, composta pelas tecnologias a seguir:


  • ERP ( Logix/Datasul): Produto que mantém os dados que são do tipo pessoais/sensíveis;
  • SmartLinkSmart Link: Tecnologia responsável por realizar a comunicação entre o ERP e o TPD;
  • TPD: Ferramenta disponível em ambiente de Nuvem que gerencia o a recuperação das informações relacionadas ao controle dos dados .
draw.io DiagrambordertruediagramNametriadesimpleViewerfalsewidthlinksautotbstyletoplboxtruediagramWidth211revision1
NotaSendo que o SmartLink é executado como Client no
  • no ERP.




Nota

O Smart Link é executado em duas versões:


  • Versão Client que se comunica com o produto Logix (On-premise)
e como Server no TPD, que é mantido em Nuvem.

Integração

O que levou a criação da integração / o porquê da integração (Finalidade/Objetivo), de forma macro, o que será integrado do, por exemplo, Vertical com o ERP (BackOffice)

Explique o contexto de negócio ou do problema na qual esta integração estará inserida. Isto inclui o funcionamento da(s) ponta(s) envolvida(s).

Apresentar a integração como uma melhoria para o cenário ou como uma solução para o problema.

  • Premissas
    Gerais, do Vertical, do BackOffice e dos demais artefatos/sistemas envolvidos
    Premissas Gerais
    Premissas A
    Premissas B
  • Arquitetura (Tecnologia)

Escopo

Descreva, dado o contexto, qual o escopo de atuação da integração. Cite as áreas/perfis de usuários e funções impactadas. Se existe uma parte do contexto de negócio que a integração não tenta resolver, deixe explícito.

Defina exatamente o que a integração FAZ, o que ela NÃO FAZ e a sua finalidade.

[O conteúdo poderá estar disponível na ferramenta PMS – Painel de Gestão de Projetos, opção Plano do Projeto]

Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.

Citar a responsabilidade de cada produto.

Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.

Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.

Entre os tópicos deste tópico podemos citar:

  • Versões mínimas de produtos.
  • Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
  • Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
  • Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
  • Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:

  • Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
  • Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
  • Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
  • Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
  • Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
  • Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
  • Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.

 

Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.

Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.

Exemplos:

 

 Image Removed

Image Removed

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Cliente/Fornecedor

RM

Protheus

CustomerVendor_1_000.xsd

02

Moeda

RM

Protheus

Currency_1_000.xsd

03

Unidade de Medida

RM

Protheus

UnitOfMeasure_1_000.xsd

04

Produto

RM

Protheus

Item_?_000.xsd

05

Centro de Custo

RM

Protheus

CostCenter_1_000.xsd

06

Ativos

RM

Protheus

NOVA, Ativo fixo

07

Funcionários

RM

Protheus

Employee_1_000.xsd

08

Projeto

RM

Protheus

Project_1_000.xsd

09

Obra

RM

Protheus

SubProject_1_000.xsd

10

Tarefa

RM

Protheus

TaskProject_1_000.xsd

11

Meio de Pagamento

RM

Protheus

?????.xsd

12

Condições de pagamento

RM

Protheus

PaymentCondition_1_000.xsd

13

Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Company_1_000.xsd

14

Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Branch_2_000.xsd

Processos

15

Solicitações (compras/armazém)

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

16

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

Protheus

RM

CancelRequest_1_000.xsd

17

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

RM

Protheus

CancelRequest_1_000.xsd

18

Baixa de estoque

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

19

Baixa de estoque

RM

Protheus

Request_1_000.xsd

20

Consulta Saldo

Protheus

RM

21

Apropriação de custos

Request _1_000.xsd

22

Geração de OS

23

Consulta de OS

24

Ampliação patrimonial

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

  • Versão Server que se comunica com o TPD, ambos disponíveis em ambiente de Nuvem (Cloud).

Image Added


Pré-Requisitos


Para que seja possível integrar o TPD ao ERP Logix, é preciso cumprir as exigências a seguir:


    • Possuir acesso ao portal TPD onde se faz necessário a disponibilidade de um TENANT de acesso ao produto Logix.
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            Para entender melhor o procedimento solicitado, acesse a documentação Primeiros Passos - TOTVS Privacidade de Dados e também a configuração do mesmo Configurando o produto.


    • Estar na versão do Logix que suporte a integração com o TPD.
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            Pacote LOGIX 12.1.2209, que já contempla o acesso as opções: Consulta de DadosAnonimização de Dados  e  Registro de Tratamento de Dados.


    • Obter pacote do Smart Link Client Logix.

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           Disponível no pacote de atualização do produto Logix na pasta LIBTOOLS/SMARTLINK com o nome de smart-link-client.zip



Escopo


O produto Logix se limita a dar suporte apenas para suas próprias funcionalidades.

Entretanto, as configurações do Smart Link versão Client é realizada pelo produto Logix.

Dessa forma, o suporte as ferramentas TPD (TOTVS Privacidade de Dados) e Smart Link (versão Server) estão sob a gerência de suas respectivas equipes de desenvolvimento.


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titleO que a equipe de produto Logix FAZ?
  • Correção de toda e qualquer inconsistência encontrada em alguma funcionalidade nos programas LGPD do Logix;
  • Melhorias referentes ao LGPD no logix, serão analisadas e verificado o impacto e relevância, antes de serem implementadas;
  • Configurações de Servidor de aplicação do Logix;
  • Configurações em parâmetros nos programas do Logix;
  • Configurações no arquivo no formato YAML utilizado pela ferramenta Smart Link Client no servidor de hospedagem.
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titleO que ela NÃO FAZ?
  • Apoio sobre assuntos relacionados à ferramenta TPD;
  • Configurações na ferramenta TPD;
  • Manutenções e melhorias na ferramenta TPD;
  • Configurações na ferramenta Smart Link Server;
  • Manutenções e melhorias na ferramenta Smart Link Server.



Guia de configurações no produto


 Tendo em vista que os pré-requisitos supracitados foram cumpridos e com base na versão de suporte do Logix, temos a seguir:


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titlePasso 1 - Processamento de conversores e importação de atualizações Metadado

Na aplicação do pacote da versão pré-requisito, com suporte ao LGPD, automaticamente já estão inclusos os conversores necessários para criação das tabelas LOG_PRIVATE_xxx e JOB_xxx, bem como os conversores de parâmetros e os respectivos arquivos com extensão XML para atualização do metadado das tabelas e formulários envolvidos:

  • Formulários metadado relacionados diretamente ao gerenciamento de dados LGPD mantidos no Logix:
    •  LOG10000 (Dados Protegidos)
    •  LOG10001 (Exportação de Dados Protegidos)
    •  LOG10002 (Importação de Dados Protegidos)
    •  LOG10003 (Mapeamento de Campos por Vínculo do Titular)
    •  LOG10004 (Mapeamento de Tabelas por Vínculo do Titular)
  • Processamento de conversores de parâmetros e de criação/alteração de tabelas no Banco de Dados.
Expandir
titleClique aqui para saber a lista de conversores necessários...

Lista de conversores necessários:

CONVERSOR DE TABELA 

DESCRIÇÃO

frw00022.cnv 
  • Criação das tabelas lgpd_attribute e lgpd_process_attribute;
men00136.cnv
  • Renomeação das tabelas lgpd_attribute e lgpd_process_attribute para log_private_attribute e log_private_process_attribute;
  • Criação da tabela log_private_classif_attribute;
men00137.cnv
  • Alteração da tabela log_private_process_attribute;
  • Criação da tabela log_private_process_audit;
men00139.cnv
  • Alteração das tabelas log_private_attribute, log_private_classif_attribute e log_private_process_attribute;
men00141.cnv
  • Criação das tabelas log_private_allows_anonymize, log_private_mapping_attribute;
  • Alteração das tabelas log_private_classif_attribute e log_private_attribute;
men00142.cnv
  • Criação das tabelas log_private_mapping e log_private_mapping_table;
  • Exclusão das tabelas log_private_allows_anonymize e log_private_mapping_attribute;
men00144.cnv
  • Criação das tabelas log_private_data_audit e log_private_attribute_audit;
men00145.cnv
  • Alteração do tamanho da coluna val_parametro da tabela log_val_parametro para char(100) para atender o cadastramento de parâmetros LGPD na comunicação com o Smartlink Client (parâmetros com prefixo tpd_);
men00146.cnv
  • Criação das tabelas log_private_job_main, log_private_job_main_param, log_private_job_error, log_private_job_logs e log_private_data_audit;
men00147.cnv
  • Alteração da tabela log_private_process_audit;
job00003.cnv
  • Alteração das tabelas job_gatilho_tarefa, job_registro_execucao, job_gatilho_tarefa_parametros, job_execucao_parametros e job_gatilho.
frw00023.cnv
  • Criação de parâmetros relacionados a integração LGPD Logix X TPD (Totvs Privacidade de Dados).
    (informação) Localização dos parâmetros:    Administração Logix >> Controle Geral >> Smart Link - TPD
CONVERSOR DE PARÂMETRO

DESCRIÇÃO

frw00023.cnv
  • Criação de parâmetros relacionados a integração LGPD Logix X TPD (Totvs Privacidade de Dados).
    (informação) Localização dos parâmetros no LOG00086 após aplicados no Logix:    Administração Logix >> Controle Geral >> Smart Link - TPD
Informações
titleLEMBRETE

(seleção) Conversores de tabelas devem ser processados via LOG6000 (Gerenciador de conversores de layouts de tabelas)

(seleção) Conversores de parâmetros devem ser processados via LOG00086 (Administração de Parâmetros Logix >> Processamento Conversores)




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titlePasso 2 - Permissão de acesso aos parâmetros

O processamento de conversores de parâmetros, no geral, já é realizado de forma automática na atualização de pacote Logix, via ferramenta de Console de Atualização Logix

Não conhece ainda a ferramenta Console de Atualização Logix? Acesse alguns links disponíveis no final desta página para saber mais clicando AQUI


Após processamento de conversores de parâmetros é preciso também liberar a permissão de acesso a estes parâmetros via opção de permissão de acesso no programa LOG00086 (Administração de Parâmetros Logix >> opção "Níveis de acesso").

Expandir
titleClique aqui para saber o passo a passo de como liberar a permissão de acesso...

Caso já não tenha sido processado o arquivo CNV na base, é necessário fazer o seguinte passo-a-passo:

  1. Obter o arquivo frw00023.cnv e disponibilizar o mesmo no diretório do servidor onde o programa LOG00086 consiga ter acesso aos conversores;
  2. Acessar o programa LOG00086 (Administração Parâmetros Logix);
  3. Na opção do menu Processamentos conversores informar o diretório onde está conversor frw00023.cnv;
  4. Após o arquivo ser listado na Grid, selecioná-lo e salvar;
  5. Em seguida executar o processamento através do botão PROCESSSAR;
  6. Também é necessário dar permissão de acesso para o usuário ter acesso aos novos parâmetros e neste caso deve-se acessar a opção Níveis de Acesso e pesquisar pelo usuário que terá permissão;
  7. Para ajustar a permissão pode-se optar por:
    1. Ajustar a permissão geral de Adminstração Logix de PARCIAL para TOTAL, caso seja um usuário administrador Logix;
    2. Modificar a permissão dos parâmetros da rotina "Administração Logix >> Controle Geral >> Smart Link - TPD" de PARCIAL para TOTAL. Para isso, acessar o ícone Zoom ao lado de Administração Logix, acessar novamente o zoom para opção Controle Geral, onde será apresentada a rotina Smart Link - TPD;
    3. Salvar as alterações;
  8. Verificar se a permissão foi bem sucedida acessando agora a opção de menu Manutenção Parâmetros, escolhendo na árvore a opção Administração Logix >> Controle Geral onde será apresentada a rotina Smart Link - TPD, onde constam todos os parâmetros de configuração da comunicação Logix com o serviço da ferramenta Smar Link Client.


(seleção) Caso o conversor já tenha sido processado na base basta seguir o passo 3.




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titlePasso 3 - Registro e liberação de permissões de acesso de programas no Menu Logix

Para realizar o gerenciamento de Dados Protegidos e processamento de requisições oriundas do TPD (Totvs Privacidade de Dados), no Logix serão utilizados alguns programas descritos logo a seguir, que precisarão estar disponível a partir do menu Logix.


Para isso acesse o programa LOG00112 (Central Menu Logix), opção "Níveis de Processos" e cadastre os programas conforme passo a passo a seguir, apenas para os programas que ainda não estiverem disponíveis a partir do Menu Logix:


Informações
iconfalse

(aviso) ATENÇÃO: O caminho de localização dos programas no passo a passo abaixo é apenas uma sugestão, podendo ser modificado se desejar.

(seleção) DICA: Apenas será necessário cadastrar os programas abaixo, caso ainda não existam disponíveis a partir do Menu Logix.


PROGRAMA LOG10005 (CENTRAL DE DADOS PROTEGIDOS)

(informação) O programa LOG10005 centraliza a chamada de todos os demais programas que gerenciam quais são os dados protegidos no Logix e como são tratados dentro do sistema.  

Expandir
titleVeja aqui o passo a passo para cadastro no menu no LOG00112

1) Acionar opção Modificar

2) Expandir o item Administração Logix (área de aplicação), a partir deste expandir o item Controle Geral (Sistema Logix) e ai então pressione o botão Image Added, onde:

Transação: LGPD

Descrição: Dados Protegidos (LGPD)

Acione o botão Image Added

3) Após incluir o nível Dados Protegidos (LGPD) citado no item (2), expanda novamente o item Controle Geral caso os níveis tenham sido retraídos, selecione o nível recém cadastrado Dados Protegidos (LGPD) e pressione o botão Image Addedonde:

Transação: LOG10005

Descrição: Central de Dados Protegidos

Processo: log10005

Tipo Processo:

Chave Sistema: PADRAO

Acione o botão Image Added


PROGRAMA JOB0003 (CADASTRO DE GATILHOS DE AGENDAMENTO DE TAREFAS)

(informação) O programa JOB0003 é utilizado apenas para gerenciar e executar gatilhos de agendamento de tarefas manualmente. Será utilizado, quando necessário, para gerenciar os gatilhos registrados automaticamente a partir das requisições REST oriundas do TPD.

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titleVeja aqui o passo a passo para cadastro no menu no LOG00112

1) Acionar opção Modificar

2) Expandir o item Administração Logix (área de aplicação), a partir deste expandir o item Controle Geral (Sistema Logix) e ai então pressione o botão Image Added, onde:

Transação: JOBSCHEDULER

Descrição: Agendamento de Tarefas

Acione o botão Image Added

3) Após incluir o nível Dados Protegidos (LGPD) citado no item (2), expanda novamente o item Controle Geral caso os níveis tenham sido retraídos, selecione o nível recém cadastrado Agendador de Tarefas e pressione o botão Image Addedonde:

Transação: JOB0003

Descrição: Agenda de tarefas (Gatilhos)

Processo: job0003

Tipo Processo:

Chave Sistema: PADRAO

Acione o botão Image Added


OS PROGRAMAS JÁ FORAM REGISTRADOS NO MENU?

Após devidamente cadastrados os programas no menu, libere a permissão de acesso de usuários para executá-los a partir do LOG05050 (Central de Usuários >> opção Permissão de Acesso)


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titlePasso 4 - Importação de Dados Protegidos pré-cadastrados

Importar o arquivo private_data.mzp disponível juntamente com o pacote de atualização Logix via LOG10005 (Central de Dados Protegidos >> opção Importação de Dados), que consiste na lista de dados protegidos já pré-cadastrados como sugestão da Totvs para o Produto Logix.


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titlePasso 5 - Ativação da Auditoria de Dados Protegidos

A partir do LOG10005 (Central de Dados Protegidos >> opção Dados Protegidos)

  • Realizar a revisão dos dados cadastrados e inclusive registro de dados de tabelas específicas que não estão previstas na importação do arquivo anteriormente importado (sugestão Totvs);
  • Após revisão do cadastro de Dados Protegidos, é necessário ativar a auditoria dos Dados Protegidos para garantir a geração de informações utilizadas para atender a requisição de dados do TPD através da opção Registro de Tratamento de Dados.
  • Para ativar a auditoria acione o botão AUDITORIA e confirme o processamento. Esta opção irá criar gatilhos (TRIGGER) nas tabelas do banco de dados que estiverem registradas no cadastro de Dados Protegidos com a situação ATIVA.


Dica
titleDICA

(aviso) ATENÇÃO pois esta ação precisa ser executada quando houver permissão de acesso EXCLUSIVO no banco de dados para o registro das triggers nas tabela, ou seja, o sistema não poderá estar em uso pelos usuários.

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titlePasso 5 - Configuração e ativação do Agendador de Tarefas

Configurar e ativar o Agendador de Tarefas Logix, para que a execução de requisições do TPD para o produto Logix sejam realizadas com sucesso utilizando os gatilhos do agendador de tarefas que são automaticamente criados no Logix no ato do recebimento de requisições pelo TPD. Através destes gatilhos, quando processados pelo agendador de tarefas, serão responsáveis por enviar a resposta dos dados solicitados para o TPD.


Dica
titleATENÇÃO

IMPORTANTE! O serviço do Agendador de Tarefas sempre deverá estar em execução a partir do momento em que o TPD x LOGIX estiver em uso para que os dados das requisições oriundas do TPD sejam devidamente respondidas pelo Logix.


Não sabe como configurar e utilizar o Agendador de Tarefas? Acesse AQUI


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titlePasso 6 - Configuração do serviço REST

Configurar o serviço REST no AppServer Logix para receber as requisições de Dados Protegidos do TPD.


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titleClique aqui para ver sobre REST Logix...

Incluir Página
LGX - Comunicação REST
LGX - Comunicação REST

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titlePasso 7 - Configuração dos parâmetros

Configurar parâmetros relacionados a Privacidade de Dados no Logix no programa LOG00086.


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titleClique aqui para saber a lista de parâmetros necessários...
ParâmetroDescriçãoSituação
Client Id
  • Código único que identificará o produto utilizando a credencial, ou seja, o produto que utiliza o Smart link para comunicação com o TPD (TOTVS Privacidade de Dados).

EM DESENVOLVIMENTO
Client Secret
  • Senha que autenticará o produto que estiver usando a credencial.

    Obs: Esta informação não deve ser compartilhada, sob o risco de terceiros terem acesso ao TOTVS Privacidade de Dados sem o seu conhecimento.

EM DESENVOLVIMENTO
URL de conexão com o Smart Link
  • Definição da URL para realizar a conexão com o Smart Link.

    Exemplo: http://meu_server:8888

    Em que:

meu_server = Host de comunicação com o Smart Link e

8888 = Porta de comunicação com o Smart Link.

ATIVO
URL do RAC
  • Deve ser informado a URL do RAC.

    É necessário informar o tipo do ambiente, após o nome do Tenant.

    O ambiente pode ser DEV, STAGING ou PROD.

    Exemplos: https://<tenant>.<environment>.totvs.app/totvs.rac/connect/token

    Em que:


tenant = nome do tenant utilizado

environment = informar o tipo de ambiente (dev ou staging)

Obs: Quando o ambiente for PROD (produção) não precisa ser informado na URL

EM DESENVOLVIMENTO
Host do protocolo GRPC
  • No Smart Link Client é utilizado o protocolo GRPC. Deve ser informado o HOST utilizado para a comunicação com o GRPC.
  • É preciso informar o tipo de ambiente, que pode ser DEV, STAGING ou PROD.

Exemplos: link.dev.totvs.app

       link.staging.totvs.app

       link.prod.totvs.app

EM DESENVOLVIMENTO
Porta do servidor para protocolo GRPC
  • Porta do servidor para utilização no protocolo GRPC.
  • Por padrão utiliza-se a porta 443.
EM DESENVOLVIMENTO
Identificador do Tenant
  • Identificador do Tenant utilizado.
  • Quando o Smart Link Client atende apenas um determinado tenant, é necessário criar e configurar um CLIENT (e SECRET).
EM DESENVOLVIMENTO
Protocolo seguro (HTTPS)?
  • Deve ser Informado se o protocolo é seguro, ou seja, se é HTTPS.
  • Por padrão é definido como 'SIM'.

Obs: O protocolo deve seguir a configuração do servidor (http ou https)

EM DESENVOLVIMENTO
Subscrição Anonimização de Dados Pessoais
  • Deve ser informado se a Anonimização de Dados Pessoais está ativa.

EM DESENVOLVIMENTO
Subscrição Consulta de Registro de Tratamento de Dados Pessoais
  • Deve ser informado se a Consulta de Registros de Tratamento de Dados Pessoais está ativa.
EM DESENVOLVIMENTO
Subscrição Consulta de Dados Pessoais
  • Deve ser informado se a Consulta de dados pessoais está ativa.
EM DESENVOLVIMENTO
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titlePasso 8 - Instalação do Smart Link

Instalar e configurar o Smart Link Client com base nos dados do TPD e Rest Logix já disponíveis para comunicação e, realizar os testes de comunicação do Smart Link Client X TPD e Smart Link Client X Logix:


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titleConfigurando Integração com o TOTVS Privacidade de Dados...

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LGX - Configurando Integração com o TOTVS Privacidade de Dados
LGX - Configurando Integração com o TOTVS Privacidade de Dados




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PRONTO! A partir deste momento já está disponível o acesso para consulta e processamento das opções do portal TPD para o Produto Logix.


Documentações auxiliares


Para o melhor entendimento e suporte aos processos disponíveis no Logix, referente aos Dados Protegidos, existem as documentações de Referências do produto.

Essas documentações fazem parte do conjunto a Ajuda do produto, que podem ser acessadas pela tecla F1 (teclado) diretamente na tela do programa, porém podem ser acessadas diretamente no conteúdo a seguir:


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         Configurador de dados pessoais e sensíveis (LOG10000)

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titleAcesse a documentação do LOG10000...

Incluir Página
Configurador de dados pessoais e sensíveis (LOG10000)
Configurador de dados pessoais e sensíveis (LOG10000)

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         Mapeamento de campos por vínculo do titular (LOG10003)

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Mapeamento de campos por vínculo do titular (LOG10003)
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        Mapeamento de tabelas por vínculo do titular (LOG10004)

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Mapeamento de tabelas por vínculo do titular (LOG10004)
Mapeamento de tabelas por vínculo do titular (LOG10004)

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         Configurador de dados pessoais e sensíveis (LOG10000)

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Central de dados protegidos (LOG10005)
Central de dados protegidos (LOG10005)

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        Cadastro de agendamento de tarefas (JOB0003)

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Agendador de Tarefas (JOB0003)
Agendador de Tarefas (JOB0003)

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.
Anexos