Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para que a turma de origem que tenha turma/disciplina matriculada da itinerário formativo seja feita a mudança de turma alguns regras deverão ser obedecidas.

Mudança de turma mantendo o mesmo turno (mesma matriz aplicada*)

  1. Toda turma/disciplina de itinerário formativo, matriculada e com a situação de matrícula que conta como aluno na turma/disciplina, da turma de origem deve existir na turma de destino. Caso contrario a operação de mudança de turma, na sua totalidade, não deve ocorrer e deverá informar no log. Exemplo: a turma de origem tem duas disciplinas de itinerário IT1 e IT2, sendo que o aluno está matriculado nas duas. A turma de destino tem apenas uma disciplinas de itinerário IT1. Com isso ao mudar a turma não será possível, porque o destino tem apenas IT1. O processo todo será cancelado, nada será alterado. Entretanto, se o parâmetro permite mudança parcial de turmas/disciplinas de itinerário formativo estiver marcado, será feito a mudança de turma. No exemplo supracitado, a disciplinas IT1 da origem terá sua situação de matrícula alterada e a mesma matriculada na turma de destino.
  2. Quando a turma de destino é somente uma turma de itinerário formativo ela jamais assumirá o campo turma na matrícula do período letivo do aluno. Exemplo: o aluno está matriculado em uma turma que tem disciplinas normais e de itinerário. A turma destino tem apenas disciplinas de itinerário. Ao mudar a turma, ela será feita, porém a turma da matrícula do período letivo não será alterada.
  3. Para que uma turma normal seja alterada, basta que apenas uma turma/disciplina exista no destino, todavia para o itinerário todas ativas devem existir, exceto se o parâmetro permite mudança parcial de turmas/disciplinas de itinerário formativo estiver marcado.
  4. A mudança de turmas/disciplinas de itinerário não deve incluir disciplinas novas para o aluno, caso elas existam no destino, apenas o que é relacionado com a turma de origem. Exemplo: a turma de origem tem duas disciplinas de itinerário IT1 e IT2, sendo que o aluno está matriculado nas duas. A turma de destino tem IT1, IT2 e IT3. Com isso, ao efetuar a mudança de turma a disciplina IT3 não será matriculado para o aluno, apenas as que possuem sua correspondência na origem.

...

Parâmetro responsável por desconsiderar toda turma/disciplina de itinerário na origem, ou seja, ao executar o processo todas as turmas/disciplinas de itinerário formativo permanecerão inalteradas em sua origem.

Mudança de turma para turma de outro turno

...

(outra matriz aplicada*)

Caracteriza em uma nova matrícula no período letivo, caso não exista, com isso para Para um aluno matriculado em uma turma que contém turmas disciplinas normais mais de itinerário, a mudança só irá realizar caso a turma de destino tenha no mínimo uma turma disciplina normal e todas as turmas disciplinas de itinerário ativas. As mesmas turmas disciplinas de itinerário formativo de origem precisam esta cadastradas na turma de destino, caso contrário o processo não é realizado exibindo uma mensagem contento a explicação do erro.

As regras abaixo valem apenas para o processo de mudança de turma por aluno, não são válidas para o processo de mudança de turma em lote:

  • Aluno matriculado em uma turma distinta com as disciplinas normais, e em outras turmas de itinerário formativo é necessário realizar a relação de "de para" no outro turno (outra matriz aplicada*), toda origem deve ser preenchida com uma turma de destino no outro turno (outra matriz aplicada*). Caso uma turma não seja seleciona o passo (etapa) não avança.

...

  • Ao selecionar uma turma com o turno (matriz aplicada*) diferente os parâmetros: ''permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo'' e "permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo", ficaram desabilitados.


*Matriz aplicada: junção do curso, habilitação, matriz curricular e turno.