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INTEGRAÇÃO DATASUL X SAMSUNG VISIBILITY - SCI

Contexto de negócio (Introdução)

A integração entre o ERP Datasul e o Samsung Visibility - SCI tem como objetivo fornecer informações da execução de cada etapa da venda deste , desde a entrada do pedido até seu faturamento e efetiva entrega no cliente. O SCI irá receber as informações enviadas pelo backoffice back office e realizará o armazenamento e análise das informações informações.

Sistemas Envolvidos

Samsung Visibility - SCI

Sistema O sistema vertical desenvolvido pela Samsung , que permite se monitorar dados coletados em tempo real do fluxo físico dentro da cadeia de valor, e responder em tempo adequado as situações excepcionais. A cada etapa do processo de venda, desde a entrada do pedido até a entrega no cliente, o produto Samsung receberá mensagens XML do ERP Datasul em tempo real e apresentará em sua interface o status do pedido em relação ao atendimento do pedido e o lead - time de execução de cada etapa.

ERP Datasul

Sistema de BackOffice back office para gestão de empresas com ênfase no segmento de Manufatura. Disponibiliza módulos de gestão e controle da distribuição com foco nos requisitos comerciais, fiscais e tributários, entre eles: Pedidos de Venda, Faturamento e Embarques. 

Integração

A integração é realizada por intermédio de arquivo XML, utilizando os Web Services disponibilizados pelo Samsung Visiblity - SCI, sem transformação de mensagens e sem utilização de sistemas intermediários (TOTVS EAI, TOTVS ESB, etc.).

A integração entre ERP Datasul e Samsung Visibility - SCI permite realizar o controle do pedido desde sua entrada até a entrega, permitindo aos tomadores de decisão o monitoramento em tempo real de cada etapa do processo. 

Escopo

Disponibilizar aos clientes da TOTVS uma ferramenta especializada em análise e acompanhamento das etapas da Cadeia se Suprimentos, integrada aos módulos de Logística do ERP.  

A solução TOTVS SCI que consiste na integração entre o ERP Datasul e o produto Samsung Visibility. Os módulos de Pedidos, Embarques e Faturamento do Backoffice back office Datasul fornecerão informações, por meio de mensagens XML, ao Samsung Visibility informando a data e hora da execução de cada etapa da Cadeia de Suprimentos. 

A solução TOTVS SCI tem como objetivos especificosespecíficos:

  • Possibilitar análises táticas e operacionais das atividades logísticas;
  • Disponibilizar dados para o acompanhamento do ciclo dos pedidos de venda;
  • Possibilitar a extração de indicadores de performance logística como o OTIF;
  • Identificar os desvios de processo e apontar atrasos futuros;
  • Enviar avisos eletrônicos sobre exceções e ocorrências dos processos Logísticos;

Na solução Samsung Visibility - SCI estarão parametrizadas regras que calcularão os lead - times de execução de cada etapa do processo ou tracking point. As informações enviadas pelo Backoffice back office Datasul serão registradas e apresentadas em um monitor de controle, que por meio de semáforos informa o status do pedido, confrontando a data/ hora realizadas x data/ hora previstas baseadas nos lead - times calculados. Os tracking points e seu status, data/ hora prevista e data/ hora realizada serão apresentados em uma linha do tempo, permitindo um simples monitoramento, rápida resposta em situações excepcionais e previsibilidade quanto a entrega no prazo previsto.

Os tracking points controlados pela solução TOTVS SCI são os seguintes:

  • Entrada Pedido
  • Comercial
  • Crédito
  • Embarque
  • Emissão Nota Fiscal 
  • Autorização SEFAZ
  • Impressão DANFE
  • Expedição
  • Entrega

Em cada etapa do processo de venda o ERP Datasul enviará a mensagem relativa ao tracking point correspondente, conforme segue:

Tracking Points:

  • TP 1 - Entrada de Pedidos
    • Cancelamento de Pedidos (DELETE)
    • Eliminação de Pedidos (DELETE)
    • Suspensão de Pedidos (DELETE)
    • Completa Pedidos - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
    • Reativa Pedidos - (CREATE)
    • Pedidos EDI (PD0701) - (CREATE)
    • Pedidos EAI e Totvs Colaboração (PD0621) - (CREATE)

  • TP 2 - Envio de Entregas do Pedido de Venda - Invisivel no processo/monitor SCI
    • Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)

  • TP 3 - Comercial
    • Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)

  • TP 4 - Crédito
    • Completa Pedidos - aprovado existente (UPDATE), aprovado novo (CREATE), reprovado (DELETE)
    • Avaliação Crédito (CM0201) - (CREATE)

  • TP 5 - Embarque
    • Preparação Faturamento (EQ0506) - (CREATE/UPDATE)
    • Pré-faturamento Automático (EQ0505) - (CREATE/UPDATE)
    • Remejamento de Embarque (EQ0511/EQ0512) - (CREATE/UPDATE)
    • Simulação Pré-faturamento (EQ0503) - (CREATE/UPDATE)
    • Geração Pré-faturamento (EQ0504) - (CREATE/UPDATE)

  • TP 6 - Emissão Nota Fiscal (para notas com pedido de venda)
    • Cálculo de Embarques (FT4001) - (CREATE)
    • Faturamento de Pedidos (FT4002) - (CREATE)
    • Consulta de Notas Fiscais Eletronicas (FT0909) - (UPDATE)
    • Cancelamento de NF-e (FT0913) - (DELETE)
    • Cancelamento de Notas Fiscais (FT2200) - (DELETE)
    • Inutilização de Notas Fiscais Eletrônicas (FT2201) - (DELETE)

  • TP 7 - Autorização SEFAZ
    • Consulta de Notas Fiscais Eletrônicas (FT0909) - (CREATE)

  • TP 8 - Impressão DANF-e
    • Emissor DANF-e (FT0518) - (CREATE)
    • Emissor DANF-e (FT0527) - (CREATE)

  • TP 9 - Expedição
    • Emissor DANF-e (FT0518) - (CREATE)
    • Emissor DANF-e (FT0527) - (CREATE)

  • TP 10 - Entrega
    • Manutenção Notas Fiscais (FT0502) - (CREATE)
    • Monitor de Integração GFE (CD0433) - (CREATE)

 

A figura abaixo ilustra o processo, apresentando as áreas envolvidas e seus respectivos tracking points.

 

Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização

Parâmetros de aquisição ativos (acesso pelo menu em Administração - Integração).

Web Services ativos.

Datasul

Versão\release 12.1.1011

Parâmetro de integração via Web Service ativo.

Parâmetros de integração com Samsung Visibility ativo.

Todos os parâmetros citados encontram-se no programa Parâmetros de Integração Samsung Visibility - SCI (CD0091), que pode ser acessado pelo menu Logística - Pedidos - Cadastros.

Instalação/Atualização

Vide tópico Pré-requisitos instalação/implantação/utilização. 

Samsung SCI

A solução TOTVS SCI está homologada na versão 1.0.0 do software da Samsung. Caso exista a necessidade de instalar uma versão diferente da homologada, favor entrar em contato com a TOTVS, via abertura de chamado, para solicitar uma nova homologação.

Instalação/Atualização

Vide tópico Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização. 

Datasul

Vide 

Datasul

Vide tópico Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução das mensagens de integração e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos Samsung Visibility e Backoffice back office Datasul (Vendas, Embarque e Faturamento) estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/ Entidades/ Mensagens únicas

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

Processos

1

Entrada de Pedidos

Datasul

SCI

2

Envio de Entregas do Pedido (invisivel invisível ao usuário)

Datasul

SCI

3

Avaliação Comercial

Datasul

SCI

4

Avaliação de CrédidoCrédito

Datasul

SCI

5

Embarque

Datasul

SCI

6

Emissão Nota Fiscal

Datasul

SCI

7

Autorização SEFAZ

Datasul

SCI

8

Impressão DANF-e

Datasul

SCI

9

Expedição

Datasul

SCI

10

Entrega

Datasul/GFE

SCI

Fluxo das Informações

Durante o fluxo normal de trabalho, desde a implantação do pedido de venda no ERP até o faturamento e registro da entrega no cliente, o ERP enviará mensagens XML ao Samsung SCI informando a finalização de cada etapa do processo. 

A ativação da integração não altera a forma de inclusão, alteração e exclusão de registros no ERP Datasul. A ativação do da integração é processada no programa CD0091 (Parâmetros de Integração SCI). 

As mensagens serão enviadas para o SCI para cada tracking point, conforme descrito no tópico de Escopo. 

As falhas de comunicação entre os sistemas e o registro das integração que não obtiveram sucesso na transmissão dos dados de cadastros poderão ser consultados pelo programa Parâmetros de Integração SCI (CD0091) que dá acesso aos programas CD0081 (Histórico de Falhas de Conexão) e CD0093 (Contingência de Integração SCI), responsáveis por listar essas informações, respectivamente. O programa CD0093 também possibilita o reenvio dos registros com falha de transmissão, manualmente ou por intermédio de agendamento RPW (CD0093RP). Neste mesmo programa é possivel possível verificar o sucesso do envio das selecionando o Status Msg, como Envio "Ok".

Para as ocorrências de falha de comunicação também é possível configurar o envio de aviso eletrônico por intermédio de parâmetros disponíveis no programa CD0091.

Nas ocasiões em que o sistema destino precisar ficar indisponível para integração, é possível informar no Datasul que a integração está temporariamente suspensa (CD0091), evitando perda de desempenho com tentativas de transmissão de dados sem sucesso. Nesse caso, os registros incluídos ou alterados serão registrados como pendentes "Pendentes de envio" na lista de falhas de integração e poderão ser reenviados pelo programa CD0093.

Cadastros

Na integração entre o ERP Datasul e o Samsung SCI não haverão haverá cadastros compartilhados entre os sistemas.

Processos

Conforme apresentado no tópico escopo, cada etapa do processo de vendas, embarque e faturamento enviará mensagens para o SCI. 

Tracking Point 1 - Entrada Pedido

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Sales Order

Versão: 1.000

A mensagem de Sales Order, relativa ao Tracking Point 1, é enviada no momento em que o pedido é completado, exceto se o pedido foi cadastrado pelo Totvs TOTVS Colaboração ou foi realizada uma importação do pedido pelo programa PD0701. A mensagem do Tracking Point 1 é enviada neste momento pois ao completar o pedido o usuário indica que o cadastramento do pedido e seus respectivos itens foi finalizado. Nos pedidos do Totvs TOTVS Colaboração e EDI ao final da importação do pedido de venda há a garantia de que todos os itens do pedido foram cadastrados. 

No XML de Sales Order serão enviadas as informações do pedido de venda no bloco "salesOrder" e as informações dos itens do pedido de venda no bloco "Item".

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

salesOrder  1-1 TAG Principal
Sales Order

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

soNosalesOrderChar1-130Número do Pedido de Venda
actionTypesalesOrderChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete
issueDatesalesOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora da emissão do documento
shiperIdsalesOrderNumber1-114CNPJ do Shipper
shiperNamesalesOrderChar1-1250Nome do Shipper
salesDivisionsalesOrderChar1-130Divisão de Negócio da Sales Order (**Opcional)
customerNamesalesOrderChar1-1250Nome do Cliente
customerCategorysalesOrderChar1-130Categoria do Cliente
customerFederalIdsalesOrderNumber1-114CNPJ do Cliente
customerStatesalesOrderChar1-12UF do Cliente
customerCitysalesOrderChar1-1100Cidade do Cliente
customerAddresssalesOrderChar1-1250Endereço do Cliente
customerZipcodesalesOrderNumber1-18CEP do Cliente
customerDeliveryNosalesOrderChar1-125Pedido do Cliente
rddsalesOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery)
totalAmountsalesOrderNumber1-110,3Valor total do pedido (**Opcional)
incotermsalesOrderChar1-13Incoterm (**Opcional)
carrierFederalIdsalesOrderChar1-114CNPJ do Transportador (**Opcional)
salesChannelsalesOrderChar1-150Canal de Vendas (**Opcional)
itemsalesOrderXML1-N TAG Grupo de itens
Items

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

skuitemChar1-150Código do Item
descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
categoryitemChar1-110Categoria do Item (**Opcional)
qtyitemnumber1-17,4Quantidade
unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
volumeTotalitemNumber1-110,6Volume da quantidade total do item, medida em M3
weightTotalitemNumber1-110,6Peso da quantidade total do item, medida em KG
volumeUnititemNumber1-110,6Volume unitário do item (**Opcional)
weightUnititemNumber1-110,6Peso unitário do item (**Opcional)
rddItemDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery)

 

Tracking Point 2 - Envio de Entregas do Pedido de Venda - Invisivel no processo/monitor SCI

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Delivery Order

Versão: 1.000

A mensagem de Delivery Order relativa ao Tracking Point 2 é enviada no momento em que o pedido é completado. Esta mensagem enviará todos as entregas do item do pedido de venda. Cada doNo se refere a à chave da entrega do pedido de venda (nome abreviado cliente + numero número do pedido + sequencia sequência do item + código do item + referencia referência + numero número da entrega)

Delivery Order

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

doNodeliveryOrderChar1-170Número da entrega
actionTypedeliveryOrderChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete
soNodeliveryOrderChar1-130Número do Pedido de Venda
issueDatedeliveryOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora da emissão do documento
shiperFederalIddeliveryOrderNumber1-114CNPJ do Shipper
customerFederalIddeliveryOrderNumber1-114CNPJ do Cliente
shipToNamedeliveryOrderChar1-1250Nome do local de entrega
shipToCategorydeliveryOrderChar1-130Categoria do local de entrega (**Opcional)
shipToFederalIddeliveryOrderNumber1-114CNPJ do local de entrega
shipToStatedeliveryOrderChar1-12UF do local de entrega
shipToCitydeliveryOrderChar1-1100Cidade do local de entrega
shipToAddressdeliveryOrderChar1-1250Endereço do local de entrega
shipToZipcodedeliveryOrderNumber1-18CEP do local de entrega
orderTypedeliveryOrderChar1-110Tipo da delviery (Vendas, Transferência, DOA)
shippingConditiondeliveryOrderChar1-110Condição da entrega (Normal, Urgente)
shipTypedeliveryOrderChar1-110

Tipo da entrega (LTL, FTL, Air, Vessel)

De

Para

Rodoviário

ROAD

Aeroviário

AIR

Maritimo

VESSEL

Ferroviário

RAIL

Rodoferroviário

LTL-RAIL

Rodofluvial

LTL-FERRY

Rodoaeroviário

LTL-AIR

Outros

OTHERS

rdddeliveryOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery)
itemdeliveryOrderXML1-N TAG Grupo de itens
Items
CampoTAG PaiTipoOcorrênciaTamanhoDescrição
itemOrderItemNumber1-15Ordem do Item da entrega
itemOrderSOItemNumber1-15Ordem do Item na SO, utilizado como referência para rastreamento.
skuitemChar1-150Código do Item
descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
categoryitemChar1-110Categoria do Item (**Opcional)
qtyitemnumber1-17,4Quantidade
unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
volumeTotalitemNumber1-110,6Volume da quantidade total do item, medida em M3
weightTotalitemNumber1-110,6Peso da quantidade total do item, medida em KG


Tracking Point 3 - Avaliação Comercial

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Tracking - TP1010-10

Versão: 1.000

A mensagem de Tracking com código TP1010-10 é enviada no momento em que o pedido de venda é completado e liberado para seguir o fluxo até o faturamento.

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170soNo = Chave do pedido de venda
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 1 - Sales Order (refNo = soNo)
trackingCodetrackingChar1-110Código do evento ou ocorrência = TP1010-10
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não ObritatórioObrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não ObritatórioObrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não ObritatórioObrigatório)

 

Tracking Point 4 - Avaliação Crédito

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Tracking - TP1010-15

Versão: 1.000

A mensagem de Tracking com código TP1010-15 é enviada no momento da aprovação de crédito do pedido para o respectivo cliente. O envio desta mensagem pode ser realizado na aprovação automática de crédito ao completar o pedido, ou na aprovação realizada no programa de Avaliação Crédito (CM0201)

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170soNo = Chave do pedido de venda
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência - 1 = Sales Order (refNo = soNo)
trackingCodetrackingChar1-110TP1010-15
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não ObritatórioObrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não ObritatórioObrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não ObritatórioObrigatório)

 

Tracking Point 5 - Embarque

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Shipment

Versão: 1.000

A mensagem de Shipment é enviada no momento da criação do pré-faturamento. Na eventualidade de eliminação da alocação de algum item ao embarque será enviada uma mensagem de update sem o item.

 

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

shipment  1-1 TAG Principal
Shipment

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

shipmentNoshipmentChar1-130Número do embarque
actionTypeshipmentChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete (Depende da regra de cada documento)
issueDateshipmentDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora da emissão do documento
shipeFederalIdshipmentNumber1-114CNPJ do Shipper
shipToNameshipmentChar1-1250Nome do local de entrega
shipToCategoryshipmentChar1-130Categoria do local de entrega
shipToFederalIdshipmentNumber1-114CNPJ do local de entrega
shipToStateshipmentChar1-12UF do local de entrega
shipToCityshipmentChar1-1100Cidade do local de entrega
shipToAddressshipmentChar1-1250Endereço do local de entrega
shipToZipcodeshipmentNumber1-18CEP do local de entrega
carrierNameshipmentChar1-1250Nome do transportador
carrierFederalIdshipmentNumber1-114CNPJ do transportador
carrierStateshipmentChar1-12UF do transportador
carrierCityshipmentChar1-1100Cidade do transportador
carrierAddressshipmentChar1-1250Endereço do transportador
carrierZipcodeshipmentNumber1-18CEP do transportador
etdshipmentDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData planejada para embarque
vehicleCodeshipmentChar1-110Código do Veículo Shipment
vehicleNameshipmentChar1-150Nome do Veículo do Shipment
shippingConditionshipmentChar1-110Condição da entrega (Normal, Urgente)
shipTypeshipmentChar1-110

Tipo da entrega (LTL, FTL, Air, Vessel)

De

Para

Rodoviário

ROAD

Aeroviário

AIR

Maritimo

VESSEL

Ferroviário

RAIL

Rodoferroviário

LTL-RAIL

Rodofluvial

LTL-FERRY

Rodoaeroviário

LTL-AIR

Outros

OTHERS

itemshipmentXML1-N TAG Grupo de itens
Items

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

doNoItemChar1-170Número da entrega
accessKeyItemChar1-145Chave de Acesso da NF. (**Opcional)
itemOrderItemNumber1-15Ordem do Item da Delivery Order
skuitemChar1-150Código do Item
descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
qtyitemnumber1-17,4Quantidade
unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
volumeTotalitemNumber1-110,6Volume da quantidade total do item, medida em M3
weightTotalitemNumber1-110,6Peso da quantidade total do item, medida em KG


Tracking Point 6 - Emissão Nota Fiscal

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: notaFiscal

Versão: 1.000

A mensagem de notaFiscal é enviada no momento da criação das notas fiscais provenientes do faturamento dos pedidos de venda.

 

CampoTAG PaiTipoOcorrênciaTamanhoDescrição
notaFiscal XML1-1 TAG Grupo para o envio do XML da Sefaz
NF-e
CampoTAG PaiTipoOcorrênciaTamanhoDescrição
serienotaFiscalNumber1-15Serie da NF
nNFnotaFiscalNumber1-110Número da NF
accessKeynotaFiscalChar1-145Chave de Acesso da NF
actionTypenotaFiscalChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete
natOpnotaFiscalChar1-1100Natureza de Operação
issueDatenotaFiscalDatetime1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de emissão da nota
shipperFederalIdnotaFiscalNumber1-114CNPJ do Emitente (Shipper)
customerFederalIdnotaFiscal  14CNPJ do destinatário
shipToFederalIdnotaFiscalNumber1-114CNPJ do local de entrega
carrierFederalIdnotaFiscalNumber1-114CNPJ da transportadora
totalAmountnotaFiscalNumber1-115,2Valor total da Nota
freightAmountnotaFiscalNumber1-115,2Valor do Frete
additionalInfonotaFiscalChar1-1500Informação adicional
itemnotaFiscalXML1-N TAG Grupo de itens
Items

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

skuitemChar1-150Código do Item
shipmentNoitemChar1-130Número do embarque
doNoitemChar1-170Delivery Order
itemOrderItemNumber1-15Ordem do Item da Delivery Order
descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
ncmitemChar1-18NCM do produto
qtyitemnumber1-17,4Quantidade
unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
unitValueItemNumber1-115,6Valor unitário do item
itemAmountItemNumber1-115,2Valor total do item
cfopItemNumber1-14CFOP do item

 

Tracking Point 7 - Autorização SEFAZ

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Tracking - TP1010-30

Versão: 1.000

A mensagem de Tracking com código TP1010-30 é enviada no momento em que é retornada a autorização da nota fiscal pelo SEFAZ.

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170Chave de Acesso da NF
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência - 4 = Invoice (refNo =accesKey)
trackingCodetrackingChar1-110TP1010-30
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não ObritatórioObrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não ObritatórioObrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não ObritatórioObrigatório)

 

Tracking Point 8 - Impressão DANF-e

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Tracking - TP1010-40

Versão: 1.000

A mensagem de Tracking com código TP1010-40 é enviada no momento em que a DANF-e é impressa.

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170Chave de Acesso da NF
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 4 - Invoice (refNo =accesKey)
trackingCodetrackingChar1-110TP1010-40
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não ObritatórioObrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não ObritatórioObrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não ObritatórioObrigatório)

 


Tracking Point 9 - Expedição

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

 

Mensagem: Tracking - TP2020-50

 

Versão: 1.000

 

A mensagem de Tracking com código TP2020-50 é enviada no momento em que a data de saida da Nota Fiscal é informada. A data pode vir da integração com GFE ou informada na Manutenção de Notas Fiscais (FT0502)

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170Chave de Acesso da NF
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 4 - Invoice (refNo =accesKey)
trackingCodetrackingChar1-110TP2020-50
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora de saida da nota fiscal
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)
 


Tracking Point 10 - Entrega 

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

 

Mensagem: Tracking - TP4040-90

 

 

Versão: 1.000 

 

A mensagem de Tracking com código TP4040-90 é enviada no momento em que a data de entrega da Nota Fiscal é informada. A data pode vir da integração com GFE ou informada na Manutenção de Notas Fiscais (FT0502)

 

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170Chave da Nota Fiscal
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 5 - Manifest (refNo = manifestNo)
trackingCodetrackingChar1-110TP4040-90 
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do entrega
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)

Limitações / Restrições Gerais

  • Todos os documentos enviados possuem vinculo a um pedido de venda.
  • Não serão tratados tracking points relativos a à área de Produção

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

 

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Como fazer 

Para ativar a integração com Samsung Visibility - SCI  é necessário:

  • Ter o SCI instalado
  • No programa de Parâmetros de Integração SCI (CD0091) informar a URL do webservice SCI e ativar a integração.

Checklist de suporte da aplicação

Checklist de Verificações:

Caso as mensagens não sejam enviadas ao SCI verificar:

  • Se o parâmetro de integração está ativo no programa de Parâmetros de Integração SCI (CD0091);
  • Se a URL do webservice do SCI está correta e testar a conexão;
  • Se o parâmetro "Integração temporariamente suspensa" não está selecionado;
  • Se não estão ocorrendo inconsistências de conexão, a partir do botão "Consultar falhas de conexão";
  • Se não estão ocorrendo inconsistências de recepção pelo SCI, a partir do botão "Contingência de integração"

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos