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configurações do usuário...

...

A Essa página Meu Perfil oferece aos usuários básicos os campos para cadastrar e alterar informações pessoais, mudar a senha pessoal, mudar o e-mail corporativo, obter os plugins dos navegadores e o Desktop Launcher, entre outros.

O acesso à página Meu Perfil pode ser protegido através da senha pessoal. Caso o usuário utilize a senha do Active Directory para se autenticar no contexto, será necessário informar a senha pessoal para acessar a página Meu Perfil.

Para administradores da empresa, os recursos e ações listadas nesta documentação estão disponíveis na página Gerenciar Conta.

Acessar o perfil

01. Mover o cursor sobre o menu no canto superior direito da página, ao lado do nome do usuário.

02. Acionar Meu Perfil.

Cadastrar e-mail para recuperação da senha pessoal

01. Acionar a guia Informação Pessoal.

02. Mover o cursor sobre o campo Email de Recuperação.

03. Acionar Image Removed(Editar).

04. Informar o endereço de e-mail para recuperação de senha pessoal.

Painel

Recomenda-se que o e-mail de recuperação não seja o endereço de e-mail corporativo do usuário.

05. Acionar Salvar.

Painel

Uma mensagem de confirmação será enviada para o endereço de e-mail cadastrado. Após a confirmação pelo usuário, o ícone (seleção) será exibido ao lado deste campo.

Não é possível cadastrar e-mail para recuperação se o administrador da empresa no tiver desabilitado o uso da senha pessoal nas configurações de segurança no contexto.

Cadastrar senha pessoal

01. Acionar a guia Informação Pessoal.

02. Mover o cursor sobre o campo Senha Pessoal.

03. Acionar Image Removed(Editar).

04. Definir se a senha pessoal deve ser usada para desbloquear o acesso aos aplicativos do Launchpad pessoal e às informações do perfil.

Painel

Habilitado: A senha pessoal deverá ser informada ao acessar o Launchpad pessoal e a opção Meu Perfil.

Desabilitado: A senha pessoal não será exigida ao acessar o Launchpad pessoal e a opção Meu Perfil.

05. Informar a senha pessoal.

06. Informar novamente a senha pessoal.

07. Acionar Salvar.

Painel

O ícone (seleção) será exibido ao lado deste campo.

Só é possível cadastrar a senha pessoal se este tipo de senha tiver sido habilitado pelo administrador da empresa nas configurações de segurança do contexto.

Alterar a senha pessoal

Para alterar a senha pessoal, siga os passos abaixo:

01. Acionar o menu pessoal identificado pelo nome do usuário.

02. Acionar Meu perfil.

03. Os dados disponíveis para edição serão exibidos na tela Informações do usuário.

Painel

Todos os dados disponíveis para edição estão representados pelo ícone Image Removed

04. Acionar Senha pessoal.

05. Definir se será preciso Proteger as informações pessoais.

06. Preencher a senha atual no campo Senha atual.

07. Preencher com a nova senha no campo Nova senha.

08. Confirmar a nova senha no campo Confirmar senha.

09. Acionar Salvar para completar a ação.

Alterar e-mail corporativo

Para alterar o e-mail corporativo, siga os passos abaixo:

01. Acionar o menu pessoal identificado pelo nome do usuário.

02. Acionar Meu perfil.

03. Os dados disponíveis para edição serão exibidos na tela Informações do usuário.

Painel

Todos os dados disponíveis para edição estão representados pelo ícone Image Removed

04. Acionar E-mail.

Painel

Uma mensagem é exibida ao acionar esta opção. Caso a confirmação do novo e-mail não seja efetuada dentro de 24 horas, a alteração será cancelada e o e-mail antigo continuará sendo válido.

05. Alterar o e-mail para o novo endereço desejado. Acionar Salvar para gravar a informação.

Painel

Uma mensagem de confirmação será exibida assim que o e-mail for alterado. Um e-mail será enviado para o novo endereço de e-mail cadastrado. Após a confirmação pelo usuário, o ícone (seleção) será exibido ao lado deste campo.

Alterar a senha do Active Directory

01. Acionar a guia Informação Pessoal.

Painel

Na seção Empresas são listadas as empresas do fluig Identity em que o usuário está cadastrado através do seu e-mail.

02. Acionar Mais detalhes.

Painel

A lista de empresas é apresentada em uma nova página. Abaixo do nome das empresas em que o administrador habilitou o recurso de alteração de senha do Active Directory, será apresentado o campo Senha do Active Directory.

03. Acionar Alterar senha do Active Directory.

Painel

Os requisitos de senha serão apresentados ao lado direito dos campos de alteração da senha, caso este recurso tenha sido habilitado e configurado pelo administrador da empresa.

04. Informar a senha atual do usuário no Active Directory.

05. Informar a nova senha.

06. Informar novamente a nova senha.

07. Acionar Salvar.

Painel

Para que seja permitida a mudança na senha do Active Directory, o administrador da empresa deve ter habilitado este recurso na Política de Senha do contexto.

Obter o plugin do navegador

01. Acionar a guia Plugins.

02. Acionar Baixar o Plugin do Navegador.

...

além da configuração de autenticação multifator.


Acessar as configurações do usuário

...

01. No canto superior direito da tela, acione o ícone Image Added que representa o perfil do usuário.

02. Acione Meu perfil ou Gerenciar conta.

Painel
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Na parte esquerda da tela, serão apresentadas as seguintes opções de configuração: Informações pessoais, Autenticação multifator e Plugins.


Informações pessoais

...


Image Added


Alterar nome de usuário

...

Image Added01. No menu de configurações do usuário, acesse a opção Informações pessoais.

02. Localize o campo Nome do usuário e acione Editar Image Added.

03. Na janela aberta, informe o novo nome e acione Alterar nome.


Alterar senha pessoal

...

Essa opção só é permitida caso o uso de senha pessoal esteja habilitado nas configurações de segurança da empresa.

Image Added

01. Nas configurações do usuário, acesse a opção Informações pessoais.

02. Localize o campo Senha Pessoal e acione Editar senha Image Added.

03. Informe a senha atual e a nova senha, de acordo com os requisitos apresentados à direita.

Painel
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Para mais detalhes sobre os requisitos, consulte a documentação de Política de senha.

Nota
titleImportante!

A complexidade de senha é definida por empresa, mas a senha pessoal é única para cada usuário. Quando o usuário for resetar sua senha, precisa definir uma senha que atenda aos critérios de todas as empresas onde está cadastrado.

04. Acione Editar senha para confirmar a alteração.


Alterar e-mail corporativo

...

Essa opção é disponibilizada apenas quando a troca de e-mail for habilitada pelo administrador nas configurações de segurança.Image Added01. Nas configurações do usuário, acesse a opção Informações pessoais.

02. Localize o campo E-mail corporativo e acione Editar Image Added.

03. Informe o novo e-mail corretamente nos dois campos.

04. Acione Alterar e-mail para salvar a informação.

Painel
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Uma mensagem de confirmação é apresentada assim que o e-mail for alterado em tela. O link de confirmação será enviado para o novo endereço de e-mail cadastrado, e tem validade de 24 horas. Após a confirmação pelo usuário, a alteração do e-mail é concluída.

Enquanto a mudança não for confirmada, ao lado do novo e-mail aparece o ícone Image Added (que indica a pendência de confirmação) e o ícone Image Added que pode ser acionado para desfazer a alteração de e-mail.

Caso a mudança não seja confirmada no link em até 24 horas, a alteração do e-mail é cancelada.


Alterar a senha do Active Directory

...

Essa opção só é permitida caso a troca de senha do Active Directory tenha sido habilitada na Política de Senha do contexto.

Image Added01. Nas configurações do usuário, acesse a opção Informações pessoais.

02. Na seção Minhas empresas, localize a empresa e acione a opção Alterar senha do Active Directory.

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Essa opção é apresentada ao lado do nome das empresas em que o recurso de alteração de senha do Active Directory esteja habilitado.

03. Informe a senha atual e a nova senha, de acordo com os requisitos apresentados à direita.

Painel
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Para mais detalhes sobre os requisitos, consulte a documentação de Política de senha.

04. Acione Editar senha para confirmar a alteração.


Consultar empresas

...

01. Nas configurações do usuário, acesse a opção Informações pessoais.

Painel
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Na seção Minhas empresas são listadas as empresas do Identity em que o usuário está cadastrado através do seu e-mail.


Definir empresa principal

...

Essa opção está disponível somente para usuários que estejam vinculados em várias empresas.

Image Added01. Nas configurações do usuário, acesse a opção Informações pessoais.

Painel
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Na seção Minhas empresas são listadas as empresas do Identity em que o usuário está cadastrado através do seu e-mail.

02. Localize a empresa que deseja definir como principal para acesso.

03. Acione o ícone Image Addede então Selecionar como empresa principal.

Painel
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Para facilitar a identificação, a empresa definida como principal recebe o ícone Image Added.

Após definir a empresa principal, ao autenticar-se pelo endereço genérico (app.fluigidentity.com) o acesso é direto para a empresa definida, eliminando a necessidade de escolher em qual empresa deseja entrar.


Retirar seleção de empresa principal

...

Essa opção está disponível somente para usuários que estejam vinculados em várias empresas e que tenham uma empresa principal definida.

01. Nas configurações do usuário, acesse a opção Informações pessoais.

Painel
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Na seção Minhas empresas são listadas as empresas do Identity em que o usuário está cadastrado através do seu e-mail.

02. Localize a empresa principal (está identificada com o ícone Image Added).

03. Acione o ícone Image Addede então Retirar seleção de empresa principal.

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Após remover a empresa principal, ao autenticar-se pelo endereço genérico (app.fluigidentity.com), a cada login será necessário escolher em qual empresa deseja entrar.


Autenticação multifator

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A autenticação multifator (do inglês Multi-factor authentication ou MFA) oferece uma camada adicional de segurança no acesso ao Identity, através da exigência de um código gerado no seu celular pelo aplicativo My Safe id. Ao habilitar o recurso de MFA em sua conta, também recomenda-se copiar e guardar os códigos de recuperação, que serão solicitados em caso de troca de aparelho.

Para mais informações sobre a configuração deste recurso na empresa, acesse Multi-Factor Authentication.

Configurar autenticação multifator

...

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01. Nas configurações do usuário, acesse a opção Autenticação multifator.

02. Baixe o aplicativo My Safe id pela App Store ou Play Store no seu dispositivo móvel.

Painel
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Recomendamos o uso do aplicativo My Safe id, mas existem outros aplicativos autenticadores no mercado e eles são compatíveis, pode-se optar pelo autenticador de sua preferência.

03. Abra o aplicativo My Safe id.

04. Pressione Image Added no aplicativo.

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Com isso, será aberta a câmera do dispositivo.

05. Aponte a câmera do aparelho para o código (QR CODE) exibido pelo Identity.

Painel
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Caso prefira, você pode configurar a autenticação multifator manualmente, acionando a opção Adicionar manualmente e informando os dados necessários:

  • Título: Nome da empresa
  • Conta: e-mail do usuário (o mesmo e-mail utilizado para autenticar-se no Identity).
  • Chave: Chave exibida pelo Identity.

No entanto, recomendamos o uso do QR CODE, pois essas informações já são trazidas automaticamente.

No momento em que a câmera reconhecer o código, a conta será cadastrada no My Safe id e um código de 6 dígitos será gerado e exibido na tela do dispositivo. Este código é renovado automaticamente a cada 30 segundos.

06. Preencha o código gerado pelo My Safe id na página de configuração da autenticação multifator do Identity no campo indicado.

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O código informado será verificado e, caso esteja correto, uma mensagem de sucesso será apresentada pelo Identity. A partir de agora, sempre será solicitado o código gerado pelo My Safe id, após informar as credenciais de acesso, para autenticação na empresa no Identity.

É importante guardar os códigos de recuperação, para redefinir a configuração da autenticação multifator em caso de troca de aparelho ou exclusão dos dados no My Safe id.

Nota
titleImportante!

Para que o MFA funcione corretamente, é necessário que o dispositivo a partir do qual está sendo realizado o login e o dispositivo gerador do token estejam exatamente no mesmo horário. A variação de horário, mesmo que seja pouco tempo (1 minuto) já causa erro de token.


Obter códigos de recuperação

...

Os códigos de recuperação serão solicitados na tela de login para redefinir a configuração de MFA, em caso de troca de aparelho ou exclusão dos dados no aplicativo autenticador.

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01. Nas configurações do usuário, acesse a opção Autenticação multifator.

02. No item Códigos de recuperação, acione a opção de sua preferência.

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As opções disponíveis são:

Image Added Baixar códigos: um arquivo .txt será baixado e deve ser armazenado em um lugar seguro.

Image Added Copiar códigos: os códigos serão copiados para a área de transferência, e podem ser colados e enviados para seu e-mail, por exemplo.

Caso queira, também é possível acionar a opção Visualizar, para conferir os códigos e suas respectivas ordens em tela. Image Added Veja a imagem

As instruções para utilizar os códigos de recuperação para restaurar a configuração de MFA podem ser consultadas na documentação de Login.


Desativar autenticação multifator

...

01. Nas configurações do usuário, acesse a opção Autenticação multifator.

02. No item Autenticação multifator ativa, acione o botão Desativar.

03. Preencha a senha para confirmar a ação.

04. Acione Desativar.

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Com essa opção desativada, não será mais exigido o código de autenticação multifator na tela de login do Identity. 

Caso o usuário faça parte de um grupo com MFA obrigatório, será obrigatório configurar novamente o MFA para autenticar-se na empresa.



Plugins

...

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Obter o plugin do navegador

...

O plugin do Identity é necessário para que o serviço possa preencher automaticamente as credenciais em aplicativos do tipo Plugin. Para mais detalhes, consulte a documentação Como criar um novo aplicativo do tipo Plugin.

01. Nas configurações do usuário, acesse a opção Plugins.

02. Localize a opção Plugin do Navegador.

03. Passe o mouse pelo ícone do plugin e acione Iniciar download.

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Com isso,


Mozilla Firefox: o usuário será direcionado para o repositório de plugins do navegador.

Google Chrome: o usuário será direcionado para o repositório de plugins do navegador.

Internet Explorer 11: o usuário deve executar o instalador do plugin.

Obter o Desktop Launcher


Obter o Desktop Launcher

...

O Desktop Launcher é necessário para que o serviço possa preencher automaticamente as credenciais em aplicativos do tipo Thick. Para mais detalhes, consulte a documentação Configuração do Desktop Launcher.

01. Nas configurações do usuário, acesse a opção 01. Acionar a guia Plugins.

02. Acionar Baixar o Desktop Launcher.
Localize a opção Desktop Launcher.

03. Passe o mouse pelo ícone do plugin e acione Iniciar download.

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Com isso, será aberta uma nova guia para o download do arquivo .msi

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O Desktop Launcher é necessário para que o serviço possa preencher automaticamente as credenciais em aplicativos do tipo Thick.


Obter o aplicativo

...

My Safe id

...

01. Acionar a guia  Nas configurações do usuário, acesse a opção Plugins.

02. Em Baixar o safe id, acionar o nome do sistema operacional móvel desejado (iOS ou Android). Localize a opção desejada: My Safe ID para Android ou iOS.

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O usuário será direcionado para a página da loja correspondente ao sistema operacional selecionado. Saiba mais sobre o safe id e autenticação multifator.Para mais detalhes, consulte a documentação do aplicativo e também o item Autenticação multifator desta documentação.



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