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Através desta funcionalidade é possível gerar os relatórios Relatórios Periódicos de Cronograma e Histograma de acordo com os filtros escolhidos. *Relatório de Cronograma* *+Cenário:+* serão mostrados todos os cenários disponíveis (filtrado pela coligada corrente e projeto corrente). *+Tipo de Planilha{+}:* os dados mostrados nesse lookup são fixos: "Planilha de atividades" e "Planilha de serviços"; *+Tipo:+* opções disponíveis \[Planejado, Realizado, Medido, Apropriado, Linha Base\] - essas colunas aparecerão ou não de acordo com a opção de seleção. *Observação:* Caso seja marcada a opção de "Apropriado", então o usuário poderá marcar as opções "Backoffice (e) (ou) Obras e Projetos". De acordo com as opções selecionadas, serão mostrados dados de apropriação do Backoffice e Obras e Projetos. Para o cronograma apropriado do Backoffice, são considerados os movimentos que têm o parâmetro "Gera apropriação" marcado na parametrização do tipo do movimento no Backoffice. Caso a apropriação tenha sido feita, no Backoffice, numa data anterior ao primeiro período, a mesma será visualizada no primeiro período. Se a data da apropriação for posterior a data do último período, a mesma será visualizada no último período. Caso as requisições sejam por obra (campo acima desmarcado), no relatório periódico de Cronograma Apropriado do Backoffice, as apropriações só ficarão visíveis para obras.   Para o cronograma apropriado, o valor das apropriações para a tarefa é somado e depois se calcula o percentual que o mesmo representa em relação ao valor da tarefa. Desse percentual chega-se à quantidade e ao valor. No relatório de cronograma planejado a quantidade apresentada está na unidade do Obras e Projetos. O preço é o valor do Obras e Projetos. No relatório de cronograma apropriado a quantidade apresentada está na unidade do Obras e Projeto. O preço é o da compra efetivada no Backoffice. Se o parâmetro 'Vigência de Preços' estiver ativo, os cronogramas previsto, medido e realizado são calculados considerando a vigência e a aplicação do preço dos insumos para cada período. Esse parâmetro é acionado através do menu Projetos > Construção e Projetos > Projetos (Ou atalho F6) > Cálculo > Fator K. Caso o cronograma previsto não esteja 100 % programado haverá diferença entre os cronogramas com e sem vigência das etapas e obras *+De: \[subprojetos, etapas, serviços\]:+* *Primeira opção \[subprojetos\]:* aparecerá somente informações da obra. Ex: 001 - Fundação prédio; 002-Prédio de 10 pavimentos;      *Observação* O nome da primeira opção "subprojetos" será buscado da tabela de parâmetros. Caso esteja vazio, aparecerá o nome "Obra" *Segunda opção \[Etapa\]:{*}aparecerá somente informações de etapa. Ex: 001.01 - Serviços iniciais; *Terceira opção \[Serviço\]:{*}aparecerá somente informações de serviços. Ex: 001.01.01 - Escavação de tubulões; *+Opção de "Incluir serviços de custo indireto":+* Marque essa opção se desejar incluir os serviços de custo indireto no relatório de cronograma. *+Nível para totalização:+* Informe qual nível deve ser totalizado. Essa opção só fica habilitada quando está sendo gerado o cronograma por etapas. *+Visualizar: \[Percentual, Quantidade, Valor\]:+* ao configurar essas opções, as informações de "percentual, quantidade e valor" do cronograma aparecerão na linha do relatório; *+Representação:+* *Com barra:* incluir uma barra de cor nos valores de percentuais no cronograma, para efeito de melhora de visualização; *Sem barra:* não incluir a barra de cor; *+Rep. Períodos:+* *Num.dias:* o cabeçalho do cronograma será impresso através do número de dias do período; *Data:* o cabeçalho do cronograma será impresso através do intervalo de dados do período; *+Períodos:+* seleção de número de períodos (inicial e final) a ser impresso no cronograma; *Observação* O período maior será buscado do maior período incluído nas tabelas de cronograma por coligada e projeto. O usuário somente poderá mudar o "período maior" para um valor menor que o calculado acima; *+Campos disponíveis:+* campos a serem visualizados no cabeçalho de relatório (informações de tarefas) \[Código, nome, descrição, unidade, código auxiliar, código recurso associado\]; *+Tarefas:+* faixa de tarefas a serem impressas no cabeçalho do relatório. * * *Relatório de Histograma* *+Cenário:+* serão mostrados todos os cenários disponíveis (filtrado pela coligada corrente e projeto corrente). *+Tipo de Planilha:+* os dados mostrados nesse lookup são fixos: "Planilha de atividades" e "Planilha de serviços"; *+Tipo:+* opções disponíveis \[Planejado, Realizado, Medido, Apropriado\] - essas colunas aparecerão ou não de acordo com a opção de seleção. *Observação* Caso seja marcada a opção de "Apropriado", então o usuário poderá marcar as opções "Backoffice (e) (ou) Obras e Projetos". De acordo com as opções selecionadas, serão mostrados dados de apropriação do Backoffice e Obras e Projetos. Para o Relatório Periódico do Histograma, os valores e quantidades apresentados é calculados com percentual Planejado no Cronograma Base sobre os valores dos insumos. *+De: \[Insumos, Serviços\]+* *Insumos:* aparecerão dados do histograma de insumos e utilização desses insumos (quantidade e valor) nos períodos selecionados. *Observação* O usuário poderá marcar ou desmarcar a opção "Acumular valores". Com essa opção os dados dos períodos serão acumulados nos períodos (planejado, realizado, medido e apropriado) subsequentes; O usuário poderá marcar ou desmarcar a opção "Valor improdutivo"; *+Ordenado:+* forma de ordenação do detalhe do relatório. Aparecerão as seguintes opções: *Código do insumo:* O detalhe do relatório será ordenado por "código do insumo"; *Grupo de Custo:* O relatório será agrupado por grupo de custo \[código - descrição\]; *Moeda:* Ao selecionar a ordenação por moeda, o sistema irá gerar um relatório ordenado pela moeda corrente e vigente no período de cada insumo. *+Serviços:+* aparecerão dados do histograma de serviços. *Observação* Selecionando esta opção, a opção de "Apropriado" ficará desabilitada e a opção de "Acumular serviços" ficará habilitada. Com essa opção selecionada, os dados serão agrupados por "composição" e por "insumo". Ou seja, esses recursos não repetirão no detalhe do relatório. Com essa opção desmarcada, esses dados poderão repetir no detalhe do relatório. Outro ponto de atenção é que caso o projeto utilize o parâmetro de "Vigência" os campos "Acumula Valores" e "Valor improdutivo" serão inabilitados. *+Representação:+* *Com barra:* incluir uma barra de cor nos valores de percentuais no cronograma, para efeito de melhora de visualização; *Sem barra:* não incluir a barra de cor; Após selecionar as opções de filtro, basta clicar no botão 'Executar' para que o relatório seja gerado.    , Histograma e/ou Planilha de acordo com os filtros escolhidos:


Deck of Cards
idRelatório Periódico
Card
labelCronograma

Relatório Periódico - Cronograma

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1- Informações de Tarefas:

  • Subprojeto: Aparecerá somente informações da obra. Ex: 001 - Fundação prédio; - O nome "subprojetos" será semelhante ao da tabela de parâmetros. Caso esteja vazio, o nome aparecerá como "Obra";
  • Etapa: Aparecerá somente informações de etapa. Ex: 001.01 - Serviços iniciais;
  • Serviço: Aparecerá somente informações de serviços. Ex: 001.01.01 - Escavação de Tubulões;
    • Incluir Serviços de Custo Indireto: Marque essa opção se desejar incluir os serviços de custo indireto no relatório de cronograma.
    • Incluir Serviços de Receita: Marque essa opção se desejar incluir os serviços de Receita no relatório de cronograma.

2- Visualizar:

Ao configurar essas opções, as informações de Grandeza selecionada do cronograma aparecerão na linha do relatório:

  • Percentual;
  • Quantidade;
  • Valor;
Nota
titleEtapa - Quantidade

Caso em Informações de Tarefas seja selecionado a Opção Etapa, o sistema desabilita a Visualização por Quantidade, uma vez que Etapas não possuem Quantidade.

3- Campos Disponíveis: 

Campos a serem visualizados no cabeçalho de Relatório (informações de Tarefas):

  • Código;
  • Nome;
  • Descrição;
  • Unidade;
  • Código Auxiliar;
  • Código Recurso Associado;

4- Tipo: 

Essas colunas aparecerão ou não de acordo com a opção de seleção. Opções disponíveis:

  • Previsto;
  • Realizado;
  • Medido;
  • Linha Base; 

Apropriado:

De acordo com as opções selecionadas, serão exibidos dados de:

  • Apropriação do Backoffice: Para o cronograma apropriado do Backoffice, são considerados os movimentos que têm o parâmetro "Gera apropriação" marcado na parametrização do tipo do movimento no Backoffice. Caso a apropriação tenha sido feita, no Backoffice, numa data anterior ao primeiro período, a mesma será visualizada no primeiro período. Se a data da apropriação for posterior a data do último período, a mesma será visualizada no último período;
  • Obras e Projetos: Caso as requisições sejam por obra (campo acima desmarcado), no relatório periódico de Cronograma Apropriado do Backoffice, as apropriações só ficarão visíveis para obras.
    Para o cronograma apropriado, o valor das apropriações para a tarefa é somado e depois se calcula o percentual que o mesmo representa em relação ao valor da tarefa. Desse percentual chega-se à quantidade e ao valor. No relatório de cronograma planejado a quantidade apresentada está na unidade do Totvs Construção Obras e Projetos.
    N
    o relatório de cronograma apropriado a quantidade apresentada está na unidade do Totvs Construções Obras e Projeto.
    O preço é o da compra efetivada no Backoffice.
    Se o parâmetro 'Vigência de Preços' estiver ativo, os cronogramas previsto, medido e realizado são calculados considerando a vigência e a aplicação do preço dos insumos para cada período. Esse parâmetro é acionado através do menu Projetos | TOTVS Construção Obras e Projetos | Projetos (Ou atalho F6) | Cálculo | Fator K.
    Caso o cronograma previsto não esteja 100 % programado haverá diferença entre os cronogramas com e sem vigência das etapas e obras;
  • Consulta Personalizada: Esta consulta será Habilitada quando nos Parâmetros de Projeto, Menu Projeto | TOTVS Construção Obras e Projetos | Projetos (Ou atalho F6) | Apropriação | Apropriação BackOffice esteja preenchido as Consultas SQL Personalizadas para Dados de Apropriação;

5- Períodos:

Seleção de número de períodos (inicial e final) a ser impresso no cronograma:

  • De: Informe o Período Inicial. Ex: 1;
  • Até: Informe o Período Final. Ex: 100;

6- Rep. Períodos:

  • Num. dias: O cabeçalho do cronograma será impresso através do número de dias do período;
  • Data: O cabeçalho do cronograma será impresso através do intervalo de dados do período;

7- Representação:

  • Sem barra: Não incluir barra de cor nos percentuais do Cronograma;
  • Com barra: Inclui uma barra de cor nos percentuais do Cronograma, para uma melhor de visualização;

8- Cenário:

Serão Exibidos todos os cenários disponíveis (filtrado pela Coligada corrente e Projeto corrente).

9- Tipo de Planilha:

Selecione a opção de Planilha que deseja visualizar no Relatório.

  • Planilha de Atividades;
  • Planilha de serviços;

10- Tarefas:

Faixa de Tarefas a serem impressas no Cabeçalho do Relatório.

  • Tarefa inicial: Informe a Tarefa Inicial. Ex: 001;
  • Tarefa Final: Informe a Tarefa Final. Ex: 004.03;

Após selecionar as opções de filtro, basta clicar no botão 'Ok' para que o relatório seja gerado.


Card
labelHistograma

Relatório Periódico - Histograma

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1- De - Insumos:

Será exibido dados do Histograma de Insumos e utilização desses Insumos (quantidade e valor) nos Períodos selecionados.

Nota
titleAcumular Valores e Valor Improdutivo

O usuário poderá Selecionar a opção "Acumular valores". Com essa opção os dados dos períodos serão acumulados nos Períodos (Previsto, Realizado, Medido e Apropriado) subsequentes;

Com esta opção desmarcada, os campos Valor e Quantidade do insumo serão seus respectivos valores totais. Ao marcar esta opção, os valores serão somatório dos valores dos períodos exibidos. Em caso de não existirem períodos, será exibido o valor e a quantidade total.

Ordenação:

Forma de ordenação do detalhe do relatório:

  • Código do insumo: O detalhe do relatório será ordenado por "código do insumo";
  • Grupo de Custo: O relatório será agrupado por grupo de custo [código - descrição];
  • Moeda: Ao selecionar a ordenação por moeda, o sistema irá gerar um relatório ordenado pela moeda corrente e vigente no período de cada insumo.

O usuário poderá Selecionar a opção "Valor improdutivo" para:

  • Despesa;
  • Receita;

2- De - Serviços:

Será exibido dados do Histograma de Serviços.

Com essa opção selecionada, os dados serão agrupados por Composição e por Insumo. Ou seja, esses recursos não repetirão no detalhe do relatório. Com essa opção desmarcada, esses dados poderão repetir no detalhe do relatório.

Nota
titleCaso Utilize Vigência

Caso o Projeto utilize Vigência os campos "Acumula Valores" e "Valor improdutivo" serão desabilitados se a Ordenação for por Moeda.

Antes de Gerar o Relatório recomenda-se que seja Calculado a Curva S. Para isto basta selecionar a Opção:

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3- Grupo de Custo

Selecione os Grupos de Custo referente ao que se deseja emitir o Relatório. Para isso basta selecionar os mesmo e utilizar as Setas. Veja:

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4- Tipo

Essas colunas aparecerão ou não de acordo com a opção de seleção. Opções disponíveis:

  • Previsto;
  • Realizado;
  • Medido;
  • Linha Base; 

Apropriado:

De acordo com as opções selecionadas, serão exibidos dados de:

  • Apropriação do Backoffice: Para o cronograma apropriado do Backoffice, são considerados os movimentos que têm o parâmetro "Gera apropriação" marcado na parametrização do tipo do movimento no Backoffice. Caso a apropriação tenha sido feita, no Backoffice, numa data anterior ao primeiro período, a mesma será visualizada no primeiro período. Se a data da apropriação for posterior a data do último período, a mesma será visualizada no último período;
  • Obras e Projetos: Caso as requisições sejam por obra (campo acima desmarcado), no relatório periódico de Cronograma Apropriado do Backoffice, as apropriações só ficarão visíveis para obras.
    Para o cronograma apropriado, o valor das apropriações para a tarefa é somado e depois se calcula o percentual que o mesmo representa em relação ao valor da tarefa. Desse percentual chega-se à quantidade e ao valor. No relatório de cronograma planejado a quantidade apresentada está na unidade do Totvs Construção Obras e Projetos.
    N
    o relatório de cronograma apropriado a quantidade apresentada está na unidade do Totvs Construções Obras e Projeto.
    O preço é o da compra efetivada no Backoffice.
    Se o parâmetro 'Vigência de Preços' estiver ativo, os cronogramas previsto, medido e realizado são calculados considerando a vigência e a aplicação do preço dos insumos para cada período. Esse parâmetro é acionado através do menu Projetos | TOTVS Construção Obras e Projetos | Projetos (Ou atalho F6) | Cálculo | Fator K.
    Caso o cronograma previsto não esteja 100 % programado haverá diferença entre os cronogramas com e sem vigência das etapas e obras;
  • Consulta Personalizada: Esta consulta será Habilitada quando nos Parâmetros de Projeto, Menu Projeto | TOTVS Construção Obras e Projetos | Projetos (Ou atalho F6) | Apropriação | Apropriação BackOffice esteja preenchido as Consultas SQL Personalizadas para Dados de Apropriação;

5- Períodos:

Seleção de número de períodos (inicial e final) a ser impresso no cronograma:

  • De: Informe o Período Inicial. Ex: 1;
  • Até: Informe o Período Final. Ex: 100;

6- Rep. Períodos:

  • Num. dias: O cabeçalho do cronograma será impresso através do número de dias do período;
  • Data: O cabeçalho do cronograma será impresso através do intervalo de dados do período;

7- Representação:

  • Sem barra: Não incluir barra de cor nos percentuais do Cronograma;
  • Com barra: Inclui uma barra de cor nos percentuais do Cronograma, para uma melhor de visualização;

8- Cenário:

Serão Exibidos todos os cenários disponíveis (filtrado pela Coligada corrente e Projeto corrente).

9- Tipo de Planilha:

Selecione a opção de Planilha que deseja visualizar no Relatório.

  • Planilha de Atividades;
  • Planilha de serviços;

10- Tarefas:

Faixa de Tarefas a serem impressas no Cabeçalho do Relatório.

  • Tarefa inicial: Informe a Tarefa Inicial. Ex: 001;
  • Tarefa Final: Informe a Tarefa Final. Ex: 004.03;
Nota
titleCálculo

Para o Relatório Periódico do Histograma, os valores e quantidades apresentados é calculados com percentual Planejado no Cronograma Base sobre os valores dos insumos.

Após selecionar as opções de filtro, basta clicar no botão 'Ok' para que o relatório seja gerado.


Card
labelPlanilha

Relatório Periódico - Planilha

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1- Campos disponíveis:

Selecione a(s) opção(s) que deseja visualizar no Relatório, entre elas:

  • Código;
  • Nome;
  • Descrição;
  • Unidade;
  • Código Auxiliar;
  • Código Recurso Associado;

2- Opções:

  • Incluir Serviços de Custo Indireto: Com essa opção habilitada é possível visualizar no relatório os Serviços de Custo Indireto;

3- Cenário:

Serão Exibidos todos os cenários disponíveis (filtrado pela Coligada corrente e Projeto corrente).

4- Tipo de Planilha:

Selecione a opção de Planilha que deseja visualizar no Relatório.

  • Planilha de Atividades;
  • Planilha de serviços;

5- Tarefas:

Faixa de Tarefas a serem impressas no Cabeçalho do Relatório.

  • Tarefa inicial: Informe a Tarefa Inicial. Ex: 001;
  • Tarefa Final: Informe a Tarefa Final. Ex: 004.03;

Após selecionar as opções de filtro, basta clicar no botão 'Ok' para que o relatório seja gerado.