ÍNDICE
52 | minLevel | 2 |
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indent | 8.1.1 |
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exclude | .*ndice |
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style | none |
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Informações |
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Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis. |
01. VISÃO GERAL
Esse processo visa disponibilizar o envio de cartas de cobrança para os clientes que possuam títulos em atraso, a vencer ou em situações personalizadas.
A rotina de envio de carta de cobrança permite que os títulos que estejam em atraso, ou a vencer, possam ser devidamente cobrados através do envio de cartas de cobrança eletrônica (e-mail) e/ou física.
Para que as cartas possam ser geradas e envidas, primeiramente deve-se definir os tipos de situação de cobrança que serão considerados, o período no qual as cobranças se encontram (referente ao tempo de atraso e/ou período a vencer), além de definir o teor do texto de cobrança que será apresentado.
As cartas enviadas vão conter os juros e multas calculados até uma data pré definida (em parâmetro), possibilitando aos destinatários saber o valor atualizado de cobrança.
É possível o envio da carta de diferentes tipos de texto bem como é permitido complementar as validações, de forma específica, dos clientes que receberão as cartas de cobrança.
Um relatório de cobranças já efetuadas está disponível para facilitar o acompanhamento das cartas de cobrança enviadas e os seus respectivos destinatários e títulos cobrados.
02. REGRAS E DEFINIÇÕES
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title | Descrição do processo |
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| Parâmetros iniciais: Os parâmetros iniciais vão permitir efetuar os filtros de quais clientes, o intervalo de vencimento, valor, situação de cobrança, filiais, títulos ainda a vencer e determinar a data de apuração de juros e multa que serão considerados para envio das cartas de cobrança. É possível complementar os filtros de forma personalizada, para isso, deverá ser implementado um ponto de entrada (F811QRY vide detalhamento na seção pontos de entrada desse documento) que permita complementar a query que considerará os parâmetros padrões.
Seleção de layout: Será apresentada uma relação dos layouts de carta de cobrança cadastrados para que seja possível selecionar qual o layout que será utilizado para envio. Só poderá ser selecionado um único layout de carta de cobrança por envio.
Seleção de cliente: Será apresentada uma relação dos clientes que atendem aos critérios do filtro, para que possam ser selecionados para envio das carta de cobrança. Todos serão apresentadas na tela já selecionados/marcados.
Seleção de títulos: O processo de seleção dos títulos que irão compor a carta de cobrança segue os critérios definidos e sugeridos no envio das cartas. Existe a possibilidade de enviar títulos que estão ainda a vencer, de forma adicional. Ou seja, incluí-los como um lembrete e não como uma cobrança. Estes serão sugeridos, mas liberados para exclusão da carta, caso desejado. É importante ressaltar que, com a implementação do Bloqueio por Situação de Cobrança (vide http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=381044073), os títulos em situação de cobrança com bloqueio configurado para as cartas de cobrança não estarão disponíveis neste processo de envio de e-mail. Sendo assim, estes não serão listados na seleção. Para efetuar este bloqueio, será adicionado um novo processo padrão aos já existentes e o mesmo será validado a cada envio. Além disso, um título será é elegível para o envio de cartas enquanto ainda não foram quitados, ou seja, que atendem à regra de envio da cobrança. tiver saldo em aberto.
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title | Exemplo de utilização |
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| 1 - No dia 01/03/2015, foi enviado um e-mail com os títulos abaixo para cobrança, considerando vencimentos com mais de 10 dias de atraso:
Título | Vencimento | Dias em atraso |
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DUP | 22513 | 01 | 01/02/2015 | 28 | DUP | 22221 | 02 | 01/01/2015 | 59 | DUP | 25512 | 01 | 15/12/2014 | 76 |
2 - Em 15/03/2015, o cliente efetuou o pagamento das duas parcelas com maior atraso, mas não quitou a parcela de 01/02/2015. A cobrança enviada continha:Dessa forma, o título não quitado continuará sendo enviado nas novas cartas de cobrança, com o número de dias de atraso atualizado. Título | Vencimento | Dias em atraso |
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DUP | 22513 | 01 | 01/02/2015 | 48 |
Sendo assim, enquanto este não for recebida, o título será enviado em novas cobranças. Ressaltamos que este exemplo considera somente o vencimento, mas que o título deve respeitar todas as regras do filtro.
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Rotina: FINA810 - Layouts de Carta de Cobrança Cada carta enviada será definida conforme o teor de cobrança, ou seja, será possível incluir um texto de um determinado teor para diferentes tipos de cobrança. Para tanto, serão disponibilizadas formas de configurar os textos das cartas e associá-las a determinadas regras via cadastro. Estarão disponíveis somente características do cliente para validação combinada com o filtro de/até. Não sendo necessário, o mesmo poderá ser mantido em branco, para que as cartas sejam enviados para qualquer cliente. As cartas obedecem aos filtros informados na rotina de envio, validando os dados do cliente associado, ao teor da carta. Esta configuração poderá utilizar campos customizados para sua composição. Já na listagem de títulos, as colunas consideradas como padrão estão abaixo: - Chave do título – Prefixo, número e parcela
- Data de vencimento
- Dias de atraso
- Valor Original
- Saldo do Título
- Multa
- Juros
Haverá a possibilidade de adição/retirada de novas colunas, desde que as mesmas façam parte do título a receber (SE1), considerando que, por se tratar de um envio de e-mail e/ou carta física, poderá haver algum tipo de restrição quanto a quantidade de informação contida na carta/folha. Quando o Independente do método de envio selecionado for , e-mail, físico ou ambos, a carta deverá irá conter no topo , os dados de envio , contendo como o nome e endereço do cliente. O endereço utilizado será o endereço de cobrança contido no cadastro do cliente. Caso esse endereço esteja em branco, o envio será feito para o endereço do cliente. No layout da carta, será possível definir o alinhamento do endereço do cliente no topo da carta.
- Digitação do cabeçalho do cadastro onde é definido o método de envio, os textos (principal da carta, saudação e conclusão), bem como a posição do endereço (para cartas impressas).
- No rodapé existem 2 abas onde são definidos os campos do contas a receber (tabela SE1) que irão ser apresentados na carta (nro do título, valor, data de vencimento, etc), bem como são definidas as regras personalizadas de envio. Nesse campo deve ser informado uma expressão como as de filtros de tela (browse) do Protheus. Está posicionada a tabela de Clientes (SA1).
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Rotina: FINA811 - Envio das Cartas de Cobrança Para o envio das cartas, deve ser respondida cada etapa do wizard, conforme explicação a seguir. - Tela inicial do wizard.
- Definição dos parâmetros para busca e filtragem das informações. Image RemovedImage Added - Cliente e loja de (intervalo inicial de cliente e loja);
- Cliente e loja até (intervalo final de cliente e loja);
- Vencimento de (intervalo de vencimento inicial dos títulos);
- Vencimento até (intervalo de vencimento final dos títulos);
- Valor de (intervalo de valor inicial dos títulos);
- Valor até (intervalo de valor final dos títulos);
- Seleciona filiais (caso seja definido com "Sim", a tela padrão de seleção de filiais será exibida para que as filiais possam ser selecionadas);
- Situação de cobrança (será apresentada a mesma consulta já utilizada no requisito "Processos SERASA", permitindo que uma ou mais situações de cobrança sejam selecionadas. Este campo é validado para não ser deixado em branco ao avançar no processo);
- Títulos a vencer (caso esteja como sim, o filtro vai considerar os títulos que ainda estão por vencer);
- Data de referência para cálculo de juros e multa dos títulos;
- Considera valor (caso seja definido com "1-Valor Total", sistema irá filtrar os registros com conteúdo no campo E1_VALOR entre os valores informados nos itens 5 e 6 dessa janela. Caso seja definido com "2-Saldo", o sistema irá filtrar os registros com conteúdo no campo E1_SALDO entre os valores informados nos itens 5 e 6 dessa janela );
- Considera cliente bloqueado? Essa pergunta irá validar o campo A1_MSBLQL dos clientes. Se preenchido com SIM, irá considerar todos os clientes independentemente do status do campo de bloqueio. Se NÃO, irá considerar apenas clientes ativos.
- Seleção do layout da carta (apenas 1 layout poderá ser selecionado).
- Seleção do(s) cliente(s). Image Removed - Seleção do(s) título(s). Image Removed É importante ressaltar que a seleção de títulos deve considerar o bloqueio de situação de cobrança configurado (conforme já citado anteriormente). Image Added
IMPORTANTE: Nesta tela do wizard existe um botão para realização de filtros na lista de clientes ("Filtrar"), porém somente os campos apresentados em tela estão disponíveis para filtro. Para incluir outros campos, inclusive campos personalizados, pode-se utilizar os pontos de entrada abaixo: F811FL3 - Permite incluir campos na janela de filtro da página 3 F811FL4 - Permite incluir campos na janela de filtro da página 4 F811FL5 - Permite incluir campos na janela de filtro da página 5
- Seleção do(s) título(s). Image Added É importante ressaltar que a seleção de títulos deve considerar o bloqueio de situação de cobrança configurado (conforme já citado anteriormente).
- Envio ou impressão das - Envio ou impressão das cartas.
- Consulta de log dos envios e conclusão do processo.
- Consulta do log
- Modelo do e-mail enviado ao cliente.
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title | Considerações Importantes |
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| Para toda e qualquer carta (enviada ou impressa) é gerado um registro na tabela FWT, que contém o layout utilizado, a data do envio, além da chave de identificação. Todas as grids possuem a opção de marcar ou desmarcar todos os registros (com exceção da grid de layouts de cartas de cobrança, onde somente um layout poderá ser selecionado). IMPORTANTE: É uma premissa que o e-mail no cadastro de clientes esteja preenchido para que a cobrança seja enviada e que o serviço de envio de e-mail do Protheus esteja configurado. Ao final do envio, será gravado um registro de log da carta enviada para emissão de relatório. Para tanto, serão armazenadas as seguintes informações de cada título enviado: - Número de processo - para identificação da carta enviada.
- Chave do título
- Data de Envio
- Código do layout
IMPORTANTE: Um título pode ter N ocorrências nesta tabela, mas em processos diferentes. Pode ocorrer de uma carta ser enviada mais de uma vez para um cliente em uma mesma data, e não haverá restrição quanto a isso, pois durante o dia poderão ocorrer baixas e inclusão de novos documentos no Protheus. Somente estes dados são suficientes para reproduzir o e-mail com a cobrança enviada: - Texto da carta (opcional)
- Listagem de títulos vencidos
- Listagem de título a vencer
Os títulos dos tipos a seguir são desconsiderados na seleção, além dos parâmetros informados, já que não representam valores devidos de cobrança: - Provisórios (PR)
- Recebimentos Antecipados (RA)
- Taxas (TX, TXA)
- NCC
- Abatimentos
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title | Relatório de Cartas de Cobrança |
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Rotina: FINR811 - Relatório das Cartas de Cobrança O relatório permite a execução de 2 formas (analítica ou sintética). Na forma analítica é exibida a carta completa, contendo os textos e demais detalhes. Na forma sintética, são exibidos apenas as cartas que foram enviados, porém sem os textos, ou seja, apenas um resumo. Além do tipo de impressão (sintético ou analítico), o relatório permite as seguintes parametrizações:
- Impressão no modelo analítico
Haverá um salto de página a cada impressão de carta e as colunas dos títulos não seguirão o configurado no layout, uma vez que o relatório exige uma estrutura fixa.
- Impressão no modelo sintético
Outros campos da tabela SE1 estarão disponíveis para adição no relatório, considerando a limitação da área de impressão x tamanho da página.
Lembrando que o modelo do relatório deve ser o mesmo do e-mail enviado, remontado em tempo de impressão com os dados armazenados. |
03. PARÂMETROS UTILIZADOS
Para envio das cartas por e-mail por e-mail são utilizados os parâmetros já existentesseguintes parâmetros:
MV_RELSERV - Nome do servidor de envio de e-mail;MV_RELACNT - Parâmetro | Definição |
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FINA811 <= 23/08/2022 | FINA811 > 23/08/2022 |
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MV_RELSERV | Nome do servidor de envio de e-mail |
MV_RELACNT | MV_FINACNT |
Conta a ser utilizada no envio de e-mail |
; - | MV_FINPSW | Senha da conta de e-mail |
; - | MV_FINFROM | E-mail utilizado no campo FROM no envio do e-mail |
; - | Determina o assunto padrão no envio do e-mail. |
Será usado quando o campo FWP_TXTASS não for preenchido |
MV_RELAUTH | Determina se o servidor exige autenticação |
MV_RELAUSR | MV_FINACNT | Usuário para autenticação no servidor de e-mail (caso servidor assim exigir) |
MV_RELAPSW | MV_FINPSW | Senha para autenticação no servidor de e-mail (caso servidor assim exigir) |
Para mais informações acesse Utilização dos parâmetros MV_FINACNT, MV_FINPSW e MV_FINFROMAs rotinas referentes ao processo de Carta de Cobrança não cria novos parâmetros.
04. PONTOS DE ENTRADA
cCliDe: Cliente de
cLojaDe: Loja do cliente de
cCliAte: Cliente até
cLojaAte: Loja do cliente até
dDataDe: Data de emissão de
dDataAte: Data de emissão até
nValDe: Valor de
nValAte: Valor até
cComboFil: Seleciona filial ("1"=Sim ; "2" = Não)
cSitCob: Seleciona situação de cobrança ("1"=Sim ; "2" = Não)
cComboVenc: Titulo a vencer ("1"=Sim ; "2" = Não)
dDtRef: Data de referência
cComboConVl: Considera Valor ("1"=Sim ; "2" = Não)
- F811QRY: Ponto de entrada que permite complementar a query que considera os parâmetros informados para listas os clientes disponíveis. Esse ponto de entrada é executado na terceira janela do wizard (Seleção de Clientes) de envio das cartas de cobrança.
- F811MAILTO: Ponto de entrada que permite modificar a variável cTo, que contém o endereço de e-mail ao qual será enviada a carta de cobrança de forma eletrônica.
05. DICIONÁRIOS IMPLEMENTADOS
Arquivo: FWP – Carta de Cobrança
Tabela | Descrição |
Sigla | FWP |
Nome | Cartas de Cobrança |
Mod. Ac. Filial | Exclusivo |
Mod. Ac. Unidade | Exclusivo |
Mod. Ac. Empresa | Exclusivo |
Chave única | FWP_FILIAL+FWP_CODCRT |
Índice | Chave |
01 | FWP_FILIAL+FWP_CODCRT |
Para informações sobre os pontos de entrada dessa rotina acesse Envio de carta de cobrança - FINA811.
05. DADOS TÉCNICOS
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title | Dicionários Implementados |
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Arquivo: FWP – Carta de Cobrança Tabela | Descrição | Sigla | FWP | Nome | Cartas de Cobrança | Mod. Ac. Filial | Exclusivo | Mod. Ac. Unidade | Exclusivo | Mod. Ac. Empresa | Exclusivo | Chave única | FWP_FILIAL+FWP_CODCRT |
Índice | Chave | 01 | FWP_FILIAL+FWP_CODCRT |
Campo | FWP_FILIAL | Tipo | Caractere | Tamanho | 8 | Descrição | Filial do sistema | Título | Filial | Picture | @! | Grupo de Campos | 033 | Help de Campo | Filial do sistema |
Campo | FWP_CODCRT | Tipo | Caractere | Tamanho | 6 | Descrição | Código do Layout | Título | Cód. Layout | Picture | @! | Help de Campo | Defina o código do layout da Carta de Cobrança. |
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Campo | FWP_FILIAL8Filial sistemaFilialGrupo de Campos | 033 |
Filial do sistema | Campo | FWP_CODCRT |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 6 |
Descrição | Código do Layout |
Título | Cód. Layout |
Picture | @! |
Help de Campo | Defina o código do layout da Carta de CobrançaDefina a descrição do layout da Carta de Cobrança. Essa descrição será exibida na rotina de envio de cartas de cobrança e no relatório de cobranças enviadas. |
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DESCRISTATUS | Tipo | Caractere | Tamanho |
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40Descrição DescriçãoStatus | Picture | @! | Validação | Pertence("12") | Lista de Opções | 1=Ativo;2=Inativo | Help de Campo |
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Defina a descrição do Carta de Cobrança. Essa descrição será exibida na rotina de envio de cartas de cobrança e no relatório de cobranças enviadascarta de cobrança está ativo ou inativo. Somente layouts ativos poderão ser enviados em cobrança. |
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STATUSTXTSAU | Tipo | Caractere | Tamanho |
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1Status do layoutStatus | Picture | @! |
Validação | Pertence("12") |
Lista de Opções | 1=Ativo;2=Inativo |
Campo | FWP_TXTSAU |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 60 |
Descrição | Define se o layout da carta de cobrança está ativo ou inativo. Somente layouts ativos poderão ser enviados em cobrança. | da SaudaçãoTítulo | Saudação |
Help CampoTexto de saudação que será enviado na carta de cobrança. O texto de saudação representa o início da carta. Exemplo: "Prezado Cliente". |
Campo | FWP_TXTCRT | Tipo | Memo | Tamanho | 500 | Descrição | Texto da Carta | Título | Txt Carta | Help de Campo | O texto inserido neste campo é o texto que será enviado no corpo da carta contendo o teor da cobrança. |
Campo | FWP_TXTCON | Tipo | Memo | Tamanho | 500 | Descrição | Texto de Conclusão | Título | Conclusão | Help de Campo | O texto de conclusão, caso informado, será enviado ao final da carta, como complemento da cobrança efetuada ou com informações adicionais. |
Campo | FWP_ENVIO | Tipo | Caractere | Tamanho | 1 | Descrição | Tipo de Envio | Título | Tp Envio | Picture | @! | Lista de Opções | 1=E-mail;2=Carta Física;3=Ambos | Validação | Pertence("123") | Help de Campo | Tipo de envio da carta de cobrança, sendo: E-mail - as cartas serão enviadas para o e-mail contido no cadastro de clientes; Carta Física - o envio da carta será feito de forma física, ou seja, a carta impressa será enviada diretamente ao cliente; Ambos - o envio será efetuado das duas formas. |
Campo | FWP_POSVER | Tipo | Numérico | Tamanho | 4 | Descrição | Pos vertical do endereço | Título | Pos Vertical | Picture | @E 9999 | Help de Campo | Posição inicial vertical do endereço em pixels. Esse campo só será habilitado quando o layout estiver com a forma de envio definida como "Carta Física" ou "Ambos". |
Campo | FWP_POSHOR | Tipo | Numérico | Tamanho | 4 | Descrição | P Horizontal do Endereço | Título | P Horizontal | Picture | @E 9999 | Help de Campo | Posição inicial horizontal do endereço em pixels. Esse campo só será habilitado quando o layout estiver com a forma de envio definida como "Carta Física" ou "Ambos". |
Arquivo: FWQ – Regras de Envio Tabela | Descrição | Sigla | FWQ | Nome | Regras de Envio | Mod. Ac. Filial | Exclusivo | Mod. Ac. Unidade | Exclusivo | Mod. Ac. Empresa | Exclusivo | Chave única | FWQ_FILIAL+FWQ_LAYOUT |
Índice | Chave | 01 | FWQ_FILIAL+FWQ_LAYOUT |
Campo | FWQ_FILIAL | Tipo | Caractere | Tamanho | 8 | Descrição | Filial do sistema | Título | Filial | Picture | @! | Grupo de Campos | 033 | Help de Campo | Filial do sistema |
Campo | FWQ_LAYOUT | Tipo | Caractere | Tamanho | 6 | Descrição | Código do Layout | Título | Cód Layout | Picture | @! | Help de Campo | Código do layout da carta de cobrança |
Campo | FWQ_FILTRA | Tipo | Caractere | Tamanho | 254 | Descrição | Exp de filtros adicionais | Título | Expressão | Picture | @! | Help de Campo | Expressão de filtro que será utilizada para filtrar os títulos que poderão ser selecionados para cobrança na rotina de Envio de Cobrança. A expressão será construída com base nos campos da tabela de Títulos a Receber. |
Arquivo: FWS – Dados dos Títulos Tabela | Descrição | Sigla | FWS | Nome | Dados dos Títulos | Mod. Ac. Filial | Exclusivo | Mod. Ac. Unidade | Exclusivo | Mod. Ac. Empresa | Exclusivo | Chave única | FWS_FILIAL+FWS_LAYOUT+FWS_CAMPO |
Índice | Chave | 01 | FWS_FILIAL+FWS_LAYOUT+FWS_SEQ+FWS_CAMPO |
Campo | FWS_FILIAL | Tipo | Caractere | Tamanho | 8 | Descrição | Filial do Sistema | Título | Filial | Picture | @! | Grupo de Campos | 033 | Help de Campo | Filial do sistema |
Campo | FWS_LAYOUT | Tipo | Caractere | Tamanho | 6 | Descrição | Código do Layout | Título | Cód. Layout | Picture | @! | Help de Campo | Código do Layout |
Campo | FWS_SEQ | Tipo | Caractere | Tamanho | 4 | Descrição | Sequência de Campos | Título | Sequência | Picture | @! | Help de Campo | Armazena a sequência de gravação dos campos que serão exibidos nas cartas enviadas por e-mail. |
Campo | FWS_CAMPO | Tipo | Caractere | Tamanho | 10 | Descrição | Campo do título | Título | Campo | Picture | @! | Help de Campo | Campo que será exibido no corpo da carta de cobrança. |
Campo | FWS_DESCRI | Tipo | Caractere | Tamanho | 15 | Descrição | Descrição do Campo | Título | Descrição | Help de Campo | Descrição do campo que será apresentada na carta de cobrança. Caso a descrição esteja em branco, a descrição padrão do campo definido será utilizada. |
Arquivo: FWT – Cartas Enviadas Tabela | Descrição | Sigla | FWT | Nome | Cartas Enviadas | Mod. Ac. Filial | Exclusivo | Mod. Ac. Unidade | Exclusivo | Mod. Ac. Empresa | Exclusivo | Chave única | FWT_FILIAL+FWT_LAYOUT+FWT_PROCES+FWT_CHAVE |
Índice | Chave | 01 | FWT_FILIAL+FWT_LAYOUT+FWT_PROCES+FWT_CHAVE |
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FILIALLAYOUT | Tipo | Caractere | Tamanho |
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8Filial SistemaFilialGrupo de Campos | 033 |
Filial sistemaLAYOUTCaractereTamanho | 6 | Descrição | Código do Layout |
Título | Cód. Layout |
Picture | @! |
Help de Campo | Código do Layout |
Campo | FWT_DTENVI |
Tipo | Data |
8 | Descrição | Data de Envio | Título | Dt Envio | Help de Campo | Data de envio da Carta de Cobrança |
Campo | FWT_CHAVE | Tipo | Caractere | Tamanho | 32 | Descrição | Chave do Documento | Título | Chave | Picture | @! | Help de Campo | Chave do título que foi enviado na carta de cobrança |
Campo | FWT_PROCES | Tipo | Caractere | Tamanho | 32 | Descrição | Número do Processo | Título | Processo | Picture | @! | Help de Campo | Número do processo onde a carta de cobrança foi enviada. |
Campo | FWT_DTREFE | Tipo | Data | Tamanho | 8 | Descrição | Data de Referência | Título | Dt. Referenc | Help de Campo | Data de Referência para correção de valores |
Grupo de Perguntoas (SX1): FINR810 X1_ORDEM | 01 | X1_PERGUNT | Carta de Cobrança de | X1_TIPO | Caractere | X1_TAMANHO | 6 | X1_GSC | Get | X1_VAR01 | MV_PAR01 | X1_F3 | FWP | X1_HELP | Define o range inicial de layout de cartas de cobrança. |
X1_ORDEM | 02 | X1_PERGUNT | Carta de Cobrança até | X1_TIPO | Caractere | X1_TAMANHO | 6 | X1_GSC | Get | X1_VAR01 | MV_PAR02 | X1_F3 | FWP | X1_HELP | Define o range final de layout de cartas de cobrança. |
X1_ORDEM | 03 | X1_PERGUNT | Data de Envio de | X1_TIPO | Data | X1_TAMANHO | 8 | X1_GSC | Get | X1_VAR01 | MV_PAR03 | X1_HELP | Define a data inicial do range das cobranças enviadas. |
X1_ORDEM | 04 | X1_PERGUNT | Data de Envio até | X1_TIPO | Data | X1_TAMANHO | 8 | X1_GSC | Get | X1_VAR01 | MV_PAR04 | X1_HELP | Define a data final do range das cobranças enviadas. |
X1_ORDEM | 05 | X1_PERGUNT | Cliente de | X1_TIPO | Caractere | X1_TAMANHO | 6 | X1_GSC | Get | X1_VAR01 | MV_PAR05 | X1_F3 | SA1 | X1_GRPSXG | 001 | X1_HELP | Define o Cliente inicial do range. |
X1_ORDEM | 06 | X1_PERGUNT | Loja de | X1_TIPO | Caractere | X1_TAMANHO | 2 | X1_GSC | Get | X1_VAR01 | MV_PAR06 | X1_GRPSXG | 002 | X1_HELP | Define a loja inicial do range. |
X1_ORDEM | 07 | X1_PERGUNT | Cliente até | X1_TIPO | Caractere | X1_TAMANHO | 6 | X1_GSC | Get | X1_VAR01 | MV_PAR07 | X1_F3 | SA1 | X1_GRPSXG | 001 | X1_HELP | Define o cliente final do range. |
X1_ORDEM | 08 | X1_PERGUNT | Loja até | X1_TIPO | Caractere | X1_TAMANHO | 2 | X1_GSC | Get | X1_VAR01 | MV_PAR08 | X1_GRPSXG | 002 | X1_HELP | Define a loja final do range. |
X1_ORDEM | 09 | X1_PERGUNT | Imprime | X1_TIPO | Caractere | X1_TAMANHO | 1 | X1_GSC | Combo | X1_VAR01 | MV_PAR09 | X1_DEF01 | Analítico |
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X1 X1_DEF02 | Sintético | X1_HELP | Define se o relatório será impresso em formato analítico (com a carta completa, contendo os textos e demais detalhes) ou em formato sintético (apenas com os registros enviados em cobrança e suas quebras). |
Consulta Padrão (SXB): FWP Descrição | Cartas de Cobrança | Tipo | Consulta Padrão | Tabela | FWP | Índice | Código | Campo | Código;Descrição | Retorno | FWP_CODCRT |
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06. EXECUÇÃO AUTOMÁTICA - FINA811 Expandir |
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Para a correta execução automática da rotina |
FINA645FINA811, é necessário informar os parâmetros da função conforme abaixo: |
lAutomato = .T.
nOperation = Informar qual a operação deverá ser realizada.
- Constituição = 4
- Efetivação = 4
- Alteração = 4
- Reversão = 4
- Exclusão = 5
- Efetivação da Reversão = 4
aSitCob = Este array deverá receber quais são as Situações de Cobranças que devem ser tratadas para o filtro.
Ex.: Aadd(aSitCob, '0')
Aadd(aSitCob, '3')
Aadd(aSitCob, '4')
Aadd(aSitCob, '5')
Aadd(aSitCob, '6')
Aadd(aSitCob, '7')
cNroProc = Numero do Processo Gerado da tabela FJX.
aDdsAlt = Este array deverá receber quais as informações da chave que serão pesquisadas na tabela FJZ e quais as alterações que devem ser efetuadas. A variável lGrvOk será utilizada para marcar ou desmarcar o título, e a variável cSitCob será usada para alteração da situação de cobrança.
Ex.: Aadd(aDdsChv, xFilial("FJZ") ) Aadd(aDdsChv, cNroProc ) Aadd(aDdsChv, cItemCliZ ) Aadd(aDdsChv, cItemZ ) Aadd(aDdsChv, cFilCliZ ) Aadd(aDdsChv, cPref ) Aadd(aDdsChv, cNum ) Aadd(aDdsChv, cParc ) Aadd(aDdsChv, cTipo )lGrvOk := .F.
Posição | Tipo | Descrição |
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1 | Numeric | Opção de execução. Enviar sempre valor 0. | 2 | Array | Contém os parâmetros da rotina, incluindo o filtro desejado para seleção dos registros e envio das cartas de cobrança. Todos os registros retornados pelo filtro terão uma carta de cobrança gerada. a811Param[01] := Código do cliente De (tipo caractere) a811Param[02] := Loja do cliente De (tipo caractere) a811Param[03] := Código do cliente Até (tipo caractere) a811Param[04] := Loja do cliente Até (tipo caractere) a811Param[05] := Data de Vencimento De (tipo data) a811Param[06] := Data de Vencimento Até (tipo data) a811Param[07] := Data de referência (tipo data) a811Param[08] := Valor de (tipo numérico) a811Param[09] := Valor Até (tipo numérico) a811Param[10] := "2" (tipo caractere) - IMPORTANTE: ENVIAR 2 PARA NÃO APRESENTAR TELA DE SELEÇÃO DE FILIAIS, OU 1 CASO UTILIZE O PONTO DE ENTRADA ctGetFil() a811Param[11] := Títulos a vencer (tipo caractere sendo "1" = Sim ou "2" = Não) a811Param[12] := Considera valor (tipo caractere sendo "1" = Total ou "2" = Saldo) a811Param[13] :="2" (tipo caractere) - IMPORTANTE: ENVIAR 2 PARA NÃO APRESENTAR TELA DE SELEÇÃO DE SITUAÇÃO DE COBRANÇA a811Param[14] := {} (tipo vetor) - IMPORTANTE: ENVIAR ARRAY VAZIO a811Param[15] := "" (tipo caractere) - IMPORTANTE: ENVIAR ARRAY VAZIO a811Param[16] := Código do layout da carta a ser utilizado (tipo caractere) a811Param[17] := Considera clientes bloqueados (A1_MSBLQL) no filtro. Espera-se conteúdo "1" para considerar clientes bloqueados ou "2" para considerar apenas clientes ativos | 3 | Logical | Uso interno. Enviar NIL ou .F. | 4 | Character | Expressão SQL para complementar o filtro de títulos. Exemplo: "E1_TIPO = 'BOL'" |
Bloco de código |
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language | java |
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theme | Midnight |
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firstline | 1 |
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title | Exemplo de execução automática FINA811 |
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linenumbers | true |
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| #INCLUDE "PROTHEUS.CH"
#INCLUDE "TBICONN.CH"
User Function ctGetFil() //Utilizado para envio de cartas de cobrança a partir de uma filial centralizadora
Local aFiliais As Array
aFiliais := {}
If FwIsInCallStack("FINA811")
aFiliais := FWAllFilial(NIL, NIL, cEmpAnt, .F.)
EndIf
Return aFiliais
User Function EXEC811()
Local a811Param As Array
Local cFiltro As Character
Private lMsErroAuto := .F.
Private lAutoErrNoFile := .F.
PREPARE ENVIRONMENT EMPRESA "T1" FILIAL "D MG 01 "
cFiltro := "E1_TIPO = 'BOL' "
a811Param := {}
aSize(a811Param, 17)
a811Param[01] := " " //Código do cliente De (tipo caracter)
a811Param[02] := " " //Loja do cliente De (tipo caracter)
a811Param[03] := "ZZ" //Código do cliente Até (tipo caracter)
a811Param[04] := "ZZZZZZ" //Loja do cliente Até (tipo caracter)
a811Param[05] := cToD("01/12/2022") //Data de emissão De (tipo data)
a811Param[06] := cToD("01/12/2022") //Data de emissão Até (tipo data)
a811Param[07] := cToD("01/12/2022") //Data de referência (tipo data)
a811Param[08] := 0 //Valor de (tipo numérico)
a811Param[09] := 9999999 //Valor Até (tipo numérico)
a811Param[10] := "1" //(tipo caracter) - IMPORTANTE: SEMPRE 2 PARA NÃO APRESENTAR TELA DE SELEÇÃO DE FILIAIS
a811Param[11] := "1" //Títulos a vencer (tipo caracter sendo "1" = Sim ou "2" = Não)
a811Param[12] := "1" //Considera valor (tipo caracter sendo "1" = Total ou "2" = Saldo)
a811Param[13] := "2" //(tipo caracter) - IMPORTANTE: SEMPRE 2 PARA NÃO APRESENTAR TELA DE SELEÇÃO DE SITUAÇÃO DE COBRANÇA
a811Param[14] := {} //(tipo array) - IMPORTANTE: ENVIAR ARRAY VAZIO
a811Param[15] := "" //(tipo caracter) - IMPORTANTE: SEMPRE VAZIO
a811Param[16] := "CTE001" //Código do layout da carta a ser utilizado (tipo caracter)
a811Param[17] := "1" //Considera clientes bloqueados (A1_MSBLQL) no filtro. Espera-se conteúdo "1" para considerar clientes bloqueados ou "2" para considerar apenas clientes ativos
MSExecAuto({|a,b,c,d| FINA811(a,b,c,d)}, 0, a811Param, NIL, cFiltro)
If (lMsErroAuto)
MostraErro()
ConOut(Repl("-", 80))
ConOut(PadC("FINA460 automatic routine ended with error", 80))
ConOut(PadC("Ends at: " + Time(), 80))
ConOut(Repl("-", 80))
Else
ConOut(Repl("-", 80))
ConOut(PadC("FINA460 automatic routine successfully ended", 80))
ConOut(PadC("Ends at: " + Time(), 80))
ConOut(Repl("-", 80))
EndIf
RESET ENVIRONMENT
Return
|
|
cSitCob := "2"