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Esse controle eficiente contribui para o cumprimento dos prazos estabelecidos, um atendimento personalizado e a qualidade do serviço prestado, gerando uma imagem profissional da empresa no mercado. O TOTVS Manutenção de Equipamentos oferece uma solução completa para a administração eficiente.

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Tipos de Objetos de Manutenção

O parque alvo da manutenção é composto por objetos que podem ser equipamentos, veículos, máquinas, estruturas, e componentes de instalações. Definir uma Tipologia do parque é segmentá-lo por
similaridade técnica e demanda de manutenção. A partir de tal segmentação é possível avaliar, planejar e executar ações de manutenções que devem ser aplicadas aos Objetos de Manutenção. Ao definir os tipos
de objetos de manutenção estabelecemos o que será mapeado, equipamentos e os seus subconjuntos, que também são tratados como objetos de manutenção. Para cada Tipo é necessário definir o padrão e
nome do primeiro e segundo(opcional) identificador, bem como os dados importantes que deverão ser levantados e cadastrados no processo de Mapeamento.

Para definir a tipologia dos objetos de manutenção do parque, o usuário deverá acessar:  “Objeto de Manutenção  / Tipos de Objetos de Manutenção”.  Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros.

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Identificação

Os identificadores podem ser um número de série, uma placa de veículo e etc. Para os identificadores poderá ainda ser definida uma máscara como no exemplo da figura 1 veremos mais tarde no cadastro de Objeto de Manutenção a aplicação da máscara no campo primeiro identificador.

Alguns Objetos de Manutenção fazem apropriação de produtos sem a necessidade de abertura de uma ordem de serviço. Por exemplo: veículos requerem graxa, lubrificantes, combustíveis e outros produtos que podem ser apropriáveis diretamente. Nesse caso marque a opção “Apropriação direta de produto(s)?”. Crie um movimento de apropriação direta de produto no Gestão de Estoque e Faturamento e em seguida no Gestão de Manutenção acesse “Gerais”, Pasta “Movimentos” e marque a flag “Controla Apropriação Direta de Produto(s)” e informe tipo de movimento de apropriação direta cadastrado no Gestão de Estoque e Faturamento.

Múltiplos Indicadores de Uso permite marcar o checkbox do indicador de uso que o tipo objeto de manutenção utilizará. No cadastro de Objeto de Manutenção será possível desabilitar um ou todos os indicadores de uso herdados do tipo de objeto. O cadastro dos indicadores de uso default é feito em “Gerais”.

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 Campos e Tabelas Opcionais
Permite incluir campos opcionais (numéricos e alfanuméricos) de acordo com a particularidade de cada objeto e/ou a necessidade da empresa. Esses campos ficarão visíveis no cadastro de objeto de manutenção .

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  • Anexos – Posições do Tipo de Objeto
    Permite cadastrar as posições que um Objeto de Manutenção filho poderá ocupar ou agregar no objeto pai. Por exemplo: o Objeto de Manutenção Pneu (objeto-filho) pode ocupar o eixo traseiro esquerdo do Objeto de Manutenção veículo (objeto-pai). Marcando a opção “Não atualiza indicador de uso”, se você alterar o indicador de uso do objeto-pai, não será alterado o indicador de uso do objeto-filho, ou seja, do agregado.
  • Anexos – Mão-de-Obra por Tipo de Objeto
    Permite associar uma mão-de-obra habilitada para execução dos serviços para cada Tipo de Objeto de Manutenção, Modelo ou Submodelo. Quando o parâmetro “Disponibilizar todas as Mãos-de-Obra de obra quando não segmentado” estiver marcado e não haver segmentação de Mão-de-Obra. Todas as Mãos-de-Obra ficarão visíveis na abertura de Ordem de Serviço, caso a situação da Mão-deObra no RM Labore seja diferente de (férias, afastado, demitido e etc). Nas Ordens de Serviços a Mão-de-obra será alocada de acordo com sua disponibilidade. Para Mão-de-Obra terceirizada será necessário a integração do Gestão de Manutenção com RM Vitae. Caso não possua o RM Vitae, toda Mão-de-Obra alocada será proveniente do castrado de funcionários, realizado no Gestão de Manutenção com integração com o aplicativo RM Labore.
  • Anexos – Modelos / Submodelos
    Permite definir os modelos de cada Tipo de Objeto de Manutenção e o fabricante dos mesmos. É necessário cadastrar os fabricantes antes de definir os modelos. Acesse Cadastros / Fabricantes. No anexo do  cadastro de modelo é possível classificar os Submodelos de acordo com o Modelo de Objeto de Manutenção.

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Image RemovedCod. submodelo: código gerado automaticamente pelo sistema.
Descrição: descrição do submodelo.
Preço: valor da aquisição do submodelo.
Produto: selecione um produto que poderá ser gerado um objeto de manutenção, para a coligada em questão. Este produto terá o tipo de objeto, modelo e Submodelo da associação correspondente com suas respectivas características.

Nota

Um produto será associado somente a um Submodelo, ou seja, se tentarmos associar o mesmo produto a outro Submodelo dará duplicidade na associação. Essa associação será necessária para que seja possível gerar Objeto de Manutenção a partir de produto e para enviar Objeto de Manutenção para o estoque. Veja mais detalhes no Processo enviar objeto de Manutenção para o estoque.

Anexos – Gerais de Agregação / Posições Passíveis de Agregação no Objeto
Permite especificar as agregações entre os Tipos de Objetos de Manutenção. Assim ao tentar agregar um Objeto de Manutenção em outro com o qual ele não esteja vinculado, a agregação não será permitida. Caso exista o vínculo (exista o cadastro da agregação), serão disponibilizadas as posições pré-cadastradas entre esse dois Tipos de Objetos. No anexo do cadastro “Gerais de Agregação” é possível especificar as posições de agregação que foram cadastradas no anexo “Posições do Tipo de Objeto”.

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Anexos – Produto(s)
Permite informar o(s) produto(s) que poderá(ão) ser apropriados pelo(s) objeto(s) de manutenção. Um produto poderá ser especifico para um “Tipo de Objeto de Manutenção”, “Modelo” ou “Submodelo”. Informe o código do produto e a quantidade utilizada pelo Objeto de Manutenção. marcando o checkbox “Obriga Vida Útil na OS”, toda vez que o produto for inserido na Ordem de Serviço, o sistema solicitará que seja informado a vida útil do produto.

Percentual (%) de Vida Útil é recomendado pelo fabricante e deve ser informado em Cadastros / Produtos/ Serviços / Anexos / Produtos – Informações de manutenção. Ao preencher o campo, o produto irá vencer quando atingir X% da vida útil recomendada pelo fabricante sobre os valores de indicadores de uso (Dia, Kilometragem, Horas de Uso e/ou Ciclos). seja mais detalhes no tópico Aplicações de Produtos / Vida Útil.

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Consumo médio

Digite a quantidade média consumida deste produto. A quantidade destes campos “Consumo médio” a serem exibidos está relacionada à  quantidade de Indicadores de Uso que o Objeto de Manutenção está utilizando. Por exemplo, se o veículo usa Quilometragem e Horas de uso, dois campos “Consumo médio” serão exibidos.

Índice de Acompanhamento
Defina qual o Índice de Acompanhamento utilizar. O Índice selecionado fará o controle do consumo médio do produto. Para cadastrar os Índices de Acompanhamento acesse o menu Cadastros / Índices de Acompanhamento. O cadastro de Índices de Acompanhamento será detalhado mais tarde, quando em “Operações e Manutenção”.

Processos – Segmentação Múltipla de Produtos
Permite associar os produtos a vários Tipos de Objeto de Manutenção, Modelo e Submodelos, evitando assim o trabalho manual de inserir vários produtos de cada vez. Veja mais detalhes no tópico Aplicações de Produtos / Segmentação de Produtos.

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Objeto de Manutenção
Por meio do cadastro de Objeto de Manutenção podemos gerenciar todos os equipamentos e seus subconjuntos mapeados. Bem como seu histórico de manutenção, agregação, proprietário, responsável, localização, centro de custo, acessórios e informações complementares específicas de cada tipo de objeto. Para cadastrar o Objeto de Manutenção, acesse menu  Objeto de Manutenção. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros.

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Pasta Identificação
Podemos identificar o equipamento de acordo com a tipologia definida para o parque. A partir da escolha de um Tipo de objeto de manutenção, escolhemos o fabricante dentre aqueles que fabricam este tipo. A partir da escolha do fabricante teremos disponível o modelo fabricado pelo mesmo e os submodelos de cada modelo. O campo “Cod. Tipo de Objeto” pode ser configurado para receber sempre um objeto default. Acesse o menu Gerias, Pasta “Nome de Campos e Tabelas” e no comboBox “ Tipo de Objeto de Manutenção Principal” informe o tipo de objeto que deverá fica default no cadastro de Objeto de Manutenção. Caso trabalhe com vários Tipos de Objetos de Manutenção marque o checkbox “Permite Múltiplos Tipos de Objetos de Manutenção”. Assim no cadastro de Objeto de Manutenção será possível informar outros códigos de Tipo de Objeto de Manutenção.

Nota

O “Tipo de Objeto de Manutenção Principal” será obrigatório quando o parâmetro “Permite Múltiplos Tipos de Objetos de Manutenção” estiver desmarcado O “Primeiro” e o “segundo Identificador” foram definidos no cadastro de Tipo de Objeto Manutenção. No nosso exemplo do Tipo de Objeto veículo FIESTA, definimos a mascara para o primeiro identificador e o mesmo será usado aqui na tela de cadastro de objeto de manutenção.

Cod. Tipo de Objeto: é de preenchimento obrigatório e informa o código do tipo objeto que será cadastrado.
Fabricante: informa o fabricante do objeto de manutenção.
Cod. Modelo: informe o código do modelo do objeto de manutenção.
Cod. Submodelo: informe o código do Submodelo do objeto de manutenção.
Data de Venda: é utilizado normalmente em movimentos de ordem de serviço com garantia.
Data de Fabricação: é a data que o objeto foi fabricado.
Ano de Fabricação: é preenchido automático pelo sistema, a partir do preenchimento do campo “Data de Fabricação”.
Ano do Modelo: digite o ano do projeto do modelo.
Valor de Aquisição: é o preço de compra do objeto de manutenção.

Estado de Conservação: é de preenchimento obrigatório e é utilizado para definir o estado atual de conservação do objeto de manutenção. Os estados disponíveis são: novo, usado, reformado, sucateado e danificado e indefinido. O estado de conservação pode ser alterado pelo usuário. Porém, para os estado reformado e sucateado a alteração é realizada pelo sistema.

Novo: O Objeto nunca foi usado.
Usado: O Objeto que já está sendo utilizado.
Reformado: Ó Objeto já passou por um processo de reforma.
Danificado: Não pode ser utilizado, não pode ser agregado a outro objeto.
Sucateado: O objeto impróprio para uso.

  • Quando é emitido uma Ordem de Serviço do tipo reforma, o sistema altera o “Estado de Conservação” do objeto de manutenção para “Reformado”.
  • Quando um objeto de manutenção é “Sucateado” o sistema atualiza o seu “Estado de Conservação” e não é permitido alterar os seus dados.
Nota

Objetos sucateados não podem ser alterados, agregados, mandados para o estoque e nem gerar ordem de serviço. Todo o Objeto que for sucateado deverá ter um motivo do sucateamento informado.

Status” é de preenchimento obrigatório e poderá ser utilizado para classificar o Objeto de Manutenção de acordo com a necessidade da gestão de manutenção. Para cadastrar os Status acesse o menu Cadastros / Tabelas Auxiliares / Manutenção / Status do Objeto de Manutenção. Em Gerais na Pasta Identificação, ao marcar o checkbox “Campo Status do Objeto de Manutenção é Obrigatório” torna-se obrigatório o Status no cadastro do Objeto de Manutenção.

Nota

O status não deve ser utilizado para expressar situações alteradas freqüentemente, porque é difícil a atualização do cadastro de todos os objetos com freqüência.

Ao alterar o status o sistema não mantém histórico do mesmo.

Situação do Objeto de Manutenção: informa a situação do objeto em relação à disponibilidade e localização do mesmo dentro da oficina.

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  • Equipamento de terceiros alugado para a empresa: o campo informa o fornecedor do equipamento.
  • Equipamento de cliente em manutenção na Empresa: o campo informa o cliente proprietário do equipamento.
  • Equipamento Alugado pela empresa: o campo informa o cliente locatário do equipamento.

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Ao cancelar ou reiniciar uma Ordem de Serviço de Reforma do respectivo Objeto de Manutenção que estava com status “Terminado” ou “A Faturar”, este campo será decrementado em uma unidade.

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Clicando no botão “Verificar Local de Instalação” o sistema emitirá uma mensagem informando onde o Objeto de Manutenção se encontra instalado. A mensagem mostra o código do Cliente/Fornecedor e nome, o local da instalação e endereço completo. Para efetuar a instalação do Objeto de Manutenção, acesse o menu Objeto de Manutenção. Para se fazer uma instalação é necessário acessar o menu Cadastros / Clientes / Fornecedores, selecionar o cliente ou fornecedor onde será feita a instalação do objeto e depois em anexos / Locais de Instalação e cadastrar o local e o endereço onde será feita a instalação do objeto de manutenção.

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 Dados Complementares
Permite incluir um funcionário responsável e uma descrição para o objeto de manutenção. Basta digitar as observações no espaço apropriado.

Campos Configuráveis
Será exibida quando houver configurações de campos no cadastro do Tipo de Objeto de Manutenção, Pasta Campos e Tabelas Opcionais. Os campos serão usados para inserir informações de acordo com a particularidade de cada objeto e/ou a necessidade da empresa.

Indicadores de Uso
Permite visualizar os lançamentos de indicadores de uso dos Objetos de Manutenção. Esta Pasta só ficará visível se houver indicadores de uso habilitados no cadastro de Tipos de Objeto de Manutenção, em Objeto de Manutenção / Tipos de Objeto de Manutenção. Os indicadores de uso poderão estar habilitados ou desabilitados para um Objeto de Manutenção mesmo que tenha sido definido um indicador de uso para mesmo no Tipo de Objeto de Manutenção.

Medidor e Acumulado: O valor indicado no medidor do indicador de uso é o valor Medido ou valor do medidor. O valor Acumulado é o total de uso do objeto. Os valores acumulados e medidos são iguais caso o medidor não tenha sido alterado, zerado ou trocado por outro cuja medida seja diferente do valor acumulado. Em Gerais / Parâmetros / Sistemas / Pasta identificação o parâmetro “Campo “Medidor” é obrigatório” estiver marcado, será obrigatório o preenchimento do indicador de uso no cadastro do objeto de manutenção. Caso contrário, não será necessário preenchê-lo.

Média dia: média diária dos indicadores de uso, calculada em um intervalo de tempo informado pelo usuário ou em um período parametrizado pelo sistema. Para configurar estes parâmetros acesse Gerais / Parâmetros / Sistema / Pasta Identificação, Tipo do Cálculo da média dos Indicadores de Uso. O cálculo tem dois tipos: manual e automático – número de dias para o cálculo.

Manual: o usuário informa manualmente o intervalo para o cálculo. O cálculo manual poderá ser feito pelo botão “Calcular Média/Dia” na Pasta indicadores de uso, ou em Processos “Calcular média diária de
indicador de uso”.

Automático: número de dias para o cálculo: será calculado automaticamente pelo sistema de acordo como número dias parametrizado.

Em Manutenção / Parâmetros / identificação existe a caixa “Consistência de Média de Uso”. A “Consistência de média de uso” está relacionada à média dos valores dos Indicadores de Uso, e possibilita advertir e/ou bloquear a inserção dos indicadores de uso caso estes estiverem acima da média diária de inserção. Para que isso ocorra, é preciso que a Média dos Indicadores de Uso esteja calculada.

Após calculada a média, o sistema irá verificar cada inserção de valor dos Indicadores de Uso, baseado nessa média, o sistema vai enviar uma advertência. Veja abaixo como o sistema poderá advertir:

  • Avisar se Ultrapassar (%): A porcentagem aqui é baseada na média diária do indicador de uso. Se o valor inserido para o indicador de uso ultrapassar esta porcentagem, o sistema irá advertí-lo.
  • Barrar se Ultrapassar (%): A porcentagem aqui também é baseada na média diária do indicador de uso. Se o valor inserido para o indicador de uso ultrapassar esta porcentagem, o sistema irá impedir que o indicador de uso seja inserido.

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Em Gerais / Parâmetros / Sistema, Pasta Identificação existe a caixa “Lançamento(s) de Indicador de Uso”.

Atualização: na inserção de indicador de uso por “Atualização” o valor digitado substitui o valor anterior pelo novo valor. Veja o exemplo abaixo do comportamento do parâmetro.

Exemplo:
Valor Anterior: 1000 km
Novo Valor Digitado: 1500 km
Resultado Final:1500 km

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Exemplo:
Valor Anterior: 100 km
Novo Valor Digitado: 50 km
Resultado Final:150 km

Não é possível alterar indicadores de uso em objetos filhos, devendo proceder a alteração apenas nos objetos pai.

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Exemplo:
Agregação do objeto pneu 26 no veiculo Fiesta.
Considere que ambos não tenham histórico de indicadores de uso.
Ao agregar o pneu informe a uma Quilometragem de 1500 km, essa Quilometragem ficará visível somente no histórico de indicadores e uso do objeto pai. Depois da agregação ao fazer lançamentos de indicadores de uso no objeto pai 2500 km, no histórico do objeto filho ficará visível o seguinte valor de indicador de uso 1000 km, ou seja, (2500 -1500) isso significa a distribuição por diferença para todos os objetos filhos agregados.

Após Reforma: este campo informa o valor acumulado do Indicador de Uso medido para o Objeto de Manutenção desde a sua última reforma. Ele apresentará o valor do “Acumulado” caso ainda não exista reforma para o Objeto de Manutenção. Quando houver reforma, o campo “Após a Reforma” será zerado e passará a contar o valor acumulado após a última reforma. Para calcular o campo “Após Reforma” basta clicar no botão “Após Reforma”.

Integração
Permite associar um Objeto de Manutenção a um Bem Patrimonial. Esta Pasta ficará disponível se a flag em Gerais / Parâmetros / Sistema, Pasta Identificação “Integração com RM Bonum” estiver marcado. Por questão de segurança, o será permitido ao usuário associar apenas um Bem Patrimonial a um Objeto de Manutenção, cujo perfil possua permissão de acesso definido em Cadastros / Segurança / Perfil de Usuário / Acesso a Menus.

Agregados
Permite selecionar os objetos-filhos para que os mesmos sejam agregados ao objeto de manutenção pai selecionado. È possível localizar os objetos filhos e fazer filtros para os mesmos. Selecione o (s) objeto(s)- filho(s) que será(ão) vinculado(s) ao objeto-pai e clique no botão “<<”. É necessário que o objeto-filho tenha sido cadastrado previamente e obrigatoriamente o objeto pai tem que trabalhar com pelo menos um indicador de uso do objeto filho. Para remover um agregado, selecione-o e clique no botão “>>”. Ao agregar um objeto é necessário informar a posição de agregado, as posições foram cadastras no Tipo de Objeto de Manutenção / Anexos – Posições do Tipo de Objeto. Os motivos de agregação são cadastros em Cadastros / Tabelas Auxiliares / Objeto de Manutenção / Motivos de Agregação. Ao desagregar um objeto é preciso informar o motivo de retirada que são cadastrados em Cadastros /Objeto de Manutenção / Motivos / Motivos de Retirada.

Em Manutenção / Parâmetros /  identificação se o parâmetro “Habilitar/Desabilitar Indicadores de Uso do Objeto Pai no Objeto Filho no momento da agregação” estiver marcado. Ao agregar um objeto filho e o mesmo estiver com um indicador de uso desabilitado na Pasta indicador de uso e esse indicador de uso for igual ao do pai, após a agregação o indicador de uso será habilitado no objeto filho.

Exemplo:

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No cadastro do Tipo de Objeto de Manutenção filho foi habilitado km e horas e no cadastro do objeto de manutenção filho está habilitado somente horas. Ao efetuar a agregação no cadastro do objeto filho será habilitado o indicador de uso km.

Para efetuar a agregação de um objeto, a mesma dever estar configurada em Manutenção / Tipos de Objetos de Manutenção, edição de um Tipo de Objeto de Manutenção, Anexos / Opções de
Agregação.

Para agregar um determinado objeto em outro com o qual ele não esteja vinculado (cadastrado), a agregação não será permitida. Caso exista o vínculo (exista o cadastro da agregação), serão disponibilizadas as posições pré-cadastradas entre esse dois Tipos de Objetos.

Ao fazer uma agregação e os objetos de manutenção pai e filho estiverem integrados a um BEM no RM Bonum (Pasta integração) e os BENS integrados ao objeto pai e filho estiverem em filial e/ou local
diferente, o sistema emitirá uma mensagem informando que será necessário realizar uma transferência física de BENS no RM Bonum entre a filial e/ou local para que o sistema prossiga com a agregação do objeto filho no objeto pai.

Caso seja feito um cancelamento da transferência física entre filial e/ou local do BEM no RM Bonum e esse BEM estiver integrado a um objeto de manutenção pai, o sistema irá permitir o cancelamento de transferência. Mas se o BEM estiver integrado a um objeto filho ao fazer a transferência, o sistema emitirá uma mensagem informativa.

Não é permitido fazer “Lançamentos de Indicadores de uso” e/ou “Alteração de medidor” para objeto filho. Ao tentar fazer uma alteração de medidor para um objeto filho o sistema irá emitir a seguinte mensagem: “A alteração do “Medidor do Indicador de Uso” não é permitida para “Objetos Agregados”!” Ao tentar inserir indicador de uso para um objeto filho o sistema irá emitir a seguinte mensagem: “Não é permitido inserir “Indicador de Uso” para objetos filhos!”.

 Campos Complementares
Permite inserir dados nos campos complementares criados para o cadastro de Objeto de Manutenção de acordo com a necessidade de cada empresa. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu Cadastros / Campos Complementares / Objeto de Manutenção. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Para que a Pasta Campos Complementares fique visível no cadastro de Objeto de Manutenção é necessário a criação dos campos primeiro.

Anexos – Reforma de Pneu
Permite informar os dados relacionados ao processo de reforma do Objeto de Manutenção pneu. A opção de Reforma de Pneu só estará disponível quando o controle de pneus estiver parametrizado em:  Cadastro / Manutenção de Objeto /  Pneus, Campo “Utiliza Controle de Pneus”.

Processo de Reforma: selecione o processo de reforma aplicado ao Objeto de Manutenção pneu, cadastrados e visualizados no menu Pneus / Processo de Reforma.

Modelo do Desenho: selecione o modelo do desenho do objeto pneu, utilizado no processo de reforma, cadastrados e visualizados no menu Pneus / Modelo do Desenho.

Tipo de Borracha: selecione o tipo de borracha do objeto pneu, utilizado no processo de reforma, cadastrados e visualizados no menu Pneus / Tipo de Borracha.

Anexos – Análises de Índices
Data de Medição Inicial e Data de Medição Final: digite a data do período em que se deseja gerar o gráfico com a evolução dos valores do índice de acompanhamento.

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Selecione o índice cujos valores serão utilizados para gerar o gráfico. É necessário registrar previamente os valores para o índice desejado. Para gerar o gráfico, clique no botão “Atualizar”. Na tela é possível salvar imagem do gráfico, copiar gráfico, imprimir, visualizar impressão, selecionar o tipo de gráfico, selecionar esquema de cores, ativar/desativar 3D, adicionar anotações e acessar a propriedade do gráfico. 

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Anexos – Objeto de Manutenção (Visão em Árvore)

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A visão em árvore do cadastro de Objeto de Manutenção permite visualizar e trabalhar com todos os Objetos de Manutenção de forma simplificada. Pois podemos identificar a situação dos objetos agregados, sucateados e transferidos entre coligadas. Observe na imagem do lado esquerdo a árvore mostra ícones agrupando os objetos em situação normal, sucateado e transferido entre coligadas. Do lado direito na imagem na Pasta Dados do Objeto de Manutençã” mostra a identificação do objeto, Tipo de Objeto, Modelo, Submodelo, Posição onde objeto está agregado quando ele for um objeto filho e o objeto pai.
Na tela de visão em árvore é possível incluir, editar excluir, atualizar, localizar um registro, acessar o anexo “Inicialização de Plano de Manutenção” para inicializar um plano e aplicar filtros. Existem ainda os botões “Encolher Tudo” que encolhe toda árvore do Objeto de Manutenção e “Expandir Tudo” que expande toda árvore do Objeto de Manutenção.

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Para desagregar um Objeto de Manutenção
Selecione do lado esquerdo o Objeto de Manutenção pai, do lado direito irá aparecer o objeto filho, clique com o botão direito sobre o objeto filho e clique em “desagregar”. Será solicitado o motivo de retirada. Na Pasta Controle de Plano de Manutenção permite visualizar os planos de manutenção para o Objeto de Manutenção selecionado, os produtos do plano e se possui pendência ou não e seus detalhes.

Anexos – Acessório
Permite cadastrar os acessórios que acompanhavam o objeto de manutenção quando ele entrou na oficina. Esta janela permite a utilização de campos livres específicos para cada cliente. Basta cadastrá-los em Gerais / Parâmetros / Sistema, Pasta Campos e Tabelas Opcionais / Subpasta Tabela de Acessórios de Objeto.

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Cód.Produto: número de identificação do produto.

Cód.Unidade: código da unidade de medida do produto.

Quantidade: quantidade máxima do produto que poderá ser apropriado pelo objeto de manutenção ou quantidade a ser trocada na abertura de ordem de serviço para o controle de vida útil.

Data de Inicialização: data que a vida útil ou apropriação do produto começara a ser contada.

Vida útil na Ordem de Serviço Obrigatório: exige o emprego de vida útil na Ordem de Serviço.

%da vida útil: como já foi falado antes este campo usa como base a vida útil recomendada pelo fabricante e que deve ser informada em Cadastros / Produtos / Serviços / Anexos Produtos – Informações de Manutenção. Como mostra à figura 9 a vida útil da Correia Dentada no cadastro de Produtos / Serviços é de 10000 km. Veja mais detalhes no tópico Aplicações de Produto / Vida útil.

O produto de um determinado Objeto de Manutenção poderá ser controlado através da vida útil ou através da apropriação direta. Marcando o checkbox “Produto Apropriável?” os campos que farão o
controle da apropriação direta de produto ficarão disponível.

O “Consumo Médio” será a quantidade média consumida do produto.

Índice de Acompanhamento: informe o índice que fará o controle do consumo médio.

Para mais detalhes consulte o cadastro de Índice de Acompanhamento e a Apropriação Direta de Produto.

Nota

Os produtos do objeto de manutenção poderão ser informados no Tipo de Objeto de Manutenção no Anexo - Produto(s).
A diferença é que no Tipo de Objeto os produtos podem segmentados por tipo, modelo e/ou submodelo. Uma vez que os produtos são segmentados no Tipo de Objeto ao executar o processo Atualizar Produtos do Objeto de Manutenção.
Os produtos referente ao tipo, modelo e/ou submodelo do Objeto de Manutenção ficarão visíveis no Anexo - Produtos do Objeto de Manutenção.

Anexos – Histórico de Indicador de Uso
Permite cadastrar indicadores de uso do Objeto de Manutenção. O Indicador de Uso é composto pelos campos “Medidor” e “Acumulado”. O Acumulado só é alimentado através da inserção de vários
Medidores.
É possível inserir dados nos campos complementares criados para o anexo “ Histórico de Indicador de Uso” de acordo com a necessidade de cada empresa. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu Cadastros / Campos Complementares / Medição de Indicador de Uso. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Para que a Pasta Campos Complementares fique visível no anexo “Histórico de Indicador de Uso” é necessário a criação dos campos primeiro.

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Se o valor de indicador de uso 10000 for alterado para 12000. O sistema irá fazer o seguinte cálculo:

X = Medidor Novo (12000) – Medidor Antigo (10000)
X = 2000

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X = Medidor Novo (8000) – Medidor Antigo (12000)
X = -4000

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Quando um objeto possuir agregados a alteração também irá ocorrer nos objetos filhos da seguinte maneira:

Y= Medidor Antigo do Filho + X
Y será o indicador de uso do filho alterado.

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Se o valor de indicador de uso do pai 20000 for alterado para 25000. O sistema irá fazer o seguinte cálculo para alterar os valores nos filhos:

X= Medidor Novo do Pai (25000) – Medidor Antigo do Pai (20000)
X= 5000
Y= Medidor Antigo do Filho (15000) + X
Y= 20000

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  • O novo medidor não poderá ser menor ou igual ao medidor anterior.
  • Não é permitido alterar indicador de uso para o objeto filho.
  • Caso seja feito uma alteração em um indicador de uso cadastrado para o pai antes da agregação, não haverá efeito nos indicadores de uso do objeto filho.
  • Não é permitido alterar indicador de uso para o objeto com alteração de medidor.
  • Não é permitido alterar indicador de uso para o objeto sucateado.
  • Só usuários com permissão poderão alterar indicador de uso.
Nota

É possível fazer lançamento simultâneo de Indicadores de uso através do menu Processos / Inserir varias Medições de Indicador de Uso /  Lançamento(s) de Indicador(es) de Uso. Assim não será necessário acessar cada Objeto de Manutenção para inserir a medições. Na tela de visão é possível incluir, salvar, excluir, desfazer, cancelar, navegar pelos registros, localizar um registro e configurar colunas.

Lançamento Simultâneo de Indicadores de Uso

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Marcando o checkbox “Fixar Data de Coleta” quando houver a necessidade de se fazer vários lançamentos para Objetos de Manutenção diferentes com data de coleta igual, na próxima linha de inserção do indicador de uso, a “Data da Coleta” ficará fixa.

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Anexos - Histórico de Filiais
Permite visualizar as filias onde o Objeto de Manutenção esteve. O processo de transferência de filiais pode ser realizado na visão do cadastro de Objeto de Manutenção. Clicando em “Processos – Transferência entre Filiais” veja mais detalhe sobre o processo de transferência em “Processos – Transferência entre Filiais”.

Anexos - Histórico de Agregações
Permite visualizar o histórico das agregações do o objeto de manutenção, onde ele foi agregado. O processo de agregação pode ser realizado na visão do cadastro de Objeto de Manutenção Pasta “Agregados” e na visão em árvore do Objeto de Manutenção. Só é possível visualizar Histórico de Agregações para os objetos filhos. Ao acessar o anexo “Histórico de Agregações” será disponibilizado o “Processo – Cancelar Agregação/Desagregação”. Para isso é necessário que o usuário tenha acesso a tag de segurança através do menu Cadastros / Segurança / Perfis.

Subprocesso – Cancelar Agregação/Desagregação
Para uma agregação feita na visão do cadastro de Objeto de Manutenção / Pasta Agregados ou na visão em árvore do Objeto de Manutenção, é possível efetuar o seu cancelamento através da Pasta “Histórico de Agregações” no menu Processos “Cancelar Agregação/Desagregação”. Para o caso de uma desagregação, esta poderá ser cancelada voltando o objeto a ficar agregado. Durante esse processo é possível excluir também os indicadores de uso lançados para a agregação/desagregação, permanecendo somente os lançamentos antes da agregação ou desagregação.

Nota

Ao desagregar um objeto através do cadastro de Objeto de Manutenção / Pasta Agregados ou na visão em árvore. No anexo histórico de agregações do objeto filho o status será desagregado, a data de saída e o valor de indicador de uso de saída serão preenchidos. Caso faça o cancelamento da agregação pelo anexo histórico de agregações clicando no processo “Cancelar Agregação/Desagregação” a desagregação será efetuada, mas o histórico de agregação será excluído.

Anexos – Índices de Acompanhamento
Permite cadastrar os valores do índice que será utilizado para aferir a qualidade de um Objeto de Manutenção através de medição periódica. São estabelecidos, no momento da criação do índice, valores mínimo e máximo aceitáveis de qualidade. Baseado neste intervalo, o sistema classifica o objeto da seguinte maneira: valor do índice abaixo do mínimo, valor do índice dentro da faixa, valor do índice acima do máximo.

Os valores mínimos e máximos escolhidos para os índices de acompanhamento podem variar dentro do conjunto dos números racionais (-4,124; -3; 0; 9; 17,865).

É possível inserir dados nos campos complementares criados para o anexo “ Índice de Acompanhamento” de acordo com a necessidade de cada empresa. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu “Cadastros / Campos Complementares / Medição do Índice de Acompanhamento”. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Para que a Pasta “Campos Complementares” fique visível no anexo “Índice de Acompanhamento” é necessário a criação dos campos primeiro. Veja mais detalhes no tópico Operação e Manutenção / Índice de Acompanhamento.

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Data da Alteração: data em que a alteração foi executada.
MA-Quilometragem: Medidor Antigo.
M-Quilometragem: Novo medidor.
Último Medidor: Apresenta o valor do último medidor do Indicador de Uso.

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Anexos - Inicialização de Plano de Manutenção
Permite visualizar todos os Planos de Manutenção pertencentes ao Objeto de Manutenção. A Inicialização de Planos de Manutenção poderá ser inserida, alterada ou excluída desde que não tenha sido gerada nenhuma Ordem de Serviço pelo sistema através do referido Plano de Manutenção. Veja mais detalhes em cadastro de Plano de Manutenção. Quando um plano ainda não está inicializado ele fica com a Inicialização “Pendente” e não é permitido sua edição. Para inicializar um plano selecione o mesmo na Pasta “Anexo - Inicialização de Plano de Manutenção” e clique no subprocesso “Inicialização de Plano de Manutenção” e informe a data de geração e um valor de indicador de uso, o plano será inicializado e ficará com a inicialização “Efetuado”. É possível excluir a inicialização do plano voltando o mesmo a ficar com Inicialização “Pendente”, para isto basta clicar no subprocesso – Excluir Inicialização de Plano. Veja mais detalhes no tópico Operação e Manutenção / Plano de Manutenção.

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Anexos - Histórico de Centros de Custo
Mantém o histórico de todos os processos de transferência de centro de custo de um objeto de
manutenção.

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Processos – Atualizar Produtos do Objeto de Manutenção
Permite atualizar a lista de itens do Objeto de Manutenção parametrizados por tipo, modelo e/ou submodelos no cadastro do Tipo de Objeto de Manutenção.

Processos - Calcular Média Diária de Indicador de Uso
Como foi falado anteriormente que o cálculo da Média Diária de Indicador de Uso, poderia ser feito também pelo processo. Lembrando que existe um parâmetro em Gerais / Parâmetros / Sistema / Pasta identificação. Onde é definido se o cálculo da média será manual ou automático. Para calcular a média siga as instruções abaixo:

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  1. Selecione o(s) Objeto(s) de Manutenção que deseja calcular a média dos indicadores de uso.
  2. Clique no menu processos Calcula Média Diária de Indicadores de Uso.
  3. Selecione ou Digite a Data Inicial do cálculo.
  4. Selecione ou Digite a Data Final do cálculo.
  5. Configure o agendamento do processo.
  6. Clique em executar.

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Um agendamento de processo poderá ser feito para um determinado mês/dia/horário. Todos os processos serão armazenados no servidor, mantendo assim os históricos de todos os processos, executados ou não, inclusive tendo acesso a visualização de Log de processo. Para ter acesso a tela de Gerenciamento de Jobs acesse o menu Sistema / Server / Gerenciamento de Jobs.

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Calculando a média do dia 26/02/2007 ao 28/02/2007, o valor médio de inserção diária dos indicadores de uso será de 10 km, pois é a média da inserção dos valores do primeiro, segundo e terceiro dia.

Processos - Conversão entre Indicadores de Uso
Converter Indicadores de Uso consiste em modificar os Indicadores de Uso do Objeto de Manutenção selecionado. A conversão é orientada quando se precisa alterar o Indicador de Uso que controla o Objeto de Manutenção, ou quando se deseja inserir mais Indicadores de Uso para melhorar o controle dos Objetos.

Exemplo:
Acrescentar um novo Indicador de Uso para seus Veículos, que possuem apenas o Indicador “Quilometragem”. O novo indicador será o “Combustível Consumido”, que irá expor o quanto de combustível o Veículo gastou. Em média, considera se que cada veículo faz 10 km /l. Então, no campo Fator de Conversão o valor a ser digitado será “0,1”, pois para cada 1 quilômetro percorrido o Veículo consome 0,1 litro de combustível. Escolha o Indicador de Uso Atual (Quilometragem) e o Novo Indicador de Uso (Combustível Consumido). Ao final do processo, será ativado o Indicador de Uso “Combustível Consumido”, e terá seu valor calculado automaticamente. No histórico dos Indicadores de Uso também estará registrado o valor do Indicador “Combustível Consumido”.

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Processos - Enviar Objeto de Manutenção para o estoque
Permite enviar um Objeto de Manutenção para estoque e o mesmo ficará disponível no cadastro de produtos do sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Para enviar um objeto para o estoque é necessário fazer a configuração do movimento em Gerais. No campo “Movimentos de Envio e Retirada de Objeto do Estoque” informe o movimento de envio e movimento de retirada.

Como foi falado anteriormente no cadastro de Submodelo no Tipo de Objeto de Manutenção, informe no campo “Produto” o produto cadastrado em Produtos / Serviços.

Exemplo:
Vamos supor que o objeto veículo Palio EX 1.0, será enviado para o estoque. Então no cadastro de Produto do sistema Gestão de Estoque e Faturamento faça o cadastro do Produto Palio EX 1.0 e no cadastro de submodelo informe no campo Produto o código do produto Palio EX 1.0 .

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Processos - Retirar Objeto de Manutenção do Estoque
Permite retirar um Objeto de Manutenção do estoque e o mesmo ficará em situação normal no cadastro de Objeto de Manutenção. Após execução do processo o saldo atual em Saldos e Custos do cadastro de produto será decrescido uma unidade.

Processos - Transferir Objeto de Manutenção entre Coligadas
Permite fazer a transferência de Objetos de Manutenção entre coligadas, considerando que não estejam em estoque, agregados a outros objetos ou com ordem de serviço em andamento. A Filial destino e Localização destino são de preenchimento facultativo. Acessórios, campos complementares e históricos do objeto de manutenção não serão transferidos. 

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Cliente/Fornecedor: é possível também definir o cliente/fornecedor do objeto de manutenção.

Status: Informe o status que objeto assumirá na coligada de destino.

Localização de Destino: Informe à localização que o objeto assumirá na coligada de destino.

Nota

Status e Localização de Destino são cadastrados na coligada de destino.

Processos - Transferir Objeto de Manutenção entre Filiais
Permite fazer a transferência de Objetos de Manutenção entre filiais, considerando que não estejam em estoque, agregados a outros objetos ou com ordem de serviço em andamento. A Localização destino é de preenchimento facultativo. Acessórios, campos complementares e históricos do objeto de manutenção não serão transferidos.

Processos - Transferir Objeto de Manutenção entre Locais
Permite fazer a transferência de Objetos de Manutenção entre filiais, considerando que não estejam em estoque, agregados a outros objetos ou com ordem de serviço em andamento. A Localização destino é de preenchimento facultativo. Acessórios, campos complementares e históricos do objeto de manutenção não serão transferidos.

Processos – Transferência entre Centros de Custo
O processo para transferência entre centros de custo consiste em transferir um objeto de manutenção entre centros de custo.

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Nota

Caso o objeto de manutenção esteja integrado a um Bem, execute o processo de transferência de centro de custo pelo RM.

Processos - Sucatear Objeto de Manutenção
Permite sucatear o objeto de manutenção, selecionando o motivo pelo qual o objeto está sendo sucateado. Quando o objeto sucateado for um objeto raiz, todos os objetos agregados também serão sucateados, e todas as operações com estes objetos (edição, agregação, desagregação, lançamento de indicadores de uso e índice de acompanhamento) ficarão indisponíveis. Para sucatear um determinado objeto de manutenção é necessário cadastrar os motivos em Cadastros / Tabelas Auxiliares / Objeto de Manutenção / Motivo de Sucateamento.

Nota

Ao abrir uma ordem de serviço para um objeto sucateado, o sistema irá emitir uma mensagem informando que o objeto foi sucateado. Assim não será permitido abrir ordem de serviço para um objeto sucateado.

  • Processos - Cancelar Sucateamento de Objeto de Manutenção
    Permite cancelar o sucateamento do Objeto de Manutenção que esteja neste estado de conservação. Ao ser cancelado, o estado de conservação do objeto passará a ser “Usado”.
  • Processos – Cria OS do Plano de Manutenção
    Permite criar ordem de serviço para o objeto de manutenção que possua Plano de Manutenção vencido. Caso o Plano de Manutenção não esteja vencido o sistema irá emitir uma mensagem avisado que o plano não está vencido.
  • Processos – Cria OS para Terceiros do Plano de Manutenção
    Permite criar ordem de serviço para terceiros do Objeto de Manutenção que possua Plano de Manutenção vencido. Caso o Plano de Manutenção não esteja vencido o sistema irá emitir uma mensagem avisado que o plano não está vencido. 
  • Processos - Imprimir Objeto de Manutenção
    Permite a impressão e a visualização de um relatório de Objeto de Manutenção personalizado por meio do Gerador de Relatórios.

Processos - Gerar Objeto de Manutenção a partir do Patrimônio

Permite gerar objeto de manutenção selecionando a partir de qual patrimônio o objeto será criado, facilitando o cadastro e categorização do mesmo.

Ao selecionar esse processo, é solicitada a escolha dos patrimônios que darão origem ao objeto de manutenção que será criado, imagem abaixo:

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Após, é solicitado o preenchimento dos dados do Objeto a ser criado:

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Informações
titleImportante:

O tipo de Objeto dita quais indicadores estarão habilitados nesta tela de cadastro de dados do Objeto de Manutenção.

O processo não executa se o valor Acumulado não estiver preenchido no cadastro dos dados.

Após criado o Objeto de Manutenção, automaticamente será criado um Histórico de Indicador de Uso.

Exemplo de um objeto foi criado através do Processo:

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Exemplo de Histórico de Indicador de Uso preenchido com um registro após o cadastro através do processo:

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Controle de Pneu

O Pneu é um item crítico da manutenção do ponto de vista de custos e disponibilidade de operação dos equipamentos. Devido a isto o pneu é um tipo de objeto de manutenção com algumas particularidades de controle.

Para habilitá-lo é necessário criar o tipo de objeto de manutenção Pneu. Assim para este tipo de objeto estaremos habilitando os controles específicos: Modelo de Desenho, Tipo de Borracha e Processo de Reforma.

Após criar o Tipo de Objeto Pneu é necessário informar que este é o objeto que terá controle de pneu.
Esta parametrização é realizada em: Gerais / Parâmetros / Sistema, Pasta Pneus.

O campo “Utiliza Controle de Pneu” deve estar habilitado. Ao habilitá-lo o menu Pneu estará disponível na barra de menu do sistema. O campo “Próximo Número de Fogo” determina o número do primeiro identificador do objeto de manutenção que será gerado automaticamente pelo sistema quando um novo pneu for cadastrado ou gerado através do processo: Gerar Objeto de Manutenção de Produto.

Na combo box “Tipo do Objeto” informe o Pneu.

Modelo de Desenho, Tipo de Borracha e Processos de Reforma para cadastrá-lo basta acessar o menu
Pneu.

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Exemplo:
“Modelo de Chuva” e “Banda de Rolagem Macia” são exemplos de Modelos de Desenho.

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Tipo de Borracha

Permite cadastrar os Tipos de Borrachas utilizados no objeto de manutenção do tipo pneu, definido no seu processo de reforma. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros.

Exemplo:
“Borracha Dura”, “Borracha Macia” e “Borracha Novatech” são exemplos de Tipo de Borracha.

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Processos de Reforma
Permite cadastrar os Processos de Reforma utilizados no objeto de manutenção do tipo pneu, definido no seu processo de reforma. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros.

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Nota

A última reforma cadastrada será visualizada clicando no botão “Reforma de Pneus” na tela de edição da Ordem de Serviço.

A diferença entre “Campos Configuráveis” e “Campos Complementares” é que os “Campos Complementares” além de permitir a criação de campos do tipo alfanumérico permite criar campos de outros tipos (inteiro, data, real e texto).

Operação e Manutenção

Neste tópico serão apresentadas as operações de manutenção e acompanhamento dos processos do RM.

Índice de Acompanhamento
Permite cadastrar os valores do índice que será utilizado para aferir a qualidade de um objeto de manutenção através de medição periódica. São estabelecidos no momento da criação do índice, valores
mínimos e máximos aceitáveis de qualidade. Baseado neste intervalo, o sistema classifica o objeto da seguinte maneira: valor do índice abaixo do mínimo, valor do índice dentro da faixa, valor do índice acima do máximo. Os valores mínimos e máximos escolhidos para os índices de acompanhamento podem variar dentro do conjunto dos números racionais (-4,124; -3; 0; 9; 17,865).

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Para trabalhar com apropriação direta de produto, na tela de cadastro de índice de acompanhamento marque o parâmetro “Apropriação Direta de Produto” e depois na tela de cadastro de Objeto de
Manutenção / Anexo – Produto do Objeto de Manutenção cadastre o produto a ser apropriado. Informe a quantidade a ser apropriada, a data de inicialização e o consumo médio do produto para o Objeto de Manutenção. Após fazer o cadastro como mostra a figura 28 abaixo, ao acessar o menu Operações / Apropriação Direta de Produto(s) informar o identificador do Objeto de Manutenção o produto ficará visível para fazer a apropriação. Veja mais detalhes no tópico Apropriação Direta e Medição de Consumo.

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Plano de Manutenção

Os Planos de Manutenção são conjuntos de serviços e produtos a serem executados e aplicados periodicamente a uma unidade ou a um grupo de Objetos de Manutenção do mesmo tipo. Através
do Plano de Manutenção é possível Planejar e controlar a execução da manutenção periódica. Estes devem ser executados em intervalos que variam em função dos Indicadores de Uso Cadastrados no
Tipo de Objeto de Manutenção. É possível que Objetos de Manutenção pertencentes ao mesmo grupo (Tipo, Modelo e Submodelo) façam parte de Planos de Manutenção diferentes. O vencimento dos Planos de Manutenção poderá ser por marco ou cíclico em função do indicador de uso. E o vencimento será calculado em função da média atual do indicador de uso do Objeto de Manutenção. Para cadastrar um plano de manutenção acesse o menu Tabelas  / Manutenção / Plano de Manutenção.

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Identificação
Informe o Tipo de Objeto, Modelo e Submodelo do grupo de Objetos de Manutenção que o plano se aplica.

  • Se segmentado apenas para um Tipo de Objeto o plano se aplica a todos os Modelos e Submodelos do Tipo.
  • Se segmentado para um Tipo de Objeto e Modelo o plano de aplica a todos os Submodelos do modelo.
  • Se segmentado para um Tipo de Objeto, Modelo e Submodelo o plano se aplica somente ao grupo de objetos determinados.

Anexo – Itens do Plano de Manutenção
São os Produtos e serviços e que irão compor a ordem de serviço para a execução do Plano de Manutenção.

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Informações

Para associar um produto através do anexo de Itens do plano de manutenção, é necessário ativar a opção "Disponível para Manutenção/Locação" na tela de configuração do produto, que faz parte do módulo de Gestão de Estoque, Compras e Faturamento. No entanto, essa opção só estará disponível após a conclusão bem-sucedida da integração entre o módulo Obras e Projetos e o módulo de Gestão de Estoque. Para mais informações sobre como realizar esta integração Clique aqui.

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Anexo – Inicialização de Plano de Manutenção
Após compor o plano é necessário iniciá-lo para cada objeto de manutenção contemplado pelo mesmo. Isto significa incluir o objeto no plano informando qual a última vez que o mesmo realizou o plano e qual era o indicador de uso. A partir desta informação o sistema passa a gerar as informações necessárias ao gerenciamento do plano para o referido objeto.

Processos – Cópia de Planos de Manutenção
Permite criar cópias dos Planos de Manutenção selecionados. Para fazê-lo, selecione o(s) plano(s) que deseja copiar, e defina o Tipo de Objeto, Modelo e SubModelo que a cópia do(s) plano(s) terá(ao). Os planos copiados terão os mesmos itens do(s) plano(s) selecionado(s) para fazer(em) a(s) cópia(s).

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Para calcular a data de vencimento do plano faz-se o (Medidor Final) – (Medidor Inicial). No exemplo citado acima a ultima execução do plano foi dia 30/04/2009, então 20000 km será o medidor inicial e o medido final será 25000 km. (25000 – 20000) = 5000 km. Pega 5000 km e divide pela média de indicadores de uso (5000/165,56) = 30,20, isso significa que o vencimento será daqui a 30 dias. Considerando que a data atual do sistema seja 15/06/2009 o vencimento do plano será dia 16/07/2009 como mostra a figura.

Ordem de Serviço

As Ordens de Serviços(OS) devem ser emitidas para a execução de serviços nos Objetos de Manutenção. As OS são compostas por itens de serviços e peças. Acesse o menu  Manutenção / Ordem de Serviço.

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A Ordem de Serviço apresenta os seguintes status: “Aguardando Análise”, “Não-Iniciado”, “Em Andamento”, “Terminado”, “A Faturar”, “Faturado”.

A numeração da OS é automática de acordo a parametrização do movimento no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Quando a OS é gerada recebe o status “Aguardando Análise”, nesta situação não é possível alocar Mão de Obra. O próximo status é “Não-Iniciado” e posteriormente, “Em Andamento”.

Durante a mudança para este último, o usuário tem a opção de alocar Mão-de-Obra. É possível também iniciar, terminar e interromper os serviços. Após a execução dos serviços é possível alterar a OS para o status “Terminado”. A partir desta etapa, a OS pode ser encaminhada para faturamento, alterando-se o status para “A Faturar”. Após ser faturado pelo Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento, o status da OS passará a ser “Faturado”.

  • Aguardando Análise: quando a OS é gerada, recebe o status “Aguardando Análise”, nesta situação não é possível alocar mão-de-obra.
  • Não Iniciado: o Próximo status na hierarquia é Não-Iniciado. Indica a finalização da análise e passa para a “fila” de execução.
  • Em Andamento: durante a mudança para este status o usuário tem a opção de alocar mão-de-obra. È possível também iniciar, terminar e interromper serviços. Assim se a mesma tiver um grande número de serviço, todos executados pelo mesmo técnico este é o melhor momento para alocá-los.
  • Terminado: indica o término da manutenção. Somente é permitida a mudança para o status terminado quando todos os serviços forem completamente concluídos. Um serviço só está concluído quando forem registradas data e hora de conclusão. A partir desta etapa, a OS pode ser encaminhada para faturamento.
  • A Faturar: no caso de venda de serviço, ao mudar a OS para este status o movimento estará disponível para faturamento no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento.
  • Faturado: após o faturamento no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento, o movimento assumirá este status. Não sendo permitido nenhuma alteração em movimentos com status Faturado.
  • Em Faturamento: quando houver um término inadequado do sistema durante um faturamento/ recebimento de pedidos no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento, estes irão apresentar o status “Em faturamento”. Este status só poderá ser alterado no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento, para posterior andamento no Sistema de Gestão de Manutenção.
  • Cancelado: este status indica que a OS foi cancelada. Somente as Ordens de Serviço com status cancelado podem ser excluídas. Cada gestão de manutenção deve determinar os seus critérios.

Para efetuar a mudança de status de Ordens de Serviço, basta clicar com o botão direito do mouse sobre uma OS, e proceder a mudança sugerida no menu suspenso que será apresentado.

A mudança de status não precisa acontecer na ordem mencionada acima, pois é possível voltar a situações anteriores, ou passar de um status para outro que não seja o próximo na hierarquia.

È possível cancelar uma OS. O status passará para “Cancelado”. No entanto, OS nesta situação não ter seu status alterado. Os motivos são cadastrados no menu Tabelas / Ordem de Serviço /Motivo do Cancelamento da OS.

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No vencimento de um plano de manutenção também deve ser emitida uma Ordem de Serviço para a execução do mesmo. Atendimentos e Agendamentos podem ser convertidos em Ordens de Serviço no momento da execução da demanda de manutenção registrada nos mesmos. As OS são geradas a partir de movimentos parametrizados no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. O Sistema de Gestão de Manutenção lê somente movimentos da série OS para a geração de ordens de serviços. Porém, todos os movimentos do tipo 1 e tipo 2 podem ser utilizados para gerar movimentação dos itens das ordens.

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Verifica Estoque dos Produtos
Marque esta opção para que o sistema verifique se existe a peça que consta na OS no estoque. Caso não exista, o sistema informará que a peça está em falta e oferecerá a possibilidade de substituição por um produto similar - de acordo com o cadastro de produtos do RM Nucleus.

Permite Alterar Histórico de Problemas
Marque esta opção para que o histórico de problemas possa ser alterado livremente. Quando esta opção estiver desmarcada, somente o histórico de problemas do módulo de Ordens de Serviço não poderá ser alterado. No módulo de atendimentos a alteração pode ser efetuada.

Permite Alterar Funcionário Responsável
Marque esta opção para que o funcionário responsável possa ser alterado após a abertura da OS. Caso contrário, o responsável definido na inclusão antes de “Salvar”não poderá ser alterado. Se o funcionário “logado” é um supervisor, este poderá mudar o responsável mesmo com esta opção desmarcada.

Se o usuário que efetuou o login estiver relacionado a um funcionário, o funcionário responsável será preenchido automaticamente, mas ele pode ser modificado na inclusão. Esta opção permite também controle sobre alteração de funcionário responsável pelos atendimentos.

Permite Alterar OS Cancelada
Normalmente não se deve permitir alterar uma OS cancelada. Marcando o parâmetro o sistema permite a alteração.

Campo indicador de uso na OS é obrigatório
Este parâmetro é muito útil para a gestão de manutenção. Obriga que na abertura de uma OS a mesma seja vinculada a um valor de indicador de uso. Assim é possível saber quando, em termos de quilômetros e/horas, por exemplo, foi efetuada a intervenção.

Permite aumentar ou diminuir preço
Permite aumentar e diminuir o preço definido pelo movimento para os itens da OS. No caso de OS de venda de serviços este recurso pode ser necessário.

Verifica se o funcionário está ativo na data ao fazer apontamento
Ao alocar uma mão de obra o sistema irá verificar se a mão-de-obra está ativa na data atual. Se não estiver, o sistema irá apresentar a mensagem: “Mão de obra “XX” encontra-se inativa na data atual! Deseja assim mesmo incluir mão de obra?”

Essa mensagem é necessária apenas para advertir, pois o usuário pode precisar fazer alocação de mão-de-obra retroativa. Porém NÃO será possível apontar horas, caso esteja inativo.

Utiliza motivo de cancelamento na ordem de serviço
Marque esta opção para que seja obrigatório informar o motivo ao cancelar uma OS. Acesse o menu Cadastros / Tabelas Auxiliares / Manutenção / Motivo do Cancelamento da OS.

Gera Ordem(ns) de Serviço Automática(s)
Marque esta opção quando for necessária a geração automática de Ordens de Serviço. Neste caso, será disponibilizada a Pasta “Parâmetros”, no Cadastros de Planos de Manutenção e Agendamento de Serviços onde poderá ser informado o tipo de movimento para o qual será gerada automaticamente a Ordem de Serviço.

Tipo de Recorrência
Permite informar o tipo de recorrência e o horário de execução da geração automática de ordem de serviço. Recorrência significa de quanto em quanto tempo o serviço será executado. O agendamento da próxima execução poderá ser visualizado no menu Sistema / Server / Processos Agendados. Será enviado um e-mail do log de geração automática de ordem de serviço para o e-mail do usuário que iniciou o processo. O processo deverá ser iniciado em Sistema / Server / Executar Processo. O parâmetro “Gera Ordem(s) de Serviço Automática(s)” deverá estar marcado, se o mesmo estiver desmarcado não será possível alterar os campos tipo e hora de recorrência.

Agrupar planos com mesmo vencimento na mesma OS
Ao gerar uma OS para um Objeto de Manutenção, se o mesmo possuir mais de um Plano de Manutenção vencendo juntos, os planos serão agrupados na mesma OS.

Permite cadastrar OS para objetos que possuam OS aberta
Marque esta opção para que seja possível emitir várias ordens de serviço para um mesmo objeto. Caso queira que o sistema lhe informe que já existe outra OS aberta para o mesmo objeto marque o parâmetro “Solicita confirmação ao incluir OS para objetos que possuam” OS aberta.

Permite transferência de Bem Vinculado a objeto com OS Normal
Se marcado, permite fazer a transferência de um Bem no RM que tenha ordem de serviço normal em aberto.

Permite transferência de Bem Vinculado a objeto com OS em Terceiros
Se marcado, permite fazer a transferência de um Bem no RM que tenha ordem de serviço em terceiro em aberto.

Disponibilizar todas as Mãos de Obras quando não segmentado
Se marcado, permite que todo o cadastro de mão de obra fique disponível para serem alocadas em serviços, caso não tenha feito a segmentação de mão de obra por tipo de objeto de manutenção, modelo ou submodelo.

A Parametrização dos movimentos no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento Para o Sistema de Gestão de Manutenção pode ser acessada no menu Cadastros / Tipos de Movimento.

Pasta Identificação
Os campos “Código”, “Séries” e “Nome” são informativos de acordo com os parâmetros determinados no sistema de Gestão de Estoque e Faturamento e não podem ser alterados no Sistema de Gestão de Manutenção.

Filial: é possível selecionar a filial “default” que será utilizada ao abrir uma OS utilizando o movimento selecionado.
Local de Estoque: é possível selecionar o Local de Estoque “default” que será utilizada ao abrir uma OS utilizando o movimento selecionado. Os locais de estoque são cadastrados no aplicativo RM Nucleus.

Nota

Os dados parametrizados para os campos Filial e Local de Estoque são apenas o “default” e podem ser alterados. Tal parametrização é utilizada no caso da empresa emitir, na maioria das vezes ou sempre, ordens de serviços para a mesma filial e/ou local de estoque.

Parâmetros Manutenção
Os parâmetros de Peças e Serviços são normalmente utilizados pelas assistências técnicas para venda de serviços. Porém, o ideal é utilizar a parametrização de preços para os itens dos movimentos no
Sistema Gestão de Estoque e Faturamento. O Percentual que incidirá sobre o preço de tabela dos serviços e produtos. O preço original é determinado de acordo com a parametrização do movimento no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento.

Exemplo:
“% do preço-padrão”
Suponha que, para o tipo de movimento “Garantia da Fábrica”, utilizado para manutenção de objetos cobertos pela garantia do fabricante, a oficina não cobrará o preço de serviços ou peças. Para este tipo de movimento, deverá ser cadastrado, no campo % do preço-padrão, o valor 0 (zero), ou seja, o cliente não pagará nada pela manutenção (0% do preço-padrão) ou troca de peças. Supondo que seja cadastrado um tipo de movimento “Cliente Preferencial”, que dê um desconto de 40% em produtos ou serviços. Cadastre, então, o valor 60 para o campo % do Preço Padrão, indicando a porcentagem do preço-padrão que o cliente pagará.

Serviços:

  • Moeda Hr Padrão: moeda utilizada para a cobrança dos valores.
  • Valor Hr Padrão: valor padrão para cobrança de uma hora de serviço. Ao determinar um valor padrão, todos os serviços da OS serão cobrados de acordo com este preço vezes o “Tempo do Serviço”. O “Tempo do Serviço é informado no cadastro de produtos e serviços do Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento na Pasta Integração.

Cobrança por Tempo Efetivo: determina a forma de cobrança para os itens serviços da OS aberta com o tipo de movimento selecionado na Pasta Identificação. Ao determinar que a cobrança é por tempo efetivo o sistema calculará o tempo gasto para realizar o serviço com base no apontamento do início e término no mesmo e multiplicará pelo valor da hora padrão.

Nota

Caso as Gerais “Valor Hr Padrão” e “Cobrança por Tempo Efetivo” não estejam sendo utilizados os serviços das OS, serão utilizados os valores parametrizado do movimento no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento.

Formato de relatório p/ Impressão na Visão: selecione o formato de relatório do tipo ordem de serviço “default” que será utilizado para imprimir as ordens de serviços abertas com o movimento que esta sendo parametrizado. A OS é impressa no botão Imprimir OS na tela de visão da Ordem de Serviço.

Func. Responsável: determina o funcionário responsável “default” pela abertura das Ordens de Serviço aberta com o movimento que esta sendo parametrizado.

Ordem de Serviço para Terceiros: marcar esta opção para determina que o movimento seja de Ordem de Serviço para Terceiros. Somente os movimentos com este parâmetro podem ser utilizados para a abertura de ordens de serviços para Terceiros.

Não gera OS com Status Aguardando Análise: marcar esta opção determinar que as ordens de serviços aberta com o movimento que esta sendo parametrizado não passará pelo status “Aguardando Análise”. Ou seja, terão como primeiro status “Não Iniciado”.

...

A parametrização do número do movimento se será automático ou não. È definido nos parâmetros do Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Se a numeração esteja selecionada como “MOSTRA”, estará parametrizada para ser automática, fazendo com que o número identificador da Ordem de Serviço seja atribuído automaticamente pelo sistema. Caso a numeração esteja selecionada como “EDITA”, o número da Ordem de Serviço deverá ser informado no momento de sua criação.

Nota

Caso a numeração esteja parametrizada para ser informada pelo usuário no momento da criação da OS, poderão existir Ordens de Serviço com o mesmo número. Desta forma, podem ser geradas Ordens de Serviço com o mesmo número desde que não haja coincidência de Coligada e Filial, ou seja, para mesma Coligada só podem existir OS com mesmo número se estes não pertencerem à mesma Filial.

Centro de Custo: permite selecionar um centro de custo para a Ordem de Serviço. No cadastro do Cliente / Fornecedor é possível definir um centro custo default para cada cliente.

Ao cadastrar uma Ordem de Serviço o centro de custo será preenchido com o centro de custo do Objeto de Manutenção, desde que não haja default para o centro de custo do Tipo de Movimento e centro de custo default para o cliente/Fornecedor, ou seja, a busca do centro de custo para a Ordem de Serviço terá a seguinte ordem:

  1. Centro de Custo do Cliente/Fornecedor;
  2. Centro de Custo do Tipo de Movimento;
  3. Centro de Custo do Objeto de Manutenção.

...

  • Data de Emissão: esta data já vem preenchida automaticamente pelo sistema com a data e hora atual do servidor, mas pode também ser alterada.
  • Data de Autorização: data e hora em que foi autorizada a execução dos serviços na OS. O sistema assume que esta é a mudança do status “Não-Iniciado” para “Em Andamento”.
  • Data de Término: data e hora do término de todos os serviços constantes na OS. O sistema assume que esta é a mudança do status “Em Andamento” para Terminado.
  • Data de Saída: data e hora em que o que o objeto de manutenção foi liberado da oficina. O sistema assume que esta é a mudança do status “Terminado” para “A Faturar”.
  • Data de Programação: data e hora para a qual a Ordem de Serviço foi programada. Uso opcional.

...

Indicador de Uso: acesso ao histórico e apontamento da medição de indicador de uso do objeto de manutenção da OS selecionada.

Dados de Cliente: permite visualizar dados do cliente ou fornecedor da OS selecionada. Os campos mostrados não estão disponíveis para edição. A edição deles está disponível no cadastro de Cliente/Fornecedor no aplicativo RM Fluxus.

Acessório: permite visualizar os acessórios do Objeto de Manutenção. Os acessórios do Objeto são cadastrados no “Anexo – Acessório” do cadastro do Objeto de Manutenção.

Problemas: permite inserir os problemas padronizados diagnosticados nesta intervenção e/ou visualizar os problemas inseridos no atendimento que gerou a OS selecionada. Os Problemas são cadastrados no menu Tabelas / Ordem de Serviço / Problemas.

Nota

Para aquelas Ordens de Serviço que foram geradas a partir do módulo de Atendimentos podemos observar que se o atendimento possuir observações cadastradas no campo “Relato Adicional de Problemas”, estes dados também serão visualizados aqui. A alteração de um histórico já gravado depende da sua parametrização em  Parâmetros / Manutenção / Ordem de Serviço “Permite Alterar Histórico de Problemas”. Caso o parâmetro esteja desmarcado, não será permitido alterar o histórico e tornará visível o botão para adicionar um novo texto do problema.

Histórico de Ordem de Serviços: permite pesquisar o histórico de ordens de serviço e atendimentos do objeto de manutenção da OS selecionada.

Alocação de Mãos de obra: permite alocar mão-de-obra para os serviços da OS selecionada. Através deste recurso é possível alocar, para um mesmo serviço, vários técnicos de maneira ágil. Este recurso é muito útil, já que muitas vezes um mesmo técnico realiza todos os serviços da OS.

Resumo Técnico: acesso ao relatório informativo sobre as horas técnicas da OS. As informações contidas no mesmo são:

  • Total de Técnicos Alocados: número de técnicos que estão alocados para os serviços constantes na OS (um técnico para cada serviço). Este número só será exibido após a alocação da mão-de-obra na Pasta Itens ou quando o status da OS for alterado de Não-Iniciado para Em Andamento.
  • Total de Horas Previstas: tempo previsto para execução de todos os serviços constantes na OS. Este valor é o somatório da multiplicação da quantidade de cada serviço vezes o seu Tempo
    Padrão. O tempo padrão do serviço é informado no cadastro de produtos e serviços no Sistema de Gestão e Faturamento e pode ser alterado ao incluir o serviço na OS.
  • Total de Horas Efetivas: total de horas dependidas para a realização dos serviços. Diferença entre hora final e hora inicial do apontamento de cada serviço. Para tal é necessário realizar o apontamento de início e termino de cada serviço.
  • Total de horas de Mão de obra: somatório do total de horas despendida por cada técnico alocado na OS. Se em um mesmo serviço tiver mais de um técnico alocado também será incluído no
    somatório as horas de cada um.
Nota

Os dados do Resumo Técnico não estarão disponíveis para Ordem de Serviços para Terceiros, tornando desabilitado o botão.

Contrato deste Cliente: permite visualizar o Contrato de Manutenção para o Objeto de Manutenção da Ordem de Serviço.

Reforma de Pneu: na abertura de Ordem de Serviço para Objeto de Manutenção do tipo Pneu, ao marcar o checkbox “Reforma” o botão “Reforma de Pneu” será habilitado. Clicando no botão será aberta a tela de Reforma de Pneu para informar o processo de reforma, o modelo de desenho e o tipo de borracha. Quando a Ordem de Serviço for concluída no Cadastros de Objeto de Manutenção na Pasta Identificação o campo “Reforma” será incrementado para registrar quantas vezes o objeto passou por reforma.

Desconto: desconto padrão definido para todos os itens da OS. A utilização de desconto é considerada somente quando parametrizado no aplicativo RM Nucleus. Após definido os valores do desconto padrão nos parâmetros do movimento da Ordem de Serviço é possível determinar os valores pré-estabelecidos ou digitar o valor desejado no campo “Desconto”, confirmando o valor para todos os itens, através do botão “Desconto nas Ordens de Serviço”. Caso o valor digitado no campo “Desconto”, seja diferente do estabelecido no parâmetro do movimento da OS, ao clicar no botão “Confirmar Desconto” será exibido uma mensagem de confirmação, informando que o valor do desconto está diferente do valor do desconto padrão.

Despesa: o valor da Despesa pode ser considerado para toda a ordem de serviço, digitando o valor desejado e em seguida clicando no botão “Despesa na Ordem de Serviço”.

É importante a verificação dos seguintes parâmetros no RM Nucleus:

  • Afetar desconto do Movimento: se desmarcado, ao efetuar um desconto no item da OS os descontos NÃO modificarão o valor liquido da OS.
  • Afetar despesas do Movimento: caso desmarcado, ao efetuar uma despesa no item da OS as despesas NÃO irão modificar o valor liquido da OS.

Atualiza Valores: após inserir os produtos e serviços clique no botão “Atualiza Valores” para efetuar o cálculo do total de serviços e produtos da Ordem de Serviço.

Nota

Não é permitido emitir Ordem de Serviço para Objetos Sucateados ou Transferidos. Ao tentar salvar a OS o sistema irá emitir uma mensagem de restrição.

Status do Objeto de Manutenção: relatório sintetizado da situação da oficina que informa o número de OS em função dos status. 

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Ao clicar em um dos campos “Número total de mãos-de-obra”, “Número de mãos-de-obra ociosas” ou “Número de mãos-de-obra atrasadas” será aberto à visão do controle de mão-de-obra: “Cronograma pessoal”. O Cronograma Pessoal mostra a previsão de disponibilidade de cada técnico, de acordo com sua alocação nas ordens de serviço. Esta informação permite aumentar a produtividade através do controle de alocação dos técnicos para realizar os serviços.

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O produto similar ou substituto é cadastrado no sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Ao clicar em “SIM” o sistema irá abrir uma tela para com relação de produto similar. Clicando em “NÃO” o produto será inserido na Ordem de Serviço e será necessário providenciar a compra do mesmo. Para os serviços é possível alocar mão-de-obra e gerenciar a execução. Serviços também podem ser requisitados, como por exemplo a Ordem de Serviços de Terceiros.

Os itens do tipo produto ficam com status “Peça destinada à Officina”, o status “Peça Utilizada em Reparos” indica que já foi impresso um pedido de peça pelo técnico da oficina e os itens do tipo serviço ficam com status “Não Inciado”.

Os status dos Serviços são:

  • Não Iniciado

Quando inserido na OS e com mão-de-obra alocada ou não.

  • Em andamento

Após iniciar o serviço, independente de estar ou não interrompido.

  • Terminado

Quando o serviço for completamente executado.

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  • O apontamento é feito apenas para itens do tipo serviços e mão de obra ativa.
  • A data e hora de início do apontamento não poderão ser maiores que a data atual.
  • A data e hora de início não poderão ser menores que a data e hora de emissão da ordem de serviço.
  • A data e hora de término não podem ser maiores do que a atual.
  • A data e hora de término não podem ser menores ou iguais à data e hora de inicio.
  • Ao incluir vários apontamentos para uma mão-de-obra em um mesmo serviço, a data e hora de início do novo apontamento não poderão ser menores que data e hora do término do último apontamento.

No cadastro de Produtos/Serviços, Anexos Produto – Informações de manutenção, ao marcar o parâmetro “Permite abertura simultânea para mesma mão-de-obra”, o sistema permite fazer apontamentos simultâneos para uma mesma mão de obra. Através do menu Cadastros / Segurança / Perfis , Pasta Acesso à Menus. É possível remover as permissões de acesso aos botões “Iniciar”, “Interromper” e “Terminar” apontamento de mão-de-obra, para determinado perfil de usuários. Faça o logout/login no sistema para que as alterações sejam validadas. É possível criar campos complementares para Ordem de Serviço e para o Item da Ordem de Serviço. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu “Cadastros / Campos Complementares / Movimento e Item do Movimento”. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto.

Backlog Peças e Serviços
Ao finalizar os apontamentos nos itens da Ordem de Serviço o campo status ficará como “Terminado” e o campo Processamento ficará como pendente. Ao mudar o status da Ordem de Serviço para “Terminado” sem ter feito o processamento dos itens o sistema o emitirá a seguinte mensagem: 

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Caso clique em “SIM” o sistema colocará os serviços e/ou peças como pendente para a próxima ordem de serviço. O status da Ordem de Serviço passará para “Terminado” e o campo processamento continuará como Pendente. Ao abrir uma nova Ordem de Serviço para o Objeto de Manutenção na Pasta Itens da Ordem de Serviço clicando no botão “Lista de Peças/Serviços Pendentes” a tela apresenta todos os serviços e peças pendentes para o Objeto Manutenção que podem ser inseridos na Ordem de Serviço atual.

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Selecione os itens e clique no botão “OK” e os mesmo serão inseridos na Ordem de Serviço com o status “Não-Iniciado”. Após finalizar o apontamento dos itens para colocar a Ordem de Serviço no status “Terminado” é preciso efetuar o processamento dos itens. Na tela de visão do cadastro de Ordem de Serviço clique no menu Movimentação / Executar Processamento. Ao abrir a tela na Pasta Itens selecionem os itens desejados e clique em “OK” para efetuar o processamento. O campo “Processamento” da Ordem de Serviço e do Item ficará com “Executado”. É possível “Cancelar” e “Dispensar” o processamento dos itens. Ao solicitar a dispensa do processamento o campo “Processamento” ficará como “Dispensado” permitindo
assim a mudança de status da Ordem de serviço para “Terminado”.

Requisição de Material
Permite a geração de um movimento do tipo Requisição de Material para o Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. A requisição define os produtos necessários à execução da Ordem de Serviço. Caso não tenha os produtos em estoque através desse movimento será possível gerar uma solicitação de compra ou uma ordem de compra.

Geração de Movimento de Entrada
Permite dar entrada de produtos no estoque do Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Quando um produto não for utilizado em uma Ordem de Serviço é preciso devolvê-lo ao estoque. Assim será gerado um movimento de devolução no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento e o estoque será incrementado de acordo com as quantidades devolvidas.

Geração de Movimento de Saída
Permite dar baixa em estoque dos produtos necessários para execução dos serviços. Será gerado no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento um movimento de baixa de estoque que irá decrementar o saldo físico.

Movimentos Relacionados
Permite visualizar todos os movimentos que foram gerados para a Ordem de Serviço, como: Requisição de Material, Movimento de Saída, Movimento de Entrada, Solicitação de Compra e Ordem de Compra.

Pasta Indicadores de Uso
Os campos “Medidor” e “Acumulado” mostram os valores de indicadores de uso lançados para objeto de manutenção da ordem de serviço selecionada.

Se uma ordem de serviço possuir lançamentos de indicadores de uso com data e hora igual à data e hora de “Emissão”, “Autorização”, “Término” e “Saída” da Ordem de Serviço. Na Pasta de indicadores de uso da tela de Ordem de Serviço, é possível visualizar os valores de indicadores de uso das respectivas datas alternando de acordo com os campos data e hora de “Emissão”, “Autorização”, “Término” e “Saída”. Clique com o botão direito do mouse sobre a Pasta e selecione a opção de data e valor de indicador de uso lançado na respectiva data e será exibido nos campos “Medidor” e “Acumulado”.

Pasta Planos Realizados
Permite visualizar os Planos de Manutenção executados na Ordem de Serviço. As Ordens de Serviço geradas a partir dos módulos Objetos de Manutenção, Contratos de Manutenção e Cronograma de Manutenções, já trazem o Plano de Manutenção executado. Na Pasta Identificação serão mostrados apenas os Planos de Manutenção cadastrados para o Objeto de Manutenção em questão, de acordo com o cadastro de Planos de Manutenção (Modelos e/ou Submodelos).

No momento de se incluir o Plano Realizado, o aplicativo emitirá uma mensagem perguntado se é desejado incluir na Ordem de Serviço o(s) Item(ns) correspondente(s) do Plano de Manutenção selecionado.

No momento de se excluir algum Plano Realizado, o aplicativo emitirá uma mensagem perguntando se é desejado excluir o(s) item(ns) correspondente(s) ao plano, que já estão presentes na Ordem de Serviço.

Seleção de Preço Permite selecionar o preço dos produtos/serviços presentes no Plano de Manutenção, de acordo com a parametrização no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento.

Ordem de Serviço para Terceiros

Alguns serviços de manutenção são realizados por terceiros de acordo com critérios técnicos. Os equipamentos ou partes dos mesmos são enviados para o prestador do serviço ou consertados na
própria empresa. Nestes casos é utilizada a ordem de serviço para Terceiros. Esta OS também é composta por produtos e serviços. Os produtos normalmente são fornecidos pelo prestador do serviço, mas também pode ser fornecidos pela empresa. Neste caso estas podem ser requisitadas normalmente a partir da OS utilizando-se dos movimentos no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Para os serviços da OS para Terceiros não é gerenciado a alocação de mão-de-obra. Todos os campos da Pasta Identificação são os mesmos da Ordem de Serviço. Somente o campo “Fornecedor do Serviço” é acrescido, se o movimento for parametrizado para tal no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Normalmente os movimentos de OS para terceiros são parametrizados para que o destinatário seja um fornecedor já que normalmente o setor de manutenção já tem fornecedores definidos de acordo com os critérios técnicos.

Requisição do Serviço de Terceiros
Os serviços de terceiros podem ser requisitados ao setor de compra para que este realize uma cotação ou simplesmente aprove e dispare o processo de pagamento do fornecedor definido pela manutenção. Ordem de serviço para terceiros sem fornecedor definido é quando o fornecedor não é definido no momento de abertura da OS, o movimento de abertura pode ser parametrizado para não trabalhar com fornecedor. Para configurar o movimento de ordem de serviço para terceiros sem fornecedor, no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento, na parametrização dos tipos de movimentos define-se o destinatário como “Empresa”.

Geração de Objeto de Manutenção de Produto

Os produtos adquiridos pela empresa podem ser Objetos de Manutenção. Quando temos uma grande quantidade de um determinado produto que deve ser objeto de manutenção, podemos utilizar o
recurso para facilitar o cadastro das unidades. O uso de tal recurso reduz o trabalho de ter que cadastrar unidade por unidade de um mesmo objeto de manutenção. Porém, somente é possível gerar objetos de manutenção cujo tipo esteja associado a um produto da coligada. Acesse o cadastro de Tipo de Objeto de Manutenção e no Submodelo do tipo no campo “Produto” informe o produto que será utilizado na geração de Objeto de Manutenção a partir de produto. Este processo é utilizado principalmente para objetos de manutenção como pneus, cujo identificador é um número seqüencial chamado marca de fogo e cuja aquisição normalmente é realizada para várias unidades do mesmo tipo, modelo e submodelo. Acesse o menu Operações / Geração de Objeto(s) de Manutenção / Produto.

Importação de Lançamento de Indicadores de Uso

O CTF é um arquivo gerado pelos postos da Petrobrás e Ipiranga. Quando um Objeto de Manutenção passa em um dos postos dessas distribuidoras o sistema ler os dados da placa e o medidor atual.
Assim através do site das distribuidoras é possível ter acesso ao arquivo (.txt) para se ter controle dos indicadores de uso de uma frota de Objetos de Manutenção que estão em circulação. Um arquivo do tipo CTF carrega os principais dados para importação de indicadores de uso no RM Officina. O layout abaixo deve ser cadastrado no menu Atividades/ Importação de Lançamento de Indicadores de Uso / Layout de Importação. Essa funcionalidade não é especifica para importação de arquivo de CTF, poderá ser usada para importar arquivo de indicadores de uso de acordo com a necessidade da Empresa.

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Considere o exemplo da estrutura do arquivo texto abaixo, o mesmo foi configurado de acordo com o layout citado acima.

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Pasta Identificação
Na tela é possível visualizar a configuração do layout de importação para o exemplo do arquivo “ArquivoCTF.txt” . Como no arquivo o “Separador de Campo” usado foi “;” marcar para “Desconsiderar cabeçalho e rodapé” e “Id. do Objeto Utilizado” será o primeiro identificador do objeto.“Caminho Padrão do Layout” será o caminho, no qual o arquivo de importação será armazenado.

Pasta Posição dos Campos

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Permite cadastrar os campos informados no cabeçalho do arquivo de importação. No exemplo do arquivo “ArquivoCTF.txt” os campos INDICE, NUMABAST e STATUS são apenas informativos, ou seja, não serão inseridos na tabela OFHISTINDICADOR.

Os campos PLACA, MEDIDOR e DATACOLETA serão inseridos na tabela OFHISTINDICADOR. Considere que a importação seja de arquivo CTF e marque a opção “Importação do Tipo CTF”.

Ao marcar essa opção no cadastro das Posições de Campos será habilitado uma Pasta chamada CTF como mostra as figuras abaixo.

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  • Para o campo INDICE não informe a tabela OFHISTINDICADOR e na Pasta CTF marque a opção apontador.
  • Para o campo NUMABAST não informe a tabela OFHISTINDICADOR e na Pasta CTF marque a opção Nenhum.
  • Para o campo STATUS não informe a tabela OFHISTINDICADOR e na Pasta CTF marque a opção status.
  • Para o campo PLACA informe a tabela OFHISTINDICADOR, coluna Identificador do Objeto (IDOBJOF) e na Pasta CTF marque a opção Nenhum.
  • Para o campo MEDIDOR informe a tabela OFHISTINDICADOR, coluna Valor Medidor 1(VALOR MEDIRO 1) e na Pasta CTF marque a opção Nenhum.
  • Para o campo DATA DA COLETA informe a tabela OFHISTINDICADOR, coluna Data da Coleta (DATACOLETA) e na Pasta CTF marque a opção Nenhum.

Após cadastrar o layout acesse o menu Operações / Importação de Lançamento de Indicador de Uso / Importação e importe o arquivo “ArquivoCTF.txt”. O sistema armazena um histórico de todas as importações no menu Operações / Importação de Lançamento de Indicador de Uso / Histórico de Importação.

Vencimento de Plano(s) de Manutenção

A partir do calculo da média diária de indicador é possível prever o vencimento dos planos. O vencimento é gerado em Atividades/ Vencimento de Plano(s) de Manutenção.

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Considere um plano de manutenção do tipo cíclico 1000 para um Objeto de Manutenção com os seguintes indicadores de uso:
30/12/2022 0 km Inicialização do plano com zero km
25/02/2023 10000 km O plano venceu e a próxima execução será com 20000 km
30/03/2023 15000 km O plano ainda não venceu e a próxima execução será com 20000 km
30/04/2023 20000 km O plano venceu e próxima execução será com 30000 km
30/05/2023 25000 km O plano ainda não venceu

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1. O Cálculo da média dos indicadores de uso no período 30/12/2023 à 30/05/2023 que será igual a 165,56.

2. Para calcular a data de vencimento do plano faz-se o (Medidor Final) – (Medidor Inicial). No exemplo citado acima a ultima execução do plano foi dia 30/04/2023, então 20000 km será o medidor inicial e o medido final será 25000 km. (25000 – 20000) = 5000 km. Pega 5000 km e divide pela média de indicadores de uso (5000/165,56) = 30,20, isso significa que o vencimento será daqui a 30 dias. Considerando que a data atual do sistema seja 15/06/2023 o vencimento do plano será dia 16/07/2023 como mostra a figura 30.

Tabela de cores

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Modo de visualização

No canto superior direito logo em cima dos dias da semana, existe uma opção para qual será a forma de visualização que irá ser representado os planos de manutenções, sendo elas por dia, semana, mês e linha do tempo. Esta tela salva a preferência do usuário, que ao abrir esta tela novamente , irá salvar o modo de configuração estabelecida anteriormente.

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Informações

Ao clicar em algum dia no calendário ao lado, a visão irá alterar para a opção "Dia" e mostrará a hora específica em que o plano de manutenção irá vencer ou foi vencido.

Atualizar Vencimentos Plano(s) de Manutenção

Com possibilidade de acesso através da aba "Processos" ou pelo ícone adjacente, o processo de atualização dos vencimentos dos planos de manutenção revela todos os planos juntamente com suas datas de vencimento atualizadas. A informação mais recente é destacada no canto superior direito em vermelho. 

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Aplicação de Produtos

Muitos produtos utilizados pelos equipamentos, Objetos de Manutenção, devem ser controlados para que seja possível reduzir os custos de manutenção e evitar falhas que interrompam o funcionamento do mesmo. Tal redução é possível através da instalação de peças compatíveis, do controle da sua vida útil e acompanhamento do consumo dos produtos do tipo “consumíveis” - lubrificantes, combustíveis, suprimentos etc.

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  1. Segmentação de Produtos.
  2. Vida útil.
  3. Apropriação Direta e Medição de Consumo.

Os produtos utilizados pela manutenção são aqueles cadastros no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento pela gestão de materiais. Porém nem todos os produtos e serviços transacionados pela empresa são peças e serviços utilizados pela manutenção. Com o objetivo de disponibilizar para a manutenção somente os seus produtos e serviços, no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento acesse o menu Cadastros / Produtos / Pasta Integração, deve-se habilitar o parâmetro “Disponível para Manutenção”.

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Fazer a segmentação é determinar quais os produtos que podem ser utilizados por um determinado Tipo, Modelo e/ou Submodelo de Objeto de Manutenção. Ou seja, determinar as peças e consumíveis que atendem as especificações técnicas do fabricante e da gestão de manutenção para serem utilizados em um determinado grupo de equipamento ou para as unidades deste. A segmentação de produtos é um pré-requisito para os processos de Controle da Vida Útil e Aplicação Direta de Produtos. Os produtos podem ser associados a um Tipo, Modelo ou Submodelo.

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A lista de produtos vinculada a um Modelo aplica-se a todos os Submodelos de objetos deste modelo.

A lista de produtos vinculada a um Submodelo aplica-se somente aos objetos deste Submodelo.

Vida Útil

A vida útil é recomendada pelo fabricante e deve ser informada em Cadastros / Produtos / Serviços / Anexos / Produtos – Informações de Manutenção. Ao informar a vida útil nos campos referente ao indicador de uso definido no Tipo de Objeto de Manutenção, o produto irá vencer quando atingir X% da vida útil recomendada pelo fabricante sobre os valores de indicadores de uso (Dia, Quilometragem, Horas de Uso, Ciclos e etc).

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Exemplo:
Considere o produto Correia Dentada, a vida útil será de 10000 km. Então no cadastro do Objeto de Manutenção / Anexo – Produtos do Objeto de Manutenção informe o produto e a data de inicialização para que a vida útil do produto comece a ser contada. O produto do Objeto de Manutenção será controlado através de apropriação direta de produto ou através da vida útil do produto.

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É necessário ter um lançamento de indicador de uso para objeto de manutenção com data anterior a data de inicialização.

Após fazer essas parametrizações lance um indicador de uso para o objeto de manutenção com uma data posterior a data de inicialização.

Nesse estágio ao tentar abrir outra Ordem de Serviço para o Objeto de Manutenção que possui a peça correia dentada o sistema irá validar se a peça já atingiu o seu percentual de vida útil. Como a vida útil ainda não foi atingida, porque ainda faltam 7001 km, ao inserir a peça no item da ordem de serviço e tentar salvar o sistema irá emitir a seguinte mensagem.

“Atenção! A vida útil do (a) “Correia Dentada” ainda não foi atingido (a). Para que o processo continue, é necessária a autorização do supervisor do sistema ou usuário autorizado a liberar o processo.

Deseja continuar? “

Clicando no botão “SIM” , aparecerá a tela de liberação para entrada da senha do supervisor.

Para que haja essa restrição o usuário logado no sistema não poderá ter o perfil de “Supervisor” no cadastro de usuários. E também é necessário acessar o Cadastros / Segurança / Perfis / Acesso a Menus / Operações / Manutenção / Ordem de Serviço. Retire a permissão do usuário na tag de segurança “[03.01.01.26]
Apropria Produto(s) com vida útil não vencida”.

Apropriação Direta e Medição de Consumo

Alguns produtos que são utilizados pelos objetos de manutenção, principalmente equipamentos, são aplicados sem a necessidade de abertura de uma ordem de serviço. Isto ocorre devido à intensidade do processo (número de vezes que é realizado) e na maioria dos casos a simplicidade da intervenção.

Tais apropriações devem ser controladas para que seja possível mensurar o consumo, movimentar o estoque e apurar os custos destes materiais. Assim, o RM Officina dispõe de um recurso que proporciona controlar tal aplicação de maneira prática e atendendo a intensidade do processo que é a “Apropriação Direta de Produtos”. Os produtos objetos deste processo são chamados de “Produtos Apropriáveis”.

Nota

As peças com controle de vida útil são substituídas por meio de uma intervenção que demanda a emissão de uma ordem de serviço registrar a troca.

Produtos Apropriáveis
Estes produtos são normalmente combustíveis, lubrificantes ou qualquer consumível utilizado para constantemente para o funcionamento de um equipamento, máquina, veículo e etc.

Parametrização
Informe os Tipos de Objeto de Manutenção que recebem Produtos Apropriáveis em “Gerais / Parâmetros / Tipos de objeto de manutenção” marcando “apropriação direta de produto?”

Ao habilitar o tipo de Objeto de Manutenção para receber apropriação direta será disponibilizado no cadastro do Objeto de Manutenção Anexo – Produtos do Objeto de Manutenção o campo para informar o produto e a opção para informar que este é “Produtos Apropriável”, o seu consumo e qual é o seu índice de acompanhamento. Essa mesma parametrização pode ser feita no anexo “Produto(s)” do cadastro de Tipo de Objeto de Manutenção por Tipo, Modelo ou SubModelo. Para associar o produto ao Objeto de Manutenção é preciso executar o processo “Atualiza Produtos do Objeto de Manutenção”.

Acesse o menu Operações / Apropriação Direta de Produtos. Através do Wizard é possível realizar, de uma só vez, as apropriações de uma mesma data para vários Objetos de Manutenção.

Na primeira tela informa-se o movimento que será utilizado para registrar a apropriação direta.

Na segunda tela através do filtro selecionam-se os Objetos e efetuam-se os lançamentos. Com as teclas de atalho “Ctrl+0” e “Ctrl+P” é possível alternar entre o Objeto e os Produtos.

Na última tela tem-se o resumo da apropriação antes do processamento e ao editar a apropriação tem-se o resumo da mesma.

Avaliação de Índice de Acompanhamento de consumo
Ao realizar a apropriação, se o produto apropriável estiver associado a um Índice de Acompanhamento de consumo, o sistema irá gerar um registro para o índice com o consumo. Este pode ser consultado na aba “Índice de Acompanhamento” do cadastro do Objeto de Manutenção. Na apropriação direta de produto, é possível informar os campos referentes às tabelas de classificação do produto, para que sejam levados para o movimento do RM Nucleus. No último passo da apropriação existem dois botões com a seguinte descrição “Campos opcionais do movimento” e “Campos opcionais do item” onde poderá informar as classificações para o movimento e para os seus itens.

Geração Automática de OS

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Permite a geração automática de OS com base nos Planos de manutenção ou/e Índices de acompanhamento:

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Geração a partir do Planos de Manutenção:
Os planos utilizados na execução do processo para geração automática, serão os que tiverem a data de vencimento menor que a data atual somando os dias com o parâmetro "Número de dias de antecedência para geração de OS".

Informações

Para assegurar o correto funcionamento da geração automática de Ordem de Serviço (OS), é necessário que o procedimento de inicialização do plano de manutenção tenha sido executado previamente. Para obter informações mais detalhadas sobre esse procedimento, recomendamos a consulta às linhas anteriores deste mesmo documento, referente ao Plano de manutenção.

Geração a partir de Índices de Acompanhamento:

...

  • Coligada
  • Tipo de Movimento
  • Objeto de Manutenção
  • Filial
  • Local de Estoque
  • Cliente/Fornecedor
  • Funcionário Responsável
  • Histórico de Indicador
  • Centro de Custo

...

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