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Image Added Esta documentação não se aplica ao MERCADO INTERNACIONAL.

Melhorias WMS

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGAWMS

Rotina:

Melhorias_WMS_Programas.zip

Parâmetro:

Melhorias_WMS_Dicionário.zip

Países:

Todos

Bancos

- Gestão de Armazenagem

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabela Utilizada

Versão:

Melhorias_WMS_Dicionário.zip

Sistemas Operacionais:

Windows® / Linux®

12.1.17 ou superior.

Sistema(s) Operacional(is):

Windows / Linux


Descrição

O Novo WMS refere-se a disruptura do controle do endereço por intermédio das tabelas do ERP, para tabelas de controle de endereço exclusivas para o WMS. 

Além desta melhoria, existem outras que estão descritas detalhadamente nos documentos citados abaixo.

As formas de migração do Novo WMS encontram-se descritas no documento: DT SIGAWMS - Migração Para o Novo WMS

Descrição

Desenvolvimento de compatibilizador para atualização de ambiente da versão 11.80 do novo WMS.
A aplicação do pacote, compatibilizador e alteração do parâmetro MV_WMSNEW caracteriza a mudança de conceito WMS, que implica nas alterações de estrutura de estoque e movimentos de serviços WMS.
Exige, para os clientes que possuem o WMS atual, a necessidade de análise / alteração dos programas específicos e pontos de entradas para que não haja impacto nas atividades da empresa.


Importante

Este Documento Técnico trata a da atualização de ambiente do novo Novo WMS, que corresponde aos Documentos Técnicos relacionados abaixo.

Leia-os atentamente, antes de prosseguir:

_PCREQ-2430_SIGAWMS_Melhorias_WMS_Produtos.
  • DT_PCREQ-2430_SIGAWMS_Melhorias_WMS_Classificação_documento_entrada.
  • DT_PCREQ-2430_SIGAWMS_Melhorias_WMS_Distribuição_produtos.
  • DT_PCREQ-2430_SIGAWMS_Melhorias_WMS_Montagem_de_volume_no_apanhe.
  • DT_PCREQ-2430_SIGAWMS_Melhorias_WMS_Separação_por_onda.
  • DT_PCREQ-6671_SIGAWMS_Sincronismo.
  • DT_PCREQ-6672_SIGAWMS_Armazenar_somente_produto_conferido_não_o_que_está_realmente_na_NF.
  • DT_PCREQ-6673_SIGAWMS_Não_é_possível_determinar_a_posição_que_se_encontra_o_produto.
  • DT_PCREQ-6674_SIGAWMS_Bloqueio_endereço.
  • DT_PCREQ-6675_SIGAWMS_Geração_de_plano_mestre_de_inventário_através_do_WMS.
  • DT_PCREQ-7359_SIGAWMS_Relatório_de_listagem_de_produto_para_conferência_no_recebimento.
  • DT_PCREQ-7361_SIGAWMS_Rotina_para_registrar_quantidade_de_volumes_por_ID_de_conferência.
  • DT_PCREQ-7362_SIGAWMS_Conferência_volumes_coletor_no_recebimento.
  • DT_PCREQ-7364_SIGAWMS_Na_rotina_de_execução_do_serviço_incluir_parâmetro_por_ID_de_conferência.
  • DT_PCREQ-9340_SIGAWMS_Aglutinação_de_ordens_de_serviço_novo_WMS.
  • DT_PCREQ-7363_SIGAWMS_Rotina_para_impressão_da_etiqueta_de_palete_no_recebimento.

    Antes de executar o compatibilizador "informe o U_WMSNEWUPD", é imprescindível:

    • Realizar o backup da base de dados do produto no qual será executado o compatibilizador (diretório "PROTHEUS_DATA\DATA", se versão 10, ou "\PROTHEUS11_DATA\DATA", se versão 11), e dos dicionários de dados SXs (diretório "PROTHEUS_DATA_SYSTEM", se versão 10, ou "\PROTHEUS11_DATA\SYSTEM", se versão 11).
    • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

    Atenção

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre as tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

    1. No Configurador (SIGACFG), verificar se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção "Integridade/Verificação (APCFG60A)".
    2. Se não há Integridade Referencial ativa são relacionadas, em uma nova janela, todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
    3.  Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirmar a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
    4.  Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)  integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
    5. Nestes casos descritos nos itens “3” ou “4”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção "Integridade/ Desativar (APCFG60D)".
    6.  Quando desativada a Integridade Referencial, executar o compatibilizador, conforme instruções.
    7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, pela opção "Integridade/Ativar (APCFG60)". Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecioná-la(s) novamente e confirmar a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digitar "informe o U_WMSNEWUPD" no campo "Programa Inicial".
    2. Clicar em "OK" para continuar.
    3. Após a confirmação é apresentada uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_WMSNEWUPD().
    4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
      1. Clique em "Processar" para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
        É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
      2. Em seguida, é apresentada a janela "Atualização concluída" com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
      3. Clicar em "Gravar" para salvar o histórico (log) apresentado.
      4. Clicar em "OK" para encerrar o processamento.

    Procedimento para Implantação

    A lista de programas do path encontra-se no arquivo Melhorias_WMS_Programas.zip, em anexo.

     

    Atualizações do Compatibilizador

    A lista de alterações de dicionário encontra-se no arquivo Melhorias_WMS_Dicionário.zip, em anexo.

     

    Procedimento para Configuração

    CONFIGURAÇÃO DE MENUS

    1. Foi realiza uma pesquisa para definirmos um novo layout do menu SIGAWMS e SIGAACD, intuitivo e prático para utilizar o novo WMS.
    2. Segue anexo o arquivo Melhorias_WMS_Menus.zip, no qual constam os novos menus (sigawms.xnu e sigaacd.xnu) como sugestão. Para manter os menus atuais devem ser utilizados os anexos para consulta e inclusão dos novos programas.

     

    Procedimento para Utilização

    É aconselhado acompanhamento de um Consultor para configurações e ajustes nos cadastros necessários para implantação ou atualização do novo WMS.
    Seguem abaixo sugestões para o processo de atualização e conversão dos dados.

    Cliente que possui o WMS atual:

    1. Finalizar as ordens de serviço em aberto.
    2. Realizar o inventário e acerto de inventário. se desejado.
    3. Efetuar o fechamento de estoque.
    4. Executar todos os updates pendentes do WMS por intermédio do WMSUMAIN.
    5. Aplicar o compatibilizador U_WMSNEWUPD, conforme orientação do tópico "Importante".
    6. Atribuir para o parâmetro MV_WMSNEW o valor .T., que indica a utilização do novo WMS.
    7. Indicar no Cadastro de Complementos do Produto (MATA180). se o produto possui controle WMS (Ctr WMS).
    8. Aplicar a atualização de dados U_WMSNEWCONV para realizar a conversão dos dados das seguintes tabelas:
      1. SBF dos produtos com controle WMS para D14.
      2. SBK dos produtos com controle WMS para D15.
      3. Os dados da SBF e SBK convertidos para D14 e D15 serão eliminados nesse processo.
    9. Revisar os cadastros de Serviço x Tarefa, Tarefa x Atividade, Sequência de Abastecimento e configurar os parâmetros para atender as novas funcionalidades descritas nas Especificações de Requisitos e Documentos Técnicos descritos no tópico "Importante".
    10. Efetuar a verificação dos saldos de endereço.

    Cliente que possui somente o processo de endereçamentos do BackOffice:

    1. Finalizar os endereçamentos pendentes.
    2. Realizar o inventário e acerto de inventário, se desejado.
    3. Efetuar o fechamento de estoque.
    4. Executar todos os updates pendentes do WMS por intermédio do WMSUMAIN.
    5. Aplicar o compatibilizador U_WMSNEWUPD, conforme orientação no tópico "Importante".
    6. Atribuir para o parâmetro MV_WMSNEW o valor .T. , que indica a utilização do novo WMS
    7. Indicar no Cadastro de Complementos do Produto (MATA180) se o produto possui controle WMS.
    8. Efetuar os cadastros e configurar os parâmetros do módulo WMS (sugerimos acompanhamento de Consultor).
    9. Aplicar a atualização de dados U_WMSNEWCONV para realizar a conversão dos dados das seguintes tabelas:
      1. SBF dos produtos com controle WMS para D14.
      2. SBK dos produtos com controle WMS para D15.
      3. Os dados da SBF e SBK convertidos para D14 e D15 serão eliminados nesse processo.
    10. Efetuar a verificação dos saldos de endereço.

    Cliente que não possui endereçamento do BackOffice:

    1. Realizar o inventário e acerto de inventário, se desejado.
    2. Efetuar o fechamento de estoque.
    3. Executar todos os updates pendentes do WMS por intermédio do WMSUMAIN.
    4. Aplicar o compatibilizador U_WMSNEWUPD, conforme orientação no tópico "Importante".
    5. Atribuir para o parâmetro MV_WMSNEW o valor .T., que indica a utilização do novo WMS
    6. Indicar no Cadastro de Complementos do Produto (MATA180)  se o produto possui controle WMS.
    7. Efetuar os cadastros e configurar os parâmetros do módulo WMS (sugerimos acompanhamento de Consultor).
    8. Criar um endereço para distribuição de saldos (INVENTARIO).
    9. Efetuar a distribuição de saldos para o endereço virtual INVENTARIO cadastrado.
    10. Gerar o plano mestre de inventário.
    11. Realizar contagem ou importar.
    12. Efetuar o acerto de inventário.
    13. Efetuar a verificação dos saldos de endereço.