As informações solicitadas são: Descrição Descrição do processo. É possível editar a descrição previamente inserida para o processo. Instruções Instruções que auxiliem o entendimento do processo de quem vai utilizá-lo. Ao preparar as instruções de uma atividade ou de um processo, é comum precisar buscar informações de outros arquivos ou sites. A plataforma possui o conceito de hiperlink que permite incluir acessos para documentos da plataforma e também para endereços na Internet por intermédio de documentos externos, evitando a replicação de informações e facilitando a navegação. Para isso, é necessário inserir a tag [WD:999999], onde 999999 deve ser substituído pelo código do documento na plataforma. Tags Rótulos atribuídos ao processo para facilitar a busca posteriormente. As tags funcionam como palavras-chave e permitem etiquetar o processo de maneira mais informal e pessoal. É possível encontrar o processo por navegação ou na busca. Inserir com ou sem o caractere "#" para ativar o auto complete das tags no campo de tags. O auto complete exibe uma lista suspensa com as cinco tags mais utilizadas a partir dos caracteres digitados depois do caractere "#". Para inserir uma tag a partir do auto complete, basta selecioná-la e pressionar Enter. Para incluir uma nova tag, basta digitá-la e pressionar Espaço. Ativo Quando assinalado, determina o processo está ativo na plataforma. Nesse caso, a última versão liberada do processo estará disponível para utilização em Iniciar solicitações. Caso contrário, o processo não é exibido nessa área. Público Quando assinalado, determina que as solicitações desse processo podem ser consultadas por qualquer usuário da plataforma. Caso contrário, somente pelo solicitante, os usuários que participaram do processo ou os usuários com o perfil de administrador gestores do processo. podem efetuar consultas nas solicitações desse processo.
Categoria Categoria à qual o processo será relacionado. Esse campo é opcional e serve para agrupar processos em categorias. Dessa forma, em Iniciar solicitações os processos são agrupados em pastas e subpastas que representam suas categorias e subcategorias, facilitando a sua localização pelos usuários. Para incluir uma subcategoria, basta apenas inserir a categoria, um ponto e a subcategoria. Exemplo: categoria RH e subcategoria Benefícios: RH.Benefícios. Complementar solicitações Quando habilitado, determina que é possível incluir complementos em forma de comentários ou anexos em solicitações desse processo. Quando o recurso está habilitado, o botão correspondente é identificado com Sim. Os complementos em solicitações permitem que um usuário adicione comentários ou anexos em uma solicitação aberta sendo ou não responsável pela tarefa corrente com a finalidade de evitar comunicação por outros meios que não ficarão registrados no histórico do processo. Disponível para mobile Quando habilitado, determina que o processo pode ser executado no aplicativo mobile da plataforma. Ao ser habilitado, o botão correspondente é identificado como Sim e fica preenchido na cor verde. Quando desabilitado, determina que não é possível utilizar o processo no aplicativo da plataforma. Ao ser desabilitado, o botão correspondente é identificado como Não. Volume Volume no qual serão armazenados os arquivos, como anexos, adicionados às solicitações do processo. São exibidos para seleção apenas os volumes do tipo Default e Anexo workflow. Gestor Mecanismo utilizado para atribuição de um gestor para o processo. São exibidos apenas os tipos de mecanismo de atribuição que podem ser utilizados para definir o gestor do processo, sendo que ele será definido com base no mecanismo escolhido. O gestor do processo tem o poder de representar qualquer um dos demais usuários envolvidos no fluxo. Quando o gestor do processo realizar algum tipo de movimentação, em nome de um outro usuário, um informativo a esse respeito é adicionado ao histórico das movimentações de processo. O gestor do processo também pode receber notificações de acompanhamento da atividade. As opções disponíveis são: - Atribuição por associação: quando selecionada, determina que os gestores do processo serão os usuários resultantes da junção de grupo, papel e/ou usuário específico;
Atribuição por campo de formulário: quando selecionada, permiti escolher um campo do formulário que irá definir o prazo da tarefa que se está alterando a propriedade; Atribuição por executor de atividade: quando selecionada, determina que a atividade será enviada para o executor de uma determinada atividade anterior do processo;
Painelinfo |
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A partir de agora, sempre que editar as propriedades de um processo e alterar o Gestor, o cache atual será limpo e um novo cache de atualização será criado no Agendador de tarefas. Com isso, as atualizações serão aplicadas em blocos de forma que não sobrecarregue o servidor. Assim, em pouquíssimo tempo a central de tarefas e a consulta de solicitações serão atualizadas. Os mecanismos que geram o cache são os do tipo Atribuição por associação, Atribuição por campo de formulário e Atribuição por executor de atividade. Para maior compreensão, acesse o release Atualização Liquid (1.6.5) e veja o vídeo explicativo. |
- Atribuição por grupo: quando selecionada, determina que os gestores do processo serão todos os usuários que pertencem a um grupo;
- Atribuição por papel: quando selecionada, determina que os gestores do processo serão todos os usuários que pertencem a um papel;
- Atribuição por usuário: quando selecionada, determina que o gestor do processo será um usuário específico.
Expediente Expediente cadastrado na plataforma ao qual o processo será relacionado. O expediente é utilizado para os cálculos de prazos e atrasos das atividades de processo. Por exemplo, se o expediente informado foi configurado como sendo de segunda à sexta das 8:00h às 18:00h e existe uma atividade com duração de 1 hora que foi criada às 17:30h de uma terça, seu prazo de conclusão será quarta às 8:30h em decorrência do Expediente. O expediente selecionado será utilizado para todas as atividades do processo em questão, exceto as atividades que possuem expediente próprio configurado. Prazo de expiração Prazo que indica que no tempo configurado pelo usuário, a solicitação ficará disponível até expirar. Após expirado, será enviada uma notificação informando que o prazo foi atingido. Prazo de aviso Prazo que indica que no tempo configurado pelo usuário, será emitida uma notificação informando o status da solicitação até atingir o prazo de expiração. Informações |
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A configuração do Prazo de expiração e Prazo de aviso se referem ao controle do SLA. Exemplo: Ao configurar um processo com Prazo de expiração para daqui a 5 horas, deve-se preencher da seguinte forma: 005:00. Na configuração do Prazo de aviso, se desejar receber uma notificação 10 minutos antes da solicitação expirar, deve-se preencher da seguinte forma: 000:10. Isso garantirá que somente no período definido no Prazo de aviso, as notificações serão recebidas. Ou seja, até as 04 horas e 50 minutos a solicitação ficará em aberto, após isso, entrará no período "Em alerta" e receberá as notificações (conforme configurado no Agendador de tarefas) até atingir o prazo de 10 minutos. Ao chegar em 5 horas, uma única notificação será enviada, informando que a solicitação expirou e passará para o status "Expirado". |
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