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Acessando/Manipulando arquivos, pastas e artefatos no disco do ambiente












Arquivos utilizados pelo SmartERP

Devido a arquitetura do produto PROTHEUS, há a necessidade de gravamos algumas informações importantes dentro de um volume, para que o ERP e os usuários possam acessar e manipulá-los. Para isto, o ambiente possui a funcionalidade de acesso aos servidores através de um client Estes arquivos ficam salvos em um volume para que sejam acessados via ERP ou FTP.

Dentro deste serviço, o cliente poderá acessar algumas pastas para coletar do disco, gravamos dados como: logs, arquivos de integração como o BI e CAROL, acesso ao RPOCUSTOM e RPO de Formulas (gerado pelo ambiente (Integração com o GIT) e ter acesso ao ) e os arquivos de instalação do Protheus como o Protheus_data, onde o Microsiga Protheus reúne uma série de artefatos para o funcionamento das mais diversas aplicações do ERP.

Protheus_data

A Protheus_data contém arquivos de configuração de diversos módulos, imagens, arquivos para execução web e arquivos para geração de obrigações acessórias da área fiscal, financeira e contábil, além de pastas para a recepção e envio de arquivos para algumas integrações.

Dentro deste cenário, é importante destacar a importância do Protheus_data e o extremo cuidado ao manusear os arquivos desta estrutura, uma vez que possui elementos fundamentais para o funcionamento do Microsiga Protheus

É possível dentro do Protheus_data  incluir, alterar, inserir e manipular arquivos e pastas pelos usuários que possuírem as credencias de FTP obtidas pelo T-Cloud

Em razão disso e  afim de manter um ambiente saudável no SmartERP, mantemos um controle de todos os artefatos que compõem a estrutura padrão do produto para que os mesmos sejam atualizados dentro do ciclo de atualizações, e para que em caso de alterações que comprometam o funcionamento padrão, estes arquivos possam ser restabelecidos para a versão original atualizada. 

É possível que em alguns casos, seja necessário preservar alterações ou dados inseridos pelo cliente em arquivos e artefatos da estrutura padrão do produto. Nesta situação é imprescindível que estas alterações sejam realizadas via GIT, para que o ambiente controle o versionamento das manutenções e mantenham as alterações realizadas pelo cliente, assim, mesmo que hajam atualizações realizadas no ciclo de atualizações do produto estes arquivos não serão sobrepostos. 

Você encontrará mais informações sobre GIT em:  8. SmartERP Protheus - Personalização do ambiente

Acessando/Manipulando arquivos, pastas e artefatos no disco do ambiente SmartERP

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titleColetando arquivos de log via logserver

Disponibilizamos dentro do ambiente, o endereço para realizar o acesso direto aos arquivos de logs gerados pelo SmartERP Protheus. 

O endereço pode ser encontrado em seu painel TCLOUD¹ (inicia com logserver-cxxxxx) e os acessos são os mesmos utilizados para acessar o FTP².


¹ 4. SmartERP Protheus - Painel Gestão do Ambiente

² O usuário é o nome da topologia e a senha é a mesma do FTP que pode ser coletada no item Coletando usuário e senha do SFTP

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titleAcessando dados via SFTP

O SmartERP Protheus possui a funcionalidade de acesso aos servidores através de um client FTP.

FTP (File Transfer Protocol) é um Protocolo de Transferência de Arquivos gratuito que pode ser usado para navegar, criar, excluir e editar todos os arquivos que estão armazenados em uma conta de hospedagem.

Como sugestão, utilizaremos o FileZilla para realizar o acesso ao ambiente.

O FileZilla é um programa de código aberto e está disponível em praticamente todos os sistemas operacionais existentes. Incluindo o Windows, Linux, Mac OS, BSD e outros.

Independentemente da plataforma utilizada, a ferramenta traz muita praticidade a desenvolvedores e donos de sites.

Deck of Cards
id01
Card
id01
labelDownload do FileZilla
  1. Acesse o site oficial do FileZilla.
  2. As duas opções de download são Download FileZilla Client e Download FileZilla Server. Atente-se para escolher a opção Client, que é a adequada para o seu caso.
  3. Você será redirecionado para outra tela. Novamente, clique em Download FileZilla Client.
    NOTA: Se você está em um dispositivo com outro Sistema Operacional que não seja o Windows, abaixo existe a opção de download do arquivo para cada plataforma específica.
    Uma janela vai surgir e você poderá escolher entre a versão grátis e a versão PRO do FileZilla. Para baixar a versão grátis, clique em Download.
    Aguarde até que o arquivo seja "baixado".


Card
id02
labelInstalação do FileZilla
  1. Execute o arquivo que realizamos o download para instalar FTP.
  2. O programa vai solicitar que você concorde com os Termos de serviço e Política de privacidade do software. Sendo assim, clique em I Agree.
  3. Clique no botão Next para dar continuidade à instalação.
  4. Em algum ponto, você deverá ver recomendações de instalação de programas como o Avast Antivírus e o WebAdvisor. Se você não deseja instalar o software, desmarque a caixa e clique em Next.
  5. Em seguida, o programa será instalado no computador. Para concluir, clique em Finish.


Card
id03
labelAcesso ao FileZilla

Após a instalação, será apresentado o software para acesso aos dados de sua instalação.



















  • No campo Host, informe o endereço de acesso ao SFTP.
  • No campo Nome do usuário, informe o código do ambiente que deseja acessar.
  • No campo Senha, informe a senha coletada pelo Portal T-CLOUD. 
  • No campo Porta, informe o numero 22.


Exemplo de conexão com o ambiente:


Card
id04
labelCópia dos dados do Ambiente

Acesse o ambiente e localize a pasta que deseja copiar as informações.

Caso deseje copiar um arquivo para sua máquina, localize a pasta (crie) e copie os dados para ela.


















Informações

Os dados podem ser copiados para a sua máquina local a qualquer momento. Porém, se o mesmo estiver em uso, será exibida uma mensagem de erro que não há permissão.

Aviso

Você não terá acesso à algumas pasta dentro do Protheus_data para realizar a gestão dos artefatos dentro do ambiente. As pastas com bloqueio são:

  • protheus_data/systemload
  • protheus_data/smart
  • protheus_data/profile
  • protheus_data/web        
  • protheus_data/http-root
  • protheus_data/db_tmp
  • protheus_data/db_sys
  • protheus_data/brdcast

Estas pastas são de controle do ambiente e sofrem alterações a cada manutenção realizada pelo time de infraestrutura.

Caso algum software de terceiros precisa de acessos para cópia de arquivos dentro do ambiente, solicitamos que utilizem a pasta SHARED, pois a gestão do ambiente ficará mais fácil.

Alguns cuidados e regras devem ser observados para o uso destas pastas:

  1. Recomendamos que utilize o FTP  apenas para manipular arquivos e/ou pastas que NÃO fazem parte do conjunto padrão de artefatos do Microsiga Protheus. Manipulações realizadas neste artefatos serão sobrepostos nos ciclos de atualização do produto;
    1. Caso seja necessário a customização de algum arquivo de configuração, recomendamos utilizar a estrutura do GIT, pois ficará versionado e garantimos que não haverá perda de informações.
  2. Não guarde aquivos grandes dentro do FTP, pois isto gerará um custo adicional ao ambiente;
  3. Não apague artefatos do ambiente que compõem a sua instalação padrão. Este processo poderá acarretar em custos para recuperação dos dados dos backups.






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