Páginas filhas
  • Instalação do Compilador - Client

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

...

Instalando bibliotecas de Runtime

 

O processo de instalação das bibliotecas de  Runtime  do  Intellector  é muito simples, para iniciá-lo, identifique o local do instalador das bibliotecas e dê duplo clique.

   
   Confirme a continuação do processo de instalação.   
    
    Após escolher o idioma, será exibida a tela de boas-vindas do assistente de instalação das bibliotecas de Runtime. Clique no botão "Avançar" para continuar o processo de instalação. 
 
     
  Clique no botão "Procurar" e informe a localização onde as bibliotecas de Runtime devem ser instaladas.   

    
     
   Clique em “Sim” para confirmar a criação do diretório onde as bibliotecas de Runtime devem ser instaladas.    
 
    
    
  O programa de instalação está pronto para começar a instalação das bibliotecas de Runtime no computador. Clique em "Instalar" para iniciar a instalação.
   
  
 A instalação pode ser abortada através do botão" Cancelar". Tela de confirmação de cancelamento será exibida.  
     
  
  Aguarde enquanto o programa de instalação instala as bibliotecas de Runtime no computador.  
    
   
  O Programa de Instalação irá finalizar a instalação das bibliotecas de Runtime com sucesso. Selecione o botão "Concluir" para sair do Programa de Instalação.   
 
 Configurando o path do Runtime no Windows
      
  Após a instalação das bibliotecas deverá ir na opção “Sistema” do painel de controle do Windows.     
    
   
  
 


 Selecionar a opção “Configurações avançadas de sistema”.    


  
  Na aba "Avançado", clicar no botão “Variáveis de Ambiente”.    
   
    
   Em "Variáveis do sistema", selecionar  "Path" e clicar no botão “Editar”.       
   
 
  Acrescentar o caminho onde foram instaladas as bibliotecas no final do Path  e clicar no botão "OK”.    

 Instalando o Compilador
 
 O processo de instalação do Intellector é muito simples, para iniciá-lo, identifique o local do instalador e dê duplo clique. 
   
    
  Após selecionar o instalador, será exibida uma mensagem de confirmação para a continuação do processo de instalação do compilador. Clique no botão "Sim".    
   
     
   Escolha o idioma a ser utilizado durante a instalação do compilador e selecione o botão OK.    
   
  
   Após escolher o idioma, será exibida a tela de boas-vindas ao assistente de instalação do compilador. Clique  no botão "Avançar" para continuar o processo de instalação.     

   
  Na tela “Tipo de Instalação” o usuário pode selecionar "Atualizar uma versão existente" ou "Instalar uma nova versão do Compilador". O processo de atualização de versão será explicado posteriormente.  Para  Para prosseguir no processo de instalação selecione a opção, “Instalar uma nova versão do Compilador” e clique em "Avançar".     
   
    
   Clique no botão "Procurar" e informe a localização onde o compilador de políticas do Intellector deve ser instalado.      

     

    Na tela “Criação de repositório”  o usuário pode criar um novo repositório ou utilizar um repositório existente. Para criar um novo repositório selecione a opção “Criar um novo repositório”. Clique em "Avançar" para continuar.     

   
   
  Para utilizar um repositório existente selecione a opção “Utilizar um repositório existente”. Clique no botão "Procurar" e informe a localização onde o repositório desejado se encontra. Após escolher o repositório desejado, clique em "Avançar" para continuar.   
     
   
  Após decidir entre "Criar um novo repositório" ou utilizar um "Repositório existente", o próximo passo é informar a pasta onde o programa de instalação irá criar os atalhos do programa. Caso não queira criar atalhos, basta selecionar a opção  “Não criar uma pasta no Menu Iniciar”.
  Clique em  "Avançar" para prosseguir no processo de instalação.  
   
   
   O programa de instalação está pronto para começar a instalação do compilador de políticas no computador. Na tela “Pronto para Instalar” é possível visualizar configurações do compilador. Clique em "Instalar" para iniciar a instalação.    
 

A instalação pode ser abortada através do botão "Cancelar". Na tela de confirmação de cancelamento poderá cancelar ou não o processo.  

      
    
   A instalação do ODBC do Firebird está integrada ao Setup do Compilador. Quando ela aparecer, aceite a instalação selecionando o botão "Next".
   Entretanto, a instalação do ODBC só irá aparecer se não existir outro instalado anteriormente. Além da instalação do ODBC também é configurado o DSN (Databse Source Name). Sem o Firebird o compilador não irá funcionar. 
                    
    
   É necessário aceitar os termos de contrato para continuar a instalação. Marque a opção “I accept the agreement” e clicar no botão" Next".  
 
                                   
    
   Avisos, termos e condições de uso serão exibidos. Leia essas informações e clique no botão "Next" para prosseguir na instalação do Firebird.     
                                   
    
   É necessário informar o local onde o ODBC do Firebird será instalado. Recomendamos o local default, entretanto, se o usuário desejar instalar em outra pasta, basta clicar no botão "Browser" para efetuar a escolha.   
                         
   
  Selecione os componentes a serem instalados. Recomendamos deixar selecionada a opção default. 

 

Dica
 A opção default seleciona todos os componentes disponíveis para instalação.

 

    
                              
  
  Use o botão "Browser" para selecionar o local onde devem ser instalados os atalhos do programa ou use a opção default. Para continuar, clique no botão "Next".     
                                    
      
  O programa de instalação está pronto para começar a instalação do ODBC do Firebird. Na tela “Ready to Install” é possível visualizar as configurações do Firebird. Clique em "Install" para iniciar a instalação.    
                             
   
  Aguarde enquanto o Setup instala o ODBC do Firebird no computador.   
                              
    
  Leia as informações adicionais e clique no botão "Next".   
                                          
   
  Instalação do Firebird  realizada com sucesso. Marque o check box “view Readme.txt” caso deseje que o arquivo README  seja exibido quando a tela for encerrada. Clique em "Finish para encerrar o "Setup".    
                                 
   
  Após a instalação do ODBC do Firebird será retomada a instalação do Compilador. Aguarde enquanto o programa de instalação instala o compilador de políticas no computador.   

      

   O Programa de Instalação irá finalizar a instalação do Compilador de políticas com sucesso. Clique no botão "Concluir" para sair do Programa de Instalação.     

     
    Atualizando uma versão existente
  

    O processo de atualização do Compilador é um processo simples e rápido quando a tela exibida no slide for apresentada, selecione a opção “Atualizar uma versão existente” e clique em "Avançar".

 

                                         

   Nesse momento, escolha a pasta onde está instalada a versão que deseja atualizar. Clique em "Avançar".     
                              
   
  Se o usuário escolher uma pasta onde não exista uma instalação anterior, uma notificação será exibida.     
                                          
   
  O programa de instalação está pronto para começar a atualização do compilador de políticas no computador. Clique em "Instalar" para iniciar a instalação.     
                                 
  
   Aguarde enquanto o programa de instalação atualiza o compilador de políticas no computador.    
                             
     
   O Programa de Instalação irá finalizar a atualização do Compilador de políticas com sucesso. Clique no botão "Concluir" para sair do Programa de Instalação.   
    
  Executando o Compilador
    
  Após a instalação do Compilador nenhum ajuste na configuração será necessário, basta clicar no ícone da aplicação e usar. Para a primeira execução, use o usuário admin e a senha tools01. Esse usuário e senha devem ser substituídos para evitar acessos indesejáveis.    
    
  Importação da Base Legada
 
  A tela apresentada no slide somente aparece na primeira execução do compilador após a instalação. Nessa tela ocorre a pergunta se existe alguma base legada do SQL AnyWhere para ser migrada para essa nova versão.
  O arquivo editor.ini aponta para essa base legada. Caso esse arquivo exista e se deseje fazer a migração, nesse momento, escolha a opção "Não", para a aplicação não ser iniciada, copie editor.ini para o diretório da aplicação atual, e reinicie a aplicação. O sistema dessa forma fará a importação sem fazer a pergunta novamente. Se confirmada, clicar no botão "Sim", para não fazer a importação, essa mensagem não aparecerá novamente.   
   
  Tela Principal da Aplicação


  Após a validação de usuário e senha, a aplicação será disponibilizada para a edição de políticas, ou para a pesquisa de políticas existentes.     
    
  Substituindo Usuário e Senha

   Como foi dito anteriormente, usuário e senha devem ser substituídos para evitar acessos indesejáveis. Para iniciar o processo de substituição do usuário e da senha, acesse o menu “Arquivo” e selecione a opção “Usuários”Usuários”.    

   

                  

    
  A página para configuração de Usuários será aberta.   
                      
  
  Selecione a opção “Inclui” no menu “Registro” ou no menu vertical de ícones. Ao selecionar a opção “Inclui”, uma nova linha é adicionada na tabela para permitir a inserção de um novo registro.   
                          
     
   Preencha os campos com dados válidos e selecione a opção “Grava” no menu “Registro” ou no menu vertical de ícones.  
                         
    
  Selecione a opção “Permissões” no menu vertical de ícones.   
                               
   
   A tela “Associação de Ações” será exibida. Arraste a função “compilador” da coluna “Funções não Autorizadas” para a coluna “Funções Autorizadas” e selecione a opção “Grava”.   
                                 
    
  Selecione a opção “Fecha” no menu “Registro” ou no menu vertical de ícones para retornar à tela principal da aplicação. Na próxima vez que a aplicação for executada, o novo usuário cadastrado poderá ser utilizado para realizar o acesso.