Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_ACGRRAT

Ação que deve ser tomada quando não for encontrado um grupo de conta para rateio dos itens do cálculo:
0 – Nenhuma;
1 - Alertar: ;
2 – Desfazer cálculo.

1
MV_ADINEM

Indica se será ou não adicionado o valor referente ao INSS embarcador de um contrato/RPA ao valor do documento a ser integrado com o Recebimento Datasul:
1 - Sim: realiza realiza a soma do valor e integra ao Recebimento o valor do frete mais o valor do INSS Embarcador.;
2 - Não: não realiza a soma do valor do INSS embarcador e integra somente o valor de frete ao Recebimento.

2
MV_AMBCTEC

Indica qual ambiente da Neogrid o TSS deve utilizar para a solução TOTVS Colaboração para o recebimento da CT-e:
1 - Produção. ;
2 - Homologação.

2
MV_AMBICOL

Indica qual ambiente da Neogrid o TSS deve utilizar para a solução TOTVS Colaboração para o recebimento da NF-e:
1 - Produção. ;
2 - Homologação.

2
MV_APRTAB

Haverá controle de aprovação de tabela de frete:
1 - Sim;
2 - Não.

2
MV_APRCOP

Execução do envio automático para aprovação, após o Registro Comparativo:
0 - Não enviar;
1 - Automático;
2 - Perguntar.

Este parâmetro somente será habilitado quando o parâmetro Controle de Aprovação estiver parametrizado como Sim.

1
MV_APUIRF

Indica se a apuração da base de cálculo de IRRF do contrato autônomo incluirá os contratos somente da filial do Contrato ou de todas as filiais do sistema:
1 - Centralizado;
2 - Por filial.

2
MV_ATUCTRCDefine se conhecimentos relativos a nota de entrada serão atualizados no módulo fiscal pelo GFE.
Neste campo o usuário deverá informar como será realizado a integração do Documento de Frete de Entrada (Documento de frete relacionado a uma nota fiscal de entrada).
Quando a opção "1-Atualiza pelo GFE" estiver preenchida, a situação da integração com o Fiscal do documento de frete ficará como "Não Enviado" e o usuário terá a opção de realizar esta integração pela opção "Atualizar fiscal erp".
Quando a opção "2-Atualizada pelo Recebimento" estiver preenchida, a situação da integração com o Fiscal do documento de frete ficará como "Não se aplica" e o usuário não terá a opção de realizar a integração pela opção "Atualizar fiscal erp" pois esta integração será realizada automaticamente quando o Documento for integrado com o Recebimento do ERP pela opção "Atualizar aprop desp erp".
Este campo poderá ser preenchido com as seguintes opções:
1-Atualiza pelo GFE;2-Atualiza pelo Recebimento;

Indica qual será o sistema responsável pela atualização da nota de rateio no Fiscal:

Atualiza pelo GFE: determina que o GFE é responsável por efetuar o envio e integração das informações do módulo Fiscal do ERP Datasul. Essa opção é mais voltada para empresas que tenham a característica fiscal de não precisar ratear o valor da apropriação das despesas de entrada. Nesse caso, o conhecimento de transporte está vinculado a notas com as mesmas finalidades de compra (matéria-prima para industrialização, materiais para uso e consumo, etc). Caso essa característica não seja atendida, é mais indicado a opção de atualizar pelo recebimento, evitando assim possíveis diferenças que ocorrem devido as características de integração de cada módulo e recálculo de valores.

Atualiza pelo Recebimento: determina que o módulo Recebimento do ERP Datasul será responsável pela integração com o módulo Fiscal. Essa opção é voltada para empresas que tenham a característica fiscal de precisar ratear o valor da apropriação das despesas de entrada. Nesse caso, o conhecimento de transporte está vinculado a notas com finalidades de compra diferentes.

Para que a atualização pelo recebimento ocorra corretamente, é necessário que o sistema esteja devidamente configurado para isso.

Veja a seguir como o GFE e o ERP Datasul devem ser configurados:

  • GFE

Na rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000), aba Integração Datasul, o campo Nota de Rateio no Fiscal deve estar igual a Atualiza pelo Recebimento;

Ao consultar um Documento de Frete (GFEA065), aba Integrações, o campo Sit Fiscal deve estar igual a Não se aplica, pois nesse caso, o documento de frete será atualizado no Fiscal, por intermédio da nota de rateio gerada no recebimento.

  • ERP Datasul

Na rotina Parâmetros do SIGAGFE (CD0089), aba Recebimento, o campo Atualiza Nota Rateio no Fiscal deve estar assinalado;

Na rotina Engine de Regras (CD0024), Engine de regras deve ser cadastrada de forma a atender as diferentes situações do Embarcador com relação a seus conhecimentos de frete entrada.

As seguintes variáveis estarão disponíveis para serem utilizadas no Engine:

VariávelTipo de DadoSignificado / Origem da Informação

nat-operacao

caractere

CFOP do documento de frete no GFE.
Cod-servico

inteiro

Código de tributação de ICMS no GFE.

Cd-trib-icm

inteiroCódigo de tributação de ICMS no GFE.

aliquota-icm

decimalAlíquota de ICMS do documento de frete no GFE.

nf-nat-oper

caractereNatureza de operação da nota de entrada.

l-iss

yes/noIndica se o conhecimento tem ISS.

l-ativo

yes/noIndica se a nota fiscal de entrada é uma nota de ativo imobilizado.

l-cons-final

yes/noIndica se a nota fiscal de entrada é uma nota para uso e consumo.

l-crdicms

yes/noIndica se a nota fiscal de entrada se creditou de ICMS.

l-difaliq

yes/no

Indica se a nota fiscal de entrada teve cálculo de ICMS Complementar.

l-nat-entrada

yes/noIndica que as notas ficais rateio serão geradas com a natureza da nota fiscal de entrada.

UfOrigem

caracterEstado de origem do fornecedor da nota de entrada.

UfDestino

caracterEstado do estabelecimento que recebeu a mercadoria.

Os tipos de retornos possíveis são:

Variável

Tipo de DadoSignificado/origem informação
nat-operacao


caractere


Natureza de operação resultante, com a qual será gerada a nota de rateio.

natur-oper
natureza

cod-serviço

inteiroCódigo do serviço da nota de rateio.

l-nat-entrada

yes/noIndica se é utilizada a natureza da nota fiscal entrada para a natureza de rateio.

Na rotina Natureza de Operação (CD0606) devem ser cadastradas as naturezas de operação para as notas de rateio, conforme as diferentes situações fiscais: diferencial de alíquota, crédito de impostos, entre outros. É a partir desse cadastro que o sistema passa a considerar os cálculos diferentes entre as notas de rateio. É necessário que para cada uma das naturezas de Nota de Rateio a serem utilizadas na integração com o SIGAGFE esteja assinalado o campo Gera Obrigações Fiscais, na aba Atualizações.

1
MV_AUDINF

Indica como será realizada a auditoria do frete combinado:
1 - Auditar normalmente;
2 - Exigir aprovação.

1

B

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_BASINSPercentual sobre os rendimentos brutos que define a base de cálculo do INSS, parte autônomo.20
MV_BASIRFPercentual a ser aplicado sobre o valor bruto do contrato com autônomo, para definir a base de cálculo do IRRF.40

...

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_CADERP

Origem dos cadastros (Emitente, Grupo de Emitentes, Cidades e Contas Contábeis):
1 - ERP: essa opção desabilita a inclusão, eliminação e alteração de alguns dados nos cadastros de Emitentes, Cidades e Contas Contábeis.
2 - SIGAGFE.


2
MV_CADFRO

Informa se integra GFE com Frotas.
Este campo poderá ser preenchido com as seguintes opções:
1-Manutenção Frotas;
2-SIGAGFE; 

  • Quando este campo estiver configurado com a opção "1-Manutenção Frotas" indica que não será possível incluir ou excluir um registro do cadastro de Veículo. Outra tratativa é
que
  • não permitir alterar quando o tipo do proprietário for diferente de próprio.
  • Quando este campo estiver configurado com a opção "2-SIGAGFE", nenhuma restrição vai existir no cadastro de veículo. 
<em branco>
MV_CADOMS

Origem dos cadastros OMS (veículo, tipo de veículo e motorista):
1 - OMS: esta opção desabilita a inclusão, eliminação e alteração de alguns dados nos cadastros de Veículo, Tipo de Veículo e Motorista;
2 - SIGAGFE.

1
MV_CALDEV

Alteração no valor do frete de cálculo de devolução:
1 - Permite alterar;
2 - Não permite alterar.

1
MV_CALSER

Alteração no valor de frete de cálculo de serviço:
1 - Permite alterar;
2 - Não permite alterar.

1
MV_CALREN

Alteração no valor de frete de cálculo de reentrega:
1 - Permite alterar;
2 - Não permite alterar.

1
MV_CDCLFR

Indica se os conhecimentos relativos a notas de entrada serão atualizados no módulo Fiscal pelo SIGAGFE:
1 - Atualiza pelo SIGAGFE: determina que o SIGAGFE será responsável por atualizar as informações no módulo Fiscal do ERP.
2 - Atualiza pelo Recebimento: determina que o módulo de Recebimento do ERP será responsável por atualizar as informações no módulo Fiscal, quando o documento de frete for atualizado.

1
MV_CDTPOP

Código de operação que será utilizado para os romaneios gerados pelo OMS Protheus e integrados ao SIGAGFE e para todos os romaneios criados no Protheus e que possuam cálculo automático. O tipo de operação informado deve ser previamente cadastrado e configurado no SIGAGFE.

1
MV_CFAGRUP

Indica se o agrupamento dos documentos de carga dos documentos de frete será considerado ou não na conferência de Faturas:
1 - Sim (valida se os documentos de carga dos documentos de frete da fatura são iguais aos documentos de carga dos cálculos da préPré-fatura).
2 - Não.

1
MV_CFCONPG

Indica se a data de vencimento das faturas será conferida ou não com a data de vencimento das pré-faturas, conforme parâmetros de frequência de pagamento dos transportadores:
1 - Sim (confere data de vencimento das Faturas);.
2 - Não.

1
MV_CFOFR1

Utilizado na importação de documentos de frete via EDI, quando o CFOP da emissão do documento começa com 5 (Venda de Frete Estadual).

<em branco>
MV_CFOFR2

Utilizado na importação de documentos de frete via EDI, quando o CFOP da emissão do documento começa com 6 (Venda de Frete Interestadual).

<em branco>
MV_CFOFR3

Código de Operação Fiscal (CFOP) de aquisição de serviço (ISS), no qual o Município da Filial é igual ao Município do Transportador.

<em branco>
MV_CFOFR4

Código de Operação Fiscal (CFOP) de aquisição de serviço (ISS), no qual o Município da Filial é diferente do Município do Transportador.

<em branco>
MV_CFPCVAR

Variação positiva ou negativa, em percentual, que o valor da fatura pode sofrer sem ser bloqueada pelo sistema.

0
MV_CFVLFAT

Indica se o valor da fatura será considerado ou não na conferência de Fatura:
1 - Sim (valida se o valor da fatura é igual ao valor da pré-fatura).
2 - Não.

2
MV_CFVLVAR

Variação positiva ou negativa, em valor, que o valor da fatura pode sofrer sem ser bloqueada pelo sistema.

0
MV_CRDPAR

Tributação de ICMS será:
1 - Total;
2 - Parcial.

1
MV_CRIRATCritério para o rateio do valor do frete entre os itens dos documentos de carga em todas as rotinas do sistema que requeiram essa operação:
1 - Peso mercadoria;
2 - Valor Mercadoria;
3 - Volume;
4 - Quantidade.
1
MV_CRIRAT2

Critério de rateio que deve ser utilizado para o rateio da diferença do frete mínimo por romaneio:
1 - Valor do frete;
2 - Peso carga;
3 - Valor carga;
4 - Quantidade itens;

5 - Volume carga. 

Essa informação somente será considerada quando na rotina Romaneios de Carga (GFEA050), o valor do frete não atingir o valor do frete mínimo definido para a Tabela de Frete (GFEA061). Nessa situação é necessário definir um critério que permita distribuir o valor necessário para atingir o valor de frete mínimo.

1
MV_CRIRAT3

Valor a ser considerado para o rateio da diferença do frete mínimo por romaneio:
1 - Diferença: considera para rateio o valor da diferença entre o frete mínimo e o valor do frete;
2 - Total Frete Mínimo: desconsidera o valor inicial de frete e inicia um novo rateio, considerando o valor total do frete mínimo.

1
MV_CDTIPOE

Código de Tipo de Ocorrência a ser usado nas importações via EDI para as Ocorrências de Entrega, quando o sistema estiver parametrizado para registrá-las.

<em branco>
MV_CHVNFE

Quando assinalado, será realizada a validação da chave do CT-e informada na digitação do documento de frete. Este parâmetro já é utilizado pelo ERP Protheus na digitação de notas de entrada e conhecimentos e, por isso, será aproveitado pelo GFE. Mais informações sobre a chave CT-e podem ser obtidas em:  Consulta Chave de CT-e na SEFAZ.

.F.
MV_COFIDIFPercentual a ser aplicado sobre o valor do frete para obtenção do valor do COFINS, quando o transportador contratado for optante pelo SIMPLES.0
MV_CONFALL

Indica se será ou não habilitada a confirmação de todos os documentos recebidos via TOTVS Colaboração:
S - Sim;
N - Não.

N
MV_CPDGFE

Condição de pagamento a ser considerada como padrão para ser utilizada no retorno do documento de frete do SIGAGFE.

000
MV_CRIVALIndica se realizará ou não uma validação, obrigando que a informação selecionada no critério de rateio seja informada ao menos em um item do documento de carga. Quando o critério de rateio for por peso, e o peso do item do documento de carga estiver zerado será considerado o valor do documento pela quantidade de itens rateáveis do documento como critério..F.

...

-Entrada;2-Financeira;3-Informada;
NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_DCABE

Indica se os valores detalhados do documento de frete devem ou não ser considerados na conferência:
1 - Sim (confere valores detalhados dos documentos de frete);
2 - Não.

1
MV_DCNEG

Os valores dos documentos de frete menores calculados pelo sistema não serão considerados como divergência na conferência. Este parâmetro vai definir se o documento de frete será aprovado ou se será bloqueado para auditoria quando for informado com um valor de frete menor que o frete calculado do documento de carga. Este campo poderá ser preenchido com as seguintes opções:
1-Aprovar;
2-Conferir.

1
MV_DCOUTOs dados gerais do documento de frete devem ser considerados na conferência. Quando este parâmetro estiver selecionado com a opção "1-Sim" indica que no momento da auditoria de frete (conferência entre o Documento de Frete digitado e o Cálculo do Documento de Carga) serão considerados as informações de Quantidade de Volumes, Peso Real, Peso Cubado, Volume e Volume dos Itens para conferência. As informações de Alíquota e Valor do imposto sempre será conferido independente da configuração de qualquer parâmetro. Este campo poderá ser preenchido com as seguintes opções:
1-Sim;
2-Não.
1
MV_DCPERCRepresenta qual o percentual máximo de tolerância entre o valor calculado pelo sistema e o valor do documento de frete na conferência. Sempre quando o valor total do frete informado no documento de frete estiver superior ao valor calculado do documento de carga e o percentual da diferença entre estes dois valores for maior que o definido neste parâmetro, o documento de frete será bloqueado para auditoria.09
MV_DCTOTOs valores totais do documento de frete devem ser considerados na conferência. Quando este parâmetro estiver selecionado com a opção "1-Sim" indica que no momento da auditoria de frete (conferência entre o Documento de Frete digitado e o Cálculo do Documento de Carga) será considerado a informação do Valor Total do frete para conferência. As informações de Alíquota e Valor do imposto sempre será conferido independente da configuração de qualquer parâmetro.  Este campo poderá ser preenchido com as seguintes opções:
1-Sim;
2-Não.
1
MV_DCVALRepresenta qual o valor máximo de tolerância entre o valor calculado pelo sistema e o valor do documento de frete na conferência. Sempre quando o valor total do frete informado no documento de frete estiver superior ao valor calculado do documento de carga e a diferença entre estes dois valores for maior que o definido neste parâmetro, o documento de frete será bloqueado para auditoria.<em branco>999
MV_DEDINS

Indica se o INSS, parte autônomo, será descontado da base de cálculo do IRRF:
1 - Descontar (deduz o valor de INSS Pessoa Física da base de cálculo do IRRF).

2 - Manter.

1
MV_DEDSES

Indica se o SEST/SENAT será descontado da base de cálculo do IRRF:
1 - Descontar (deduz o valor de SEST/SENAT da base de cálculo do IRRF);.
2 - Manter.

1
MV_DESGFE

Código da despesa de frete utilizada na integração de documentos de frete, é concatenado ao número referente ao Tipo, por exemplo Normal, será MV_DESGFE1

, Tipo Complementar de Valor será MV_DESGFE2, etc.

Não possui
MV_DESGFE1

Código da despesa de frete Código da despesa de frete utilizada na integração de documentos de frete com tipo Normal.

<em branco>
MV_DESGFE2

Código da despesa de frete utilizada na integração de documentos de frete com tipo Complementar de Valor.

<em branco>
MV_DESGFE3

Código da despesa de frete utilizada na integração de documentos de frete com tipo Complementar de Imposto.

<em branco>
MV_DESGFE4

Código da despesa de frete utilizada na integração de documentos de frete com tipo Reentrega.

<em branco>
MV_DESGFE5

Código da despesa de frete utilizada na integração de documentos de frete com tipo Devolução.

<em branco>
MV_DESGFE6

Código da despesa de frete utilizada na integração de documentos de frete com tipo Redespacho.

<em branco>
MV_DESGFE7

Código da despesa de frete utilizada na integração de documentos de frete com tipo Serviço.

<em branco>
MV_DFMLA

Aprovação de documentos de frete via MLA:
1 - Não integra;
2 - Integra com valor doc;
3 - Integra valor diferença prev/realizado.

1
MV_DIMRET

Valor calculado de ICMS deverá ser retido:
1 - Manter;
2 - Retirar.

1
MV_DOCSCOL

Indica os tipos de documentos que o TSS deve transmitir para a solução TOTVS Colaboração. As opções disponíveis são:
0 - Todos;
1 - NF-e;
2 - CT-e;
3 - NFS-e;

4 - Somente Recebimento.

0
MV_DRTLOG

Diretório no qual os LOGS de cálculos de frete, rateio contábil e integração EDI são gravados.

<em branco>
MV_DSCTB

Forma de contabilização dos fretes de vendas:
1 - Fatura de Frete (Financeiro): por fatura (o documento de frete integra com Obrigações Fiscais (OF);
2 - Documento de Frete (Recebimento): por documento de frete (o documento integra com o Recebimento e este integra com Obrigações Fiscais).

<em branco>
MV_DSDTAP

Critério para atribuição da data de transação no Financeiro:
1 - Data corrente;
2 - Data criação;
3 - Informada usuário.

<em branco>
MV_DSDTRE

Critério para atribuição da data de transação no recebimento:
1 - Data Corrente;
2 - Data Criação;
3 - Informada Usuário;
4 - Financeiro.

<em branco>
MV_DSEPRE

Espécie de Previsão

<em branco>
MV_DSEPRO

Espécie a ser considerada para a integração de provisão com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSESCO

Espécie a ser considerada para a integração de Contratos com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSESCT

Espécie a ser considerada para a integração de faturas avulsas com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSESIM

Quando assinalado, permite a exibição e eliminação de cálculos simulados pelo ERP na rotina Frete Combinadorotina Frete Combinado.

.F.
MV_DSESPF

Espécie a ser considerada para a integração de faturas com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSIACD

Código do INSS para integração de documentos de autônomos com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSIACL

Código da classificação do INSS para integração de documentos de autônomos com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSICCD

Código do ICMS Retido para os documentos de integração com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSICCL

Classificação do ICMS Retido para os documentos de integração com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSINCD

Código do INSS para integração de documentos de embarcadores com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSINCL

Código da classificação do INSS para integração de documentos de embarcadores com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSIRCD

Código do IRRF para os documentos de integração com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSISCD

Código do ISS Retido para os documentos de integração com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSISCL

Classificação do ISS Retido para os documentos de integração com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSIRCL

Classificação do IRRF para os documentos de integração com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSINTTV

Integra o cadastro do tipo de carga com o tipo de veículo:
1 - Sim;
2 - Não.

2
MV_DSSSCD

Código do SEST/SENAT para os documentos de integração com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSSSCL

Código da classificação do SEST/SENAT para os documentos de integração com o Financeiro.

<em branco>
MV_DSOFDT

Critério para atribuição da data de transação do documento fiscal:
1 - Entrada;
2 - Financeira;
3 - Informada.

  • Informa o critério para informação da data de transação fiscal. Este parâmetro tem como objetivo definir com qual data o Documento de Frete será integrado com o Fiscal. Esta integração ocorre para todos os tipos de Documento de frete (Saída, Entrada, etc...). Quando a opção "2-Financeira" estiver preenchida, o documento de frete só poderá ser integrado com o fiscal após a fatura relacionada a ele estiver integrado com o financeiro. Quando a opção "3-Informada" estiver preenchida, no momento do comando de integração será aberto um calendário com a data atual selecionada onde o usuário poderá confirmar ou alterar a data que o documento será integrado.
Este campo poderá ser preenchido com as seguintes opções:
1
MV_DSOFITCódigo do item Fiscal para integração com o Datasul. Neste campo o usuário deverá informar um Código do Item Fiscal que o Documento de Frete será integrado com o Fiscal do Datasul. Este código deverá ser válido no ERP Datasul. Este campo é de livre digitação e não será validado no momento da configuração do mesmo. Esta validação será realizada quando o Documento de Frete for integrado com o ERP Datasul. Este campo não possui opção de PESQUISA.<em branco>
MV_DTROMV

Data para liberação do Romaneio na partida da viagem:
1 - Dt. Criação;
2 - Dt. Liberação.

1
MV_DTULFE

Data do último fechamento contábil no Frete Embarcador, a qual serve para impedir novos provisionamentos dentro de um período já realizado. Essa data deve ser parametrizada pelo usuário.

<em branco>

E

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_EAIURLURL dos Web Services do TOTVS ESB.<em branco>
MV_EAIPORTPorta dos Web Services do TOTVS ESB.<em branco>WSCHANNELReceiver
MV_EMIPROIndica o emitente da tabela de frete utilizada para o cálculo de estimativa..<em branco>
MV_EMITMPIndica qual o tratamento a ser considerado para o código do emitente, quando o SIGAGFE possui integração com o ERP Protheus:
0 - CNPJ/CPF: determina que o CNPJ ou CPF do cadastro proveniente do ERP Protheus será considerado como código do emitente;
1 - Numeração Própria: determina que o código do emitente terá uma numeração única e sequencial, onde a identificação do cadastro do ERP Protheus pode ser efetuada por intermédio da rotina Cadastro de Emitentes de Transporte (GFEA015), campos Código ERP e Cód Compl. ERP.
  • Este campo somente é habilitado quando o parâmetro Modo Integração estiver definido como 1 - Direta.
  • A opção Numeração Própria somente está disponível após ser executado o compatibilizador.
  • Caso o SIGAGFE esteja em operação e em sua base existam emitentes cadastrados, ao alterar de CNPJ/CPF para Numeração Própria, será necessário executar a rotina de acerto GFEFIX08, que tem a função de refazer a integração de todos os cadastros existentes, onde todos passaram a ter uma numeração única e sequencial e os campos Código ERP e Cód Compl. ERP da rotina Cadastro de Emitentes de Transporte (GFEA015) serão atualizados.
  • Essa rotina de acerto também irá refazer todos os relacionamentos das movimentações do emitente em todas as tabelas, alterando o código antigo pelo novo código gerado.
1
MV_EMPBI

Código da empresa correspondente no Datasul BI para a extração das informações.
Regra de pesquisa por empresa:

  • Na seleção das informações será considerado esse campo Empresa BI, cadastrado com a filial que está sendo impressa.
  • Mantém a empresa que está sendo impressa.
<em branco>
MV_ERPGFE

ERP integrado ao Gestão de Frete Embarcador:
1 - Datasul;
2 - Protheus;
3 - RM;
4 - Logix;
5 - Outro.

A opção 3 - RM não é contemplada pelo produto padrão do TOTVS Logística Frete Embarcador, não existe pelo padrão a integração entre o módulo TOTVS Logística Frete Embarcador e o ERP RM. Esta opção tem o intuito de atender o desenvolvimento de integração realizado de forma específica.

2
MV_ESCPED

Opção para permitir a geração de TES diferenciada para os valores de pedágio na integração dos Documentos de Frete com o Fiscal ERP Protheus:
1 - Sim: ao integrar o Documento de Frete com o Fiscal serão geradas automaticamente duas linhas com o mesmo produto, porém com TES diferenciadas.
2 - Não: não gera TES diferenciada para os valores de pedágio no momento da integração.
A parte tributada segue as regras já existentes no sistema e a porção referente ao pedágio irá atribuir a TES indicada no cadastro de TES Inteligente com o 
Tp Operação igual a "TA".

2
MV_ESCTABIndica o critério para seleção de tabelas. Quando for realizado o cálculo do frete do romaneio e o sistema encontrar mais de uma tarifa para o documento de carga será aberto uma tela para o usuário escolher a tarifa de cálculo quando este parâmetro estiver selecionado como "1-Pelo usuário" ou será escolhido de forma automática quando este parâmetro estiver selecionado como "2-Menor valor de frete ou 3-Menor prazo de entrega".
Este campo poderá ser preenchido com as seguintes opções:
1-Pelo usuário;
2-Menor valor de frete;
3-Menor prazo de entrega.
1
MV_ESCTBATEscolhe o critério para seleção no cálculo automático do romaneio. O cálculo automático é definido na rotina Cadastro de Tipo de Documento de Carga (GFEA041), por intermédio do campo Cálculo Frete. Quando for realizado o cálculo do frete automático do romaneio e o sistema encontrar mais de uma tarifa para o documento de carga será escolhido de forma automática o menor valor de frete quando este parâmetro estiver selecionado como "1-Menor valor de frete" ou o menor prazo de entrega quando este parâmetro estiver selecionado como "2-Menor prazo de entrega". Este campo poderá ser preenchido com as seguintes opções:
1-Menor valor de frete;
2-Menor prazo de entrega.
1
MV_ESPDF1Espécie de Documento de Frete padrão com ICMS, utilizado na importação de documentos de frete via EDI. 
  • Essa espécie é utilizada pelo programa Importação de EDI CONEMB (GFEA115), quando o valor de ICMS for maior que 0 (zero).
  • O valor do ICMS no arquivo fica localizado no registro 322, campo 11, posição 81.
CTRC
MV_ESPDF2

Espécie de Documento de Frete padrão com ISS utilizado na importação de documentos de frete via EDI.

  • Essa espécie é utilizada pela rotina Importação de EDI CONEMB (GFEA115), quando o valor de ISS for maior que 0 (zero).
  • O valor do ISS no arquivo está localizado no registro 329, campo 4, posição 24.
CTE
MV_ESPDF3

Espécie diferenciada, com o objetivo de separar os Conhecimentos de Fretes tradicionais dos Conhecimentos de Fretes Eletrônicos (CT-e).

  • Essa espécie é utilizada pelo programa Importação de EDI CONEMB (GFEA115), quando informado a chave do CT-e.
  • Atualmente o padrão Proceda na versão 3.0 não contempla a chave do CT-e na importação CONEMB. Dessa forma, para cada emitente é necessário definir a posição do CT-e no registro 322.
  • Para mais detalhes consulte a rotina Cadastro de Emitentes de Transporte (GFEA015), pasta Transportador, campo Posição CT-e.
CTRC
MV_ESPDF4Espécie do documento de frete de subcontratação. Se aplica a situação dos Operadores Logísticos onde há subcontratação de outras transportadoras.<em branco>

F

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_FATGFE

Indica se a geração de Nota Fiscal deve ou não ser interrompida, quando ocorrer alguma inconsistência de validação na integração com o SIGAGFE:
1 - Sim;
2 - Não.

1
2
MV_FILBI

Código da filial correspondente no Datasul BI para a extração das informações.
Regra de pesquisa por filial:

  • Na seleção das informações será considerado esse campo Filial BI, cadastrado com a filial que está sendo impressa.
  • Mantém a empresa que está sendo impressa.
<em branco>
MV_FTMLA

Aprovação de faturas via MLA:
1 - Não integra;
2 - Integra com valor doc;
3 - Integra valor diferença prev/realizado;
4 - Integra após aprovação no GFE (liberação de pagamento).

1

G

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_GFE001

Ação do usuário sobre Documentos de Carga com origem ERP:

1 - Nenhuma;
2 - Somente cancelar;
3 - Cancelar e eliminar.

1<em branco>
MV_GFE002

Indica se permite ou não a integração de itens, agrupados por item de transporte, melhorando a performance em clientes com grande quantidade de itens e que não necessitam ter a visão analítica por item.

  • Critério de agrupamento:
  • Classificação de Frete;
  • Unidade de Negócio;
  • Rateio Contábil (Sim/Não);
  • Tipo de Item;
  • Trib. PIS/COF (Sim/Não);
  • Credita ICMS (Sim/Não);
  • Critério de rateio (Parâmetro do módulo).
  • Critério de Rateio (Parâmetros do módulo) considera apenas os seguintes campos: GW8_INFO1, GW8_INFO2;, GW8_INFO3, GW8_INFO4, GW8_INFO5 e GW8_CFOP.

  • Se o campo Item do Documento de Carga (GW8_ITEM) fizer parte do critério de rateio, o parâmetro Integração por Item de Transporte (MV_GFE002) é anulado e não ocorre o agrupamento.
  • Na rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000) somente é possível visualizar o parâmetro Integração por Item de Transporte (MV_GFE002), sendo que a alteração é realizada no SIGACFG.
<em branco>
MV_GFE005

Execução do recálculo de um documento de carga que esteja vinculado a um Documento de Frete: 1 - Não permite recalcular. 2 - Permite recalcular somente com documento de frete não aprovado. Se o parâmetro permitir recalcular e os novos cálculos realizados forem efetuados corretamente será executada a conferência dos documentos de frete relacionados aos documentos de carga.

2
MV_GFE006

Configura a origem dos veículos utilizados para o cálculo: 1 - Sempre do romaneio; 2 - Do trecho quando preenchido.

1
MV_GFE012

Condição de relacionamento do documento de carga ao agendamento: 0 - Sem restrição; 1 - Em romaneio; 2 - Em romaneio liberado ou encerrado

2
MV_GFE013

Indica os valores em dias para a criticidade das requisições. Exemplo: 0-5 - Urgente; 6-8 - Alta; 9-999 - Normal

0-5/Urgente;6-8/Alta;9-999/Normal
MV_GFE016

Indica a data base utilizada para apuração do IRRF nos Contratos de autônomo: 1 - Data de criação; 2 - Data de vencimento.


MV_GFEAJDF

Identificação de como será realizado o ajuste de cálculo com Documento de Frete e/ou Lote de Provisão:
1 - Somente sem documento de frete e lote de provisão. 2 - Sem restrição.

1
MV_GFEBI01

Arquivo de configuração XML gerado pelo BI para o cubo Freight Expenses Fact.

<em branco>
MV_GFEBI02

Arquivo de configuração XML gerado pelo BI para o cubo Freight Expenses Fact.

<em branco>
MV_GFEBI03

Arquivo de configuração XML gerado pelo BI para o cubo Freight Expenses Fact.

<em branco>
MV_GFECPL

Método a ser utilizado como código do veículo: 1 - Sugerido pelo sistema; 2 - Placa do veículo.

2
MV_GFECVFA

Indica se o calendário para seleção do vencimento da fatura avulsa deve ser apresentado: 1 - Conforme cadastro emitente; 2 - Nunca; 3 - Sempre.

1
MV_GFECRIC

Valores de ICMS referentes a frete: 1 - Com direito a crédito; 2 - Sem direito a crédito.

1
MV_GFEEDIL

Tipo de geração do LOG de integração EDI: 1 - Não Gerar: não gera arquivo de LOG de integração. 2 - Normal: gera o arquivo de LOG. 3 - Modo Debug: gera o arquivo de LOG com informações técnicas destinadas a consultoria e suporte. 4 - Console: gera o arquivo de LOG com informações técnicas destinadas a consultoria e suporte, sendo que nessa opção o arquivo é gerado no diretório geral do Protheus (console.log). 
O arquivo de LOG é gerado no diretório definido na aba Cálculo de Frete, campo Diretório LOG.

2
MV_GFEFBLT

Lotação padrão na integração GFE x Fretebrás: 1 - Sim; 2 - Não.

<em branco>
MV_GFEFBPR

Produto padrão na integração GFE x Fretebrás.

<em branco>
MV_GFEFBRA

Rastreamento padrão na integração GFE x Fretebrás.

<em branco>
MV_GFEFBTE

Tipo Espécie padrão na integração GFE x Fretebrás:
1 - Animais;
2 - Big Bag;
3 - Caixas;
4 - Diversos;
5 - Fardos;
6 - Fracionada;
7 - Granel;
9 - Metro Cúbico;
10 - Milheiro;
11 - Mudança;
12 - Paletes;
13 - Passageiro;
14 - Sacos;
15 - Tambor;
16 - Unidades;
19 - Container; 
20 - Bobina.

<em branco>
MV_GFEFBTP

Tipo Preço padrão na integração GFE x Fretebrás:
1 - P/ tonelada;
2 - Cheio;
3 - A combinar;
4 - R$/KM.

<em branco>
MV_GFEGVR

Indica se a busca de tabelas de frete será realizada considerando a tabela GVR (Região x Regiões): 1 - Sim; 2 - Não.

2
MV_GFEGUL

Indica se a busca de tabelas de frete será realizada considerando a tabela GUL (Região x Faixa de CEP): 1 - Sim; 2 - Não.

1
MV_GFEI10

Opção de integração de Notas Fiscais de entrada com o SIGAMAT do Protheus:
1 - Integrar;
2 - Não integrar.

1
MV_GFEI11

Opção de integração de Notas Fiscais de saída com o SIGAFAT do Protheus:
1 - Integrar;
2 - Não integrar.

1
MV_GFEI12

Opção de integração do documento de carga com o SIGAOMS do Protheus:
1 - Integrar;
2 - Não integrar.


MV_GFEI13

Opção de integração do documento de frete com o Fiscal:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.

1
MV_GFEI14

Opção de integração do documento de frete com Custos:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.

1
MV_GFEI15

Opção de integração da Pré-fatura com o Financeiro:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.

1
MV_GFEI16

Opção de integração da fatura com o Financeiro:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.

1
MV_GFEI17

Opção de integração do contrato com o Financeiro:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.

1
MV_GFEI18

Opção de integração do Contrato com Custos:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.

1
MV_GFEI19

Opção para a integração do contrato com o RH Datasul:

1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.

1
MV_GFEI20

Opção de integração que determina se deverá ou não efetuar a atualização da data de saída e entrega das Notas Fiscais do módulo Faturamento do sistema Datasul:

1 - Automática: possibilita a atualização da data de integração das notas fiscais do módulo Faturamento do sistema Datasul.
2 - Não Integrar.


1
MV_GFEI21

Forma de integração do custo de transporte com o TMS:
1 - Sob demanda: a integração somente será efetuada, a partir da ação do usuário, podendo ser via Documentos de Frete (GFEA065), Integração em Lote de Documentos de Frete (GFEA067) ou Monitor de Integrações (GFEX100);
2 - Automática: a integração será efetuada de forma automática, após a aprovação (por usuário ou por sistema) do documento de frete.
3 - Não integrar: desativa a funcionalidade.

Esse campo é habilitado apenas quando o TMS estiver habilitado.

3
MV_GFEI22

Indica se será efetuada a integração automática das ocorrências:
1 - Sim;
2 - Não.

<em branco>
MV_GFEIDTE

Quando assinalado, indica a data de entrega na nota de saída, quando o documento de carga relacionado for entregue. 

.F.
MV_GFEINSS

Utilização do imposto referente ao INSS ou SEST:
1 - Sim;
2 - Não.

1
MV_GFEIRRF

Utilização do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF):
1 - Sim;
2 - Não.

1
MV_GFEISS

Utilização do Imposto Sobre Serviço de qualquer natureza (ISS):
1 - Sim;
2 - Não.

1
MV_GFELAC1

Indica a ação do sistema, caso o valor máximo de frete por romaneio seja excedido: 0 - Nenhuma: essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema. 1 - Alertar: essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta sobre o fato, sendo que este alerta não é impeditivo para o cálculo. 2 - Desfazer Cálculo: essa opção determina que o cálculo seja desfeito, caso o valor definido seja excedido.

0
MV_GFELAC2

Indica a ação do sistema, caso o valor máximo de frete por cálculo seja excedido: 0 - Nenhuma: essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema. 1 - Alertar: essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta sobre o fato, sendo que este alerta não é impeditivo para o cálculo. 2 - Desfazer Cálculo: essa opção determina que o cálculo seja desfeito, caso o valor definido seja excedido.

0
MV_GFELAC3

Indica a ação do sistema, caso o % máximo frete/valor carga seja excedido: 0 - Nenhuma: essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema. 1 - Alertar: essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta sobre o fato, sendo que este alerta não é impeditivo para o cálculo. 2 - Desfazer Cálculo: essa opção determina que o cálculo seja desfeito, caso o valor definido seja excedido.

1
MV_GFELAC4

Indica a ação do sistema, caso o valor máximo frete/peso carga seja excedido: 0 - Nenhuma: essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema. 1 - Alertar: essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta sobre o fato, sendo que este alerta não é impeditivo para o cálculo. 2 - Desfazer Cálculo: essa opção determina que o cálculo seja desfeito, caso o valor definido seja excedido.

0
MV_GFELAC5

Indica a ação do sistema, caso o valor limite de frete por contrato seja excedido: 0 - Nenhuma: essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema. 1 - Alertar: essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta sobre o fato, sendo que este alerta não é impeditivo para o cálculo. 2 - Desfazer Cálculo: essa opção determina que o cálculo seja desfeito, caso o valor definido seja excedido.

1
MV_GFELIM1

Identificação do valor máximo de frete permitido por romaneio. Caso o valor seja excedido será considerada a ação definida no campo Ação Frete Cálculo Excedido.

25
MV_GFELIM2

Valor máximo de frete permitido por cálculo. Caso o valor seja excedido será considerada a ação definida no campo Ação Frete Cálculo Excedido.

<em branco>
MV_GFELIM3

Percentual máximo de frete pelo valor. Caso o percentual seja excedido será considerada a ação definida no campo Ação % Frete/Valor Excedido.

0
MV_GFELIM4

Valor máximo de frete por tonelada de carga. Caso o valor seja excedido será considerada a ação definida no campo Ação Val Frete/Peso Excedido.

<em branco>
MV_GFEOCO

Permissão para ocorrências de entrega com datas retroativas a última: 1 - Não permite data retroativa: mantém o funcionamento atual e padrão do sistema, ou seja, não permite inserção de ocorrências com datas retroativas para o mesmo trecho. 2 - Somente ocorrências EDI: permite ocorrências com data retroativa, onde a origem da ocorrência seja 1 = EDI. 3 - Todas ocorrências: permite ocorrências com data retroativa.

1
MV_GFEOPC

Indica se o Peso Cubado dos itens do Documento de Carga será gravado durante o cálculo de romaneio, utilizando o fator de cubagem da negociação:
0 - Não; 1 - Sim. 

0
MV_GFEOVP

Emitente a ser considerado como operadora do vale pedágio, sendo que esta operadora será sugerida na inclusão manual dos Romaneios.
Este campo não é obrigatório. Se não for informado, o sistema não irá sugerir a Operadora do vale pedágio.

<em branco>
MV_GFEPC

Valores de PIS e COFINS referentes a frete: 1 - Com direito a crédito; 2 - Sem direito a crédito.

1
MV_GFEPF1

Indica a situação da Pré-fatura para que seja possível vincular à fatura: 1 - Confirmada; 2 - Enviada.

1
MV_GFEPMT

Inclusão de motoristas na Portaria, no momento da entrada do veículo, por intermédio da rotina Acesso de Veículos (GFEA522): 1 - Sim; 2 - Não.

2
MV_GFEPP01

Percentual de tolerância aceito para o peso bruto total (PBT).

0
MV_GFEPP02

Percentual de tolerância aceito para o peso mínimo do documento de carga.

0
MV_GFEPP03Percentual de tolerância aceito para o peso máximo do documento de carga.0
MV_GFEPP04

Quando assinalado, será possível relacionar mais de um romaneio nas movimentações.

.T.
MV_GFEPVE

Será possível incluir veículos na Portaria, no momento da entrada do veículo, por intermédio da rotina Acesso de Veículos (GFEA522): 1 - Sim; 2 - Não.

2
MV_GFETAB1

Critério para a geração das estruturas das tabelas de frete: 1 - Uma por transportador; 2 - Sem restrição.

2
MV_GFETRP

Execução da alteração do transportador do romaneio de carga, que possui documentos de carga vinculados: 1 - Sem restrição; 2 - Somente com o mesmo transportador. Além disso, o parâmetro impede que sejam vinculados documentos de carga que possuem o transportador do primeiro trecho diferente do transportador do romaneio de carga.

1
MV_GFETOTC

Tempo de espera para processamento da consulta via TOTVS Colaboração (em segundos).

0
MV_GFETROT

Em caso de rotas coincidentes, o comportamento indicado será: 1 - Escolher; 2 - Compor.

1
MV_GFEVIN

Indica se a busca de tabelas de frete será realizada considerando as tabelas de tipo vínculo: 1 - Sim; 2 - Não.

1
MV_GFEVLDT

Indica a unicidade da chave do documento de frete: 1 - Número: não poderão ter documentos de frete com números iguais independente da série e data de emissão. 2 - Número e Série: não poderão ter documentos de frete com números e série iguais independente da data de emissão. 3 - Número, Série e Data de Emissão: não poderão ter documentos de frete com mesmo número, série e data de emissões iguais.

3
MV_GFEVLFT

Indica a unicidade da chave de fatura: 1 - Número: não poderão ter faturas com números iguais independente da série e data de emissão.
2 - Número de Série: não poderão ter faturas com números e série iguais independente da data de emissão.
3 - Número, Série e Data de Emissão: não poderão ter faturas com mesmo número, série e data de emissões iguais.

3
MV_GFEVLIT

Valor do item que será integrado ao GFE será composto pelo:
1 - Valor bruto;
2 - Valor total (com ad-valorem).

1
MV_GFEVPRT

Indica se serão validadas, na importação de XML CT-e, a existência de protocolo e chaves de assinatura digital: S - Sim; N - Não.

1
MV_GFEZTT

Parâmetro interno para desabilitar a alteração das tabelas temporárias. Para não precisar alterar todas as funções do GFE que tem tabela temporária, foi alterado somente a função que cria a tabela temporária. 

1

I

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_ICMSST

Situação Tributária do Produto para verificar se sofre incidência do ICMS ST: 1 - Com direito a crédito; 2 - Sem direito a crédito.

1
MV_ICMSPA

Indica se permite calcular o ICMS de Pauta: 1 - Sim; 2 - Não.


MV_INTFRE

Integração dos dados de transporte, referentes as Notas Fiscais para o ERP Datasul:
1 - Não integrar;
2 - Integrar.

1
MV_INTGFE

Indica se a integração do GFE com o Protheus está ou não ativa.

  • Os cadastros integrados entre ERP Protheus e SIGAGFE permitem inclusão apenas pelo ERP.
  • O SIGAGFE não permite eliminar os registros de cadastros recebidos do ERP.
  • O SIGAGFE restringe a alteração dos registros de cadastros recebidos do ERP apenas aos campos próprios do SIGAGFE (que complementam os dados recebidos do ERP e são utilizados apenas pelo SIGAGFE).
  • A eliminação de registros de cadastros no ERP altera a situação do registro no SIGAGFE para Inativo, sem eliminá-lo.
  • Ao incluir novamente um registro anteriormente eliminado (com a mesma identificação única), a integração retorna o registro no SIGAGFE para a situação Ativo. A situação Inativo impede que o registro seja relacionado a novos processos no SIGAGFE (um motorista “Inativo” não pode ser informado em uma nova montagem de Romaneio, por exemplo).
  • As operações de inclusão e alteração dos cadastros integrados não são completadas se houver erro de validação na integração com SIGAGFE, sendo apresentadas mensagens de advertência ao usuário, permitindo que este avalie o ocorrido e possa proceder corretamente com a operação.
  • A eliminação da Nota Fiscal somente é concluída com sucesso se não houver erro de validação na integração com o SIGAGFE. Podem ser requeridos ao usuário procedimentos no SIGAGFE para que não hajam restrições no SIGAGFE (a fim de impedir que sejam canceladas Notas Fiscais que já foram expedidas, por exemplo) e a eliminação ocorra com êxito.
  • Os dados gerados pelo SIGAGFE no ERP não permitem eliminação pelo ERP, somente alteração. A eliminação deve ser solicitada pelo SIGAGFE (que executa a integração para eliminar o registro no ERP e retorna o registro da entidade de origem no SIGAGFE para a situação Não-integrado).
  • O SIGAGFE não envia alteração de dados, apenas inclusão e eliminação; no caso de necessidade de quaisquer alterações, deve-se clicar em Desatualizar ERP no SIGAGFE sobre o respectivo registro, dessa forma, pode ser alterado e posteriormente enviado novamente para o ERP.
.T.
MV_INTGFE2

Modo como a integração do Gestão de Frete Embarcador com o Protheus deve ser efetuada:

  • Direta: possibilita a integração de dados entre rotinas do ERP Microsiga Protheus e o Gestão de Frete Embarcador, utilizando comunicação direta entre as rotinas, sem aplicativos intermediários e sem tráfego de dados no formato XML.
  • Com EAI/ESB: possibilita a integração dos dados entre as rotinas do ERP Microsiga Protheus e o Gestão de Frete Embarcador, utilizando comunicação por intermédio do EAI e ESB, trafegando os dados no formato XML.
.T.
MV_INTTAB

Integração para o envio das negociações da tabela de frete para consulta no Datasul:
1 - Não integrar;
2 - Integrar.

1
MV_ISSBAPI

Indica se o valor calculado do ISS faz parte da base de cálculo de PIS e COFINS: 1 - Manter: faz parte da base de cálculo de PIS e COFINS; 2 - Retirar: não faz parte da base de cálculo de PIS e COFINS.

  • Quando estiver definido que há integração do Gestão de Frete Embarcador com o ERP Protheus, há necessidade de efetuar a carga inicial do SIGAGFE, atualizando as informações do ERP Protheus para o SIGAGFE.
  • Esta carga deve ser efetuada de acordo com o modo de integração.

a) Direta: a carga inicial deve se efetuada pela rotina Carga de Dados GFE (OMSM011).

b) EAI e ESB, Direta: a carga inicial deve se efetuada pela rotina Carga de Dados GFE (OMSM010).

  • Para executar essas rotinas, acesse: Gestão de Frete Embarcador > Miscelânea > Executar Programas, informe o código da rotina e confirme.
1

L

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_LOCTVEI

Configuração da busca de negociação, quando informado o tipo de veículo no romaneio ou trecho: 1 - Lotação fracionada e fechada. 2 - Lotação fechada.

1
MV_LOGCALC

Será gerado o LOG de cálculo de frete: 1 - Sim; 2 - Não.

1

M

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_MATREX

Matriz de tradução externa para os documentos de integração com o Financeiro.

<em branco>
MV_MINRFMINIRF

Valor mínimo de IRRF para desconto no Contrato com autônomo.

0
MV_MOTCAN

Motivo para o cancelamento do agendamento deve ser obrigatoriamente informado: 1 - Obrigatório; 2 - Opcional.

<em branco>
MV_MTNRERP

Indica se na integração com Datasul, será ou não mantida a numeração do embarque gerada pelo ERP:

1 - Sim: ao realizar a integração o número do embarque permanecerá o mesmo que foi gerado no Datasul.
2 - Não: ao realizar a integração o número romaneio será sequencial, logo, não ficará igual ao número do embarque.

Exemplo:

  • Quando selecionada a opção Não, ao incluir um pedido no Datasul, por intermédio da rotina Implantação Pedidos (PD4000) e na rotina Preparação Faturamento (EQ0506) embarcar com o número gerado pelo ERP.
  • Em seguida, ao calcular a nota na rotina Cálculo de Embarques (FT4001) é possível verificar que caso a opção de cálculo automático estiver informada e o documento seja liberado, o romaneio é criado com o próximo número sequencial.
1

N

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_NEGPRO

Indica o número da negociação da tabela de frete utilizada para cálculo dos valores da estimativa.

<em branco>
MV_NFEENV

Forma de envio do XML de NF-e aos transportadores: 1 - Não enviar; 2 - Automática; 3 - Sob demanda.

2
MV_NFEDIR

Diretório dos XML de NF-e para envio aos transportadores.  O GFE apenas faz a leitura dos XML que devem ser colocados nesta pasta para este fim; Os arquivos consumidos são transferidos para a pasta de envio de e-mail; Sugere-se limpeza periódica desta pasta para que arquivos não consumidos não causem lentidão no sistema.

<em branco>
MV_NGINNCaminho do diretório dentro do ROOTPATH do Protheus, onde serão lidos os arquivos de retorno recebidos da Neogrid.<em branco>
MV_NGLIDOSCaminho do diretório dentro do ROOTPATH do Protheus, onde serão armazenados os arquivos.<em branco>
MV_NGOUTCaminho do diretório dentro do ROOTPATH do Protheus, onde serão gravados os arquivos a serem enviados para a Neogrid.<em branco>
MV_NRETCOLQuantidade máxima de registros que poderá retornar a cada solicitação do TSS com a Neogrid. O valor máximo é de 50 (cinquenta).<em branco>
MV_NRPF

Numeração do título de provisão:
1 - Número Pré-fatura;
2 - Filial+Número Pré-fatura.

1
MV_NTFGFENatureza a ser considerada como padrão para ser utilizada no retorno da fatura de frete do SIGAGFE.<em branco>

...

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_PASSCOL

Permite inserir a senha do TOTVS Colaboração.

<em branco>

MV_PCCOFI

Permite inserir a alíquota de COFINS a ser usada no cálculo de frete. O valor de COFINS do frete pode ser provisionado e contabilizado separadamente do valor total do frete.

7.6

MV_PCINAU

Percentual sobre a base de cálculo de INSS, parte autônomo, que define o valor de imposto a ser recolhido dos contratos com autônomos.

0

MV_PCINEM

Percentual sobre os rendimentos brutos, que define o valor de INSS, parte empresa, a ser recolhido. Não deduz do Contrato com o autônomo.

0

MV_PCPIS

Valor da alíquota de PIS a ser utilizada no cálculo de frete. O valor de PIS do frete pode ser provisionado e contabilizado separadamente do valor total do frete.


MV_PCSENA

Percentual sobre os rendimentos brutos que definirão o valor de SENAT a ser recolhido

0

MV_PCSEST

Percentual sobre os rendimentos brutos que definirão o valor de SEST/SENAT, a ser recolhido nos Contratos com o autônomo.

0

MV_PDGPIS

Indica se o valor do pedágio deve incidir ou não no valor de PIS/COFINS: 1 - Sim; 2 - Não;

1

MV_PEPROAD

Define a quantidade limite de meses para manter movimentos de Provisão Adicional com saldo. Provisão Adicionais: Reentrega, Devolução e Serviços.

<em branco>

MV_PEPROES

Define a quantidade limite de meses para manter movimentos de Provisão de Estimativa com saldo (considerando o mês atual). Provisão Estimativa: cálculos do tipo Estimativa, realizados para notas fiscais que não tiveram saída no mês.

<em branco>

MV_PEPRONO

Indica a quantidade limite de meses para manter os movimentos de Provisão Normal com saldo (considerando o mês atual). Provisão Normal: cálculos do Tipo Normal, Redespacho, Complementar Valor e Imposto. Exemplo: Informado um período de 3 meses - lotes em aberto no fechamento de outubro: 08/2016, 09/2016 e 10/2016. Os demais lotes serão automaticamente estornados.

<em branco>

MV_PFENTR

Indica o critério para seleção de cálculos de frete na geração das pré-faturas:
1 - Obrigatório: apenas cálculos de documentos de carga com data de entrega.
2 - Opcional.

1

MV_PFOBRIG

Indica se será efetuada a validação da existência de pré-faturas para todos os cálculos vinculados a fatura, bloqueando a fatura por este motivo: 1 - Sim; 2 - Não.

2

MV_PICOTR

Valores de PIS e COFINS referentes a transferência: 1 - Com direito a crédito; 2 - Sem direito a crédito.
Esse campo será habilitado somente se a opção Com Direito a Crédito estiver selecionada no campo PIS/COFINS Frete.

2

MV_PISDIF

Percentual a ser aplicado sobre o valor do frete para obtenção do valor do PIS, quando o transportador contratado for optante pelo SIMPLES.

0

MV_PRITDF

Código do item do registro de entrada.

<em branco>

MV_PROVCON

Indica se o valor integrado no provisionamento do contas a pagar será bruto ou líquido. Indica se o valor bruto ou o valor líquido devem ser considerados para envio na integração da Pré-fatura para provisionamento no Contas a Pagar:
1 - Despesa Total;
2 - Despesa menos Impostos Recuperáveis;
3 - Despesa menos Impostos;
4 - Despesa e Impostos Recuperáveis..

4

R

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_REGOCO

Indica se o sistema registra a data e hora de entrega diretamente no Documento de Carga ou se registra uma Ocorrência para essa finalidade:
1 - Sem ocorrência;
2 - Com ocorrência.

1
MV_RENTNP

Forma de registro da entrega do documento de carga:
1 - Somente trechos pagos;
2 - Todos os trechos.

1

S

NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_SENHA

Registro senha de acesso ao programa  programa de importação de dados do GFE (GFES002). 

ATENDIMENTOTOTVS
MV_SERVTO

Cálculos adicionais de frete por tipo de ocorrência serão permitidos:

1 - Sim: permite relacionar mais de um componente de serviço por tabela de frete e exige que haja de 1 a 3 componentes por tipo de ocorrência de serviço, sendo possível ainda informar qual o prestador de serviço que está relacionado ao cálculo adicional.

2 - Não: permite informar apenas um componente de serviço por tabela de frete, por isso não é necessário informar qual o componente nos tipos de ocorrência de serviço. Os cálculos adicionais de serviço por ocorrência podem ser gerados apenas para os transportadores relacionados ao documento de carga.

<em branco>
MV_SIGFE

Indica se serão solicitadas informações ou não para a integração do documento de frete:
1 - Sim: antes da integração do documento como documento fiscal ERP, será apresentada a tela Integração Protheus para informar os campos vinculados ao produto (conta, item, centro de custo e TES).
2 - Não: não será apresentada a tela antes da integração.

1
MV_SPEDCOL

Indica se será ou não utilizado o TOTVS Colaboração: S - Sim; N - Não.
Informações sobre a configuração do TOTVS Colaboração, acesse: Configurador Wizard TOTVS Colaboração_THZVM4

N
MV_SPEDURLIdentificação da URL do Web Service da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NF-e).<em branco>

T

NomeDescrição

Conteúdo Padrão

MV_TABPRO

Indica a tabela de frete utilizada para cálculo dos valores da estimativa.

<em branco>
MV_TCNEW

Indica os documentos que utilizam o novo modelo TOTVS Colaboração, onde:
0 - Todos;
1 - NFE;
2 - CTE;
3 - NFS;
4 - MDe;
5 - MDfe;
6 - Recebimento.

<em branco>
MV_TESGFE

Definição da TES do documento de entrada:
1 - Atribuído Sistema:  definido por meio da TES inteligente onde o Tipo de Operação será de acordo com a tributação do documento de frete OU pelo cadastro de Configuração Operação Tributária.
2 - Informado Usuário: a TES deverá ser informada manualmente.
3 - Atribuído CFOP:  a TES das notas fiscais relacionadas ao documento de frete são utilizadas no Cadastro Operação Tributária para buscar o tipo de operação a ser considerado na TES Inteligente.

3
MV_TFMLA

Integração via MLA:
1 - Sim;
2 - Não.

2
MV_TMSGFE

Opção de integração que permite informar se os redespachos do SIGATMS devem ser integrados com o SIGAGFE:
1 - Integrar:

 quando

quando o campo está assinalado é indicado por .T.
2 - Não integrar:

 quando

quando o campo não está assinalado é indicado por .F.

2
MV_TMS2GFE

Opção de integração que permite informar se as ocorrências entre SIGAGFE e SIGATMS devem ser integradas:
1 - Sim;
2 - Não.

  • Este campo é habilitado somente quando o parâmetro MV_INTTMS está ativado.
  • Esse parâmetro se refere a integração com o SIGATMS.
2
MV_TMS3GFE

Indica a opção de integração que permite informar quando a viagem SIGAGFE e SIGATMS deve ser integrada:
F - Fechamento da viagem;
S - Saída da viagem;
C - Chegada da viagem;
N - Não integra.

N
MV_TPGERA

Indica o tipo de geração dos movimentos contábeis: 1 - Automática; 2 - Sob demanda.

1
MV_TPOPEMBTipo de Operação na sincronização de embarques na criação do romaneio. Neste campo o usuário deverá informar um Tipo de Operação cadastrado no GFE que será utilizado na criação do Romaneio de Carga quando o mesmo for integrado diretamente do ERP Datasul. Quando esta integração estiver configurada, este campo torna-se obrigatório uma vez que a informação de Tipo de Operação no Romaneio é Obrigatória. Este campo é de livre digitação desde que o Tipo de Operação esteja devidamente cadastrado no GFE. Este campo possui opção de PESQUISA.<em branco>
MV_TREDESP

Consulta deve apresentar os emitentes/transportadoras: 1 - Não Identifica: a situação do Redespachante não é identificada, ou seja, na consulta serão apresentados todos os transportadores. 2 - Opcional: pode identificar a situação do Redespachante, sendo que na consulta serão apresentados tanto os transportadores identificados como os não identificados. 3 - Obrigatório: é necessário identificar a situação do Redespachante, ou seja, na consulta são apresentados somente os transportadores identificados no respectivo campo.

2
MV_TREENTR

Forma de identificação de itinerário, sendo que esta será considerada na negociação do frete: 0 - Origem e destino; 1 - Trechos do itinerário.
Se selecionada a opção 1, o sistema considera durante as operações de cálculo o itinerário completo, verificando quais grupos são pagos e quais não são, sendo mais efetivo em negociações que possuem faixas de entrega configuradas. Nesses Locais são agrupadas as unidades de cálculos (que se tornarão os cálculos) e seus documentos. O detalhamento dos locais de entrega identificados pelo sistema estarão disponíveis na memória de cálculo. Ao ativar este parâmetro serão habilitados o tratamento de componentes por quantidade de entregas tipo taxa, rateando igualmente o valor desses componentes entre os diversos cálculos que compartilharem as entregas pelo local de entrega, em vez de utilizar o critério padrão de rateio do sistema.

0
MV_TIPREG

Critério para divisão das regiões para formação das rotas das tabelas de frete: 1 - De terceiros (regiões definidas por cada transportador); 2 - Própria (regiões definidas pelo Embarcador).

1

MV_TPEST

Indica o tipo de estorno de provisão: 1 - Total; 2 - Parcial.

  • Não é permitido alterar o parâmetro (de Total para Parcial ou vice-versa) se existirem lotes contábeis em aberto (situação diferente de não-enviado ou estornado), sendo apresentada a mensagem: "Não é possível alterar o tipo estorno provisão, pois existem lotes contábeis pendentes".
  • Somente é permitido informar a opção 2 - Parcial se o ERP for Datasul, caso contrário, será apresentada a mensagem: "A opção de Estorno Parcial está disponível apenas para o ERP Datasul".
1

MV_TPGRP

Indica a origem do grupo contábil
mais
. É concatenado o número
do
referente ao Grupo.
Exemplo
Por exemplo: MV_TPGRP1, MV_TPGRP2,
MV_TPGRP3,
etc.Não possui

MV_TPGRP1,

MV_TPGRP2,

MV_TPGRP3,

MV_TPGRP4,

MV_TPGRP5,

MV_TPGRP6,

MV_TPGRP7

Indica a origem do grupo contábil, podendo ser configurado até 7 tipos de grupos, entre eles
0 - Nenhum;
1 - Filial;
2 - Tipo Operação do Romaneio de Carga;
3 - Item do Documento de Carga;
4 - Região Comercial do destinatário do Documento de Carga;
5 - Grupo de Cliente do destinatário do Documento de Carga;
6 - Serie Doc Carga;
7 - Classificação Frete do item do documento de carga;
8 - Tipo do cálculo de Frete;
9 - Info Ctb 1: Natureza de Operação do Item;
10 - Info Ctb 2: Canal de Venda do Item do Documento de Carga;
11 - Info Ctb 3: Grupo de Estoque do Item;
12 - Info Ctb 4: Família Comercial do Item;
13 - Info Ctb 5: Família Material do Item;
14 - Representante;
15 - Unidade de Negócio;
16 - CFOP Item Doc Carga;
17 - Tipo de Serviço;
18 - Grupo de Transportador;
19 - Série Doc Carga;

Os Info Contábil estão relacionados ao Item do Documento de Carga e não são alimentados por todos os ERPs. As definições acima são válidas somente para o ERP Datasul.

0
MV_TPOPEMBTipo de operação a ser assumido na sincronização de embarques, na criação do romaneio.<em branco>

U

NomeDescrição

Conteúdo Padrão

MV_UMPESOCódigo da unidade de medida em que está expresso o peso dos itens dos documentos de carga.
Os valores do sistema que representem peso, quando não possuírem unidade de medida informada, serão considerados nessa unidade de medida.
KG
MV_USERSCOLUSERCOLIdentificação do usuário do TOTVS Colaboração .(NÃO EXISTE REGISTRO NA SX6 E NEM NOS FONTES)<em branco>

V

NomeDescrição

Conteúdo Padrão

MV_VLCNPJ

Indica o Transportador do documento de frete:
1 - Somente Transp. Nota;
2 - Considera mesma raiz CNPJ.

2
MV_VLMXREValor máximo de INSS, parte autônomo, que pode ser retido do autônomo em um período.0

X

NomeDescrição

Conteúdo Padrão

MV_XMLDIRPermite inserir o diretório no qual serão disponibilizados os arquivos XML do TOTVS Colaboração, os quais serão lidos pelas rotinas do Gestão de Frete Embarcador para integração.<em branco>

W

NomeDescrição

Conteúdo Padrão

MV_WSGFE

URL e Porta do WebService do Protheus. Este campo é de livre digitação.  Deverá ser informado a URL (IP) e a Porta que o WebService do Protheus foi configurado. Exemplo: 192.168.10.1:8085 - Neste exemplo o WebService foi configurado no servidor com IP: 192.168.10.1 e na Porta 8085. Neste parâmetro deverá ser informado apenas o IP:PORTA. Não é necessário informado a string "http://" por exemplo. Esta informação do IP e Porta do WebService fica configurado no arquivo appserver.ini da instalação do Protheus.

<em branco>
MV_WSINSTNome da Instância do WebService do Protheus. Este campo é de livre digitação. Deverá ser informado a Instância que foi configurada no WebService do Protheus. Exemplo: 192.168.10.1:8085/ws_producao - Neste exemplo o WebService foi configurado com a instância ws_producao. Esta informação da Instância do WebService fica configurado no arquivo appserver.ini da instalação do Protheus.<em branco>
HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>

...