Histórico da Página
Aviso | ||
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A solução TOTVS Fluig No-Code será descontinuada em 30/10/2024 e não estará mais disponível para acesso a partir dessa data. Mais informações podem ser obtidas em Descontinuação TOTVS Fluig No-Code. |
Dica | ||
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Encontre os recursos existentes nos aplicativos TOTVS Fluig No-Code na nova solução que já está disponível: o TOTVS Collab. Assim, você pode continuar usufruindo de todos os benefícios da gestão de projetos e tarefas, além de promover a colaboração no seu time! |
Índice | ||
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Falando de Editor de fluxos...
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O Editor de fluxos possibilita a montagem de fluxogramas com o auxílio de recursos prontos para atender a demanda, tornando a construção mais eficiente. Apresenta também configurações personalizadas para que os registros sejam preenchidos corretamente.
Configurar
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etapa inicial
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01. No Campo Título da etapa, defina um nome para a atividade etapa inicial.
Painel | ||||
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Para inserir o Nome, basta clicar sobre o campo ou selecionar o ícone de lápis . Para Salvar, acione a tecla Enter ou o ícone de certo. Para cancelar a edição nome, acione Fechar. | ||||
Painel | ||||
Toda atividade etapa inicial terá a palavra Inicial destacada. As demais atividades etapas terão a palavra Atividade etapa descrita. Quando houver configurações pendentes para determinada atividade etapa do fluxo, ficará indicado como Pendente, destacado na cor amarela, no canto superior esquerdo da atividadeetapa. Ao passar o mouse pelo destaque, será informado o que ainda precisa ser configurado. Quando todos os itens da atividade etapa estiverem devidamente configurados, ficará indicado na cor verde como Concluído. |
02. Selecione o campo Configurar atividade Acione Configurar etapa para configurar as opções da atividadeetapa.
03. Na aba Configurar, preencha as informações solicitadas.
Painel | ||||
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Título Após selecionar Configurar atividade, defina: Título da atividade: Permite definir ou alterar o título da atividadeetapa. Descrição da atividade: Permite Formulário: Painel | Após escolher um formulário, acione Selecionar. ÉÉ possível também alterar o formulário escolhido através da opção Alterar .. |
04. Acione a aba Integração.
05. Defina os dados solicitados para configurar as integrações utilizando um Webhook como destino das informações.
Painel | ||||
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Quando
URL e API Key com link único URL API Key URL com API Key |
06. Acione Aplicar integração.
Painel | ||||
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Para alterar alguma informação, acione Editar e, para excluir a integração adicionada, acione Excluir. Também é possível adicionar mais integrações acionando Adicionar nova integração. |
07. Acione Concluir03. Acione Salvar.
Nota | ||
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A atividade etapa inicial não poderá ser excluída. |
Configurar
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etapa
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01. No Campo Título da etapa, defina um nome para a atividadeetapa.
Painel | ||||
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Para inserir o nome, basta clicar sobre o campo ou selecionar o ícone de lápis. Para salvar, acione a tecla Enter ou o ícone de certo. Para cancelar a edição nome, acione Fechar. | ||||
Painel | ||||
Toda atividade etapa inicial terá a palavra Inicial escrita. As demais atividades etapas Simples ou Aprovação, terão a palavra Atividade escrita etapa + tipo escritos. Quando houver configurações pendentes para determinada atividade etapa do fluxo, ficará indicado como Pendente, destacado na cor amarela, no canto superior esquerdo da atividadeetapa. Ao passar o mouse pelo destaque, será informado o que ainda precisa ser configurado. Quando todos os itens da atividade etapa estiverem devidamente configurados, ficará indicado na cor verde como Concluído. |
02. Selecione o campo Configurar atividade Acione Configurar etapa para configurar as opções da atividadeetapa selecionada.
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03. Na aba Configurar, preencha
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as informações solicitadas.
Painel | |||||||
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Título | |||||||
Atividade do tipo Normal permite movimentação. Já atividade de Aprovação permite apenas aprovar ou reprovar. |
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01. Selecione o campo Formulários disponíveis para seleção para selecionar um dos formulários listados. 02. Após escolher um formulário, acione Selecionar. 03. Para alterar o formulário escolhido, acione a opção Alterar na aba Configurar. |
Responsável:
Permite buscar e selecionar usuários e/ou grupos responsáveis pela execução da atividadequem será responsável pela execução da etapa. As opções disponíveis são:
- Solicitante: quando selecionada, determina que o próprio solicitante – quem inicia a solicitação – será definido como responsável pela etapa.
- Campo do formulário: quando selecionada, determina que o responsável pela etapa será um usuário que está informado em um campo de um formulário.
- Grupos ou usuários: quando selecionada, determina que o responsável pela etapa será uma pessoa específica ou um grupo de pessoas.
Painel | ||||
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Se a opção selecionada foi Campo do formulário: 01. Clique em Configurar. 02. Selecione o formulário do qual o responsável será buscado. 03. Selecione o campo do formulário de onde será buscado o responsável. 04. Clique em Salvar. Se a opção selecionada foi Grupos ou usuários: 01. Clique em Configurar | ||||
Painel | ||||
01. Selecione o campo de busca para para selecionar usuários e/ou grupos responsáveis pela atividade. 02. Selecione o tipo de responsável, Usuários ou Grupos. 0403. Selecione um ou mais nomes de usuário e/ou grupos escolhidos. 0504. Acione Salvar.
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Ao adicionar dois ou mais usuários, é exibida a opção Atribuir automaticamente a tarefa?. Ao habilitá-la, determina que a solicitação será atribuída a um dos usuários adicionados, respeitando a ordem na qual são listados. |
04. Acione a aba Regras para adicionar regras para que a
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etapa possa ser realizada pelo colaborador.
Painel | ||||
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Aqui você pode adicionar regras para direcionar seu fluxo, permitindo que os colaboradores acessem ou não essa etapa. Para cada regra você deverá cadastrar as condições necessárias para a sua aplicação. Painel | 01. Em Regras, acione Cadastrar regra. 02. No |
05. Acione Cadastrar regras.
06. Em Grupo de condições, será possível criar uma operação que irá formar a condição.
Painel | ||||
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Dentro de uma condição é possível criar mais de um grupo de operações. Para isso, basta acionar Adicionar grupo. Os grupos de operações serão numerados em ordem crescente, conforme forem sendo criados. Exemplo: Grupo de condições 1, Grupo de condições 2, assim por diante. Um grupo de condições pode conter mais de uma operação comparativa. |
07. Defina as informações solicitadas para a condição.
Painel | ||||
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Formulário o formulário da listagem. 04. Em Campo, selecioneCampo Comparador Painel | Os comparadores disponíveis para seleção são:
Comparar com , selecione
Painel | → Ao optar por Formulário, será necessário selecionar novamente o formulário e um campo para que a comparação seja efetuada. Formulário Campo → Ao optar por Valor fixo, será necessário informar um valor para que a comparação seja efetuada. Valor |
08. Acione Incluir condição ao grupo.
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09.
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Em Comparativo, selecione entre
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E e OU.
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10. Se desejar,
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acione Adicionar novo grupo para cadastrar mais de uma operação para sua condição.
Painel | ||||
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É possível visualizar previamente a condição criada logo abaixo do botãode Adicionar novo grupo. 10. Acione Concluir. Painel | Se desejar verificar se pelo menos uma, todas ou nenhuma condição criada é verdadeira, selecione um destes tipos na tela de condições já criadas. Para excluir uma condição, acione o ícone da lixeira, localizado ao lado. |
11. Ao finalizar, clique em Voltar– localizado no canto superior esquerdo.
12. Acione a aba Integração.
13. Defina os dados solicitados para configurar as integrações utilizando um Webhook como destino das informações.
Painel | ||||
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Quando
As opções Ao aprovar a etapa e Ao reprovar a etapa somente são exibidas para etapas do tipo Aprovação. URL e API Key com link único URL API Key URL com API Key |
14. Acione Aplicar integração.
Painel | ||||
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Para alterar alguma informação, acione Editar e, para excluir a integração adicionada, acione Excluir. Também é possível adicionar mais integrações acionando Adicionar nova integração. |
15. Acione Concluir.03. Acione Salvar.
Nota | ||
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Ao alterar o formulário de uma atividadeetapa, as regras cadastradas baseadas neste formulário se tornarão inválidas. As regras ficarão identificadas como pendentes, necessitando ajuste. Somente após isso, o fluxo poderá ser publicado. |
Adicionar
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etapa
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É possível incluir uma nova atividade etapa no fluxo a qualquer momento, seja no fim ou no meio das demais atividades etapas já criadas.
01. Acione o botão de + localizado no editor de fluxo
02. Uma nova atividade será criada automaticamente.Selecione o tipo de etapa que deseja criar, Simples, Aprovação ou Ramificação paralela.
03. A nova etapa será criada automaticamente.
Painel | ||||
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Etapa do tipo Simples permite movimentação. A etapa de Aprovação permite apenas aprovar ou reprovar. A etapa de Ramificação paralela permite adicionar caminhos paralelos ao fluxo. |
Configurar
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01. Acione o ícone de engrenagem, localizado ao lado do botão Salvar.
Painel | ||||
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Nesta tela é possível configurar informações como alterar o nome do fluxo e alterar o ícone que representa o fluxo. |
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03. Em Ícone do fluxo, defina um novo ícone para representar o fluxo.
04. Acione Avançar.
05. Se desejado, ative a opção Fluxo disponível para todos os usuários para que o fluxo fique visível a todos e qualquer pessoa da empresa possa abrir solicitações a partir dele.
Painel | ||||
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Ao ativar essa opção, todas as pessoas da empresa podem ver o fluxo, abrir solicitações a partir dele e acompanhar as solicitações abertas. Essa opção, estando ativa ou não, não impacta na definição de mediadores do fluxo. |
06. Adicione os usuários ou grupos que poderão iniciar este processoserão os mediadores do fluxo. Ao conceder à ele a eles a gerência do fluxo ele , também poderá poderão editá-lo e excluí-lo.
0607. Acione Salvar.
Salvar ou Publicar
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Ao final da construção do fluxo, é possível salvá-lo como também publicá-lo.
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Painel | ||||
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Uma mensagem confirmando a ação será apresentada e o fluxo continuará aberto. É possível fechar o fluxo após Salvar e consultá-lo a partir da tela inicial do TOTVS Flow nas listas Últimos editados e Em edição. |
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Painel | ||||
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Ao publicar o fluxo, o editor será fechado automaticamente e o fluxo será apresentado na listagem da tela Processos e solicitações nas listas Últimos editados e Publicados. |
Excluir
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etapa
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01. Acione o ícone da lixeira, localizado no canto superior direito da atividadeetapa.
02. A atividade etapa será removida automaticamente.
Painel | ||||
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Caso queira desfazer a ação de excluir ou tenha acionado sem querer, basta acionar a opção Desfazer na mensagem que será apresentada no canto inferior esquerdo da tela. Esta é uma mensagem informativa e de ação rápida, pois ficara ativa somente durante 5 segundos. |
Painel | ||||
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Atribuição:
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HTML |
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