Além da disponibilização da funcionalidade de sincronização, a partir da versão 12.1.2402, também é possível realizar o agendamento deste serviço através de um Job. Isso possibilita que a sincronização seja executada de tempos em tempos, conforme definido pelo usuário administrador. Este recurso oferece maior flexibilidade e automação no processo de integração. Para configurar o agendamento via Job, siga os passos disponibilizados neste material: Agendamento de Processos - Job Server
Sugerimos que o agendamento seja configurado para execução de 12 em 12 horas No exemplo a seguir, apresentamos uma maneira de realizar essa configuração sugerida.
1. No menu "Utilitários", ao clicar no ícone "Sincronismo do portal de imóveis", na visão apresentada, clique em "Processos" (selecione a opção: "Sincronização do portal de imóveis").
2. Inclua um novo filtro que permita listar as tarefas existentes que você deseja selecionar para a sincronização;
3. Selecione os itens específicos que você deseja sincronizar, em seguida avançar para prosseguir com o processo de sincronização; Neste exemplo, optamos por destacar a seleção de "Empreendimentos" exclusivamente como uma ilustração para tornar a explicação mais clara.
4. Selecione a tarefa que deseja sincronizar, clique em "Avançar";
No entanto, é importante ressaltar que, para alcançar a máxima consistência de dados durante o processo de sincronização, é recomendável selecionar todas as tarefas disponíveis. Isso garantirá que todos os aspectos relevantes do sistema possam ser atualizados no portal, evitando discrepâncias de informações.
5. Na tela apresentada referente ao agendamento, destacamos duas informações técnicas importantes. A primeira delas é a "Hora da Execução" (1ª Execução), que representa o horário programado para a primeira execução da tarefa. A segunda informação é a configuração de "Repetir a execução", onde foi selecionada a opção diária e informado o horário das 12 horas. Isso indica que a partir de hoje, o serviço de sincronização será realizado automaticamente a cada 12 horas, de acordo com essa configuração técnica.
6. Para visualizar o serviço agendado, acesse o menu "Ambiente" e clique em "Gerenciamento de Jobs". Após isso, os dados dos serviços agendados na base de dados serão listados na tela. Basta filtrar o processo de sincronização do Portal de Imóveis. Abaixo, estão duas telas: a primeira mostra o menu de acesso aos serviços agendados, e a segunda exibe o agendamento selecionado.
Entenda como o serviço é descrito na tela para visualização:
Nome do processo: Este é o nome ou identificador da tarefa que foi agendada. Ele descreve a natureza ou finalidade da tarefa que será executada automaticamente de acordo com o agendamento. Usuário que criou o agendamento: Indica o nome ou identificação do usuário que criou o agendamento. Isso ajuda a rastrear quem configurou a tarefa de agendamento e é útil para fins de responsabilidade. Horário de execução: Este é o horário programado para que a tarefa agendada seja executada automaticamente. É o momento em que a tarefa será ativada de acordo com as configurações definidas. Status de execução: Este campo indica o estado atual da execução da tarefa agendada. Quando estiver vazio, significa que a tarefa ainda não foi executada. Quando exibe "OK", significa que o job foi executado com sucesso em seu horário agendado. Esse status é uma maneira de monitorar e verificar se a tarefa está sendo executada conforme o planejado.
7. Após a execução do processo, observe que o campo Status apresenta a informação "OK", significando que a execução do serviço foi concluída.
Outra informação mais detalhada que também pode ser visualizada pelo usuário é acessada ao clicar duas vezes sobre o serviço executado. Nesse momento, a tela apresentará um resumo da execução, incluindo dados relativos à hora de início e término, bem como outras informações complementares relacionadas a esse serviço.
|