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Verificações a realizar quando o sistema apresenta um bloqueio OU liberação indevida de Crédito 

Produto:

Protheus

Ambiente:

Faturamento

Ocorrência:

Identificar a causa de o Pedido de Venda ter

sido liberado / bloqueado

ficado indevidamente bloqueado (ou indevidamente liberado) por Crédito

"indevidamente"

Ambiente:

SIGAFAT

Passo a passo:

Primeiramente é necessário validar que o Pedido está realmente bloqueado por falta de Crédito. Valide se o registro do Item do Pedido de Vendas está com o campo C9_BLCRED = 01

Maiores detalhes em: FAT0014_Bloqueios_gravados_na_tabela_SC9_nos_Pedidos_de_Venda

 

1 - Sistema está LIBERANDO por CRÉDITO "indevidamente". Avaliar:

Está realizando a análise através de Ações Relacionadas> AUTOMÁTICO?
Deve-se utilizar a forma automática e não as opções "liberar" ou "manual" que desconsideram os regras de avaliação do sistema e realizam a liberação forçada.
Maiores detalhes em: FAT0006_Retirar_permissões_para_Liberação_Manual_do_Pedido_de_Vendas
Qual o conteúdo do MV_BLOQUEI , está ativado? Para que seja avaliado o crédito na Liberação de Pedidos é necessário MV_BLOQUEI = .T.
Caso tenha de bloquear devido à títulos em atraso, qual o conteúdo do A1_RISCO (Risco A sempre libera)? E qual o conteúdo do MV_RISCOx?
O conjunto dessas configurações permitem uma tolerância de atrasos para passar a considerar como inadimplente e alimentar o campo A1_ATR (Somatória dos valores em atraso desde que o atraso já tenha ultrapassado os dias de limite - conteúdo no parâmetro MV_RISCO"x")
Caso tenha de bloquear devido à títulos em aberto com valor superior ao limite concedido, verificar campo E1_STATUS dos título. Se esse campo não estiver preenchido com o conteúdo 'A' (de aberto), o titulo não entra no cálculo para validação de crédito do cliente. O valor do título em aberto deve estar contido no campo: A1_SALDUP (armazena o saldo de duplicatas em aberto do Cliente).
Observação: Há a rotina FINA410 no módulo Financeiro: "Miscelânea > Recalculos > Ref Dados Cli/For" - FINA410 - que Refaz o Calculo de campos como o A1_SALDUP: http://tdn.totvs.com/display/public/mp/Refaz+dados+clientes+-+fornecedores+--+11185 (dúvidas, contate nossa Equipe de Suporte Financeiro Protheus).
É importante esclarecer que não há tratamento para calcular impostos agregados na duplicata antes da emissão do titulo, sendo que o fato gerador do imposto é a emissão da Nota. Desta forma, a Análise automática de crédito abate do saldo de crédito do cliente o valor de Pedidos já liberados por crédito (A1_SALPEDL) e o valor dos títulos em aberto (A1_SALDUP)
Os campos A1_SALPEDL e A1_SALDUP estão com conteúdo correto, registrando o valor de Pedidos já liberados por crédito e o valor dos títulos em aberto, respectivamente, devidamente?
Avalie a correta composição dos campos tendo em vista que um conteúdo incorreto irá comprometer o resultado da análise automática, visto que tais dados são considerados no cálculo: FAT0134_Composição_de_campos_relacionados_a_Vendas_Clientes
  • O cliente possui mais lojas? Qual o conteúdo do MV_CREDCLI?
    Se = C (Cliente) - Irá validar os dados de todas as Lojas para bloqueio do Cliente.
    Se = L (Loja) - A análise será individual por cada Loja do Cliente (Bloqueio por loja).
    Importante: Não é possível configurar um montante de Limite de crédito a ser compartilhado por todas as Lojas. Este parâmetro tem o objetivo especificamente de indicar se deve ser consultada a situação de outras Filiais antes de liberar o Pedido, de modo a permitir o bloqueio com base na inadimplência de outra Filial do mesmo Cliente.
  • Qual o conteúdo do MV_LIMINCR ?
    Define o Valor mínimo para submeter os Pedidos à avaliação de crédito
  • O TES desse Pedido gera Título Financeiro?
    Caso não, valide o conteúdo do MV_LIBNODP (Submeter à liberação de crédito itens com TES que não geram duplicata)
  •  

    2 - Sistema está BLOQUEANDO por CRÉDITO "indevidamente". Avaliar:

    Qual o motivo do bloqueio no campo C9_BLCRED?
    Se for = '04 - Vencto do Limite de Crédito' então, verifique se uma das demais Lojas do Cliente (dependendo do MV_CREDCLI - detalhes do parâmetro acima) está com limite vencido (A1_VENCLC).
    É importante esclarecer que, mesmo que o cadastro deste cliente esteja bloqueado por meio do campo A1_MSBLQL , as definições em seu cadastro ou situação financeira continuam sendo consideradas para análise de crédito. O bloqueio apenas impede de utilizar o registros em outras rotinas, conforme: FAT0099_MSBLQL_Bloqueio_de_Registro_Cadastro
    Quais os conteúdos de A1_MOEDALC , C5_MOEDA e MV_MCUSTO ? Devem estar compatíveis.
    A análise automática de crédito abate do Saldo de crédito do cliente (A1_LC) o valor de Pedidos já liberados por crédito (A1_SALPEDL) e o valor dos títulos em aberto (A1_SALDUP).
    Deste modo, sendo que os A1_SALPEDL e A1_SALDUP consomem o crédito, avaliar: Qual o conteúdo dos 3 campos relacionados à Vendas do Cadastro do Cliente? Estão todos de acordo? Verifique: FAT0134_Composição_de_campos_relacionados_a_Vendas_Clientes
    Qual o conteúdo do A1_RISCO ? Risco E sempre bloqueia.
    Riscos B, C e D bloqueiam se ultrapassar a tolerância definida no MV_RISCOx. Neste caso, avaliar: qual o conteúdo do MV_RISCOx ?
    Esse cliente possui títulos no Financeiro? Como está o campo E1_STATUS desses títulos? Se esse campo estiver preenchido com o conteúdo 'A' (de aberto), o titulo entra no cálculo para abatimento do limite de crédito do cliente (A1_SALDUP).
  • O produto inserido nesse pedido possui estoque disponível? Verifique o conteúdo do MV_BLQCRED
    Este parâmetro, se preenchido com .T. permite bloquear o crédito propositalmente caso não haja saldo de estoque disponível para atender o pedido, de forma a não comprometer o saldo de limite de crédito.
  •  

    Pode lhe interessar:
    FAT0083_Bloqueio_de_Estoque

    FAT0134_Composição_de_campos_relacionados_a_Vendas_Clientes

    FAT0024_Configurações_para_bloqueio_de_crédito

    ...

    Passo a passo:

    Deck of Cards
    startHiddenfalse
    effectDuration0.5
    idOCORRÊNCIAS
    effectTypehorizontal
    loopCardstrue
    Card
    defaulttrue
    id0. Instruções para a resolução
    label0. Instruções para a resolução

    Verifique qual das duas ocorrências abaixo identificou no seu processo e verifique os parâmetros e os processos/campos mencionados para a solução do seu problema:

    "Aba 1" para pedidos liberados indevidamente. (era para bloquear e não bloqueou)
    "Aba 2" para pedidos bloqueados indevidamente. (era para liberar e não liberou)
    "Aba 3" caso verifique tudo das abas respectivas ao seu cenário e não ache a causa dela ocorrer.



    Primeiramente é necessário validar se o Pedido está Bloqueado por falta de Crédito, para isso, consulte por uma das formas abaixo:

    • Análise de Crédito de Pedido de Venda (MATA450): Verifique se o pedido está com a Legenda Azul (Bloqueado – Crédito)

    • Análise de Crédito de Cliente (MATA450A): Identifique o cliente para o qual esta tentando realizar a venda, clique em “Manual” e na aba “Pedidos”, o sistema apresentará todos os pedidos, deste cliente, que possuem Bloqueio de Crédito

    • Liberação de Crédito e Estoque (MATA456): Verifique se o pedido está com a Legenda Azul (Bloqueado – Crédito)


    Aviso
    titleAtenção

     Caso tenha dúvidas quanto às legendas apresentadas nas rotinas de Pedidos de Vendas (MATA440) e Liberação de Pedidos de Venda (MATA440), consulte a documentação clicando aqui. 

    Card
    defaulttrue
    idCusto Médio
    label1. Pedido LIBERADO por crédito "indevidamente"

    Caso o pedido esteja Liberado por Crédito "Indevidamente", avalie os Parâmetros e Campos informados nas Abas abaixo:

    Deck of Cards
    startHiddenfalse
    effectDuration0.5
    idVerificações
    effectTypehorizontal
    loopCardstrue
    Card
    defaulttrue
    idCusto Médio
    label1. PARÂMETROS
    • MV_BLOQUEI: Para ativar a Avaliação de Crédito na Liberação de Pedidos, é necessário que o parâmetro esteja ativado (.T.)


    • MV_LIMINCR: Define o Valor Mínimo para submeter os Pedidos à Avaliação de Crédito


    • MV_CREDCLI: Verifique se está configurado com a letra C (Cliente), neste caso o sistema irá considerar o Crédito de todas as Lojas (A1_LOJA) deste Cliente (A1_COD), caso outra loja possua crédito, o pedido será liberado. Caso alguma loja esteja com o campo A1_MSBLQL = 1 (Status = Inativo) as informações ainda serão consideradas na avaliação de crédito


    • MV_RISCO: Caso o cliente possua títulos vencidos, o sistema irá verificar o risco informado no campo “Risco” (A1_RISCO) e comparar com o conteúdo do MV_RISCO equivalente. Exemplo: Cliente possui o campo “Risco” (A1_RISCO) preenchido como “B – Risco B”, o sistema verifica o parâmetro “MV_RISCOB”. Saiba mais.


    Aviso
    titleATENÇÃO

    Caso o cliente possua títulos vencidos em um prazo superior ao estabelecido no MV_RISCO e o sistema não esteja Bloqueando o Crédito dele, certifique-se de que os títulos vencidos estão com o campo “Status” (E1_STATUS) preenchido como “A” (Aberto). Caso contrário, eles não entram no cálculo para validação de Crédito do Cliente.

    Card
    defaulttrue
    id060720201
    label2. CAMPOS E PROCESSOS

    1. Os campos “Saldo Pedidos Liberados” (A1_SALPEDL) e "Saldo Duplicatas" (A1_SALDUP) indicam o quanto do “Limite de Crédito” (A1_LC) já foi consumido. Avalie a composição dos campos, um conteúdo incorreto irá comprometer o resultado da Análise Automática. Saiba mais.

    2. Está realizando a Liberação Automática de Crédito? Caso esteja utilizando a opção "MANUAL", o sistema irá desconsiderar a configuração de Crédito do Cliente e realizar a Liberaçãoforçada”. Saiba mais.

    3. Valores de Impostos e Despesas: É importante esclarecer que os Impostos e Despesas Acessórias (Frete/Seguro/Despesas) não entram no cálculo de Liberação de Crédito Automática, estes valores só serão abatidos do Crédito disponível após o faturamento, ou seja, para as próximas compras do cliente. Saiba mais.

    4. É importante esclarecer que, mesmo que o Cadastro deste Cliente esteja Bloqueado por meio do campo “A1_MSBLQL”, as definições em seu cadastro continuam sendo consideradas para Análise de Crédito. O Bloqueio apenas impede de utilizar o registro em outras rotinas. Saiba mais.

    5. Títulos do tipoRA” (Recebimento Antecipado) são considerados Crédito para o cliente, quando incluídos, o valor deles é abatido do campo “Saldo de Duplicatas (A1_SALDUP)". Quando vencidos, não são considerados na análise de Risco.


    Dica
    titleObservação
    O módulo Financeiro (SIGAFIN) tem disponível a rotina “Refaz Dados Cliente / Fornecedor” (FINA410), esta rotina atualiza os dados dos campos do Cadastro de Clientes (MATA030), caso identifique alguma inconsistência nas informações dos campos, execute esta rotina e verifique se ela é corrigida. Saiba mais em: https://tdn.totvs.com/x/bqFc.
    Card
    defaulttrue
    id060720201
    label2. Pedido BLOQUEADO por crédito "indevidamente"

    Caso o pedido esteja Bloqueado por Crédito "Indevidamente", avalie os Parâmetros e Campos informados nas Abas abaixo:

    Deck of Cards
    startHiddenfalse
    effectDuration0.5
    idVerificações 2
    effectTypehorizontal
    loopCardstrue
    Card
    defaulttrue
    idCusto Médio
    label1. PARÂMETROS
    • MV_BLQCRED:
      T - Realiza o Bloqueio do Crédito propositalmente caso não haja Saldo de Estoque Disponível para atender o pedido, de forma a não comprometer o saldo de Limite de Crédito.
      F - Não bloqueia o crédito.

    • MV_PERMAX: Percentual de uso máximo em relação ao limite de crédito (A1_LC) a ser usado nas avaliações.

      Expandir
      titleExemplo do MV_PERMAX

      Exemplo de uso do MV_PERMAX
      Exemplo: Em um pedido de vendas, supondo um cliente com um certo limite de crédito com sua capacidade máxima, ou seja, não realizou nenhuma compra para que seja debitado alguma quantia do seu limite:

      • Lim. Credito (A1_LC) = 1.000
      • MV_PERMAX = 50 (%)

      Em uma análise de crédito com as configurações acima, por causa do parâmetro MV_PERMAX será usado apenas 50% do total, então é como se o cliente tivesse o limite de crédito A1_LC = 500 (50% de 1.000).

      Se o mesmo cliente do exemplo acima fizer um Pedido de Vendas (MATA410) com total de R$600 e liberá-lo, ele será bloqueado por crédito.


    • MV_LIBNODP: Define se deve ser avaliado crédito para pedido que não gera duplicata.
      N - Não avalia crédito de pedidos de venda com TES (F4_DUPLIC = 'N - Não')
      T - Avalia crédito de pedidos de venda com TES (F4_DUPLIC = 'N - Não')
    Card
    defaulttrue
    id060720201
    label2. CAMPOS E PROCESSOS

    1. A Análise Automática de Crédito abate do Limite de Crédito do Cliente (A1_LC) o valor de Pedidos Liberados (A1_SALPEDL) e o valor dos Títulos em Aberto (A1_SALDUP). Avalie o conteúdo destes três campos. Saiba mais.

    2. Verifique o conteúdo do campo “Risco” (A1_RISCO) no Cadastro do Cliente (MATA030), caso o risco do cliente seja B, C ou D, verifique o conteúdo do parâmetroMV_RISCOB/C/D”, avaliando se este cliente possui títulos com “Status” (E1_STATUS) igual a “A” (Aberto) com prazo superior ao que está preenchido no Parâmetro

    3. Caso o campo “Risco” (A1_RISCO) esteja com conteúdo E, todos os faturamentos dele serão Bloqueados por Crédito, sendo necessário realizar a Liberação Manual de Crédito. Saiba mais.

    4. Verifique se este cliente possui títulos no financeiro que, ainda que baixados, permanecem com o “Status” (E1_STATUS) igual a “A” (Aberto), pois este título será considerado no consumo do Crédito do Cliente e na Análise de Risco. Caso identifique esta ocorrência em seu ambiente, entre em contato com o Suporte do Módulo Financeiro (SIGAFIN)

    5. Verifique se o conteúdo dos campos “Moeda do LC” (A1_MOEDALC) do Cadastro do Cliente, “Moeda” (C5_MOEDA) do Pedido de Vendas e do parâmetro “MV_MCUSTO” são iguais. Estes registros devem possuir o mesmo conteúdo

    6. Verifique se o campo Classe Cred (A1_CLASSE) possui preenchimento A/B/C, caso possua, verifique o conteúdo do parâmetro MV_PEDIDOA/B/C, pois este parâmetro define qual o Valor Máximo de venda, por Pedido de Venda, permitido para este cliente.  Saiba mais.

    Card
    defaulttrue
    idInformações para envio
    label3. Informações a serem enviadas para uma análise caso não identifique a causa

    Caso tenha avaliado os parâmetros e processos da documentação do seu caso e ainda não tenha localizado o erro, note para envio e análise (por print ou por escrito):


    1 - Conteúdo dos parâmetros:

    • MV_BLQCRED
    • MV_LIBNODP
    • MV_PERMAX
    • MV_AVALEST
    • MV_BLOQUEI
    • MV_LIMINCR
    • MV_CREDCLI
    • MV_RISCO
    • MV_MCUSTO
    • MV_PEDIDOA,  MV_PEDIDOB e MV_PEDIDOC


    2 - Conteúdo dos campos (TES):

    • F4_DUPLIC da TES do pedido de venda (C6_TES)


    3 - Conteúdo dos itens pela liberação do pedido de venda:

    • C9_BLWMS
    • C9_BLEST
    • C9_BLCRED


    4 - Conteúdo dos campos do cliente que está tendo o pedido de venda bloqueado:

    • A1_CLASSE
    • A1_MOEDALC
    • A1_RISCO
    • A1_LC
    • A1_VENCLC
    • A1_SALDUP
    • A1_SALPEDL


    5 - Conteúdo de campos do pedido de venda:

    • C5_TIPLIB
    • C5_MOEDA


    6 - Informe a verificação do processo:

    • A liberação do pedido de venda é automática ou manual?


    7 - Print da rotina "Contas A Receber [FINA740]", filtrado pelo cliente com o pedido de venda bloqueado da seguinte forma: ("E1_CLIENTE" e "E1_STATUS = A"), mostrando as legendas:

    Image AddedImage Added


    Dica
    titlePara Conhecimento

    A partir da visualização dos registros da Tabela SC9 do sistema, pela rotina de Consultas Genéricas (EDAPP) é possível verificar a causa do Bloqueio de Crédito, pelo conteúdo do campo “Bloq. Crédito” (C9_BLCRED). Saiba mais em: https://tdn.totvs.com/x/Zk1tDQ

    Pode lhe interessar:
    Bloqueio de Estoque: https://tdn.totvs.com/x/zGk-Dg

    Configurações para Análise e Bloqueio de Crédito: https://tdn.totvs.com/x/Trl3DQ

    Liberações / Bloqueios do Pedido de Vendas: https://tdn.totvs.com/x/RjS4Ew