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Sendo o código do curso lido como: Novo Ensino Médio – “Itinerário”

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  • Para cadastrar o curso do NOVO ENSINO MÉDIO- as siglas são as iniciais do curso+ as iniciais do itinerário.
  • A modalidade para o NEM será Itinerários do Novo Ensino Médio (CÓD 10).

Obs.: Estes 3 cursos / séries serão criados por script (até a versão 12.1.27)Image Removed


“Modalidade” => A modalidade será criada por script: Itinerários do Novo Ensino Médio (até a versão 12.1.27)

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 Para cada curso será criado os 3 anos (séries)        

  • 1º Ano
  • 2º Ano
  • 3º Ano

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Para cada curso será criado as séries: ( 1ª ; 2ª; 3ª). Em anexos , clique em incluir, para cadastrar a série.

Preencha o código da série , Curso no Histórico , Série no Histórico

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Ao cadastrar as “Séries (Anos) ” do Curso, deverá ser informado o campo complementar “Produto/Serviço (SCAE) ” e Código do Curso no SCAE. Esse campo será exigido no momento do reporte de produção SCAE.   

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1.3. Cadastro das Matrizes Curriculares           

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Exemplo de Estrutura Curricular para efetuar os cadastros no SGE para Novo Ensino Médio

Cód. Curso 

Nome do Curso

Cód. Série

 

Nome da Série

Cód. Matriz

Matriz Curricular

 Itinerário Formativo

NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional

1

1º Ano

NEM-HT-101

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional - 1ºAno

Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 1º Ano


NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional

1

1º Ano

NEM-HT-101

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional - 1ºAno

Habilitação de Técnico em Eletrotécnica - 1º Ano

NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional

2

2º Ano

NEM-HT-201

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional – 2º Ano

Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 2º Ano

NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional


3


3º Ano

NEM-HT-301

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional – 3º Ano

Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 3º Ano

NEM-CN

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza

1

1º Ano

NEM-CN-101

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-1ºAno

Ciências da Natureza - 1º Ano

NEM-CN

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza

2

2º Ano

NEM-CN-101

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-2ºAno

Ciências da Natureza - 2º Ano

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VISÃO NO SISTEMA

1.4. Cadastro das Disciplinas

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Dentro de cada “Disciplina”, deverá ser incluído posteriormente o (s) professor (es) responsável pela disciplina. Isso será possível por meio da opção “Anexos: Professor responsável pela disciplina”.

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Aviso

Somente os professores que estiverem vinculados como responsável pela disciplina poderão incluir os complementos de disciplina (Metodologia, Referências, Objetivos, dentre outros) considerando o período inicial e final para alteração no Portal. 

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1.5. Cadastro da Área de Conhecimento

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  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Mundo do trabalho
  • Módulo Específico
  • Módulo Integrador

Para cadastrar novas Áreas de conhecimento, basta entrar em Curriculo e Ofertas\Mais 

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1.6. Cadastro do Período

 Considerar o período como a Série.

 Exemplo:

Período :

1 equivalentes ao 1º Ano. 

2 equivalente ao 2º Ano.

3 equivalente ao 3º Ano 

Conforme exemplo Conforme exemplo acima, no campo “Período” informar número 1 e no campo “Descrição” 1º Ano.

Para cadastrar o Período , dentro da Matriz Curricular | Anexos Período.

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1.7. Cadastro de Disciplinas na Matriz Curricular

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1.8. Associar as Habilidades e Competências

Disponibilizado no menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Mais

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A obrigatoriedade do processo é selecionar pelo menos uma habilidade (grid da esquerda) e uma disciplina (grid da direita). 

Este processo tem por objetivo vincular de maneira rápida e em lote várias habilidades às várias disciplinas da matriz curricular e/ou do Itinerário.

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Para geração dos horários das Turmas/Disciplinas, edite a disciplina desejada e através do Processo: Geração do Horário, selecione os horários em que a disciplina é lecionada e os parâmetros necessários, como: Sala e Professores disponíveis.

Em seguida adicione e execute o processo.

Dica
Importante que seja selecionado o campo “Professor disponível” para que leve o professor para o horário

disciplina é lecionada e os parâmetros necessários, como: Sala e Professores disponíveis.

Em seguida adicione e execute o processo.

Dica
Importante que seja selecionado o campo “Professor disponível” para que leve o professor para o horário

4.9. Mudança de Turma em Lote/ Itinerário Formativo- Novo!! 

4.9.1 Mudança de turma mantendo o mesmo turno

Toda turma/disciplina de itinerário formativo, matriculada e com a situação de matrícula que conta como aluno na turma/disciplina, da turma de origem deve existir na turma de destino. Entretanto, se o parâmetro permite mudança parcial de turmas/disciplinas de itinerário formativo estiver marcado, será feito a mudança de turma. 

  1. Quando a turma de destino é somente uma turma de itinerário formativo ela jamais assumirá o campo turma na matrícula do período letivo do aluno. Exemplo: o aluno está matriculado em uma turma que tem disciplinas normais e de itinerário. A turma destino tem apenas disciplinas de itinerário. Ao mudar a turma, ela será feita, porém a turma da matrícula do período letivo não será alterada.
  2. Para que uma turma normal seja alterada, basta que apenas uma turma/disciplina exista no destino, todavia para o itinerário todas ativas devem existir, exceto se o parâmetro permite mudança parcial de turmas/disciplinas de itinerário formativo estiver marcado.
  3. A mudança de turmas/disciplinas de itinerário não deve incluir disciplinas novas para o aluno, caso elas existam no destino, apenas o que é relacionado com a turma de origem. Exemplo: a turma de origem tem duas disciplinas de itinerário IT1 e IT2, sendo que o aluno está matriculado nas duas. A turma de destino tem IT1, IT2 e IT3. Com isso, ao efetuar a mudança de turma a disciplina IT3 não será matriculado para o aluno, apenas as que possuem sua correspondência na origem.
Aluno matriculado na turma que contém disciplinas normais e de itinerário formativo
  • Turma destino contém disciplinas normais e de itinerário formativo: a mudança de turma irá ocorrer para as turmas normais e de itinerário formativo, conforme os critérios e parâmetro já citados acima.
  • Turma destino contém apenas disciplinas normais (turma que não contém turma/disciplina relacionada a nenhum itinerário): a mudança de turma irá ocorrer para disciplinas normais alterando a turma da matrícula do período letivo do aluno e  será mantido inalterada as matrículas nas turmas/disciplinas de itinerário da origem.
  • Turma de destino contém apenas disciplinas de itinerário formativo: a mudança de turma irá ocorrer para as disciplinas de itinerário formativo sem alterar a turma da matrícula do período letivo do aluno e mantém inalterada as matrículas nas disciplinas normais na origem.
Aluno matriculado em uma turma distinta com as disciplinas normais, e em outras turmas de itinerário formativo
  • Será apresentado uma grid para fazer o de-para de origem e destino das turmas de itinerário formativo do aluno. Ao preencher estamos sinalizando a mudança de turma, para os que não forem preenchidos, permanecem como estão. Vale ressaltar que todas as regras citadas para a mudança de turma que envolve disciplinas de itinerário, também valem quando a grid é preenchida. Esta grid somente é exibida se o aluno possui matrícula em disciplinas de outra turma que não seja a turma do período letivo.
  • As turmas que serão apresentadas na grid, são todas as turmas de origem que contenham pelo menos uma disciplinas de itinerário matriculada, porém a única turma que não irá aparecer neste grid é a turma que o aluno estiver matriculado no período letivo.
  • A grid de-para de origem e destino poderá não ser preenchida em sua totalidade, indicando assim, que não ocorrerá mudança de turma para os itinerários das turmas de origem exibidas na grid.
  • É obrigatório o preenchimento da grid ou da turma destino do período letivo.
  • Caso o parâmetro permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo estiver marcado, a grid ficará desabilitada.
Permite mudança parcial de turmas/disciplinas de itinerário formativo

Este parâmetro tem a finalidade de quebrar a regra de totalidade de disciplinas de itinerário na origem e destino, ou seja, com ele habilitado será possível mudar a turma de itinerário mesmo que no destino não se tenha todas as disciplinas de itinerário da origem, com isso, as disciplinas que não possuem a sua correspondência no destino, permanecerão inalteradas. Outro detalhe é que, ao marcar este parâmetro não será possível marcar o parâmetro permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo.

Permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo

Parâmetro responsável por desconsiderar toda turma/disciplina de itinerário na origem, ou seja, ao executar o processo todas as turmas/disciplinas de itinerário formativo permanecerão inalteradas em sua origem.

Mudança de turma para turma de outro turno

Para um aluno matriculado em uma turma que contém turmas disciplinas normais mais de itinerário, a mudança só irá realizar caso a turma de destino tenha no mínimo uma turma disciplina normal e todas as turmas disciplinas de itinerário ativas. As mesmas turmas disciplinas de itinerário formativo de origem precisam esta cadastradas na turma de destino, caso contrário o processo não é realizado exibindo uma mensagem contento a explicação do erro.

As regras abaixo valem apenas para o processo de mudança de turma por aluno, não são válidas para o processo de mudança de turma em lote:

  • Aluno matriculado em uma turma distinta com as disciplinas normais, e em outras turmas de itinerário formativo é necessário realizar a relação de "de para" no outro turno, toda origem deve ser preenchida com uma turma de destino no outro turno. Caso uma turma não seja seleciona o passo (etapa) não avança.
  • Ao selecionar uma turma com o turno diferente os parâmetros: ''permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo'' e "permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo", ficaram desabilitados.Image AddedImage Added
  • 5 -Matricula
Objetivo: Registrar formalmente a inscrição do em um estabelecimento de ensino em determinado nível/etapa/componente curricular/área de conhecimento do Ensino Médio.

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Esta funcionalidade de Habilidades das Competência estará implementada somente no nível de ensino do SESI não existirá a mesma funcionalidade no SENAI. Então será preciso que o SENAI envie um relatório (manual) ao SESI por Unidade Curricular (disciplina) contendo os registros das habilidades atingidos em cada Bimestre / Trimestres para que sejam digitados na Unidade Curricular da estrutura do SESI pela Secretaria ou Coordenação via SGE.

Caminho: Matricula e Avaliação – Mais –Digitação por aluno – Competências e Habilidades

Selecionar o Período Letivo- O aluno-  a Disciplina- a Etapa de NotaImage Removed

11.4. Registrar Notas/Conceitos nas Áreas de Conhecimentos / Unidades Curriculares

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Relatório do Boletim Escolar

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11.6. Publicar Frequência e Notas

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Exemplo de APURAÇÃO DE  RESULTADO FINAL DE ÁREA DE CONHECIMENTO

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11.8. Apurar Resultado Final do Curso / Série

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Exemplo de APURAÇÃO RESULTADO FINAL DO CURSO / SÉRIE

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Quando o aluno receber o resultado final do ano como AEP, no próximo ano será matriculado no mesmo curso / serie com situação de “Dependência” e irá cursar as Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares que não conseguiu aprovação. E também irá cursar a próxima Série subsequente com todas as Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares.

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AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de Conselho de Classe no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_3

13-Histórico

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Escolar  Novo!

Objetivo: Cadastrar as informações para a geração do Histórico Escolar do aluno

As  rotinas  de  digitação  e geração do Histórico Escolar foram adaptadas para inclusão de itinerários formativos e seus componentes.

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13.1-Estrutura do Histórico

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Neste cadastro serão definidos os cursos que farão parte da Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas, é imprescindível que os cursos criados nessa estrutura sejam vinculados aos cursos que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de Cursos).

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Dica
É possível criar um novo Curso do histórico ou editar um já existente no Sistema. Para editar, basta selecionar o Curso do histórico, marcar com o “x” e clicar no ícone editar ou dar um duplo clique na descrição

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AVISO: Os campos que estão marcados em negrito indicam que o preenchimento é obrigatório dentro do SGE – SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR.

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Neste cadastro serão definidas as séries que compõem os cursos que farão parte da Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas, é imprescindível que as séries criadas nessa estrutura sejam vinculadas às séries que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de Séries).

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13.3- Disciplinas do Histórico

Nesse cadastro serão definidas as disciplinas que compõem a Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas é imprescindível que as disciplinas criadas nessa estrutura sejam vinculadas às disciplinas que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de disciplinas).

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Aviso
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As disciplinas de Itinerário Formativo também serão importadas, caso preencham os requisitos acima e possuam uma disciplina correspondente configurada para o histórico.

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O cadastro de Partes do Histórico é utilizado para separar as disciplinas do Histórico em Grupos no Histórico. Geralmente utiliza-se “Base Nacional Comum” e “Parte Diversificada”, sendo estas utilizadas na definição do Layout de Importação do Histórico, cujo cadastro está demonstrado nos “Anexos” do Grupo de Série.

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13.5- Grupos de Série

Os grupos de séries são importantes para a definição das divisões no layout do Histórico, desempenhando importante papel no momento do desenvolvimento do relatório para a impressão do Histórico. Definem-se quais cursos/séries farão parte de cada grupo, porém, há ainda a possibilidade de criar um único grupo, vinculando todos os cursos/séries.

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13.6 - Layout de Importação

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Em cada Grupo de Série foi vinculado as disciplinas (apenas as disciplinas de formação geral e do Módulo Mundo do Trabalho, pois as demais são de acordo com cada Itinerário ofertado pelo Regional).

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13.7- Geração Histórico 

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Preencher as informações necessárias e gerar o relatório:

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12 -Portais (Habilidades x Competências) 

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