Histórico da Página
...
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
|
Dica |
---|
Este flow segue as leis gerais de proteção de dados - LGPD. O tratamento de dados pessoais realizado, possibilita que o administrador do Fluig faça a anonimização de dados, caso deseje ou seja solicitado. Para isso, basta acessar: Painel de controle > Segurança e acesso > Anonimizar e exportar dados pessoais. |
Como adquirir
...
O flow de abertura de chamado é listado como uma solução paga no recurso Itens da Store do TOTVS Fluig Plataforma a partir da atualização Mist - 1.8.0-230523.
Para adquiri-lo, é necessário entrar em contato com o executivo de soluções de negócio responsável por sua conta.
Com o processo de aquisição finalizado, o acesso à instalação do flow é liberado, sendo necessário instalá-lo para utilizar. Neste caso, basta seguir os passos descritos em Instalar e configurar flow.
Instalação
...
Depois de adquirir esse flow, ele estará liberado para instalação a partir do recurso Itens da Store.
Requisito para uso
...
Para instalar e utilizar esse flow, é necessário:
- ter o TOTVS Fluig Plataforma instalado e parametrizado a partir da atualização Mist - 1.8.0-230523.
Parametrizações
...
Durante a instalação desse flow, é necessário definir as seguintes parametrizações:
- cadastro de tipos de ocorrência;
- atribuição de responsável por atividade;
- definição de gestor do processo;
algumas parametrizações, que são divididas em quatro etapas:
- Geral: onde são definidos os dados gerais do processo, como gestor e prazos de expiração e de aviso;
- Responsáveis: onde são definidos os responsáveis e o SLA de cada atividade;
- Cadastros: onde são definidas as opções que serão selecionadas durante a abertura de solicitação do processo que, nesse caso, são os tipos de ocorrência;
- Revisão: onde são listados os principais dados do processo que será criado para conferênciapersonalização de SLA por atividade.
Instalar e configurar flow Âncorainstalar instalar
instalar | |
instalar |
...
Multimedia | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
...
02. No agrupador Aplicativos, clique em Itens da Store.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
É possível ainda acessar diretamente pelo ícone da Store localizado no menu lateral, para ir diretamente para os aplicativos. Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Itens da Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma. |
03. Na área Flows do recurso Itens da Store, localize e clique no flow Abertura de chamados.
04. Clique em Instalar Configurar.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
A instalação é iniciada e, quando concluída, uma notificação é emitida. |
05. Com a instalação concluída, clique em Configurar – localizado no quadro do flow.06. Em Dados Na etapa Geral, em Dados gerais, defina as informações solicitadas.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Código identificador do processo Título do processo Instruções Categoria Pessoa gestora do processo
Grupo, papel ou usuário Prazo de expiração (em horas) Prazo de notificação (em horas) |
0706. Clique em Avançar.
08. Em 07. Na etapa Responsáveis, em Solicitante, defina as informações necessárias para cada atividade de quem vai abrir solicitações.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
1 - ABRIR SOLICITAÇÃO Quem poderá abrir uma solicitação
Grupo, papel ou usuário Acompanhamento
Prazo de conclusão (em horas) 2 - COMPLEMENTAR OS DADOS DA SOLICITAÇÃO Acompanhamento
Prazo de conclusão (em horas) ANALISAR SERVIÇO Após esse tempo, ela será considerada atrasada. Se configurado, o tempo é calculado levando em conta o expediente padrão cadastrado na plataforma e o momento em que o solicitante recebeu ou assumiu a atividade. 3 - ANALISAR SERVIÇO Acompanhamento
Prazo de conclusão (em horas) |
09. Em Analista, defina as informações necessárias.
Após esse tempo, ela será considerada atrasada. Se configurado, o tempo é calculado levando em conta o expediente padrão cadastrado na plataforma e o momento em que o solicitante recebeu ou assumiu a atividade. |
08. Ainda na etapa Responsáveis, em Analista, defina as informações necessárias para a atividade de quem vai analisar as solicitações.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
Painel | ||||
| ||||
1 - ANALISAR SOLICITAÇÃO Quem poderá analisar a solicitação
Grupo, papel ou usuário Acompanhamento
Prazo de conclusão (em horas) |
0910. Clique em Avançar.
11. Em 10. Na etapa Cadastros, em Categorizar solicitações, defina os tipos de ocorrência que podem ser atendidas pelo processo criado por esse flow. Esses tipos são as opções que poderão ser selecionadas no momento de abertura da solicitação.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Ordenação Rótulo Adicionar mais itens à lista |
1211. Clique em Avançar.
13. Revise os dados 12. Na etapa Revisão, em Dados do processo, confira as principais informações do processo que será criado.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Se necessário, clique em Voltar até a etapa desejada para ajustar alguma configuração. |
1413. Clique em Instalar .
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Ao finalizar a instalação, um processo com o nome e na categoria definidos na configuração é listado no recurso Iniciar solicitações. |
Editar flow
...
Multimedia name Editar editando e atualizando flow Abertura abertura de chamadochamados.mp4 width 100% autostart true height 5%
...
02. No agrupador Aplicativos, clique em Itens da Store.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Itens da Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma. |
03. Na área Flows do recurso Itens da Store, localize o flow Abertura de chamados.
...
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
O processo será atualizado com as alterações efetuadas e sua versão será incrementada. |
Atualizar flow
...
Quando houver atualizações disponíveis, o indicativo
será exibido no flow para informar que ele pode ser atualizado. Estado colour Yellow title atualizar
01. No menu lateral do TOTVS Fluig Plataforma, clique em Painel de controle.
02. No agrupador Aplicativos, clique em Itens da Store.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Itens da Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma. |
03. No recurso Itens da Store, localize e clique no flow de abertura de chamados.
04. Clique em Atualizar.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
As novidades e correções liberadas para o flow serão aplicadas na sua instalação. |
Processo criado
Ao finalizar a instalação do flow, o processo criado é listado juntamente com os demais processos existentes na plataforma, tanto no recurso Configurar processos quanto no Iniciar solicitações.
As características do processo criado por esse flow são detalhadas a seguir.
Diagrama
O diagrama define como o processo funciona, quais atividades o compõem e qual o caminho que a solicitação segue até a sua conclusão.
Este é o diagrama do flow de abertura de chamado:
Atividades
As atividades que compõem o processo são:
...
Para pode utilizar as informações e melhorias da atualização liberada será necessário acessar o configurador do processo clicando em Configurar e passar pelas etapas Geral, Responsável, Cadastros e na etapa Revisão clicar no botão Atualizar. Ao clicar em atualizar, uma nova versão do processo será criada com todas as correções e melhorias. As solicitações que estão em andamento continuarão com as configurações da versão antiga. Apenas as novas solicitações que forem abertas terão as configurações da nova versão do processo. Ao realizar estes passos, as novidades e correções serão liberadas para o flow Abertura de chamado. |
Processo criado
...
Ao finalizar a instalação do flow, o processo criado é listado juntamente com os demais processos existentes na plataforma, tanto no recurso Configurar processos quanto no Iniciar solicitações.
As características do processo criado por esse flow são detalhadas a seguir.
Diagrama
...
O diagrama define como o processo funciona, quais atividades o compõem e qual o caminho que a solicitação segue até a sua conclusão.
Este é o diagrama do flow de abertura de chamado:
Atividades
...
As atividades que compõem o processo são:
Estado | ||||
---|---|---|---|---|
|
Solicitante inicia o processo, preenche as informações necessárias e envia a solicitação.
Estado | ||||
---|---|---|---|---|
|
1
...
1. Atribuição → quem será atribuído como responsável pela solicitação:
- Se estiver configurada, é enviada para o responsável.
- Se não estiver configurada, o solicitante precisa escolher um responsável dentre os usuários cadastrados na plataforma.
2. Prazo de expiração → tempo em horas para execução da atividade até que seja considerada em atraso:
- Se estiver configurado, o tempo é calculado levando em conta o expediente padrão cadastrado na plataforma e o momento em que o responsável recebeu ou assumiu a atividade.
- Se não estiver configurado, a tarefa fica com o status "sem prazo definido".
3. Prazo de aviso → tempo em horas para o responsável ser avisado antes do prazo de expiração:
- Se estiver configurado, no tempo determinado o responsável é notificado sobre a expiração da atividade;
- Se não estiver configurado, não é emitida nenhuma notificação.
4. Responsável entende a demanda e pode tomar as seguintes ações:
1a. Consegue resolver?
- Sim - envia para a atividade Analisar Serviço, de forma que o solicitante possa validar a solução proposta;
- Não - surgem duas opções:
- a atual solicitação possui inconsistências que impedem sua movimentação: nesse caso, a solicitação será finalizada;
- a atual solicitação carece de informações, o que limita o entendimento da real necessidade do usuário: nesse caso, a solicitação é enviada para a atividade Solicitar informações ao usuário, onde a atribuição é automática devolvendo-a para quem solicitou o serviço pedindo mais informações.
...
É necessário que o flow Abertura de chamado esteja instalado e devidamente parametrizado para abrir uma solicitação. Os usuários que podem abrir solicitação são os que foram definidos na configuração do flow, no campo "Quem poderá abrir uma solicitação?".
Multimedia name Abertura de chamado - Abrir solicitaçãoiniciando solicitação flow abertura de chamados.mp4 width 100% autostart true height 5%
...
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Usuário de abertura Data Usuário solicitante E-mail do solicitante Gestor da área E-mail do gestor Estabelecimento/Filial Complemento |
...
HTML |
---|
<!-- Hotjar Tracking Code for http://helptdn.fluigtotvs.com/display/fb --> <script> (function(h,o,t,j,a,r){ h.hj=h.hj||function(){(h.hj.q=h.hj.q||[]).push(arguments)}; h._hjSettings={hjid:7436841280165,hjsv:6}; a=o.getElementsByTagName('head')[0]; r=o.createElement('script');r.async=1; r.src=t+h._hjSettings.hjid+j+h._hjSettings.hjsv; a.appendChild(r); })(window,document,'https://static.hotjar.com/c/hotjar-','.js?sv='); </script> |
...