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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Criar Simular Cenário
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Criar Simular Cenário
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas
  6. Tecnologias Homologadas

01. VISÃO GERAL

O objetivo A finalidade da Criação Simulação de Cenário é selecionar produtos que terão seus facilitar a gestão de preços, permitindo a inserção ou modificação dos valores de venda inseridos ou alterados de uma só vez e posteriormente aplicar esses valores, enviando-os de diversos produtos simultaneamente. Após essa definição, os novos valores são aplicados ao ERP.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Cenários > Criar CenárioPrecificação > Simular novo cenário

Pré-Requisito

Possuir acesso ao Pricing Insights

Passo a Passo

...

Simular Cenário 

Na tela Cenários, clique no botão Criar Cenários Simular novo cenário para exibir uma lista de possibilidades para a criação de cenárioso grid vazio, para filtrar o cenário, conforme abaixo:

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Imagem 1 - Criar cenários

No primeiro bloco, selecione as colunas do cenário.

Cada opção do menu pode ser expandida para visualizar as opções disponíveis, conforme abaixo:

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Imagem 2 - Selecionar colunas

Colunas obrigatórias (coloração cinza) não podem ser desmarcadas

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Imagem 3 - Colunas obrigatórias

Algumas colunas iniciam selecionadas (coloração azul).

Por não serem obrigatórias, podem ser desmarcadas.

Para alterar a seleção inicial, clique na opção desejada.

Image RemovedImagem 4 - Selecionar colunas

Abaixo do bloco de colunas, se encontram os blocos para as definições de:

  • Deseja precificar por níveis? Se sim, selecione quais

O nível determina como os produtos serão agrupados

  • Divisão: Este nível refere-se à classificação dos produtos com base em categorias mais amplas ou divisões fundamentais dentro do portfólio da empresa.

  • Segmento: Ao optar por esta opção, os produtos serão agrupados de acordo com características específicas ou segmentos de mercado, permitindo uma abordagem mais precisa na definição de preços.

  • Embalagem: A precificação por este nível considera as diferentes embalagens em que os produtos estão disponíveis, ajustando os preços conforme as variações de tamanho ou apresentação.

  • Porte: Neste contexto, o porte se refere às diferentes dimensões ou escalas dos produtos, proporcionando uma abordagem de precificação que leva em conta a variedade de tamanhos ou complexidade.

  • Loja: Ao selecionar este nível, a precificação será adaptada com base nas particularidades de cada loja, permitindo uma flexibilidade regional ou específica de pontos de venda.

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Imagem 5 - Deseja precificar por níveis? Se sim, selecione quais

Configure as regras que deseja aplicar para a sugestão de preço:

...

Simular Novo Cenário



Nas abas Filtros, Filtros avançados e Regras, defina como deverá ser o cenário

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Imagem 2 - Filtros e Regras



Por padrão, algumas opções iniciam selecionadas e podem ser alteradas.

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Imagem 3 - Configuração inicial



Após configuração dos filtros e regras, clique no botão Aplicar.

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Imagem 4 - Aplicar Filtros e Regras


Limpar

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Imagem 6 - Tipos de custo

  • Tipo de Precificação: para configurar o tipo de precificação, como Pesquisa na Concorrência, clique aqui

Image RemovedImagem 7 - Tipo de Precificação

Replicar preços para:

  • Família: envolve aplicar os mesmos valores a um grupo de produtos relacionados que compartilham características semelhantes ou pertencem a uma categoria específica. Isso simplifica a gestão de preços, garantindo consistência dentro dessa família de produtos.
  • Similares: refere-se à prática de estender os valores de um produto para outros itens que possuem características ou funcionalidades semelhantes. Essa abordagem permite manter coerência nos preços de produtos que oferecem benefícios comparáveis.
  • Associados: implica em aplicar os mesmos valores a produtos estrategicamente relacionados, seja por complementaridade de uso, venda conjunta ou outra associação significativa. Essa estratégia facilita a gestão e a compreensão dos preços.
  • Derivados: consiste em estender os valores de um produto principal para suas variações ou versões derivadas. Isso ocorre frequentemente em casos de produtos que possuem diferentes tamanhos, modelos ou características, mantendo uma relação de preço consistente.

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Imagem 8 - Replicar preço para

  • Aplicar regra de arredondamento de preços: significa ajustar os valores dos produtos de acordo com padrões específicos. Isso envolve estratégias como arredondar para números inteiros ou terminar os preços em 99 centavos para criar uma percepção de valor. O objetivo é influenciar o comportamento do consumidor e aprimorar a precificação para atingir metas específicas, como maximizar a receita ou melhorar a competitividade.
  • Aplicar preço como promoção para todos os produtos deste cenário: significa reduzir temporariamente os preços em uma variedade de itens. A definição dos preços promocionais é baseada em insights obtidos por meio de análises de dados, considerando fatores como sazonalidade, comportamento do consumidor e estratégias da concorrência. O objetivo é criar uma oferta atrativa que motive os clientes a realizar compras durante o período promocional, proporcionando vantagens tanto para a empresa quanto para os consumidores.

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Imagem 9 - Arredondamento e Promoção

Restaurar Padrão

Para retornar às configurações pré-definidas, na parte superior clique no botão Restaurar Padrãobotão Limpar.

Irá aparecer a mensagem de confirmação : tem, Tem certeza que deseja restaurar padrão pré-definido.limpar o filtro?

Para concluir a ação, clique no botão Confirmar

...

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Imagem 5 - Limpar Filtros


O grid será carregado com os resultados filtrados em colunas padrão.

Para alterar as colunas exibidas, clique no botão de engrenagem

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Imagem 6 - Gerenciador de Colunas


Cada opção do gerenciador pode ser expandida para visualizar as opções disponíveis, conforme abaixo:

Image AddedImagem 7 - Sub menu Gerenciador de Colunas


Colunas obrigatórias (coloração cinza) não podem ser desmarcadas

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Imagem 8 - Colunas Obrigatórias

Algumas colunas iniciam selecionadas (coloração azul).

Por não serem obrigatórias, podem ser desmarcadas.

Para alterar a seleção inicial, clique na opção desejada.

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Imagem 9 - Alterar colunas


As colunas: Divisão, Porte, Segmento, Loja, Embalagem, Nível de Preço e Tipo de Preço, aparecem no Gerenciador de Colunas, porém, não podem ser selecionadas no gerenciador, pois definem agrupamentos. 

Devem ser selecionadas na aba Regras opção Agrupado por.

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Imagem 10 - Colunas de Agrupamento


Reordenar Colunas

Para reorganizar a ordem das colunas, clique no botão Gerenciador de Colunas, Clique no sub menu Selecionadas, abrirá uma lista com os nomes das colunas presentes.

Clique nas setas para reorganizar as colunas.

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Imagem 11 - Reordenar Colunas

Sair

Para sair do menu Criar Cenário, clique no botão Sair.

As configurações realizadas serão mantidas durante o acesso

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Imagem 11 - Sair

Após configurar o cenário, clique no botão Criar cenário, para avançar à tela de filtro de produtos.

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Imagem 12 - Criar Cenário

Filtrar Produtos

Para selecionar os produtos, clique no botão Filtrar Cenário:

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Imagem 13 - Filtrar Cenário

Nesta tela, apenas a opção Considerar Produtos sem Estoque e Negativos inicia selecionada.

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Imagem 14 - Considerar Produtos sem Estoque e Negativos

As demais opções iniciam limpas, podendo ser mesclados entre si para a composição de filtros mais específicos.

Nos filtros onde a pesquisa é digitada, clique na lupa no canto direito para abrir uma lista com as opções e um campo de busca por nome ou código.

Clique sobre as opções desejadas. Após selecionar todas, clique no botão Selecionar. Image Removed

Imagem 15 - Busca

Ou no próprio campo ao informar os códigos desejados (separados por vírgula, caso haja mais de um).

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Imagem 16 - Busca por código

Nos filtros onde as opções já vêm pré-definidas, clique sobre os filtros que deseja incluir

Image Removed Imagem 17 - Filtro selecionável

Elasticidade

É o campo que exibe o impacto na demanda de um produto com relação a sua alteração de preço.

Ela pode ser:

  1. Elástico Positivo: São os produtos com tendência a manter ou aumentar a demanda com AUMENTOS coerentes no preço. Produtos classificados nessa Elasticidade que tenham REDUÇÕES de preço podem refletir em uma QUEDA na demanda.
  2. Elástico Negativo: São os produtos com tendência a manter ou aumentar a demanda com REDUÇÕES de preço. Produtos classificados nessa Elasticidade que tenham AUMENTOS de preço podem refletir uma QUEDA na demanda.
  3. Inelástico: São os produtos com tendência a manter a demanda com AUMENTOS coerentes ou REDUÇÕES de preço.
  4. Indefinido: São os produtos que não possuem as informações mínimas para o cálculo da Elasticidade. 

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Imagem 18 - Elasticidade

Caso haja mais de uma Divisão cadastrada, a opção Estrutura Mercadológica iniciará indisponível para a seleção.

Para liberar esta opção, selecione as opções lojas, portes ou segmentos de uma mesma divisão.

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Imagem 19 - Estrutura Mercadológica

Os filtros: Período da Entrada dos Produtos e Período Comparativo, são datas.

Para filtrar, clique no calendário e selecione o período desejado.

Ou, digite: data inicial e data final, no formato DD/MM/AAAA.

As datas não podem ser:

  1. Maior que a data atual.
  2. Data inicial, maior que a data final.

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Imagem 20 - Período da Entrada dos Produtos

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Imagem 21 - Período Comparativo

Após configurar os filtros desejados, clique no botão aplicar filtro para gerar a tabela.

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Imagem 22 - Aplicar Filtro

Simular o aumento da margem

É possível simular a venda e a margem futura para os próximos 3, 7 ou 15 dias utilizando a Saída Média Diária, ou o Modelo de Machine Learning.

O Machine Learning é mais preciso, podendo diferenciar o volume de vendas pelos dias da semana.

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Imagem 23 - Simular o aumento da margem

Busca Avançada

Após aplicar filtro, para refinar a busca por:

  • Margem do Preço Atual
    • A busca avançada: Margem do Preço Atual, é utilizada após filtrar o cenário. Na opção: Produtos com

    preço normal
    • a margem do preço atual entre, informe o percentual inicial e final desejado e clique no botão: Aplicar Filtro.

  • Dias de Estoque
    • A busca avançada: Dias de Estoque, é utilizada após filtrar o cenário. Na opção: Produtos com dias de estoque entre, informe o intervalo de dias desejado e clique no botão: Aplicar Filtro. Iniciando com a quantidade menor para a maior. 


Clique clique no botão Busca Avançada, selecione a(s) opção(ões) desejada(s), em seguida clique no botão Aplicar Filtro.

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Filtros.

A busca é limitada aos itens exibidos no grid. Para carregar mais produtos, verifique a opção Buscar mais registros.

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Imagem 12 Imagem 24 - Busca Avançada


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Imagem 25 13 - Refinar busca


A Busca Avançada é apenas para a visualização, não permanecendo após salvar o cenário. 

...

Expanda a tabela de produtos clicando no botão Image Removed (NESSE CASO, COLOQUE O NOME DO BOTÃO, AO INVÉS DE COLOCAR O BOTÃO, NÃO UTILIZAMOS ESSE TIDO DE ABORDAGEM), ao lado do botão Busca Avançada.

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Imagem 26 - Expandir lista de produtos(1)

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Imagem 27 - Expandir lista de produtos(2)

Reordenar Colunas

Para reorganizar a ordem das colunas, clique no botão Image Removed (NESSE CASO, COLOQUE O NOME DO BOTÃO, AO INVÉS DE COLOCAR O BOTÃO, NÃO UTILIZAMOS ESSE TIDO DE ABORDAGEM), abrirá uma lista com os nomes das colunas presentes.

Clique nas setas para reorganizar as colunas.

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Imagem 28 - Reordenar Colunas

A ordem das colunas é apenas para visualização.

Ao abrir cenário novamente, permanecerá a ordem determinada pelo sistema.

Expandir Grid.

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Imagem 14 - Expandir grid


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Imagem 15 - Expandir grid


Buscar Mais Registros

O resultado dos produtos exibidos é paginado.

Para exibir mais resultados, após os produtos em tela, clique no botão Buscar mais Registros.

A cada clique, caso haja mais páginas para o filtro realizado, será acrescido de mais uma página de resultados. 

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Imagem 16 - Buscar Mais Registros

Salvar

Existem três tipos de cenário: Salvo, Modelo e Aplicado.

Salvo

  • Cenário Salvo: Salva as alterações dos campos Preço Novo, Margem (valor e percentual), Promoção e Preço a Partir de (desde que a data seja maior ou igual à data atual) dos produtos selecionados para envio ao ERP. Pode ser aplicado.
  • Cenário Modelo: Atualiza com os dados atuais os campos Preço Novo, Margem (valor e percentual) e Preço a Partir de. Pode ser aplicado.
  • Cenário Aplicado: Se refere
  • à
  • a um código de cenário onde os preços já foram aplicados no ERP. Ao abrir novamente esse tipo de cenário,
  • utiliza as colunas e filtros salvos e atualiza com os dados atuais os campos Preço Novo, Margem (valor e percentual) e Preço a Partir de. Pode ser aplicado com as novas informações
  • traz as informações aplicadas aos produto. Existe uma exceção apenas para o campo Preço a partir de. Se abrir um cenário antigo onde a data de aplicação do preço já ocorreu, essa data é exibida como D+1. Isso ocorre porque um cenário aplicado pode ser reaplicado e sua data dever ser maior ou igual à data atual. Para mais detalhes sobre como aplicar cenário, clique aqui


Para concluir a criação do Cenário, clique no botão Salvar cenário.

Será exibida a tela Salvar Cenário. Digite o nome do cenário no campo Nome do Cenário 

Clique no botão Salvar.

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Imagem 17 - Salvar Cenário


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Imagem 29 18 - Salvar Cenário


Modelo

Para criar cenário do tipo Modelo, clique no botão Salvar

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Clique na opção Definir como cenário modelo.

É possível também atribuir o cenário modelo a outros usuários clicando na opção Atribuir para o usuário. Quando essa ação é realizada, o cenário é exibido na tela Meus Cenários de quem recebeu a atribuição.

Clique no botão Salvar.

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Imagem 19 - Salvar Cenário Modelo


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Imagem 30 20 - Salvar Cenário Modelo


Exportar Cenário para Excel

É possível exportar cenários dos tipos: Salvo e Aplicado, quando ao salvar existir produtos selecionados.

Abra o cenário, selecione os produtos e salve. Na tela inicial, coluna Ações, clique no ícone de exportação e confirme.

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Imagem 21 - Coluna Ações


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Imagem 22 - Confirmar Exportação


Selecione o nome do arquivo (por sugestão o nome será igual ao nome do cenário) e o local. Clique em Salvar

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Imagem 23 - Salvar arquivo


Os produtos serão exportados para planilha Excel com as colunas presentes ao salvar, respeitando a ordem e valores.



03. TELA

...

Simular Cenário

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Filtros AvançadosDescrição de cada filtro Avançado
RegrasDescrição de cada regra
Aplicar CenárioEnviar os preços definidos ao ERP
Pesquisa na ConcorrênciaCalcular sugestão de preço com base na pesquisa na concorrência 
Simular a Recomposição da MargemSimular a quantidade e valor da saída para os próximos dias

04. TELA

...

Simular Cenário

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.

06. TECNOLOGIAS HOMOLOGADAS

Informações
O uso do Tipo de Produto em diferentes tecnologias não homologadas, como em Sistema Operacional, Plataforma, Navegadores e outros dispositivos, pode comprometer a segurança dos sistemas e está sujeito a situações não previstas, sem cobertura de suporte.
Tipo de produtoERP Web
Sistema OperacionalWindows Desktop
PlataformaDesktop
Navegador

Google Chrome

Utilização/Experiência

Aplicações Web em geral