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Histórico de Ação -

...

 html-crm.history

Visão Geral do Programa

Esse programa permite gerenciar e acompanhar todos os relacionamentos (ações) desempenhados junto ao contato do cliente ou ao cliente (conta).

Histórico

...

Organizar as ações do usuário deixando o dia-a-dia mais fácil e ágil.

 

As ações possuem rastreabilidade dos processos aos quais estão relacionadas dentro do CRM, ou seja, a partir da ação é possível chegar no processo que a originou, ou a partir do processo de origem localizar todas as ações ou tarefas executadas para o processo. Exemplo: Uma ação pode gerar várias tarefas para outros usuários, ou uma oportunidade de venda pode gerar várias ações. 

São os processos relacionados às ações são:

Controle de Acesso

O CRM possibilita personalizar a disponibilidade de alguns campos e funções nos programas. Por intermédio do programa Manutenção Controle de Acesso CRM é possível ocultar campos e funções, mantendo apenas aqueles necessários para a empresa.

Histórico

Objetivo da tela:

Consultar, registrar e manutenir os relacionamentos efetuados com as contas.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Registrar AçãoQuando acionado permite cadastrar uma nova ação para a conta.
RelatórioQuando acionado executa os relatórios configurados para o histórico de ação.
ExportarQuando acionado exporta os resultados da consulta de ações para o Excel.
Busca Simples

Inserir o tipo de informação a ser utilizada para a pesquisa de ações. As opções de informação disponíveis são:

  • Conta;
  • Número;
  • Ação.
Busca Avançada

Quando acionado executa a tela Pesquisa Avançada, na qual é possível combinar filtros a serem aplicados na pesquisa de ações. Para mais detalhes acesse: Busca Avançada.

Filtrado porExibe os filtros utilizados e permite excluí-los. Para mais informações acesse: Filtros Aplicados.
Filtro Predefinido

Quando acionado o filtro 'Criadas por mim', é efetuada uma busca na lista para que sejam exibidas apenas as ações registradas pelo usuário logado. Esse é um filtro padrão localizado acima da lista de ações.

Mais FiltrosQuando acionado permite adicionar, editar, excluir, pesquisar e selecionar filtros predefinidos, que são exibidos acima da lista de ações. Veja mais detalhes em: Mais Filtros.
Lista de Ações

Exibe e disponibiliza para detalhamento e manutenção as ações cadastradas.

Nota
titleNota:

Filtros e busca Avançada:

A lista de Ações disponibiliza 3 formas de localizar as ações desejada:

Campo:

Descrição

Filtro Simples

Este filtro é em formato de Hiperlink. Alguns deste filtros são pré-definidos pela Totvs como:

  • Criadas por mim: Apresenta todas as ações que o usuário logado criou.

O usuário pode criar seus próprios filtros simples (Ver detalhes: Filtro Simples).

Busca simples

Este filtro é no formato de Campo texto onde o usuário pode informar algumas informações para busca como:

  • Razão Social da Conta.
  • Descrição da ação da Campanha.

Este filtro não é exato, ou seja, ao informar o valor e solicitar a busca ele vai considerar o valor da busca usando os 2 campos acima descritos e em qualquer posição.

Exemplo: digitado: Industria - Ao executar a busca a lista poderá retornar:

  • Conta que contem: Industria.
  • Ação que contenha na descrição da ação da campanha "Industria".

Busca Avançada

A tela de busca avançada disponibiliza vários campos de busca, onde o usuário conseguirá fazer combinações de informações para localizar a ação desejada.

Este filtro considera a busca exata sempre, ou seja, o valor informado nos campos de pesquisa serão usados na busca usando sempre o operador: "=".

 Exemplo: digitado: 123 - Ao executar a busca a lista retornará:

  • A Conta com código: 123.
Informações
titleImportante:

Ao aplicar os filtros, estes são visualizados no cabeçalho da página e permitem que o usuário remova-os um a um; ao remover um filtro a pesquisa é realizada novamente considerando apenas os filtros restantes.

Lista

Ação:

Descrição:

Registrar AçãoEsta opção abre a tela de Registro de Ação, desta forma o usuário conseguirá registrar o relacionamento executado.
Detalhar

Esta opção detalha o Registro de Ação. Ao detalhar um registro de ação o usuário conseguirá visualizar todas as informações do relacionamento como:

  • Detalhes da Conta do registro de ação.
  • Detalhes do Contato do registro de ação.
  • Campanha, ação e resultado usados no registro de ação.
  • Os arquivos anexados no registro de ação.
  • Registro relacionado ao histórico de ação como: Oportunidade, Ocorrência, Tarefa. 
Nota
titleNota:

É através deste relacionamento que o CRM consegue rastrear as informações, ou seja, identificar por exemplo todas as ações da Oportunidade de venda ou todas as tarefas da Conta.

Enviar E-mail

Por intermédio deste botão é possível Enviar e-mail  para a Conta, responsável pela conta ou qualquer outro e-mail, facilitando a notificação do processo.

Ao enviar email pelo processo de Registro de Ação o CRM irá validar a seguinte REGRA:

Campo Assunto do e-mail: Notificação de Ação XXXX

Corpo Mensagem: Verificar se existe Layout de E-mail parametrizado

Se existir então o corpo da mensagem deve ficar desabilitado e receber o valor do parâmetro: O Layout “HTML” possui macros que são substituíveis por valores retornados do banco de dados – desta forma montando automaticamente o corpo da mensagem.

Se não existir template o corpo da mensagem será carregado com as seguintes informações da Ação selecionada:

Prezado

A Ação 74624 - An lise do Suporte Prestado foi registrada em nosso sistema. 

 Descrição da Ação: Caso de Uso: UC-001 - Envio de E-mail na Tarefa

Usuário de cadastro: Marcos Pedro da Silveira

Data de cadastro: 27/01/16 - 15:42 

Esta ação esta relacionado:

Oportunidade: N/A

Ocorrência: N/A

Registro de Ação: N/

Tarefa Origem: N/A

Lançar DespesasQuando acionado permite cadastrar as despesas da ação
df
  • As ações são apresentadas na lista em ordem cronológica
"
  • : dia / mês / ano / hora
".
  • .
  • Ao clicar no identificador do registro da ação -

A Lista possibilita ao usuário acessar por intermédio de hiperlinks os detalhes da Conta, usuário cadastro ou registro relacionado a ação.

Informações
titleImportante
Regra de Times: Na lista é apresentando o Identificador do Registro de Ação executado,
  • composto pelo código e pela descrição da ação da campanha
. Quando acionado irá direcionar o usuário para o detalhamento do histórico de ações. Caso o Regra de Times esteja ativo
  • - é apresentada a tela de detalhamento com mais informações e funções para a manutenção.
  • Quando a Regra de Times está ativa e o usuário logado não
possuir
  • possui acesso a conta
, o link não é renderizado e
  • relacionada a ação, é apresentado
o
  • junto ao identificador da ação
junto a
  • um ícone em forma de cadeado, indicando que o usuário logado não pode
realizar
  • acessar o detalhamento
deste relacionamento
  • da ação
  • Junto ao identificador
,
  • do registro da ação também pode ser exibido um ícone
de “CLIP” para indicar
  • em forma de clip, indicando que o registro
contem anexo.

Image Removed Image Removed

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Através da lista de Histórico de Ações é possível executar algumas ações como:

  • contém anexo.
Editar

Quando acionado permite alterar algumas das informações do históricoda ação.

Notainfo
titleNotaImportante:
  • Essa opção
somente
  • estará disponível
, se
  • somente quando estiver ativo o parâmetro
habilita
  • 'Habilita a edição de históricos
estiver ativo o histórico
  • a ação, caso contrário o botão
editar
  • 'Editar' não será apresentado
;
  • Somente será possível editar o texto, detalhamento, contato, mídia, data (que não pode ser maior que a data já informada) e hora do histórico;
  • Não será mantido um histórico sobre as alterações;
  • Não será permitido alterar um histórico que acumule resultados;
  • O botão editar estará disponível no controle de acesso, tanto para lista quanto para o detalhe
    • .
    • Não é permitido alterar os históricos de ação:
      • Que acumulam resultados;
      • Originados de um envio de e-mail;
      • Referentes a e-mails registrados por meio do plugin Outlook.
    • As alterações não geram histórico.
    • O botão 'Editar' possui controle de acesso. Sendo assim, pode ser ocultado por meio do programa Manutenção Controle de Acesso CRM.
    Excluir

    Quando acionado permite eliminar o históricoa ação.

    Notainfo
    titleNotaImportante:
    • Essa opção
    somente
    • estará disponível
    , se
    • somente quando o parâmetro
    habilita
    • 'Habilita a exclusão de históricos?', no programa Alterar Parâmetros do CRM, estiver ativo e se o usuário logado for o mesmo que registrou
    o histórico
    • a ação, caso contrário o botão
    excluir
    • 'Excluir' não será apresentado
    ;
    • .
    • O botão 'Excluir' possui controle de acesso. Sendo assim, pode ser ocultado por meio do programa Manutenção Controle de Acesso CRM.
    • Somente históricos registrados após a liberação oficial dessa função podem ser removidos.
    Nota
    titleNota:

    Não será permitido remover uma ação quando:

    • Possuir
    Caso o histórico possua
    • tarefas, despesas ou questionários respondidos
    , não será permitido remover
    • ;
    Não será possível remover o histórico caso esteja relacionado
    • Estiver relacionada à uma tarefa, oportunidade ou ocorrência já encerrada;
  • Se o histórico de ação estiver configurado para acumular resultados, então será questionado o usuário se ele realmente deseja remover o histórico com todas as movimentações acumuladas;
  • Caso o histórico esteja vinculado a um email enviado ou recebido através
    • Estiver vinculada a um e-mail enviado ou recebido por meio da integração com o Outlook
    , então não será permitido remover
    • ;
    Caso o histórico seja referente
    • Corresponder a movimentação de uma oportunidade ou ocorrência
    , não será permitido remover;
  • O botão remover estará disponível no controle de acesso, tanto para lista quanto para o detalhe.
  • Informações
    titleImportante:

    Somente históricos registrados após a liberação oficial dessa funcionalidade poderão ser removidos.

    Informações
    titleImportante:

    Controle de Acesso:

    Os cadastros do Portal CRM disponibilizam ao usuário a personalização dos campos disponíveis nos formulários, ou seja, através da função de Controle de Acesso é possível retirar acesso a alguns campos do formulário deixando somente os campos das informações que a empresa usa. (Mais Detalhes - Controle de Acesso).

    Registrar Ação - Despesas

    ...

    Objetivo da tela:

    ...

    Lançar, durante o cadastramento da ação, as despesas realizadas na ação.

    Outras Ações/Ações Relacionadas:

    ...

    Ação:

    ...

    Descrição:

    ...

    Adicionar Despesa

    ...

    • .

    Caso a ação esteja configurada para acumular resultados, será questionado se deverá realmente ser excluída com todas as movimentações acumuladas.

    Lançar DespesasQuando acionado permite lançar as despesas da ação.

    Detalhamento

    Objetivo da tela:

    Detalhar as informações das ações realizadas com a conta.
    Ao detalhar um registro de ação, é possível visualizar todas as informações do relacionamento como:

    • Detalhes da conta do registro de ação;
    • Detalhes do contato do registro de ação;
    • Campanha, ação e resultado utilizados no registro de ação;
    • Os arquivos anexados no registro de ação;
    • Registros relacionados ao histórico de ação como: oportunidade, ocorrência e tarefa. 
    Informações
    titleImportante:

    Quando a empresa não utiliza Regra de Times, o usuário logado pode visualizar os detalhes de qualquer ação registrada no CRM. Quando a empresa a utiliza, o usuário logado pode visualizar apenas os detalhes das ações das contas nas quais possui acesso pela 'Regra ou Exceção'.


    Principais Campos e Parâmetros:

    Campo:

    Descrição:

    Acumula Resultado

    Exibe se a ação acumula ou não resultados. Quando acumula, para cada novo cadastro de ação para a mesma campanha, ação e resultado o CRM não gera um novo registro na base de dados, somente atualiza a descrição da ação e incrementa a quantidade de resultados.

    Exemplo: Após efetuar uma ligação não atendida pelo cliente, o usuário registra esta ação no CRM. Após ligar novamente e desta vez ser atendido, o usuário registra esta ação utilizando a mesma campanha, ação e resultado da ação anterior. Dessa forma o CRM apenas altera o primeiro registro atualizando a descrição da ação - mantém a descrição da primeira ação complementando com a descrição da segunda ação - e atualiza o campo 'Quantidade Resultado'. Assim, todos os relacionamentos executados para a mesma campanha, ação e resultado são visualizados num único registro, facilitando a análise.

    Quantidade Resultado

    Exibe a quantidade de resultados acumulados.

    Informações
    titleImportante:

    Este campo é utilizado pelo CRM somente quando o campo 'Acumula Resultado' é assinalado no momento do registro da ação.

    Detalhamento - Conta

    Objetivo da tela:

    Apresentar algumas das informações da conta relacionada a ação.

    Detalhamento - Contato

    Objetivo da tela:

    Apresentar informações do contato relacionado a ação.

    Detalhamento - Pasta Descrição

    Objetivo da tela:

    Exibir informações adicionais registradas sobre a ação realizada com a conta. Exemplo: Detalhes de uma negociação.

    Detalhamento - Pasta Anexos

    Objetivo da tela:

    Exibir, adicionar e excluir os arquivos relacionados a ação.
    Veja mais informações na página: Pasta Anexos.

    Detalhamento - Pasta Tarefas

    Objetivo da tela:

    Apresentar todas as tarefas relacionadas a ação, bem como permitir que sejam manutenidas e executadas.
    Para mais informações, consulte a página: Tarefas do Usuário.

    Detalhamento - Pasta Questionários

    Objetivo da tela:

    Exibir, executar e finalizar os questionários vinculados a ação.
    Veja mais informações na página: 
    Pasta Questionários.

    Detalhamento - Pasta Despesas

    Objetivo da tela:

    Exibir e lançar as despesas da ação.
    Consulte mais informações em: Pasta Despesas.


    Conteúdos Relacionados:

    Execução de Relatórios

    Lançar Despesas

    Manutenção de Contas;

    Manutenção Oportunidades de Venda;

    Manutenção Ocorrência;

    Pasta Questionário

    Pasta Anexos

    Pasta Despesas

    Registrar Ação

    TMV - Regras de Times

    Tarefas do Usuário


    Incluir Página
    How To - CRM - Como alterar um Registro de Ação no CRM
    How To - CRM - Como alterar um Registro de Ação no CRM

    Detalhamento - Pasta Despesas

    ...

    Objetivo da tela:

    ...

    Visualizar e lançar as despesas realizadas na ação.

    Outras Ações/Ações Relacionadas:

    ...

    Ação:

    ...

    Descrição:

    ...

    Pesquisa Avançada

    ...

    Quando acionado executa a tela Pesquisa Avançada, na qual é possível combinar filtros a serem aplicados na pesquisa de despesas.

    Nota
    titleNota:

    Essa pesquisa considera apenas os tipos de despesas registrados para o histórico em questão.

    ...

    Exibe o código da ação (histórico) das despesas listadas abaixo.

    ...

    Exibe e disponibiliza para detalhamento e exclusão as despesas relacionadas as ações da ocorrência. As informações apresentadas na listagem são:

    • Tipo;

      Nota
      titleNota:

      Ao clicar na descrição do tipo, é exibida uma tela com o detalhamento do tipo de despesa em questão.
      Essa informação possui controle de acesso, portanto pode ser ocultada por meio do programa Manutenção Controle de Acesso CRM.

    • Data da Despesa;
    • Quantidade;
    • Unidade de Medida;
    • Valor.

    No fim da listagem são exibidos a quantidade e o valor total das despesas.

    ...

    Quando acionado elimina a despesa.

    Nota
    titleNota:

    Essa função possui controle de acesso, portanto pode ser ocultada por meio do programa Manutenção Controle de Acesso CRM.

    Detalhamento - Pasta Históricos

    ...

    Objetivo da tela:

    ...

    Apresentar todas as ações executadas com a ocorrência.

    Outras Ações/Ações Relacionadas:

    ...

    Ação:

    ...

    Descrição:

    ...

    Registrar Ação

    ...

    Inserir o tipo de informação a ser utilizada para a pesquisa de ações. As opções de informação disponíveis são:

    • Conta;
    • Número;
    • Ação.

    ...

    Exibe e disponibiliza para detalhamento e manutenção as ações cadastradas.

    Nota
    titleNota:

    Ao clicar no nome da ação é apresentada a tela de detalhamento com mais informações e funções para a manutenção.

    ...

    Nota
    titleNota:

    Após aplicados, os filtros são exibidos no cabeçalho da pasta. Para mais informações acesse: Filtros Aplicados.

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    Lançar Despesas