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Campo:

Descrição:

Número Pedido Cliente

Número do pedido do cliente.

Nota
titleNota:
Inicialmente, esse campo exibe automaticamente o número sequencial do pedido de venda. Esse número pode ser alterado sempre que o usuário possuir permissão, a qual deve ser previamente cadastrada por intermédio do programa Manutenção de Permissões para Usuários - CD0821. Quando da alteração, é possível utilizar caracteres alfanuméricos.
Número Pedido Representante

Número do pedido do representante quando este possuir controle diferente da numeração sugerida pelo sistema EMS.

Nota
titleNota:
Esse campo não está disponível para o papel cliente.
Nome Contato

Nome do contato no cliente.

Nota
titleNota:
Inicialmente, esse campo exibe automaticamente o contato definido no cadastro do cliente. Esse contato pode ser alterado sempre que o usuário possuir permissão, a qual deve ser previamente cadastrada por intermédio do programa Manutenção de Permissões para Usuários - CD0821.
Natureza de Operação

Natureza de operação a ser utilizada como padrão para os itens.

Nota
titleNota:
Inicialmente, esse campo exibe a natureza de operação padrão do cliente. Caso a empresa trabalhe com canal de vendas, o sistema apresenta a natureza cadastrada para o canal de vendas informado. Quando da manutenção da natureza de operação de um pedido já cadastrado, o sistema poderá ou não exportar a alteração para os itens do pedido, conforme definido nos parâmetros do pedido. Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação). Por intermédio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza.
Destino Mercadoria

Destino da mercadoria.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Comércio/Indústria: Quando for selecionado Comércio /Industria, a base de cálculo de ICMS será somente os valores da mercadoria.
  • Consumo próprio/Ativo: Para Consumo Próprio/Ativo, a base será o total da nota fiscal, ou seja, o valor mercadoria acrescido do IPI.
Canal de Venda.

Canal de venda.

Nota
titleNota:
Inicialmente, esse campo exibe o canal de venda padrão do cliente. Esse campo não está disponível para o papel cliente.
Condição de Pagamento

Condição de pagamento do pedido de venda.

Nota
titleNota:

Inicialmente, esse campo exibe a condição de pagamento definida para o cliente. Por intermédio da tabela de condições de pagamento, o sistema permite que se cadastre várias formas de pagamento, especificando, entre outras coisas, o número de parcelas, e o percentual de cada parcela. Assim, no momento da implantação do pedido de venda, o usuário poderá optar por qualquer uma das condições que foram previamente cadastradas. Caso nenhuma das condições existentes satisfaça a necessidade do cliente no momento, o usuário poderá informar uma condição de pagamento especial. Para isto, o código da condição deverá ser zero. Ao informar o código zero, o sistema habilitará a pasta Condição de Pagamento e permitirá que o usuário informe uma condição especial, informando datas e percentuais (ou valores) específicos para o pedido de venda em questão. A condição de pagamento especial é definida na implantação avançada de pedido. Veja mais detalhes no caminho alternativo Definição da condição de pagamento especial.  Esse campo não está disponível para o papel cliente.

Data Preço Flutuante

Data base do preço flutuante.

Nota
titleNota:

Esta informação será utilizada na formação do preço de venda, no momento da implantação do item no pedido de venda, quando for utilizado o conceito de Preço Flutuante. Este campo somente será apresentado se o módulo Grãos estiver implantado.

Local de EntregaLocal de entrega das mercadorias do pedido.
Data Entrega

Data de entrega das mercadorias.

Nota
titleNota:
Inicialmente, esse campo exibe a data atual. A data de entrega, informada, será utilizada como padrão para os itens do pedido, a qual poderá ser alterada diretamente no item. Quando da manutenção da data de entrega de um pedido já cadastrado o sistema poderá ou não ser exportado para os itens do pedido, conforme parâmetros definidos para o pedido.
Período de Atendimento

Faixa de datas para definir o período de atendimento do pedido de venda.

Nota
titleNota:

Nesse atributo, se não informada uma data, indica que é para o sistema desconsiderar esta data. Caso seja informada uma data, causará bloqueio no cálculo de notas (caso não haja Pré-Faturamento) ou na geração de embarque para o pedido de venda (Pré-Faturamento) se a data de faturamento previsto estiver fora da faixa parametrizada.

Desconto

Percentual de desconto a ser calculado sobre o valor total do pedido de venda.

Nota
titleNota:

Esse campo não está disponível para o papel cliente.

Desconto Cliente

Desconto cliente.

Nota
titleNota:
Esse campo não está disponível para o papel cliente.
Tipo de Pedido

Tipo de pedido. 

Nota
titleNota:

Este é um campo livre para classificação/indicação própria do usuário. Esse campo não está disponível para o papel cliente.

Prioridade

Prioridade do pedido de venda.

Nota
titleNota:

A prioridade pode variar de 0 a 99 sendo que, ao ser implantado o pedido de venda, assume a prioridade de menor importância que é 99. Com este atributo, o usuário pode estabelecer quais pedidos de venda devem ser alocados primeiro no estoque, nos casos em que haja insuficiência de saldo, para atender a todas as ordens. Já no Pré-Faturamento e no cálculo de notas, a opção “digita” dos programas possibilitará a verificação dos pedidos de venda segundo a prioridade cadastrada, porém, o usuário não é obrigado a seguir a sequência de faturamento apresentado pelo programa. Esse campo não está disponível para o papel cliente.

...

Campo:

Descrição:

Número do Pedido

Número do pedido do cliente.

Nota
titleNota:

O número do pedido pode ser utilizado caracteres alfanuméricos. Inicialmente esse campo exibe automaticamente o número sequencial do pedido de venda. Esse número é sugerido pelo sistema adicionando 1 ao número do pedido anterior, mesmo que esse número não tenha sido utilizado (cancelado ou eliminado). Caso o usuário não tenha permissão para alterar o número do pedido do cliente, será considerado o número sequencial sugerido pelo sistema. Essa informação somente pode ser alterada antes do pedido ser salvo e antes da inclusão de itens para o pedido.

Estabelecimento

Estabelecimento no qual o pedido será implantado.

Nota
titleNota:
Inicialmente, o sistema exibe o código do estabelecimento padrão para implantação de pedidos, conforme parametrização efetuada na Função Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda (PD0301). Essa informação não está disponível para o papel cliente.
Espécie

Espécie de pedido implantado. 

Nota
titleNota:

Inicialmente, o sistema exibe a espécie padrão do pedido de venda, conforme parametrizado no campo Esp Padrão Ped Venda, da Atualização Clientes - CD1510. As opções disponíveis são:

  • Pedido Simples: São os pedidos de venda sem programação de entrega, ou seja, são os pedidos de venda sem um contrato de fornecimento. É o tipo de pedido de venda no qual cada sequência do pedido de venda possui apenas uma data de entrega.
  • Programação de Entrega: São pedidos de venda que podem ser implantados com quantidades e datas de entrega simuladas, em virtude de haver uma frequência de atendimento e quantidades preestabelecidas pelo cliente, por intermédio de uma programação de entregas. Para essa espécie de pedido cada sequência pode ter mais de uma data de entrega.
  • Contrato de Fornecimento: Essa espécie de pedido tem no geral o mesmo tratamento que a espécie de pedido de venda de Programação de Entrega. A diferença está na forma de utilização das quantidades das entregas. No pedido cuja espécie seja Programação de Entrega, as mesmas se encontram sumariadas no item do pedido de venda, enquanto que o pedido de venda de espécie Contrato de Fornecimento as quantidades das entregas são controladas por entregas e não sumariadas nos itens do pedido de venda.
Informações
titleImportante:

Os pedidos de venda de espécie de Contrato de Fornecimento serão faturados somente via preparação de embarques, onde é verificada na inclusão do pedido de venda que a natureza de operação não pode ser de cálculo automático. Ver detalhes na pasta Atualizações, Manutenção de Naturezas de Operação - CD0606. Essa informação não está disponível para o papel cliente.

Natureza de Operação

Natureza de operação do pedido de venda.

Nota
titleNota:

Inicialmente, o sistema exibe a natureza de operação padrão do cliente, conforme na Atualização de Clientes - CD1510. Para a natureza de operação, existem algumas considerações importantes, conforme a seguir:

  1. A natureza de operação, informada nesse campo, será utilizada como padrão para os itens do pedido, podendo ser alterada diretamente no item.
  2. Quando da manutenção da natureza de operação de um pedido já cadastrado, o sistema poderá ou não exportar a alteração para os itens do pedido, conforme parametrização efetuada na tela de Parâmetros - PD4000B. Essa parametrização pode ser efetuada com o acionamento do botão Parâmetros, da tela Manutenção Pedidos - PD4050.
  3. A partir da natureza de operação informada, o sistema determina se a venda é interna (dentro do estado) ou externa (fora do estado).
  4. Se a venda for interna, o sistema bloqueará a implantação do pedido de venda, caso o primeiro caractere da natureza de operação seja diferente de 5.
  5. Para vendas interestaduais, haverá bloqueio se o primeiro caractere for diferente de 6.
  6. Já no caso de uma exportação, o sistema só permitirá utilizar uma natureza 7 quando se tratar de um pedido de venda para cliente estrangeiro ou trading.
  7. Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação).
  8. Por meio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza, conforme parametrizado por intermédio da Manutenção de Natureza de Operação - CD0606.
 

Canal de venda do pedido de venda.

Nota
titleNota:
Inicialmente, o sistema exibe o canal de vendas padrão da natureza de operação informada. Caso na Manutenção de Natureza de Operação - CD0606 não tenha sido informado o canal de vendas da natureza, será considerado o canal de vendas definido para o cliente conforme parametrização efetuada na Atualização Clientes - CD1510. O canal de vendas não é uma informação obrigatória para a implantação do pedido de venda. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
Data Implantação

Data de implantação do pedido.

Nota
titleNota:
Inicialmente, o sistema exibe a data atual. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
Data Emissão

Data de emissão do pedido.

Nota
titleNota:
Inicialmente, o sistema exibe a data atual. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
Data Preço Flutuante

Data base do preço flutuante.

Nota
titleNota:
Esta informação será utilizada na formação do preço de venda, no momento da implantação do item no pedido de venda, quando for utilizado o conceito de Preço Flutuante. Este campo somente será apresentado se o módulo Grãos estiver implantado.
Tipo de Pedido

Tipo de pedido.

Nota
titleNota:
Esse é um campo livre para classificação/indicação própria do usuário. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
 

Prioridade do pedido de venda, a qual pode variar de 0 a 99.

Nota
titleNota:
Inicialmente, o sistema exibe a prioridade de menor importância que é 99. Com esse atributo, é possível estabelecer quais pedidos de venda devem ser alocados primeiro no estoque, nos casos em que haja insuficiência de saldo, para atender a todas as ordens. Já no Pré-Faturamento e no cálculo de notas, a opção “digita” dos programas possibilitará a verificação dos pedidos de venda segundo a prioridade cadastrada, porém, o usuário não é obrigado a seguir a sequência de faturamento apresentado pelo programa. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
ContatoNome da pessoa de contato no cliente.
Contato Cliente

Nome do cliente para o qual a mercadoria será enviada a título de remessa triangular.

Nota
titleNota:
Esse campo somente é habilitado quando a natureza de operação indicar operação triangular.
Destino

Destino das mercadorias do pedido.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Comércio/Industria: Determina que a base de cálculo de ICMS será composta somente pelos valores da mercadoria.
  • Consumo Próprio/Ativo: Determina que a base de cálculo do ICMS será o valor mercadoria acrescido do IPI.
 Safra

Safra que será relacionada ao pedido.

Nota
titleNota:
Esse campo somente é habilitado se o módulo Grãos estiver implantado e se o usuário possuir permissão ao campo.
ContratoContrato que será relacionado ao pedido.

...

Campo:

Descrição:

Serviço Frete

Código do serviço de fretes do pedido de venda.

Nota
titleNota:

Inicialmente, esse campo exibe o código de serviço de frete definido no Parâmetros Fretes - TF0301. Esse campo somente é habilitado quando o módulo de Fretes estiver implantado, conforme definido na Manutenção de Parâmetros Globais - CD0101, e houver controle de frete na venda de mercadorias, conforme definido na Manutenção Parâmetros Fretes - TF0301.

MensagemCódigo de mensagem que será posteriormente impressa na nota fiscal.
Portador

Portador a ser considerado para o pedido de venda.

Nota
titleNota:

Inicialmente, o sistema exibe o portador padrão definido para o cliente, conforme definido na Atualização Clientes - CD0704.

Modalidade

Modalidade de cobrança a ser considerada para o pedido de venda.

Nota
titleNota:

Inicialmente, o sistema exibe a modalidade de cobrança do cliente, conforme definido na Atualização Clientes - CD0704.

Cobrança Despesas

Forma a ser utilizada para a cobrança das despesas.

Nota
titleNota:

Esse parâmetro determina como os valores de despesas e de impostos serão rateados entre as duplicatas, inclusive nos casos onde a condição de pagamento é igual zero (especial). Inicialmente o sistema apresenta a cobrança de despesa definida para o cliente na Atualização Clientes - CD1510. As opções disponíveis são:

  • Primeira Duplicata: Determina que os valores totais de despesas são inseridos apenas na primeira duplicata.
  • Rateio entre todas as Duplicatas: Determina que o total das despesas é dividido igualmente pela quantidade de duplicatas da nota fiscal.
  • Rateio entre todas com IPI na Primeira: Determina que os valores de despesas são divididos igualmente entre as duplicatas da nota, mas o valor do IPI é incluído apenas na primeira duplicata.
  • Apenas IPI na Primeira e Rateio nas Restantes: Determina que somente o valor de IPI fica inserido da primeira duplicata e que os valores de despesas são divididos igualmente entre as outras duplicatas que não a primeira. Quando a condição do pedido for igual a zero (especial), será necessário observar também que, o campo Cobrança Desp, modifica os valores informados para as duplicatas, se o tipo de Cobrança Desp for diferente de Rateio entre Todas. Vale ressaltar que esse parâmetro interfere apenas nos cálculos dos valores das duplicatas.
    Exemplo: Se um pedido de venda possui uma condição de pagamento de 5 parcelas, sendo todas elas iguais, cada parcela terá 20% do valor do pagamento. As parcelas serão realmente iguais somente quando as despesas forem rateadas de modo igual também. Nesse caso, quando utilizada a opção Rateio entre Todas. Caso o IPI for calculado na primeira, poderá ser verificado que o valor da primeira parcela será maior do que as demais.
Unidade Negócio

Unidade de negócio a ser relacionada ao pedido.

Nota
titleNota:

O código da unidade de negócio somente é habilitado quando os parâmetros “Unidade de Negócio” localizado nos Parâmetros de Distribuição - CD2000 e "Unidade Negócio" localizado na Manutenção de Permissões para Usuários - CD0821 estiverem selecionados. Não é obrigatório o preenchimento da unidade de negócio no pedido de venda, servindo somente como default para os itens do pedido, quando informado. Quando informada a unidade de negócio, ao confirmar a inclusão do pedido, o sistema efetua as seguintes validações:

  • Se o grupo do usuário logado possui permissão de movimentação na unidade de negócio informada.
  • Se o estabelecimento do pedido de venda possui acesso à unidade de negócio informada, de acordo com as datas de validade deste relacionamento.
  • Se o centro de custo da conta contábil do item do pedido possui acesso à unidade de negócio informada.

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