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Exemplo de Estrutura Curricular para efetuar os cadastros no SGE para Novo Ensino Médio

Cód. Curso 

Nome do Curso

Cód. Série

 

Nome da Série

Cód. Matriz

Matriz Curricular

 Itinerário Formativo

NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional

1

1º Ano

NEM-HT-101

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional - 1ºAno

Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 1º Ano


NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional

1

1º Ano

NEM-HT-101

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional - 1ºAno

Habilitação de Técnico em Eletrotécnica - 1º Ano

NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional

2

2º Ano

NEM-HT-201

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional – 2º Ano

Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 2º Ano

NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional


3


3º Ano

NEM-HT-301

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional – 3º Ano

Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 3º Ano

NEM-CN

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza

1

1º Ano

NEM-CN-101

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-1ºAno

Ciências da Natureza - 1º Ano

NEM-CN

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza

2

2º Ano

NEM-CN-101

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-2ºAno

Ciências da Natureza - 2º Ano

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VISÃO NO SISTEMA

1.4. Cadastro das Disciplinas

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Dentro de cada “Disciplina”, deverá ser incluído posteriormente o (s) professor (es) responsável pela disciplina. Isso será possível por meio da opção “Anexos: Professor responsável pela disciplina”.

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Aviso

Somente os professores que estiverem vinculados como responsável pela disciplina poderão incluir os complementos de disciplina (Metodologia, Referências, Objetivos, dentre outros) considerando o período inicial e final para alteração no Portal. 

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1.5. Cadastro da Área de Conhecimento

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  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Mundo do trabalho
  • Módulo Específico
  • Módulo Integrador

Para cadastrar novas Áreas de conhecimento, basta entrar em Curriculo e Ofertas\Mais 

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1.6. Cadastro do Período

 Considerar o período como a Série.

 Exemplo:

Período :

1 equivalentes ao 1º Ano. 

2 equivalente ao 2º Ano.

3 equivalente ao 3º Ano 

Conforme exemplo acima, no campo “Período” informar número 1 e no campo “Descrição” 1º Ano.

Para cadastrar o Período , dentro da Matriz Curricular | Anexos Período.

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1.7. Cadastro de Disciplinas na Matriz Curricular

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1.8. Associar as Habilidades e Competências

Disponibilizado no menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Mais

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A obrigatoriedade do processo é selecionar pelo menos uma habilidade (grid da esquerda) e uma disciplina (grid da direita). 

Este processo tem por objetivo vincular de maneira rápida e em lote várias habilidades às várias disciplinas da matriz curricular e/ou do Itinerário.

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Para geração dos horários das Turmas/Disciplinas, edite a disciplina desejada e através do Processo: Geração do Horário, selecione os horários em que a disciplina é lecionada e os parâmetros necessários, como: Sala e Professores disponíveis.

Em seguida adicione e execute o processo.

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os horários em que a disciplina é lecionada e os parâmetros necessários, como: Sala e Professores disponíveis.

Em seguida adicione e execute o processo.

Dica
Importante que seja selecionado o campo “Professor disponível” para que leve o professor para o horário

4.9. Mudança de Turma em Lote/ Itinerário Formativo- Novo!! 

4.9.1 Mudança de turma mantendo o mesmo turno

Toda turma/disciplina de itinerário formativo, matriculada e com a situação de matrícula que conta como aluno na turma/disciplina, da turma de origem deve existir na turma de destino. Entretanto, se o parâmetro permite mudança parcial de turmas/disciplinas de itinerário formativo estiver marcado, será feito a mudança de turma. 

  1. Quando a turma de destino é somente uma turma de itinerário formativo ela jamais assumirá o campo turma na matrícula do período letivo do aluno. Exemplo: o aluno está matriculado em uma turma que tem disciplinas normais e de itinerário. A turma destino tem apenas disciplinas de itinerário. Ao mudar a turma, ela será feita, porém a turma da matrícula do período letivo não será alterada.
  2. Para que uma turma normal seja alterada, basta que apenas uma turma/disciplina exista no destino, todavia para o itinerário todas ativas devem existir, exceto se o parâmetro permite mudança parcial de turmas/disciplinas de itinerário formativo estiver marcado.
  3. A mudança de turmas/disciplinas de itinerário não deve incluir disciplinas novas para o aluno, caso elas existam no destino, apenas o que é relacionado com a turma de origem. Exemplo: a turma de origem tem duas disciplinas de itinerário IT1 e IT2, sendo que o aluno está matriculado nas duas. A turma de destino tem IT1, IT2 e IT3. Com isso, ao efetuar a mudança de turma a disciplina IT3 não será matriculado para o aluno, apenas as que possuem sua correspondência na origem.
Aluno matriculado na turma que contém disciplinas normais e de itinerário formativo
  • Turma destino contém disciplinas normais e de itinerário formativo: a mudança de turma irá ocorrer para as turmas normais e de itinerário formativo, conforme os critérios e parâmetro já citados acima.
  • Turma destino contém apenas disciplinas normais (turma que não contém turma/disciplina relacionada a nenhum itinerário): a mudança de turma irá ocorrer para disciplinas normais alterando a turma da matrícula do período letivo do aluno e  será mantido inalterada as matrículas nas turmas/disciplinas de itinerário da origem.
  • Turma de destino contém apenas disciplinas de itinerário formativo: a mudança de turma irá ocorrer para as disciplinas de itinerário formativo sem alterar a turma da matrícula do período letivo do aluno e mantém inalterada as matrículas nas disciplinas normais na origem.
Aluno matriculado em uma turma distinta com as disciplinas normais, e em outras turmas de itinerário formativo
  • Será apresentado uma grid para fazer o de-para de origem e destino das turmas de itinerário formativo do aluno. Ao preencher estamos sinalizando a mudança de turma, para os que não forem preenchidos, permanecem como estão. Vale ressaltar que todas as regras citadas para a mudança de turma que envolve disciplinas de itinerário, também valem quando a grid é preenchida. Esta grid somente é exibida se o aluno possui matrícula em disciplinas de outra turma que não seja a turma do período letivo.
  • As turmas que serão apresentadas na grid, são todas as turmas de origem que contenham pelo menos uma disciplinas de itinerário matriculada, porém a única turma que não irá aparecer neste grid é a turma que o aluno estiver matriculado no período letivo.
  • A grid de-para de origem e destino poderá não ser preenchida em sua totalidade, indicando assim, que não ocorrerá mudança de turma para os itinerários das turmas de origem exibidas na grid.
  • É obrigatório o preenchimento da grid ou da turma destino do período letivo.
  • Caso o parâmetro permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo estiver marcado, a grid ficará desabilitada.
Permite mudança parcial de turmas/disciplinas de itinerário formativo

Este parâmetro tem a finalidade de quebrar a regra de totalidade de disciplinas de itinerário na origem e destino, ou seja, com ele habilitado será possível mudar a turma de itinerário mesmo que no destino não se tenha todas as disciplinas de itinerário da origem, com isso, as disciplinas que não possuem a sua correspondência no destino, permanecerão inalteradas. Outro detalhe é que, ao marcar este parâmetro não será possível marcar o parâmetro permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo.

Permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo

Parâmetro responsável por desconsiderar toda turma/disciplina de itinerário na origem, ou seja, ao executar o processo todas as turmas/disciplinas de itinerário formativo permanecerão inalteradas em sua origem.

Mudança de turma para turma de outro turno

Para um aluno matriculado em uma turma que contém turmas disciplinas normais mais de itinerário, a mudança só irá realizar caso a turma de destino tenha no mínimo uma turma disciplina normal e todas as turmas disciplinas de itinerário ativas. As mesmas turmas disciplinas de itinerário formativo de origem precisam esta cadastradas na turma de destino, caso contrário o processo não é realizado exibindo uma mensagem contento a explicação do erro.

As regras abaixo valem apenas para o processo de mudança de turma por aluno, não são válidas para o processo de mudança de turma em lote:

  • Aluno matriculado em uma turma distinta com as disciplinas normais, e em outras turmas de itinerário formativo é necessário realizar a relação de "de para" no outro turno, toda origem deve ser preenchida com uma turma de destino no outro turno. Caso uma turma não seja seleciona o passo (etapa) não avança.
  • Ao selecionar uma turma com o turno diferente os parâmetros: ''permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo'' e "permite mudança de turma sem realizar mudança de turmas de itinerário formativo", ficaram desabilitados.Image AddedImage Added

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  • 5 -Matricula
Objetivo: Registrar formalmente a inscrição do em um estabelecimento de ensino em determinado nível/etapa/componente curricular/área de conhecimento do Ensino Médio.

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AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de Conselho de Classe no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_3

13-Histórico

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Escolar  Novo!

Objetivo: Cadastrar as informações para a geração do Histórico Escolar do aluno

As  rotinas  de  digitação  e geração do Histórico Escolar foram adaptadas para inclusão de itinerários formativos e seus componentes.

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13.1-Estrutura do Histórico

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