Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

...

Campo:Descrição

Item

Exibe o código do item selecionado para proceder a transação. 

Sequência

Exibe a sequência para a inclusão do componente. Este intervalo de numeração é definido nos parâmetros da Engenharia, podendo ser alterado. Caso haja a necessidade de intercalar algum componente, pode-se ao final renumerar a sequência conforme achar conveniente.

Componente

Inserir o componente que deve fazer parte da estrutura do produto.

Informações
titleImportante:

Considerando que há processos de fabricação que exigem que certos componentes sejam adicionados em momentos diferentes, em mais de uma vez (Exemplo: Indústrias químicas e de medicamentos), é possível o cadastramento de um mesmo componente mais de uma vez na mesma lista de componentes, utilizando sequências diferentes. 

Fator Perda

Inserir o percentual sobre a quantidade da reserva do item que será “perdida” durante o processo produtivo. Ao ser informado este percentual, o sistema calcula automaticamente a quantidade líquida do material em função do percentual informado.

Exemplo:

Em um processo de fabricação de limpeza de peças que utiliza um material volátil para desengraxe, a perda por evaporação é grande em função da temperatura externa do ar. Neste caso, deve-se prever uma quantidade adicional do produto desengraxante para compensar a evaporação no processo descrito.

Proporção

Inserir um percentual para ratear a quantidade de componente dentro de uma programação de produção. Acontece sempre que, em determinados produtos, existir a necessidade da utilização de mais de um componente de igual função dentro uma estrutura.

Exemplo:

O caso da pintura da grade de proteção do ventilador VBF-30, em que 30% da produção deste produto utiliza tinta azul e 70% tinta branca. Nesse caso, tem-se a seguinte estrutura de produto:

Para a produção de 1000 ventiladores, são necessários 70 kg de tinta branca e 30 kg de tinta azul.

% DRB

Inserir o percentual a ser utilizado na faixa de drawbackbaixa do Drawback.

Nota

O sistema aplicará o percentual informado caso ele seja diferente de 0.

Quantidade Item

Inserir a quantidade bruta que será utilizada para a geração das reservas e consequente movimentação nos estoques.

Quantidade Componente

Inserir a quantidade necessária do componente para atender à quantidade referência do item pai.

Nota
titleNota:

O sistema interpreta que uma reserva com quantidade negativa promove uma entrada no estoque.

Essa informação é utilizada pelo campo “Tipo de Sobra” que é comentado adiante.

Essa quantidade é utilizada no momento da geração da Ordem de Produção.

Quantidade Líquida

Exibe a quantidade do componente descontado o percentual da perda estipulada no campo “Fator Perda”. É um campo documental e é calculado automaticamente pelo sistema mediante aplicação da seguinte fórmula:

QL = QB * (1-FP/100) onde,

QL = Quantidade Líquida

QB = Quantidade Bruta

FP = Fator de Perda

Fantasma

Quando assinalado, considera o item como fantasma na estrutura. É criado apenas para documentar uma fase de montagem de outro item. O item fantasma não gera ordem de produção e não é mantido em estoque.

O sistema normalmente não gera reservas para itens fantasma, pois itens fantasmas não são produzidos. São geradas reservas dos componentes do item fantasma.

Exemplo:

Considerando a figura apresentada, para uma ordem de produção de A, são geradas as reservas B, D e E.

Existem exceções tratadas pelo sistema:

Se todos os componentes do fantasma (D e E) forem do tipo de requisição débito GGF, não são geradas as suas reservas, nem as do item fantasma, ainda que todos os componentes do fantasma estejam com data de validade ativa. Neste caso, para uma ordem de produção de A, é gerada a reserva B.

Se todos os componentes do item fantasma (D e E) estiverem fora da data de validade (Data de Início da Ordem), o sistema irá verificar se o item fantasma possui processo de fabricação. Se existir, não será gerado reserva do item fantasma e a ordem será gerada com as operações do item fantasma e com a reserva do item B. Do contrário, serão geradas as reservas dos itens B e C.

Esta é uma exceção, e a reserva de C é gerada porque a sua estrutura não está cadastrada ou válida. Ou seja, quando um item é fabricado e passa a ser comprado, pode-se manter o histórico da estrutura, sendo que a partir do momento que os componentes não são mais válidos, o sistema passa a consumir o item “fantasma”.

Informações
titleImportante:
Caso não desejar considerar o componente fantasma, este componente (no caso o C) também deve ter a sua data de validade modificada.

Tempo Reserva

Inserir quando será necessária a utilização do material no processo de fabricação com alguns dias de antecedência, quando o material não necessita estar disponível no início da ordem de produção.

Exemplo:

Ordem de produção do item A

Data de início: 01/05/98

Informações
titleImportante:

Para desconsiderar o tempo de reserva, e assumir o ressuprimento total da ordem de produção, deixa-se o valor “?” (desconhecido) para o tempo de reserva do componente da estrutura.

O tempo de reserva do componente da estrutura não pode ser maior que o ressuprimento do item pai.

O tempo de reserva tem impacto no planejamento do item.

Data Início/Término

Inserir as datas de início e fim da validade do componente nessa estrutura. Durante o ciclo de vida de um produto existe a necessidade de haver constantes alterações na sua estrutura, procurando adaptá-lo às necessidades do momento. Por intermédio das datas de início (data em que o componente passa a ser efetivo) e de término (data em que o componente deixa de ser efetivo na sua estrutura de produto), é possível a documentação da evolução do produto no presente, passado e futuro, pois dependendo da faixa de datas escolhida para a consulta de sua estrutura, lista-se uma determinada versão de produto.

Nos programas de consulta do módulo de Engenharia, o padrão é apresentar a versão do produto na data corrente.

Colocando-se o ponto de interrogação “?” no campo “Data de corte” é possível ver a estrutura de produto completa.

Veículo / Excipiente %

Quando assinalado, determina que o componente seja um veículo para a fórmula, devendo ser informado ao lado o seu % de participação.

Informações
titleImportante:
O item parametrizado como veículo balanceia o peso do acabado, sendo requisitado a mais se o item com Concentração ou PPM da fórmula for requisitado a menos e vice-versa. Assim sendo a quantidade requisitada do veículo na produção irá depender da quantidade requisitada do item com concentração ou ppm.

Roteiro

Inserir o código do roteiro de fabricação ao qual o item possa estar vinculado. Para tanto o roteiro deve estar previamente cadastrado pela função Manutenção de Roteiros (EN0506).

Operação

Inserir o código da operação informada no cadastro da estrutura de um produto. Essa informação identifica em qual operação o componente será utilizado na montagem do produto acabado.

Se um mesmo componente for utilizado em mais de uma operação, pode-se cadastrar a estrutura de três formas diferentes:

Informações
titleImportante:
As reservas serão requisitadas proporcionalmente de acordo com as quantidades reportadas na operação.

...