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Image Added Esta documentação não se aplica ao MERCADO INTERNACIONAL.

Melhorias WMS

MELHORIAS SIGAWMS

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGAWMS

Rotina:

Melhorias_WMS_Programas.zip

Parâmetro(s):

Melhorias_WMS_Dicionário.zip

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):PCREQ-2430

- Gestão de Armazenagem

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas

Versão:

Melhorias_WMS_Dicionário.zip

12.1.17 ou superior.

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®

Windows /

Linux®

Linux

 

Descrição

Desenvolvimento de compatibilizador para atualização de ambiente da versão 11.80 do novo SIGAWMS.

A aplicação do pacote, compatibilizador e alteração do parâmetro MV_WMSNEW caracteriza a mudança de conceito WMS, que implica nas alterações de estrutura de estoque e movimentos de serviços WMS.

Exige, para os clientes que possuem o SIGAWMS atual, a necessidade de análise / alteração dos programas específicos e pontos de entradas para que não haja impacto nas atividades da empresa.

 


Descrição

O Novo WMS refere-se a disruptura do controle do endereço por intermédio das tabelas do ERP, para tabelas de controle de endereço exclusivas para o WMS. 

Além desta melhoria, existem outras que estão descritas detalhadamente nos documentos citados abaixo.

As formas de migração do Novo WMS encontram-se descritas no documento: DT SIGAWMS - Migração Para o Novo WMS.


Importante

Este Documento Técnico trata da atualização de ambiente do Novo WMS

Importante!

Este Documento Técnico trata a atualização de ambiente do novo SIGAWMS, que corresponde aos Documentos Técnicos relacionados abaixo.

Leia-os atentamente, antes de prosseguir:

....... Na Se ......... de Palete no Recebimento.

Antes de executar o compatibilizador U_WMSNEWUPD, é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto no qual será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11), e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre as tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No Configurador (SIGACFG), verificar se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção "Integridade/Verificação (APCFG60A)".
  2. Se não há Integridade Referencial ativa são relacionadas, em uma nova janela, todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirmar a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
  4.  Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)  integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes casos descritos nos itens “3” ou “4”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção "Integridade/ Desativar (APCFG60D)".
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial, executar o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, pela opção "Integridade/Ativar (APCFG60)". Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecioná-la(s) novamente e confirmar a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite U_WMSNEWUPD no campo Programa Inicial.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é apresentada uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_WMSNEWUPD().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é apresentada a tela Atualização concluída com o histórico (Log) de todas as atualizações processadas. Nesse Log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (Log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Procedimento para Implantação

A lista de programas do patch encontra-se no arquivo Melhorias_WMS_Programas.zip, anexo.

 

Atualizações do Compatibilizador

A lista de alterações de dicionário encontra-se no arquivo Melhorias_WMS_Dicionário.zip, anexo.

 

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

  1. Foi realiza uma pesquisa para definirmos um novo layout do menu SIGAWMS e SIGAACD, intuitivo e prático para utilizar o novo SIGAWMS.
  2. Segue anexo o arquivo Melhorias_WMS_Menus.zip, no qual constam os novos menus (sigawms.xnu e sigaacd.xnu) como sugestão. 
  3. Para manter os menus atuais devem ser utilizados os anexos para consulta e inclusão dos novos programas.

 

Procedimento para Utilização

É aconselhado acompanhamento de um Consultor para configurações e ajustes nos cadastros necessários para implantação ou atualização do novo WMS.
Seguem abaixo sugestões para o processo de atualização e conversão dos dados.

Cliente que possui o WMS atual:

  1. Finalize as ordens de serviço em aberto.
  2. Realize o inventário e acerto de inventário. se desejado.
  3. Efetue o fechamento de estoque.
  4. Execute todos os updates pendentes do WMS por intermédio do WMSUMAIN.
  5. Aplique o compatibilizador U_WMSNEWUPD, conforme orientação do tópico Importante.
  6. Atribua, para o parâmetro MV_WMSNEW, o valor .T., que indica a utilização do novo WMS.
  7. Indique no Cadastro de Complementos do Produto (MATA180). se o produto possui controle WMS (Ctr WMS).
  8. Aplique a atualização de dados U_WMSNEWCONV para realizar a conversão dos dados das seguintes tabelas:
    1. SBF dos produtos com controle WMS para D14.
    2. SBK dos produtos com controle WMS para D15.
    3. Os dados da SBF e SBK convertidos para D14 e D15 serão eliminados nesse processo.
  9. Revise os cadastros de Serviço x Tarefa, Tarefa x Atividade, Sequência de Abastecimento e configure os parâmetros para atender as novas funcionalidades descritas nas Especificações de Requisitos e Documentos Técnicos descritos no tópico Importante.
  10. Efetue a verificação dos saldos de endereço.

Cliente que possui somente o processo de endereçamentos do BackOffice:

  1. Finalize os endereçamentos pendentes.
  2. Realize o inventário e acerto de inventário, se desejado.
  3. Efetue o fechamento de estoque.
  4. Execute todos os updates pendentes do WMS por intermédio do WMSUMAIN.
  5. Aplique o compatibilizador U_WMSNEWUPD, conforme orientação no tópico Importante.
  6. Atribua, para o parâmetro MV_WMSNEW, o valor .T. , que indica a utilização do novo WMS
  7. Indique no Cadastro de Complementos do Produto (MATA180) se o produto possui controle WMS.
  8. Efetue os cadastros e configure os parâmetros do módulo WMS (sugerimos acompanhamento de Consultor).
  9. Aplique a atualização de dados U_WMSNEWCONV para realizar a conversão dos dados das seguintes tabelas:
    1. SBF dos produtos com controle WMS para D14.
    2. SBK dos produtos com controle WMS para D15.
    3. Os dados da SBF e SBK convertidos para D14 e D15 serão eliminados nesse processo.
  10. Efetue a verificação dos saldos de endereço.

Cliente que não possui endereçamento do BackOffice:

  1. Realize o inventário e acerto de inventário, se desejado.
  2. Efetue o fechamento de estoque.
  3. Execute todos os updates pendentes do WMS por intermédio do WMSUMAIN.
  4. Aplique o compatibilizador U_WMSNEWUPD, conforme orientação no tópico Importante.
  5. Atribua, para o parâmetro MV_WMSNEW, o valor .T., que indica a utilização do novo WMS
  6. Indique no Cadastro de Complementos do Produto (MATA180) se o produto possui controle WMS.
  7. Efetue os cadastros e configure os parâmetros do módulo WMS (sugerimos acompanhamento de Consultor).
  8. Crie um endereço para distribuição de saldos (INVENTARIO).
  9. Efetue a distribuição de saldos para o endereço virtual INVENTARIO cadastrado.
  10. Gere o plano mestre de inventário.
  11. Realize contagem ou importar.
  12. Efetue o acerto de inventário.
  13. Efetue a verificação dos saldos de endereço.