Histórico da Página
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- Visão Geral
- Iniciar uma Gestão de Glosa
- Controle de Glosa Pelo Total da Fatura
- Estorno da Glosa pelo Total da Fatura
- Atualizar Dados da Fatura
- Liberação Automática
- Glosa Total Automática
- Controle de Glosa por Conta
- Controle de Glosa por Grupo de Gastos
- Importação de arquivo de Demonstrativo de Análise de Contas
- Recurso Glosa
- Cancelar Recurso de Glosa
- Retornar Conta para Revisão
- Estoque de Cota Extra
- Itens Sem Informação de pagamento
- Conversor da Gestão de Glosas
- Parâmetros
- Tabelas utilizadas
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Para iniciar o controle de glosa por conta, selecione a conta desejada e preencha os dados em tela conforme necessidade.
Nota | ||
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Para salvar as informações é necessário clicar no botão Executar o processo. Se a tela for fechada, todos os dados serão perdidos. |
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Abaixo segue explicação de cada um dos campos do processo:
ID | Campo | Descrição |
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1 |
Nessa grid são exibidos os itens pesquisados.
Caso o item tenha glosa esses campos devem ser preenchidos, os dados ali digitados correspondem a linha selecionada na grid.
Pesquisa rápida por qualquer coluna da grid. Muito útil quando se pesquisa todos os itens da conta e depois se deseja localizar itens na grid.
Cada coluna pode ser filtrada ou ordenada da forma que o usuário necessitar. Isso pode facilitar a análise dos itens de acordo com a maneira de cada usuário
Irá replicar os dados do item selecionado para os demais itens lançados que possuam o mesmo código ou descrição, e mesmo valor unitário
Estorna a glosa lançada e retorna o item com o status de Pendente. É possível selecionar mais de 1 item de uma vez
Durante o processamento da conta, o sistema irá pesquisar na mesma Remessa, outras contas que possuam os mesmos itens através do código e irá replicar os seus dados.
Exemplo: Se o item 90.50.9765 - ATADURA CREPON 08CM teve o seu valor cobrado em R$ 0,72 e o seu valor liberado foi de R$ 0,72 na conta do João, e esse mesmo item 90.50.9765 - ATADURA CREPON 08CM foi utilizado nas contas do Pedro, Maria e Antônio (da mesma remessa), esse item será replicado, já iniciando o processo de glosas dessas contas, e marcando esses itens como Liberados. O mesmo comportamento irá ocorrer para os itens que tiveram Glosas, Valor Extra, etc.
Replicar itens glosados para outras contas da Remessa | Durante o processamento da conta, o sistema irá pesquisar na mesma Remessa, outras contas que possuam os mesmos itens através do código e irá replicar os seus dados. Exemplo: Se o item 90.50.9765 - ATADURA CREPON 08CM teve o seu valor cobrado em R$ 0,72 e o seu valor liberado foi de R$ 0,72 na conta do João, e esse mesmo item 90.50.9765 - ATADURA CREPON 08CM foi utilizado nas contas do Pedro, Maria e Antônio (da mesma remessa), esse item será replicado, já iniciando o processo de glosas dessas contas, e marcando esses itens como Liberados. O mesmo comportamento irá ocorrer para os itens que tiveram Glosas, Valor Extra, etc. | |
2 | Procurar | Pesquisa rápida por qualquer coluna da grid. Muito útil quando se pesquisa todos os itens da conta e depois se deseja localizar itens na grid. Cada coluna pode ser filtrada ou ordenada da forma que o usuário necessitar. Isso pode facilitar a análise dos itens de acordo com a maneira de cada usuário |
3 | Grid | Nessa grid são exibidos os itens pesquisados. |
4 | Dados da Glosa | Caso o item tenha glosa esses campos devem ser preenchidos, os dados ali digitados correspondem a linha selecionada na grid. |
5 | Glosa Irrecuperável | Indica que aquela glosa não pode ser recursada, ao marcar esse campo, será permitido preencher o valor irrecuperável que deverá ser igual ou menor ao valor cobrado. |
6 | Desconto no Valor Unitário | Quando operador e prestador negociam um adiantamento, o valor adiantado recebe um desconto, que pode ser em percentual ou em valor. |
7 | Replicar item | Irá replicar os dados do item selecionado para os demais itens lançados que possuam o mesmo código ou descrição, e mesmo valor unitário |
8 | Sem Informação de Pagamento | Marca os itens selecionados com a informação que o convênio não retornou nenhuma informação sobre os itens. Assim, os mesmos serão separados para posteriormente serem analisados. É possível selecionar mais de 1 item de uma vez |
9 | Liberar itens pendentes | Libera automaticamente os itens pendentes, ou seja, não ocorreram glosas esses itens. |
10 | Liberar itens | Para agilizar, pode ser selecionados diversos itens na grid e liberados de uma só vez. Diferente do item anterior, esse libera os itens selecionados e não somente os pendentes |
11 | Retornar para pendente | Estorna a glosa lançada e retorna o item com o status de Pendente. É possível selecionar mais de 1 item de uma vez |
Com os registros digitados, clicar em Executar, para que as informações sejam processadas e salvas. Caso todos os itens sejam analisados, o status do controle de glosa será marcado como finalizado. Caso seja necessário realizar alguma correção nos dados da Glosa executar o processo "Retornar Conta para correção".
Informações | ||
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A réplica do item selecionado em tela tem comportamento diferente da réplica feita durante o processamento do Controle de Glosa. No botão Réplica do item selecionado, será feita a réplica dos itens com o mesmo código ou descrição. Já a réplica do processamento, somente itens com o mesmo código em outras contas serão replicados. |
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Para executar o processo não é necessário selecionar nenhum registro na grid. Isso porque o arquivo pode conter informações de várias faturas.
- Para iniciar a importação, através da tela de Gestão de Glosas, acesse o menu Processos > Demonstrativo de Análise da Conta e execute o processo
- Informe a unidade de
- Execute o processo
- Informe a unidade de faturamento, o convênio e o arquivo xml enviado pelo convênio
- Clique no botão Executar
- O sistema valida se o arquivo corresponde ao convênio selecionado (através do CNPJ ou registro ANS)
- Valida se o prestador principal da unidade de faturamento é o prestador contido no xml (através do CNPJ ou pela credencial no convênio)
- Verifica se a gestão de glosa da fatura a ser importada, não está como finalizada ou encerrada
- Verifica se a fatura possui contas retornadas para revisão. Caso possua, a contas contidas no xml não serão consideradas.
- Verifica se o protocolo contido no xml é igual ao informado na fatura (caso tenha sido informado na fatura)
- Identifica as contas dos paciente através do número da guia da operadora. Caso não encontre, pesquisa pelo número da guia do prestador
- Guias contidas no xml com o status "Em análise", também serão desconsideradas, uma vez que não possui detalhes de pagamentos e glosas
- A identificação dos recebimentos e glosas serão realizadas, somente se existirem informações dos procedimentos no xml.
- Não serão realizados glosas somente pelo total da conta
- No log da rotina serão exibidas mensagens como:
- Situação da fatura com alguma restrição
- Número da guia que não foi encontrada no sistema
- Guia com o status de Em análise
- Guias que não possuem itens
- Ao final do processo, as glosas e recebimentos identificados terão seus dados preenchidos com as informações contidas no xml
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Selecione a conta que possua glosa e execute o processo Recurso de Glosa Todos os itens passíveis de serem recursadas, serão exibidos com os valores glosados. Informe o valor de cada item a ser recursado, motivo do recurso ou texto de justificativa. Caso deseje recursar todos os itens integralmente, informe o motivo do recurso ou o texto de observação.
Alerta de pendência de justificativa
Ao abrir a tela, os dados da conta são exibidos no cabeçalho,
- Nessa grid são exibidos os itens que possuem glosa
- Nesses campos são exibidos os valores correspondentes à linha selecionada na grid. Informar o valor a ser recursado, deve-se informar o motivo do recurso ou o texto de observação.
- Recursar valor total: preenche o valor recursado igual ao valor da glosa.
- Retornar para pendente: estorna os recursos lançados e retorna os itens com o status de Perda
- Replicar item selecionado: irá replicar o item com o mesmo valor do item anterior recursado.
Imprimir - O produto disponibiliza o relatório padrão SAUREL0134 Relatório Recurso de Glosa na ferramenta TOTVS Compartilhamento.
Informações title Informações Caso o cliente deseja customizar o relatório, deverá ser feita um cópia do relatório padrão e em seguida alterar a cópia utilizando a ferramenta RM Reports.
Ao executar o processo, todos Ao executar o processo, todos as informações serão salvas e caso todos os itens tenham sido analisados, o recurso de glosa dessa conta será finalizado, será criado um novo registro da conta recursada, onde será possível realizar uma nova glosa. Uma vez finalizado, não é possível alterar os valores. Para isso, deve-se executar o processo, "Cancelar Recurso de Glosa".
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Conta com glosas de 180,00
Recurso realizado
Recurso de Glosa - Relatório "SAUREL0134 - Recurso de Glosa.TotvsReport " Informar em Ambiente -Paramêtros - Gestão Hospitalar - Relatórios.
Opções para cancelamento do recurso
13. RETORNAR CONTA PARA REVISÃO
Essa funcionalidade serve para retornar as contas que já foram finalizadas o controle de glosa, para que sejam revisadas.
Somente contas com o status diferente de Pendente e Iniciada podem ser retornadas.
Caso a conta possua recurso gerado, também não poderá retorná-la. Para isso, deve cancelar o recurso e retornar a conta para revisão.
14. ESTORNO COTA EXTRA
Esta funcionalidade foi criada para realização do estorno do valor informado em Cota Extra.
Apenas estará disponível, caso o valor de Cota Extra tenha sido gravado no momento da realização do Controle de Glosa por Conta.
Ao selecionar a opção Estorno Cota Extra, o sistema carregará a tela com as seguintes informações:
1 - Valor Cota Extra (somente leitura)- Valor informado em Cota Extra no momento da realização do controle de glosa por conta.
2 - Valor Estorno - Valor que o usuário quer estornar. O valor deverá ser maior que 0 e menor que o valor da cota extra.
3 - Data Estorno - Data que o estorno foi realizado.
15. ITENS SEM INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO
Caso o convênio não envie informações de pagamento para determinados itens, selecione o item e clique no botão "Sem Info". Dessa forma, o sistema separará esses itens, para que os mesmos sejam conferidos posteriormente.
Assim é possível concluir o controle de glosa dos demais itens e realizar o recurso, caso seja necessário.
Note que cada conta possui um tipo:
- N: conta normal. É aquela que foi enviada para o convênio
- R: conta de recurso: É aquela que foi gerada pelos itens recursados
- S: conta com itens sem informação de pagamento
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13. RETORNAR CONTA PARA REVISÃO
Essa funcionalidade serve para retornar as contas que já foram finalizadas o controle de glosa, para que sejam revisadas.
Somente contas com o status diferente de Pendente e Iniciada podem ser retornadas.
Caso a conta possua recurso gerado, também não poderá retorná-la. Para isso, deve cancelar o recurso e retornar a conta para revisão.
14. ESTORNO COTA EXTRA
Esta funcionalidade foi criada para realização do estorno do valor informado em Cota Extra.
Apenas estará disponível, caso o valor de Cota Extra tenha sido gravado no momento da realização do Controle de Glosa por Conta.
Ao selecionar a opção Estorno Cota Extra, o sistema carregará a tela com as seguintes informações:
1 - Valor Cota Extra (somente leitura)- Valor informado em Cota Extra no momento da realização do controle de glosa por conta.
2 - Valor Estorno - Valor que o usuário quer estornar. O valor deverá ser maior que 0 e menor que o valor da cota extra.
3 - Data Estorno - Data que o estorno foi realizado.
15. ITENS SEM INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO
Caso o convênio não envie informações de pagamento para determinados itens, selecione o item e clique no botão "Sem Info". Dessa forma, o sistema separará esses itens, para que os mesmos sejam conferidos posteriormente.
Assim é possível concluir o controle de glosa dos demais itens e realizar o recurso, caso seja necessário.
Note que cada conta possui um tipo:
- N: conta normal. É aquela que foi enviada para o convênio
- R: conta de recurso: É aquela que foi gerada pelos itens recursados
- S: conta com itens sem informação de pagamento
16. CONVERSOR DA GESTÃO DE GLOSAS
Para visualizar as remessas antigas e que já tiverem o processo de glosa iniciado ou finalizado, é necessário executar o processo para convertê-las para a nova Gestão de Glosas. Uma vez realizado a conversão, não se deve utilizar mais as rotinas na antiga MDI Delphi.
Para executar o processo é necessário que o perfil tenha acesso à funcionalidade.
Acesse o menu Faturamento | Gestão de Glosas. Não é necessário selecionar nenhum registro, basta executar o processo.
Informe o período de geração das remessas que deseja importar.
Este processo somente importará as remessas que ainda não estejam na nova Gestão de Glosas, portanto não há problema de se executar o processo mais de uma vez.
Por se tratar de uma grande volume de dados, este processo deve ser executado em períodos de pouca movimentação na instituição e em períodos menores. É importante que se façam simulações em base de testes para se ter uma noção do tempo de execução.
17. PARAMETROS
- Parametrização para gerar o controle de recebimento automático e associar Extrato/Nota Fiscal para realizar o controle de glosa.
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18. TABELAS UTILIZADAS
- SZCONTROLEGLOSA
- SZCONTROLEGLOSAITEM
- SZRESUMORECGLOSA
- SZMOTRECGLOSA
- SZATENDIMENTOREC
- SZRESUMORECGLOSA
- SZATENDHONORARIO
- SZATENDTAXASERV
- SZATENDTAXASERV
- SZATENDMATMED
- SZATENDSADT
- SZCONTROLREPASSE
- SZCONTROLREPASSEDIV
- SZATENDRESUMOCOMPCCUSTOESPEC
- SZANSATENDAUTORIZCAB
- SZATENDAUTORIZ
- SZCONTROLRECEB
- SZATENDRESUMO
- SZPARCIALATEND
- SZATENDIMENTO
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